Os Dez Mais da Autora - Músicas mais ouvidas de Maio a Novembro

Faz um tempão que não faço esse tipo de postagem, e olha que ouço música mais que direto, graças ao Spotify e ao radiko (aplicativo onde ouço os programas de rádio daqui do Japão, e como tenho a conta Premium, consigo ouvir as rádios de outras províncias, porque a conta comum, é limitada na região onde você reside). Nem conto muito mais com os programas musicais que eu gostava de assistir, como CDTV e Music Station porque o nível de artistas que se apresentam caiu ao ponto de boicotarem outros que a gente ama (daí a gente acaba assistindo só por causa de um ou outro porque o resto não dá, quem me conhece sabe). 

Mas fã que é fã não deixa de acompanhar, então vamos lá (se bem que vai ter muito mais música recente do que do verão passado).

1. Now And Then (The Beatles): Quando Paul McCartney havia anunciado que ainda restava mais uma música inédita da banda, metade do planeta vibrou e a outra metade ficou com cara de interrogação, afinal, não foi com "Free as a Bird" e "Real Love" (ambos lançados em 1996) que disseram que eram as últimas músicas que lançaram juntos? Pois bem: na época em que gravaram as duas músicas que John Lennon tinha em uma fita demo, tinha mais uma fita que a Yoko Ono passou para eles, mas o som estava tão ruim (porque Lennon havia gravado nos anos 70 em fita cassete e de modo caseiro) que, mesmo com a tecnologia (de 1995), foi inviável e deixaram de lado... Até que Paul insistiu recentemente e, usando a gravação que foi feita na época do projeto Anthology (George Harrison tinha tocado guitarra para a gravação demo), os vocais de Paul e Ringo Starr, e mais o uso de Inteligência Artificial para deixar a voz e o piano de Lennon mais "clara", não deu outra - a música se tornou a número um nas paradas mundiais depois de cinquenta anos após o término da banda. 

Trivia: em um programa recente na NTV, "Sekai ichi uketai Jigyou", na segunda metade, foi explicado como os Beatles até hoje influenciam muitos artistas. Um dos apresentadores, Masaaki Sakai, chegou a ver a banda ao vivo quando esta veio ao Japão em 1966. A announcer Asami Miura, o ator Ken Yasuda, o comediante Teppei Arita e a cantora e compositora Sakura Fujiwara são beatlemaníacos de carteirinha, mostrando para alguns novinhos o quanto a banda de Liverpool é famosa até hoje, mesmo tendo pouca discografia e durado 7 anos.


2. Otona Blue
(Atarashii Gakkou no Leaders): Embora só de uns dois anos pra cá o quarteto formado por Mizyu, Rin, Suzuka e Kanon tenha estourado de vez por causa de "Otona Blue" (cuja dança do pescoço viralizou no tiquetoque entre as universitárias), pouca gente que o quarteto existe desde 2017 quando elas ainda estavam no ginasial. Misturando rock com hip-hop, fazendo uso de samplers e sintetizadores, elas ganharam mais fama no exterior do que na terra natal, com suas performances agitadas e vocais (especialmente da Suzuka, que parodia sem piedade as cantoras Linda Yamamoto e Akiko Wada, tanto que no YT delas tem duas covers na sessão Midnight Session). Quem teve a oportunidade de conferir a apresentação delas ao vivo, não deixa ninguém parado. Quem virou fã de carteirinha delas foi o ator Toma Ikuta (uma das músicas da Atarashii Gakkou foi tema do último dorama dele, se procurarem no IG oficial do Toma, ele aparece com o grupo).

Trivia: O quarteto aparece no especial "Hissatsu Shigotonin 2023" no começo da história, como as dançarinas de rua (em plena era Edo).

3. Missing (Naniwa Danshi): Double-A track do single "Make Up Day", a música foi usada como tema do dorama "Knockin on Locked Door" protagonizado por Daigo Nishihata e Hokuto Matsumura (do SixTONES), e, diferente do estilo dançante e alegre das outras músicas, "Missing" já traz um pouco mais voltado para rhythm and blues e jazz, e o PV é um pouco mais sério e sombrio, o que mostra que o grupo pode sim, ter outras variedades de gêneros musicais (eles variam entre o pop dançante com humor, pop no estilo idol e músicas mais românticas).

