[Dorama Review] "One Room Angel" (2023)

ATENÇÃO: POSTAGEM CONTENDO ASSUNTOS PESADOS E VIOLENTOS, COMO TENTATIVA DE ASSASSINATO, BULLYING E SUICÍDIO. Caso também não goste de temática "Boys Love" (amor entre rapazes), pode fechar a página e fazer outra coisa. Senão, é por sua conta e risco, porque tem spoiler.


Sinopse:
Kouki, um homem na casa dos 30 anos, não tem amigos nem namorada, trabalha meio período em uma loja de conveniência e mora num apartamento velho de um quarto, cozinha e banheiro, sem TV nem internet, e sem sentido para a vida. Uma noite, é esfaqueado por dois delinquentes que se irritaram com seu atendimento. À beira da morte, Kouki vê um anjo descendo do céu. Milagrosamente, ele sobrevive, e o anjo que havia visto, agora está em sua casa. A partir daí, surge uma estranha convivência entre eles - um precisando procurar outro emprego e outro que precisa procurar sua memória.

Ficha Técnica: Direção: Yuka Eda. Do manga "One Room Angel", de Harada (publicado pela revista On BLUE, editora Shodensha). Roteiro: Aya Watatane. Música: Tomohide Harada. Produção de Criação: Studio Blue. Produção final: Equipe de "One Room Angel" e Mainichi Broadcast System. Produtores: Yuna Kamiura (MBS), Sho Sejima (Studio Blue), Yasuyo Kinouchi (KADOKAWA). Música de abertura: "8th HEAVEN", de Shota Aoi (King Records). Música de encerramento: "Kuon", de Ibuki Sano (EMI/Universal Music Japan).

Elenco: Shouhei Uesugi (Kouki), Takuya Nishimura (Anjo), Kouki Tanaka (Garoto A), Oideyasu Oda (gerente da loja de conveniência), Kyoko Hasegawa (Arisa).

Transmitido pela emissora MBS (somente na região de Kansai) do dia 20 de outubro a 24 de novembro de 2023, de quinta para sexta de madrugada, 1:29 da manhã, na grade "Dorama Shower" (horário dedicado para temas Boys Love).

Quem lê muito manga com temática boys love (romance entre rapazes), já conhece muito bem o trabalho da mangaka Harada, famosa entre os leitores por ser "problemática" no sentido de que suas histórias possuem um enredo muito pesado (como relacionamentos tóxicos, violentos e personagens desajustados), o que acaba ofuscando o outro lado da autora, que traz excelentes histórias mas com assuntos bastante espinhosos do cotidiano, como "One Room Angel".

A história de um homem na casa dos trinta sem perspectiva nenhuma para o futuro devido às escolhas erradas que fez na vida e um anjo que aparece repentinamente quando tudo parecia estar terminado, vai muito mais além da convivência dos dois - traz a verdade sobre o anjo que não se lembrava de nada, e acabam criando um relacionamento de companheirismo e uma luz no fim do túnel para o humano.

Ao mesmo tempo que Kouki procura um emprego e o Anjo tenta encontrar suas memórias, ambos descobrem a verdade sobre o Anjo - que na verdade era um adolescente que tirou a própria vida devido a um acidente que vitimou seu melhor amigo. Daí que o relacionamento de ambos muda um pouco. O Anjo declara querer ficar junto de Kouki e fazer coisas legais e divertidas.

Embora o Anjo tivesse pedido Kouki em namoro, o relacionamento dos dois não tem esse significado. O que importava para eles era o tempo que estavam passando juntos e as mudanças que vinham surgindo, até que a inevitável separação acontece.

Mesmo deprimido com a partida do Anjo, Kouki vê que ainda tem esperanças de continuar vivendo, porque guardou boas lembranças com ele. 

A história foi publicada na revista "on BLUE" entre 2017 a 2018, e reunido num volume único pela editora Shodensha em março de 2019. 

O manga foi eleito um dos melhores do público na lista da Chill Chill BL Awards em 2020. No mesmo ano, foi lançado um dorama CD. Mas, em setembro de 2023, foi anunciado que sairia a versão dorama pela emissora MBS na seção "Dorama Shower", grade da emissora dedicado somente para temas BL.

O dorama é curto, apenas seis episódios, mas é o suficiente, porque o manga mesmo também é curto, mas não deixa de ambos serem interessantes de ler e assistir, porque sempre há alguma esperança para viver, mesmo sabendo dos problemas que a vida traz.

Personagens Principais:

- Kouki (Shouhei Uesugi): Homem na casa dos trinta anos que mora num apartamento velho de quarto, cozinha e banheiro, sem TV nem internet, sem namorada nem amigos, e trabalha à noite em uma loja de conveniência. Uma noite, acaba sendo esfaqueado por dois delinquentes por não gostarem do atendimento. À beira da morte, acaba tendo a visão de um anjo caindo do céu. Além de ter sobrevivido, Kouki encontra o anjo que viu em sua casa.

