[Dorama Review] "Mystery to iu Nakare" (2022)

Sinopse: Em um dia de inverno, o estudante universitário Totonou Kunou foi chamado para prestar depoimento na delegacia de polícia de Otonari a respeito de Sagae, um estudante que estudava na mesma classe que Kunou e que foi assassinado. Haviam rumores que antes do assassinato, Sagae estava discutindo com uma pessoa parecida com Kunou por volta das dez horas da noite na noite anterior. Kunou nega as acusações, mas no local do crime, foi encontrada uma faca que pertencia a ele.

Ficha Técnica: Direção: Hiroaki Matsuyama, Shunsuke Shinada, Hideyuki Aizawa, Hiroyuki Abe. Roteiro adaptado: Tomoko Aizawa. Baseado no mangá "Mystery to iu nakare" de Yumi Tamura (publicado na revista Gekkan Flowers da editora Shogakukan). Produção: Daisuke Kusagaya e Rie Kumagai. Música: Ken Arai. Música-tema: "Chameleon" de King Gnu (Ariola Japan).

Elenco: Masaki Suda (Totonou Kunou), Sairi Ito (Seiko Furomitsu), Matsuya Onoe (Yuto Ikemoto), Michitaka Tsutsui (Nariaki Aoto), Yutaka Mishima (Kensuke Sahashi), Koji Furukawa (Irie), Eita Nagayama (Garo Inudo), Yuki Kubota (Haya Inudo), Ryouhei Abe (Otoya Inudo), Mai Shiraishi (Anju Inudo), Mugi Kadowaki (Raika), Kosuke Suzuki (Haruo Amatatsu), Asami Mizukawa (Kiwa Miyoshi).

Transmitido pela Fuji Television e suas associadas, do dia 10 de janeiro a 28 de março de 2022, às segundas-feiras, nove horas da noite (grade getsukyu de doramas da emissora).

A mangaka Yumi Tamura é conhecida por "BASARA" e "7SEEDS", que tem a temática de mistério e aventura pós-apocalipse. "Mystery to iu nakare" ou "Don't Call It Mystery" começou a ser publicado na revista mensal "Gekkan Flowers" em novembro de 2016 como uma one-shot, mas resolveu serializar um ano depois e continua em andamento, contando com 13 volumes no formato tankobon.

A história de um estudante universitário comum que acaba involuntariamente ajudando a polícia nas investigações de casos tidos como insolúveis, acabou chamando a atenção de diversas revistas especializadas em literatura e manga, que, a revista "Da Vinci" premiou em 2018, e a editora Shogakukan premiou em 2021. O interessante na história é que, mesmo sem querer, Totonou Kunou acaba desvendando diversas charadas somente observando, deduzindo e até usando clichês de filmes e doramas, o que faz o leitor também tentar descobrir o verdadeiro responsável pelos crimes.

A idéia de fazer a versão dorama (e depois acabou tendo um especial e um filme), veio em junho de 2021 mas o anúncio definitivo veio em novembro do mesmo ano, por causa da temporada de inverno de doramas. E logo com o ator e cantor Masaki Suda como protagonista.

O renzoku dorama teve doze episódios, mas alguns capítulos não seguem a ordem que consta no manga, ou seja, quem estiver lendo o manga também, vai achar estranho (pequeno spoiler: o capítulo onde Totonou vai parar no hospital, é depois do filme que seria o incidente de Hiroshima, e a volta de Garo seria a partir do capítulo 3), mas isso não tira a emoção da trama que esperamos ter uma segunda temporada e que não demore.

Personagem Principal:

- Totonou Kunou (Masaki Suda): Estudante universitário na área educacional, mora sozinho, não tem amigos nem namorada e está bem assim. Gosta de fazer curry aos finais de semana, aprecia artes plásticas, gosta de astrologia e pedras preciosas. Possui cabelo de permanente natural, vive usando blusas de gola alta e cachecol que cobrem o pescoço. Não se sente bem dividindo o mesmo quarto. Ao mesmo tempo que quer ganhar a confiança das pessoas mesmo sendo suspeitas, sente-se mal com as pessoas que o ignoram. É inteligente, tem boa memória e dedução mas tem o péssimo hábito de imitar os gestos das pessoas e às vezes basear os fatos com o que viu em filmes e doramas. Embora não tenha nenhuma experiência amorosa, tem interesse em conhecer mais Garo Inudo e Raika. Mesmo não querendo se envolver com as investigações junto com a polícia de Otonari, involuntariamente acaba ajudando.

