Os Dez Mais da Autora - Kanjani Eight (ou melhor... SUPER EIGHT)

Se bem que escolher as dez mais de um grupo/banda com vinte anos de estrada é tarefa das mais ingratas... (Pensei em fazer uma série de todos os singles como eu fiz do Arashi, mas vai ser com o tempo)

Kanjani Eight, que a partir do dia 4 de fevereiro de 2024 passou a se chamar SUPER EIGHT, na verdade foi criado em dezembro de 2002, mas debutaram em setembro de 2004 no terraço da gravadora Teichiku...

Ninguém está vendo errado - em 2004, o grupo tinha realmente oito membros - da esquerda para direita: You Yokoyama, Ryuhei Maruyama, Tadayoshi Okura, Hiroki Uchi, Subaru Shibutani, Ryo Nishikido, Shota Yasuda e Shingo Murakami. E detalhe, que nem os member color estavam certos ainda.

O "Eight" era porque eles se apresentavam muito nos programas da Kansai Television, filial da Fuji Television em Osaka, e o canal era oito. Se bem que no comecinho, eles eram realmente oito - You Yokoyama, Subaru Shibutani, Shingo Murakami, