Sobre Concert Goods - Muito além da camiseta e shopping bag


Uns tempos atrás, eu fiz uma postagem "por cima" dos concert goods dos moçoilos dos Johnny's. Mas numas nas pouquíssimas interações no Twitter com a Cinchan, comentamos sobre concert goods curiosos do universo dos Johnny's, porque ela mencionou um dos goods do Arashi na época da tour "How It's Going", que era um "livreto que falava ao apertar a imagem de um dos membros". Ué, não deixa de ser curioso.

O panfleto da turnê do Arashi em 2003 - How's it going? - ao lado direito, ao apertar o botão que tem a imagem de cada um dos membros, tem mensagem gravada deles mesmos. Imagem aqui.

Desde 2007 que vou quase que anualmente em concertos aqui no Japão (no Brasil não conto muito porque só fui em um, e isso em 1990. Quem me conhece, sabe de quem eu fui), eu não deixo de reparar nos concert goods, mais conhecidos como "mercadoria que nos faz levar à falência mesmo sabendo que vai ter muita pena de usar depois". Falo isso por experiência própria, porque muita coisa eu tive dó de usar e depois nunca mais encontrar. Se bem que ultimamente estou usando, mas tomando cuidado, especialmente... camisetas!

A primeira vista, podem achar que é camiseta de banda de heavy metal, mas como se trata do grupo/banda Kanjani Eight, a gente espera de tudo - essa é da tour de 2016-2017 Kanjani's Eightertrainment Tour (cr. via Mercari)

Muitos artistas investem em produtos para agradar os fãs, alguns fazem venda on line. Vão desde camisetas da turnê, shopping bags, toalhas, até itens que até então nunca imaginaria que fossem botar pra vender, como canecas e roupa íntima!!! 

Em matéria de diversificação de concert goods aqui, certamente a galera dos Johnny's ganha disparado. Se bem que os artistas da Amuse também não fica atrás (pra terem uma idéia, as meninas do Perfume têm até um site especial que tem modelitos criados por elas com direito a pop up store intinerante).

Nagoya Dome, dezembro de 2017. A fila de goods do concerto do Arashi era assim mesmo - o final da fila ficava dando duas voltas completas do lado de fora do Nagoya Dome. E corria o grande risco de não conseguir comprar algum concert good, especialmente se for item limitado. Foi a partir de 2018 que finalmente a JA tomou vergonha na cara e resolveu criar um aplicativo para escolher os goods e diminuir a extensão da fila.

Bem, camisetas com a logomarca da tour é comum. Porque é um item que todo mundo usa, mesmo debaixo do uniforme. Isso quando com o tempo, acaba virando pijama. Shopping bag também virou item comum nos concert goods, ainda mais nos tempos de sustentabilidade, em que usar sua própria sacola virou hábito normal, pelo menos aqui a maioria tem uma ecobag dentro da bolsa. Mas a maioria compra justamente para poder carregar os goods comprados.

Outro item que é indispensável nos shows, é toalha. Seja tamanho grande ou modelo sports towel, esse item não pode mais faltar na lista, porque além de útil no dia a dia, nos shows também é usado - especialmente para enxugar suor e lágrimas. Mas se o show for ao ar livre, serve pra proteger a cabeça dos raios solares e de eventuais chuvas (especialmente quando o concerto era nos meses de agosto e setembro).

Mas os demais itens seriam para uso doméstico ou até pra presente. Bem, se o presenteado também for fã ou não se importar com isso... 

Vou tentar mostrar aos poucos alguns concert goods que fogem um pouco do tradicional que muitos conhecem por aí, mas que não deixam de ser curiosos.

Alerta - A maioria são dos concertos dos grupos dos Johnny's, porque dependendo do grupo e do tema da turnê, os goods acabam sendo bem diferentes até mesmo dentro da agência.

E não estou considerando itens que eram conseguidos mediante valor de compra em lojas de conveniência para obter cupons e ser sorteado, bem como aqueles que eram sorteio na base do produto comprado de algumas marcas.

Shopping bags ou Eco-bags: Antes de ser moda por causa do ecologicamente correto, desde faz muito tempo as sacolas ou shopping bags em concertos fazem sucesso porque, além de estampas diferenciadas, são de um tamanho que dá pra carregar toda a compra dos goods e, posteriormente, servir para carregar compras de supermercado e para viagens curtas.

A shopping bag da turnê de 2019 do grupo King and Prince era de tecido acetinado, dupla-face, mas o que chamou a atenção das fãs - a maioria na casa dos 20 anos - era o formato, pois era bem parecida com a que as adolescentes e universitárias daqui costumam usar, as sacolas da Maison de Fleur.


