Feliz Ano Novo Atrasado

Feliz 2024 depois de três dias (postou em dia no Nanimono, mas aqui, que tenho faz 18 anos, é outra história), que, por sinal, logo na tarde do primeiro dia do ano, houve um terremoto e dos grandes na região de Ishikawa-Toyama-Niigata, e aviso de maremoto por mais de seis horas. 

Tudo o que era programação marcada depois das 16 horas (hora em que recebemos o alerta), foi cancelado para dar espaço para o noticiário. Quando teve o tremor, onde moro, eu senti de leve, mas como moro no segundo andar, sinto bem mais, demorou um pouco e fiquei com tontura por um bom tempinho. Daí ligo a TV, recebo recado das poucas amigas nos SNS da vida, e, sim, lembrou aquele dia 11 de março de 2011.

Felizmente não teve maremoto, mas o estrago foi bem grande. E muita gente já se mobilizou em ajudar, levando água, alimentos e cobertores, porque muita gente teve que sair das casas e irem em lugares altos. E bem que muita gente estava tentando repassar nas redes sociais, especialmente no Twitter, mas o "madame melão putrefado" botou limite de RTs, e ficou difícil de continuar repassando, mas como aqui muita gente tem LINE e outras redes sociais, chegava informação, mas tinha que tomar cuidado com avisos falsos, porque tinha gente de muita má-fé que estava postando imagens do terremoto de Tohoku de 11 de março de 2011, dizendo que estava acontecendo naquele exato momento... oito horas da noite (e todo mundo sabe que o terremoto de Tohoku foi às 2 horas da tarde).

Aí todo mundo estava alertando para tomar cuidado com fake news e repassavam as contas oficiais dos órgãos do governo sobre calamidades públicas.

Fora tudo isso, os noticiários do Exterior estavam fazendo o maior sensacionalismo, dizendo que o Japão inteiro estava inundado, que tudo estava desmoronando e por aí vai. Ou esse pessoal não estudou direito Geografia ou quiseram ganhar audiência mesmo, porque pelamor...

Eu não lembro se eu tinha visto a previsão do tempo para o dia 1 de janeiro, mas depois do tremor, o tempo literalmente virou - certo que de manhã, estava um tempo bom com sol, mas depois ficou nublado, e à noite e no dia seguinte choveu. Pode ser impressão minha, mas eu lembro que no dia 11 de março de 2011, depois do tremor, o tempo ficou nublado (mas não choveu). 

Muita gente dizendo que bela forma de começar o ano, né.

Já ouvi gente dizendo também que "o Japão não é um país religioso, por isso acontece tanta desgraça". Se eles soubessem que muitíssima gente vai nos templos para agradecer por qualquer coisa...

É verdade que a gente deixa para os primeiros dias do ano para ir no templo e agradecer pelo ano que passou e pedir para que este que se inicia seja melhor, entre muitos pedidos mais (passar nos exames, emprego novo, ter dinheiro, ganhar na loteria sozinho, conseguir ir no concerto do seu artista favorito, etc.). Mas claro que a gente tem que se esforçar também.

Uma das coisas que minha mãe sempre fala em nossas conversas, é que o mais importante de tudo é ter saúde (em todos os sentidos da palavra), porque tendo saúde, a gente consegue ir trabalhar, fazer as coisas que gostamos, comer, beber, viver. Sem saúde, como conseguiremos trabalhar e obter dinheiro para nossas necessidades, né. (Muito embora a gente tenha uma saúde de ferro mas o outro lado não colabora.)

É o que sempre desejo todos os dias, que eu tenha saúde para aguentar o cotidiano, agradecer pelo dia que passou (mesmo sendo um dia daqueles). E acordar agradecendo por estar vivo. Pode soar utópico, clichê, whatever, mas foi assim que conseguir sair daquele estado que passei em 2023.

E desejo para todos que frequentam aqui (e o Nanimono) que tenham um ano bom, que consigamos realizar nossos desejos e atingir nossos objetivos, mesmo que seja uma grande parte, mas que no final a gente possa estar satisfeito, e preferencialmente, vivos e com saúde. Até mesmo para pessoas que nada têm a ver comigo, que tenham paz no coração.

Imagem: Gekkan The Television (Janeiro de 2023).

Comments