Delegacia de Polícia de Otonari:

- Seiko Furomitsu (Sairi Ito): Trabalha como investigadora na Delegacia de Polícia de Otonari, bairro onde mora Kunou. Pensou em desistir de ser investigadora devido a ser a única mulher num trabalho dominado por homens. Ao ouvir os conselhos de Kunou - "sua posição é ficar de olho nos erros que esses caras cometem" -, a partir daí, Furomitsu começa a participar avidamente nas investigações, junto com Aoto e Ikemoto.

- Yuto Ikemoto (Matsuya Onoe): Oficial. Casado e com um filho que havia nascido depois do incidente de Sagae. Quando tem algum problema com a esposa, pede conselhos a Kunou. É excelente detetive e sempre faz a conexão entre as autoridades e a polícia. Acompanha Furomitsu nas investigações.

- Nariaki Aoto (Michitaka Tsutsui): Sargento. Devido a uma falsa acusação cometido em uma investigação, foi rebaixado para a Delegacia de Polícia de Otonari. Calmo e experiente, Aoto sempre procura a verdade de forma honesta, mas Kunou sempre diz "existem muitas verdades como existem muitas pessoas - a polícia deve investigar a verdade". 

Família Inudo:

- Garo Inudo (Eita Nagayama): Um jovem tido como "sexy e bonito" que planejou um sequestro no ônibus para descobrir o responsável pela morte de sua irmã, Anju. Acaba conhecendo Totonou Kunou no incidente e, embora ache o hábito de Kunou de imitar os outros irritante, sempre que pode, acaba pedindo ajuda. Depois do incidente, Garo e seus primos Haya e Otoya tentam desvendar os motivos que levaram a morte de Anju. Devido a um outro incidente, Garo raramente encontra com Kunou. Possui habilidade em desenho.

A família Inudo - da esquerda para direita Otoya Inudo (Shohei Abe), Garo Inudo (Eita Nagayama) e Haya Inudo (Yuki Kubota)


- Haya Inudo (Yuki Kubota): Primo de Garo e Anju e irmão mais velho de Otoya. Quando jovem, era muito popular entre homens e mulheres, inclusive pela prima Anju. Depois do incidente do sequestro do ônibus, Haya continuou ajudando Garo a desvendar o mistério de Anju. Era médico e costuma cozinhar para a família.

- Otoya Inudo (Ryouhei Abe): Primo de Garo e Anju e irmão mais novo de Haya. Impulsivo e nervoso, mas possui bom coração, apesar de ter complexo de inferioridade por causa de seu irmão mais velho. Mesmo depois do incidente do sequestro do ônibus, Otoya continua ajudando seu primo Garo.

- Anju Inudo (Mai Shiraishi): Irmã mais velha de Garo. Doente de nascença, sempre precisou de cuidados e atenção. Tornou-se uma pessoa tirana devido a isso, embora sempre gostasse de seu irmão, mas não queria mais ser uma pessoa dependente e acabou sendo assassinada quando ia se encontrar com alguém.

Outros Personagens relacionados com Totonou Kunou:

- Raika (Mugi Kadowaki): Uma jovem que estava internada no mesmo hospital onde Kunou esteve, quando este sofreu uma queda após o incidente das explosões. Ela havia dado para outro paciente, o ex-investigador Goro Ushida, o livro "Meditações", do imperador romano Marco Aurélio. Raika havia decorado o livro inteiro de tanto que lia que acabava se comunicando com Kunou com as páginas e parágrafos do livro em forma de código. Na verdade, Raika é uma das inúmeras personalidades de Chiyako. Seu "nome" vem de uma marca de uma câmera fotográfica.


- Haruo Amatatsu (Kosuke Suzuki): Professor de psicologia do curso da universidade onde Kunou estuda. Amatatsu e sua companheira Kiwa eram quem acompanhavam Kunou nos estudos, e por isso que Kunou resolveu ser professor. Sempre aconselha Kunou a checar os fatos e não gosta muito de horóscopos, videntes, pedras de signos ou qualquer fato que não seja cientificamente comprovado.

- Kiwa Miyoshi (Asami Mizukawa): Orientadora e psicóloga. Acompanhava Kunou nos estudos. Gostava de pintura e acreditava que astrologia era a prova da vida de uma pessoa. Cinco anos atrás, foi assassinada por um stalker.

Outros Personagens Relacionados com a história:



- Gento Hagui (Junya Chihara): Serial Killer conhecido como o "Jack, o Estripador da Era Heisei" por ter assassinado 17 mulheres que estavam envolvidas em prostituição. No décimo-oitavo incidente, feriu gravemente um detetive, e desapareceu misteriosamente, há 22 anos. Seus pais enforcados e familiares separados. 