O material das sacolas pode variar, mas a maioria são feitas de tecido de algodão grosso ou lona, para aguentar o peso do que vai colocar nela. Mas também elas podem ser feitas de náilon, tecido emborrachado, plástico, e cetim. Já teve época que era até de papel, igual das lojas de departamento. O tamanho também varia de turnê, bem como o modelo.

Penlight: Usado em todos os concertos que se preze, pelo menos aqui. Se não compram o oficial, o pessoal leva os penlights comuns que vendem até em lojas de 100 yen shop. A função do penlight é para deixar o ambiente mais colorido, sincronizando as cores com as músicas. Quem for em show dos Johnny's, por exemplo, as luzes dos penlight são dos members colors (imaginem quando era show do Hey!Say!JUMP ou do SnowMan, pois eram grupos com nove membros). Vocês pensam que a utilidade do penlight era só em show? Teve gente que usava o aparelho como lanterna quando a luz acabava.

Já fui em show em que na entrada davam um bracelete parecendo um relógio de pulso, mas fazia a mesma função que o penlight, mas tinha que devolver na saída.

Na tour dos 20 anos do Arashi, um dos [muitos] goods colocados à venda, incluia um cobertor com desenhos relacionados às músicas mais conhecidas do grupo. Mas o formato redondo confundiu muita gente, achando que fosse um tapete!!!

Cobertor (ou blanket): Geralmente do tamanho o suficiente para cobrir as pernas ou nas costas para espantar o frio. Uns bons anos atrás, o pessoal literalmente passava a noite no local de venda de goods para garantir o seu item, porque dependendo dele, acabava rapidinho. E o pessoal de marketing achou melhor incluir um cobertor na lista pro pessoal comprar e ficar quentinho para a próxima. Mas cobertor dá pra usar em qualquer lugar e em qualquer ocasião, além das estampas serem bonitinhas, esses cobertores esquentam que é uma maravilha.

Acessórios: Braceletes, arquinho de cabelo, elástico, são acessórios que mais vendem em matéria de concert goods. Já vi vendendo colares também. O bom que ao menos o design é discreto e dá pra usar no dia-a-dia, menos tiara, que esse chama muito a atenção.


Acessórios de celular e computador: Capa de celular, earphone jack, fone de ouvido, enfeite para cabo de celular, smartphone ring holder, pendrive e tomada para recarregar celular. Alguns dos exemplos de concert goods que apareceu. Além de mousepad, se bem que sei lá se hoje em dia o pessoal usa esse acessório, porque dificilmente encontro nas lojas de informática e/ou papelarias.


Despertador e caixa de música: E com as vozes originais dos artistas! Imagine acordar com a voz do seu ídolo ou ter aquelas caixinhas de música.


Itens de papelaria:
Canetas, estojo, caderno, clear file e agenda. Além de adesivos e masking tape. E bloquinhos de anotações parodiando aqueles que tem desenhos de ikemen.


Produtos de higiene: Necessaire de viagem, estojo de escova de dente e copo, sais de banho, band-aid, caixa de lenços de papel.

Itens de cozinha: Luva de cozinha, talheres, jogo de pires pra aperitivo, mug cup, copos, itens pra fazer salada... (confesso que, depois que o Masaharu Fukuyama colocou na sua loja on line, avental e utensílios pra fazer salada, nunca mais tiro sarro do fato do Kanjani Eight ter posto uma luva de cozinha como concert goods na época em que fizeram o Recital)


Bonecos de pelúcia e figures de acrílico: Urso de pelúcia, personagens originais e a versão Nuimo's de alguns artistas. E como ultimamente nos animes o stand-ups de acrílico dos personagens virou febre... Não duvido muito se um dia fizerem figmas ou nendroids deles, aí sim, as economias vão chorar.

Vestuário: Sem ser camiseta, alguns investem em outras peças de vestuário, como blusas de moleton, meias, roupão de banho, camisas, saia e peças íntimas!!!

A lista é imensa, porque a equipe de marketing sempre fica atenta para criar itens com a finalidade de nos falir, mas há de reconhecer que cada vez mais aparecem itens diferentes e criativos, mas que a gente acaba ficando com muita dó de usar.

(Espero que em breve eu consiga fazer algumas postagens detalhadas de alguns concert goods - em particular da galera dos Johnny's, porque eles têm cada item que ninguém fosse imaginar que tivesse até ver as fotos da lista que as fãs chegam a postar nas redes sociais.)

Imagens: ameblog, amazon, janiland. Exceto a que abre o post que é do site oficial do Masaharu, em 2015.

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