Os Dez Mais da Autora - Artistas Mais Ouvidos de 2023

Ao invés de postar as dez mais de dezembro de 2023, pensei melhor em fazer uma lista dos dez artistas que mais ouvi do ano todo, seja via Spotify ou via iPod (porque tem artista que não tem música no Spotify e aí acabo botando as músicas no iPod, o que pode acontecer de eu ter mais de duzentas músicas no aparelho e ouvir dez no modo repeat em looping infinito).

Lembrando que não está na ordem de preferência, e sim, no modo randômico do jeito que a autora gosta e não tenho culpa dos meus gostos musicais quase repetidos, afinal, cada um tem o seu...

1. Masaharu Fukuyama: Não tem jeito, ele sempre vai estar na minha lista de músicas mesmo se ele não lançar nada o ano todo (mas sempre ele lança nem que seja formato digital). Em 2023, a música "Soubou" ficou em primeiro lugar nos downloads e muito devido a ser tema de encerramento do filme "Ano Hana ga Saku Oka de, Kimi to mata deaetara" (e fizeram campanha pesada na divulgação tanto do filme como da música). Felizmente, no Spotify tem a discografia completa e dá pra ouvir qualquer música dele, desde o início de carreira até a atual.

2. King & Prince: Para quem chegou agora, eu acompanho o grupo ainda quando eles eram dois grupos em separado, e tudo porque no dia em que Masaharu apareceu no Music Station (acho que em 2016 ou 2017, não lembro), o Mr. King estava fazendo campanha para a temporada de verão, o Summer Station. Daí pro debut foi ladeira acima. "Life Goes On" disparou nas paradas por seu tema otimista e pelo PV e a dança que viralizou nos encerramentos do dorama "Yugure ni, Te o Tsunagu". Mesmo em dois, ainda continuaram sendo o topo das paradas com "Nanimono", "My Love Song" e a recente "Itoshi Ikiru Koto" (esta, por sinal, não sai do modo repeat). Se colocarem em plataformas digitais, certamente ia passar de mais de um milhão (na conta oficial do YT, "Nanimono" está com 21 milhões, "Tsukiyomi" com mais de 100 milhões, e olha que é YT edit!).

3. iri: Foi por causa do BL dorama "More Than Words" que comecei a ouvir essa cantora e compositora. A música "Shimi" foi usada como tema de encerramento nos episódios 4 a 6, tanto que a capa do digital single traziam os atores Ryoko Fujino e Yuzu Aoi (que interpretaram Mieko e Makio no dorama). O estilo de iri varia entre rhythm-and-blues, soul music, pop alternativo e às vezes lembra também o estilo Shibuya-kei, muito popular no final dos anos 90 (vide "Friends"). O último álbum, "Private", tem desde baladas até mais balançadas. Quem é o maior fanboy da cantora é Fuma Kikuchi, por causa de um dia a iri ter ido no programa de rádio que ele fazia, e acabou compondo três músicas para o grupo.

4. Uru: Como já disseram para mim, não é qualquer um que consegue acompanhar o estilo da cantora e compositora. O estilo da Uru seriam baladas melancólicas com letras um tanto angst (amores não correspondidos, romances temporários, mas que no final pode ter uma esperança ou uma chance de começar tudo de novo). Comecei a ouvir em meados de 2018 tudo por causa de uma música que foi tema de encerramento de um anime movie que eu gosto muito, aí foi procurar saber mais sobre as músicas dela, que não restringem apenas a temas de animes (ela tem músicas em animes como "Yashahime" e "The Apothecary Diaries"), mas em CMs e doramas (vide temas de encerramento em "Kounotori", "My Family" e "Kazama Kimitaka Kyojo Zero"). A cantora prefere mais lançar os vídeos no YT e nos dois formatos (digital e físico) e raramente aparece em programas como CountDown TV e Music Station.

5. The Beatles: É outra banda que não sai da minha playlist mesmo desde 1996 eles não lançarem algo novo (vamos dizer, gravações perdidas ou nunca lançadas) e a banda tinha acabado em 1970. "Now and Then" seria a última música que os Beatles lançaram mesmo dois membros não estarem mais neste mundo - foi possível a tecnologia e inteligência artificial, que conseguiu deixar a voz de John Lennon mais nítida, já que a original foi gravada de forma bem caseira em 1977. Era para ter sido a terceira música a ser lançada na época do Anthology, mas estava bem precária que deixaram de lado. Vinte e sete anos depois, Paul McCartney insistiu e retomou o projeto, junto de Ringo Starr e aproveitaram as gravações anteriores com George Harrison, e deu que o single tornou-se top one mundial.