Curiosidades:

- A autora Yumi Tamura também é conhecida por duas obras anteriores - "Basara" e "7 Seeds". "Mystery to iu Nakare" ainda está em andamento na revista Gekkan Flowers e já conta com 13 volumes tankobon até o momento que estou postando aqui.

- Cada volume do manga, traz algumas palavras-chave que constam nas histórias. Elas estão escondidas ou cabelo de Totonou, ou na ilustração.

No primeiro volume do tankobon, estão as palavras "investigação" (刑事) e "suspeito" (犯人) escondidas no cabelo de Totonou.

- O dorama teve doze episódios, sendo que alguns não segue a ordem que está no manga. Por exemplo, o filme que saiu nos cinemas em setembro de 2023, é o caso de Hiroshima, e a história ficaria entre os episódios depois do sequestro do ônibus e antes do caso do terrorista esquecido.

Episódio do trem - Hiroko Mikitani (Megumi Seki), Totonou Kunou (Masaki Suda) e Saki Mikitani (Atsuko Takahata)

- O último episódio, sobre as mensagens escondidas nas cartas, seria antes do filme do caso de Hiroshima, porque no manga, Totonou estava no shinkansen a caminho de Hiroshima na exposição de arte, e no dorama, ele estava indo para Osaka.

- O episódio da casa da Hera, no manga original, Furomitsu não acompanha o professor Amatatsu e Totonou.

- O personagem Daisuke Kobayashi, que estava no sequestro do ônibus, não está na versão dorama.

- No manga original, a personagem de Seiko Furomitsu quase não aparece tanto quanto no dorama, que foi melhor aproveitada - a princípio uma investigadora que se sentia inútil no meio dos homens, acaba tendo sua autoestima despertada graças aos conselhos de Totonou no primeiro episódio, tanto que Furomitsu acaba sendo uma das peças fundamentais na solução dos casos.

- Quando Masaki Suda foi escalado para interpretar o protagonista, na época ele tinha acabado de terminar o dorama "Conto ga Hajimaru" e logo estava no elenco do taiga dorama "Kamakura Dono no 13 Nin", e estava com a agenda apertada, mas acabou aceitando o papel, já que o personagem não exigia muito esforço físico e não precisava demonstrar muitas emoções. E isso foi em meados de 2021.

- A atriz Sairi Ito, que interpreta Seiko Furomitsu, começou como atriz mirim, mas foi quando atuou no asadora "Hiyokko" (2017) que começou a ganhar mais destaque, embora tivesse sido protagonista de alguns doramas anteriores. Será a protagonista do asadora "Tora ni Tsubasa" prevista para a segunda metade de 2024. É irmã mais nova do comediante Shunsuke Ito, da dupla Oswald.

- Matsuya Onoe descende de família de artistas da arte de kabuki, tanto que a maioria de seus trabalhos é nessa arte. Mas atuou mais em doramas, a maioria deles sem relação com kabuki. Seu nome real é Ryuichi Inoue.

(Coincidentemente, Onoe e Michitaka Tsutsui, que interpretou Nariaki Aoto, estarão no dorama "Great Gift", protagonizado por Takashi Sorimachi.)

- A autora, Yumi Tamura, costumava visitar as sessões de filmagens.

- Se acompanharam o dorama, o especial e o filme, além de estar lendo o manga (que ainda está em andamento, como eu mencionei), a probabilidade de fazerem uma segunda temporada do dorama pode ser grande, porque ainda tem algumas pontas soltas (o final ficou em aberto, o filme também).

- Não ficou claro o motivo de Totonou sempre usar roupas que cobrem o pescoço, bem como a falta de socialização e preferir ficar sozinho a ter que dividir o quarto com alguém, tampouco ter algum relacionamento amoroso, mas em alguns episódios, dá a impressão de ele ter sofrido abusos na infância.

- Na campanha de divulgação do dorama, a empresa Duskin, que representa a rede Mister Donut, fez uma embalagem especial (um dos motivos é que Masaki Suda faz CM do produto) e a torta de curry por tempo limitado. A Sanrio fez uma colaboração com o personagem Cinnamon Roll com Totonou, fora outras marcas.

Imagens: Fuji Television, mantan web, natalie (do dorama) e Shogakukan (mangá).

Nota da autora que vos posta aqui: Os doze episódios serão postados no Nanimono, pois cada episódio, o elenco muda e dependendo do episódio, é ligado a um outro anterior, ou parte dele, então, para que esta postagem não fique demasiadamente longa, dividirei em uma segunda parte noutro blog.

Comments