[Afternoon Tea and Coffee] Burajiru-ya (Kisarazu-shi, Chiba)

Ninguém leu errado - é a forma como os japoneses pronunciam Brasil, e o "ya" significa loja, estabelecimento.

É uma cafeteria no estilo tradicional - o estabelecimento é uma casa no estilo era Showa, mas possui poucas mesas (ou seja, se vier com mais pessoas, melhor reservar antecipadamente), porque o forte da casa seria a venda de grãos de café de diversas procedências, bem como acessórios (porta-filtro, moedor de café, jarras...)

O estabelecimento existe desde 1976 na cidade de Kisarazu, Chiba. Anteriormente era uma loja onde vendiam-se cafés de várias procedências, grãos torrados e moídos, e acessórios para o consumo. Em 1987 mudaram para o bairro de Bunkyo, próximo ao Parque Odayama, onde fica a Torre de Kimisarazu (onde estão as estátuas de Yamato e Hime). 

Em frente ao estabelecimento, fica o rio Yanagawa, onde, na primavera, as margens ficam decoradas com cerejeiras (em ambos os lados, têm diversas árvores).

A parte da loja, onde vendem-se os produtos, é bem minúsculo, mas possui boa variedade de grãos. Mas a parte da cafeteria, a entrada fica ao lado, onde tem um pequeno jardim e seu interior é pequeno também (tem vinte lugares - cinco mesas com quatro cadeiras cada). Logo na entrada, fica o balcão onde os proprietários preparam o café e as sobremesas.

(Não fotografei a parte do balcão porque os proprietários estavam preparando os cafés e sobremesas e fiquei com vergonha...)


A entrada da parte da cafeteria, tem um pequeno jardim, bem tradicionalmente japonês mesmo. Se não prestar atenção, fica sem saber onde entra, porque a entrada é meio escondida mesmo.



As mesas têm a mesma decoração no estilo retrô da era Showa. Luminárias anos 60 e passadeiras no centro. O menu tem também QR Code para acessar no celular. O estabelecimento também possui tomada para carregar o celular e acesso wi-fi gratuito.

Essa decoração estava bem atrás de mim. Como o lugar estava meio cheio, não tive como escolher lugar, era onde estivesse vazio mesmo. O lado ruim de ir sozinha em alguns lugares é que você acaba ficando em uma mesa onde caberiam quatro pessoas.

E o balcão não é para os clientes sentarem, e sim, para os atendentes buscarem o pedido e levarem nas mesas.


Como fui num horário muito tarde (16 horas), a parte de sobremesas só tinham restado o Mitsumame (o que eu pedi, que era gelatina com MUITAS frutas e com calda de kuromitsu, um tipo de xarope de açúcar mascavo), o zenzai (mochi com calda de feijão azuki com os grãos) quente ou frio. Tinham o cheese cake e torta de abóbora, mas estavam esgotados.

Pedi o combo de café (Brazil Peaberry Cafe Vinho) e Mitsumame. Para verem como o combo vem servido nesse estabelecimento... Parece que tem dois pires, mas é o desenho dele. E olha que a xícara chega a ser maior que os mug cup que eu tenho.


Onde a sobremesa vem servida, e o capricho de quem faz.


Quem pensa que essa sobremesa tem pouca fruta e muita gelatina pra fazer volume, engana-se, porque a gelatina estava bem no fundo e tinha muito mais frutas do que qualquer outra coisa. A calda do kuromitsu ficou bem no finalzinho.


Detalhe da bandeja que serviram meu combo - uma moldura com origamis.

Sim, eu criei vergonha na cara e fui experimentar depois de muitos anos. Em 2013, quando morei pela primeira vez em Kisarazu, era perto da antiga casa e só passava perto e comprei somente café para fazer em casa. Na parte da cafeteria nunca tinha ido, e só resolvi ir depois de onze anos.

O menu tem cafés de outras procedências. O que eu havia bebido, era mais leve e de fácil degustação. Não era forte nem tão encorpado, mas para quem gosta de algo mais leve, vale a pena. É que eu já gosto bem forte, então eu teria que ter perguntado para a atendente qual seria o melhor, já que eu tomo café sem açúcar.

Mas para quem quer fugir dos famosos cafés da sereia, vale a conferida em outras cafeterias, desde aquelas no estilo mais cozy (como o The Coffee) ou tradicionais como o Brazil-ya.

Home page: https://www.brazilya.co.jp/

Fotos: todos da autora. Outra foto que esqueci de tirar, era do sifão que era usado para fazer o siffon coffee, estava bem na minha direção e na hora de ir embora, esqueci.

Comments