Sobre Concert Goods - Muito Além da Camiseta e Shopping Bag (Parte 5)


Faz tempão que não faço uma postagem sobre isso, porque desde que tinha entrado a pandemia, ficamos quase três anos sem poder ir em concertos e shows presenciais direito sem correr o risco de sermos julgados.

Durante a época de concertos on line, os goods não variaram muito, também nem dava para fazer tanta coisa por motivos de material também, por isso ficaram no básico de camiseta-shopping bag-toalha. Mas os nuimos (bonecos de pelúcia) e acrylic stand-ups (ou "akusuta" na pronúncia aqui) venderam bem. Especialmente os akusuta, que as otaku de plantão postam nas redes sociais junto com docinhos, bebidas, reunião de outras otaku, etc.

Foto da autora, no The Coffee...

Nem lembro como foi que tiveram essa idéia, mas acredito muito nos animes como Idolish 7, por exemplo (nota mental: estou devendo até hoje pra Umeko que eu ia assistir esse anime porque é exatamente a vida e os bastidores de um idol group), e bastaram os idol groups aderirem à idéia que a venda desse item disparou. Quando o Family Club botou pra vender, o site congestionou ao ponto de que, quem conseguiu entrar, o item esgotou. Daí teve que fazer nova tiragem mas limitada para quem era do FC do respectivo ídolo, e mesmo assim esgotava.

Quando teve o Akusuta Fes no site do Family Club, mesmo na imagem mostrando o grupo, os membros eram comprados em separado. Imaginem quem fosse fã do Snow Man que são nove membros e queria comprar todos.

Sem contar que recentemente, em doramas e filmes, os akusuta entraram como parte de goods para arrecadar mais fundos. Isso porque tem gente que compra, sim, e ainda seria mais acessível - os goods de doramas podem ser adquiridos tanto on line ou na loja física da emissora onde o dorama estaria sendo transmitido, sem falar que, se for idol, no site oficial a que pertence.

Pra carregar os akusuta, os fabricantes não perderam tempo e, aproveitando que os itens de oshikatsu (pessoas que gostam de idols) estão em alta, botaram um monte de acessórios, como bolsinhas para proteger os figures, quadrinhos, embalagens, etc. Basta ir até nas lojas 100 yen como Daiso e Seria que encontra pra dar e vender, e até no tiquetoque as fãs mostram como são e como customizar.

Em uma postagem, eu tinha mencionado que, se algum idol group resolver inventar de botar figures no estilo Figma ou Nendroid...

Bem, não falta mais nada. Embora tenham alguns grupos de moda passageira que colocaram figures "acessíveis" (que as fãs se matavam pra comprar mesmo pagando dois rins e o fígado, chegaram ao ponto de encontrar nas lojas do tipo Hobby Off na baciada de leve cinco e pague 10 ienes ou até como prêmio de consolação nos kuji da vida), o grupo Sexy Zone, na tour Chapter II Dome Tour 2023, acrescentou alguns itens como vela aromática e... figures no estilo Nendroid!!!


No Instagram oficial do Merch Market, a agência posta todos os concert goods dos ídolos que estão fazendo concerto, e mesmo tendo acabado, estão todos lá arquivados. Os figures do Sexy Zone podem ser adquiridos no site do Merch Market, sem precisar ser do FC, basta cadastrar no site. Mas os itens são vendidos por tempo limitado, alguns dias depois que a turnê acaba.

Acima, os figures de Fuma Kikuchi e Sou Matsushima.

No site, o tamanho é relativamente pequeno em comparação aos akusuta. Os figures medem cerca de 10 cm de altura. Na foto acima, os figures de Shori Sato e Kento Nakajima.

Se a moda pega, quem sabe a empresa não resolve fazer collabo com a Good Smile Company (que é a responsável de fazer muito otaku falir com os Nendroids de animes)? 

Embora na época que o Arashi havia feito uma exposição - o Arashi Exhibition Journey - antes de entrarem de férias, só era possível comprar os itens se fosse na exposição, mas quando entrou a pandemia, muita gente conseguiu comprar on line mesmo arriscando o site travar (o que sempre acontecia). Além dos akusuta, teve a versão Fushiko Cup deles, com os trajes da tour 5X20.

Os citados Nuimos ainda continuam vendendo e bem, embora tenha muita gente que morre de dó de usar ou carregar por aí, porque pode correr o risco de perder, e isso acontece especialmente em dia de show. E como é venda limitada, é muito difícil comprar de novo, ao contrário de anime figures que muita gente encontra facinho nas lojas especializadas.

Bem, enquanto os idols continuarem a fazer concertos, eventos e doramas, certamente aparecerão novos itens além dos habituais (e falir a gente mais um pouquinho).

Imagens: Tower Records (Naniwa Danshi), Merch Market (King and Prince e Sexy Zone), Arashi Exhibition Journey Archives (Arashi).

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