4. I Wish (Naniwa Danshi): O último single do grupo lançado em 15 de novembro, é tema do dorama "My Second Aoharu" protagonizado por Shunsuke Michieda. A música, antes de sair no single físico, foi apresentada no canal oficial do grupo no YT, e no Instagram Live. A música é sobre o frescor da juventude, e o promotion video traz o grupo em um acampamento (na verdade seria um glamping, um tipo de camping mais sofisticado), e o refrão pegou de uma forma que todo mundo sai cantando junto.

5. Itoshi ikiru koto (King & Prince): Double A-track do single que traz "Magic Word". O single tinha sido anunciado em setembro, no site oficial e no Instagram do grupo, mas apenas as imagens. A música foi apresentada um pouco tempo depois bem como o promotion video na íntegra no dia 25 de setembro no YT oficial, que trazia um short movie, que muita gente associou com o dorama "VIVANT" (cujo último capítulo tinha ido ao ar uma semana antes) junto com o fim de um mundo mas o nascimento de outro. É uma balada que é sobre amor e vida. Foi usada como tema de encerramento do filme "Houtei Yugi", protagonizado por Ren Nagase, Hana Sugisaki e Takumi Kitamura.

6. Magic Word (King & Prince): Double A-track do single citado anteriormente, já tem uma levada mais dance e technopop, o tema seria "luz e sombra", tanto que o promotion video traz os dois em ambientes nesse estilo (quem acompanha o grupo faz tempo, dá pra saber quem representa a luz e quem representa a sombra, basta lembrar o member color de Kaito Takahashi e Ren Nagase). A música acabou sendo tema do dorama "Kyou Kara Hitman", protagonizado por Masaki Aiba.

7. more than words (Hitsujibungaku): Eu já tinha ouvido algumas músicas do trio, como "Eien no blue", mas o trio é meio difícil de se apresentar em programas como Music Station ou CDTV por causa do estilo "alternativo", do tipo, muita gente não ouve (mesmo caso semelhante da cantora e compositora iri), a não ser que algum programa de rádio bem conhecido comece a tocar as músicas na programação. "more than words", a mais recente, foi tema de encerramento da segunda temporada do anime "Jujutsu Kaisen", tanto que a capa do single traz a imagem do anime.

8. Kimi no Shiawase o (Uru): A música foi recém-lançada nos streamings, e quem conhece bem o estilo da cantora e compositora, é uma balada sobre término de um amor, mas que a pessoa amada sempre estará perto e que deseja toda a felicidade. Quem já ouviu muito as músicas da cantora, sabe que a maioria é bem melancólica, mas sempre que tem a esperança da alegria (como diriam muitos que já ouviram as músicas delas ou porque foi tema de dorama ou por indicação, as músicas da Uru não são pra qualquer um, não...)

9. daybreak (Sakura Fujiwara): Pessoal dorameiro conhece a cantora e compositora por ter atuado em doramas como "Love Song" (primeiro que debutou como atriz e posteriormente ficou conhecida como cantora e compositora também), "Fight Song" (que atuou com sua colega de agência, a atriz Kaya Kiyohara) e "Tsuka no ma to Ichika" (com Taiga Kyomoto, do SixTONES). O estilo de Fujiwara é entre o folk music e rock, e costuma apresentar-se em lugares menores. "daybreak" é insert song do dorama "Zeichou", protagonizado por Fuma Kikuchi (que atuou com Fujiwara em "Fight Song") e Anna Yamada.

A maioria das músicas de Fujiwara são em inglês, pois desde criança já ouvia muito música estrangeira. Sua fonte de inspiração são os Beatles, especialmente Paul McCartney.

10. Dangerholic (Snow Man): Tema do dorama "Trillion Game", protagonizado por Ren Meguro e Hayato Sano (do grupo M!LK), é inegável que a música, cuja coreografia, acabou viralizando até entre o elenco do dorama, com o ritmo dançante e o promotion video em três ambientes - a parte de coreografia, dois grupos em um jogo de tabuleiro e botando fogo literalmente em um escritório. O PV está na versão YT. 

Eu sei que eu deveria ouvir muito mais, já que tenho Spotify e a maioria dos artistas que eu gosto tem as músicas lá. Senão, a gente procura no YT, ou vai na locadora e aluga o CD (e taca no iTunes, whatever), ou se gostar muito compra o CD, ou na pior das hipóteses, como disse a Umeko, procurar via tapa-olho, se me entenderam...

Imagens: Billboard UK (a que abre o post), Universal Music (The Beatles, King & Prince), Sony Music (Hitsujibungaku, Uru), Storm Music (Naniwa Danshi), MENT Recording (Snow Man), Speedstar Records (Sakura Fujiwara), Hominis (Atarashii Gakkou no Leaders).

Comments