- Anjo (Takuya Nishimura): Com aparência e comportamento de um moleque mal-educado e desbocado com idade entre 12 a 14 anos, não consegue voar e não lembra nada de seu passado. As penas de suas asas caem quando começa a interagir com os pensamentos de outras pessoas, especialmente pensamentos negativos.

*** Spoiler: O anjo, na verdade, era um adolescente (chamado Takashi, no dorama) que resolveu tirar sua própria vida por ter sido culpado de um acidente que vitimou fatalmente um colega de escola. Por ter sido acusado por algo que não fez, acaba sendo alvo de críticas e seu pai sendo julgado pela sociedade, o garoto não aguenta e acaba cometendo suicídio, no mesmo momento em que Kouki estava sendo esfaqueado do lado de fora da loja de conveniência. ***

Personagens Secundários:

- Garoto A (Kouki Tanaka): Era colega do Takashi na escola e andavam juntos. Repentinamente, o comportamento de A muda ao ponto de evitar Takashi. Durante uma excursão escolar, acontece um acidente e A acaba falecendo.

*** Spoiler: Na verdade, o Garoto A estava interessado em Takashi, já que ele era a única pessoa que conseguia conversar. Ao ver Takashi com outros colegas, ele ficou enciumado e passou a hostilizar o menino, até o dia fatídico. ***

- Arisa (Kyoko Hasegawa): Mãe de Kouki. Tem outro filho, Tomoki. Gerencia um bar noturno em outra cidade. Apesar de seu comportamento agressivo, tem muita consideração por Kouki, para que ele não caia no mesmo caminho que o irmão mais novo (que acabou entrando na máfia).

- Gerente da loja de conveniência (Oideyasu Oda): Gerente da loja de conveniência onde Kouki trabalhava à noite.

Trivia e Curiosidades:

- A grade de horário de quinta para sexta-feira de madrugada na emissora MBS, divide-se em três gêneros - o "Doramaism", que seriam adaptações de seinen manga ou temas mais adultos; o "Dorama Tokku", que tem temáticas adultas; e o "Dorama Shower", que é conteúdo BL. Revezam-se a cada temporada.

- O dorama CD que foi lançado em agosto de 2020, traz as vozes de Tomokazu Sugita (que fez a voz de Gintoku Sakata, na série "Gintama") e de Shota Aoi (que participou na série "Uta no Prince-sama") como Kouki e Anjo respectivamente.

- Inclusive, a música de abertura do dorama de 2023, é de Aoi.

- Shouhei Uesugi debutou como ator no dorama "Hotel Concierge" em 2015, atuou no asadora "Toto Neechan" (2016) e no taiga dorama "Kirin ga Kuru", em 2020. Recentemente, interpretou Kazuma Kuwabara na versão live action de "Yu Yu Hakusho" na Netflix.

- Takuya Nishimura é membro do grupo de Kansai Jr., o Lil Kansai. "One Room Angel" é o primeiro dorama que é personagem principal.

- Kouki Tanaka é membro do grupo SUPER DRAGON, do projeto EBiDAN, da agência Stardust (o mesmo projeto que a banda DISH// pertenceu até agosto de 2023).

- Oideyasu Oda, cujo nome verdadeiro é Yoshihiro Oda, faz dupla com Kentaro Koga na dupla Oideyasukoga. No dorama, além de interpretar o gerente da loja de conveniência, interpreta a pessoa que entrevista Kouki em diversos empregos.

- O DVD/BD sairá em abril de 2024.

-  Foi transmitido também no Brasil através do sistema de streaming Rakuten Viki.

Imagens: Comitê de produção One Room Angel da MBS.


Comments

  1. Eu normalmente leio todos os seus posts, mas esse passou em branco. Achei muito inusitado a adaptação desse mangá (ainda mais dessa mangaka polêmica), mas eu amei muito ler ele. Vou procurar pra assistir imediatamente, adorei o elenco.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu ja li varios mangás da Harada, pois costumo gostar das mangaka mais polêmicas mesmo. Eu adorei a escalação do anjo, eles tem o mesmo rosto tbm, ficou muito boa a adaptação. Terminei de assistir esses dias.

      Delete
    2. Oi Lana,
      Acho que da Harada só li o Sumomo e a sequência dele, e bem que muita conhecida minha tinha me avisado que as histórias dela são pesadas pra caramba. E eu achando que as da Etsuko fossem pesadas, também (na verdade, ela pega mais o lado angst da coisa), mas depois que li os da Harada...
      "One Room Angel" ainda que não tem relacionamento abusivo e pesado, mas só o fato do Anjo em vida ter sofrido tanto bullying ao ponto de tirar a própria vida, já dói na gente, mas foi um mangá que eu gostei apesar do tema espinhoso e a live-action também eu gostei. Do tipo, nem precisa ter grande elenco, nem prolongar a história, porque a adaptação ficou boa.

      Beijos!!

      Delete

Post a Comment