Qualquer Semelhança, é Mera Homenagem [Parte 2]

E eu achei que essa série não iria pra frente, mas depois que eu tinha feito a anterior no início de dezembro, lembrei de mais um, e coincidiu com a notícia de que o álbum "Band On The Run" de Paul McCartney & Wings sairia em versão de luxo dos 50 anos do primeiro lançamento, com direito a uma versão "crua" do original. Bem, é esperar fevereiro de 2024...

Daí que eu havia feito uma postagem sobre o álbum, melhor dizendo, a capa, mas fiz com outras coisas na época, e agora achei melhor fazer somente de um (aliás, conforme for descobrindo, vou postando nem que seja de um ou dois).

A artwork original do álbum "Band On The Run", foi idéia do grupo de arte Hipgnosis e de Paul McCartney, que imaginaram um grupo de fugitivos sendo procurados pela lei, e fotografado por Clive Arrowsmith, que usou uma iluminação diurna para dar o efeito dourado de um cenário escuro.


Na foto, além de Paul, Linda e Denny Laine, fizeram parte Christopher Lee, Michael Parkinson, Kenny Lynch, James Corbun, Clement Freud e John Conteh. De 24 fotos que foram tiradas, quatro foram tidas como aceitáveis e uma foi escolhida, devido à dificuldade de acertar a iluminação e poses desejadas.

O álbum foi lançado em novembro de 1973, marcado por diversos incidentes na gravação, mas é tido como um dos melhores álbuns de Paul após o fim dos Beatles.

Quando eu havia feito uma postagem sobre semelhança das fotos, no livro que eu havia visto em 2010 e algo na Tower Records, logo veio o single "Breakin' out to the morning" do grupo SPEED, lançado em 1999, pouco antes delas separarem.

Em abril de 2010, a Nihon Television, para dar continuidade ao programa "Arashi no Shukudai-kun" que tinha terminado em março do mesmo ano, criaram o "Arashi ni Shiyagare", mas sendo aos sábados à noite, horário nobre da emissora. A primeira home page que saiu, nada mais nada menos era a paródia/homenagem à capa do álbum "Band On The Run", até na pose.

E ficou por um bom tempo na home page do programa até 2017, quando reformularam a home page e o conceito, mas que muita gente lembra mais da primeira versão (especialmente quem for fã dos Beatles, claro, porque eu logo que vi a home page, imediatamente lembrei de "Band On The Run").

(A probabilidade da idéia ter sido do Jun Matsumoto pode ser grande, já que ele é fã dos Beatles - nem tanto quanto a Asami Miura e Ken Yasuda, que só faltaram vender a alma para comprar a memorablia do quarteto - mas também pode ser do chefe de criação, nunca se sabe...)

Outra capa de single que na hora que eu vi, lembrei novamente do álbum do Paul.

O sétimo single do King & Prince, o double A "Magic Touch"/"Beating Hearts", traz a primeira música inteirinha em inglês e não foi usada em CM, dorama, filme, whatever. A segunda, foi usada no CM das balas mastigáveis Puccho, e o PV é cheio de efeitos especiais (tanto que a versão B do single que tem o PV de "Beating Hearts" é difícil pra achar). 

O que chamou a atenção foi a capa desta versão (a versão A, que tem o PV de "Magic Touch"), que certamente foi inspirada na capa do álbum, especialmente o holofote pegando o grupo.

Talvez possam haver mais referências ou paródias ou homenagens, mas o jeito é ir procurando, porque acaba achando de qualquer forma (e nem seria a falta de criatividade).

Imagens: Apple-EMI (Paul McCartney & Wings), Toy's Factory (SPEED), NTV (Arashi ni Shiyagare), Universal Music Japan (King & Prince).




Comments