6. SPITZ: Mais de trinta anos de carreira e a banda segue firme e forte, mesmo não frequentando programas musicais de TV como eu mencionei, e nem fazendo shows em lugares enormes (mesmo se eles fizessem, a disputa para ir nos shows da banda ir ser muito acirrada). A geração atual "descobriu" a banda por causa de "Mahou no Kotoba" que foi insert song no dorama "silent", mas quem é "das antigas" como eu, que ouve j-pop desde 1998, conhece até quando SPITZ era banda alternativa que tocava em pequenos clubes. E foi por causa do dorama "silent" que muita gente "descobriu" outras músicas, como "Kaede", uma das músicas menos conhecidas da banda.

7. Official Hige Dandism: Certo que eu também conheci a banda por causa de "Pretender", mas aos poucos fui descobrindo outras músicas antes e depois. Creio que depois de "Pretender", a banda sempre batia ponto nos programas musicais, com músicas que eram usadas ou em doramas ou anime. Praticamente quase o ano todo de 2023 a banda ficou em férias por causa do vocalista e compositor Satoshi Fujihara teve que tirar um polipo na garganta e tiveram que cancelar diversas apresentações, entre elas o Summer Sonic em agosto. Antes disso, eles já tinham deixado muitas músicas prontas. A mais recente - "Soulsoup" foi gravada após a volta de Fujihara e é tema de abertura do anime movie "SPY X FAMILY Code White".

8. milet: Já faz um tempinho que eu já ouvia música desta cantora e compositora, não lembro se foi por causa do dorama "Hakozume" ou antes, mas ano passado acabei por ouvir o último álbum "5am" quase que direto, muito por causa da collabo que ela fez com a banda MAN WITH A MISSION, e as músicas "Walkin' In My Lane" e "Always You", mas ela tem muita música boa dos álbuns anteriores, como "Ordinary Days".

9. Koh Shibasaki: Muita gente conhece Shibasaki como atriz, mas muita pouca gente conhece o lado cantora e compositora dela. Uma de suas músicas mais conhecidas - "Tsuki no Shizuku" foi tema do filme "Yomigaeru", sob o pseudônimo de "RUI", personagem de Shibasaki no filme. Mas foi com "KISS Shite", tema do dorama da primeira temporada de "Galileo" que ela se firmou muito mais como cantora. Vez ou outra ela lança singles e álbuns (inclusive ela tem dois de covers, que eu preciso ouvir). O último lançado - "ACTOR'S THE BEST ~ Melodies of Screens", são as músicas de filmes e doramas que ela atuou.

10. SixTONES, Snow Man, Naniwa Danshi, Travis Japan: (Eu sei que seria um por vez, mas é que deles ouvi tudo picado): Os idol groups mais recentes, possuem músicas muito boas, vale a ouvida no YT e no Spotify (este, no caso do Travis Japan, que botou tudo nas plataformas digitais também), que variam de tudo - desde o pop fofo até dance music, com batidas fortes de rock, misturando rap e hip-hop e até rola algumas baladas. E recentemente, todos eles lançaram single e álbum quase no mesmo tempo, mais por causa de alguns membros atuarem em doramas e filmes, e quase sempre usarem músicas dos respectivos grupos como tema de encerramento, além de estarem em turnê, e até participando do projeto THE FIRST TAKE.

Listinha longa, eu sei, tem muito mais, mas foram uma ou outra música que eu ouvi, mas se pegar a discografia inteira, depende muito do artista, pelo menos para mim.

Como disse, alguns artistas dá pra encontrar nos streamings da vida, como Spotify por exemplo, mas outros, tem que ir no canal do YT, a maioria também tem conta oficial, ainda bem.

Imagens: da autora (a que abre o post), Amuse (Masaharu Fukuyama), Universal Music (King & Prince, Koh Shibasaki), Colourful Records (iri), Official Hige Dandism Official Home Page, SPITZ Official Web Site, SONY Music Entertrainment (Uru, milet, SixTONES), Tower Records Japan (The Beatles), MENT Recordings (Snow Man), STORM Records (Naniwa Danshi), Capitol Records (Travis Japan).

Comments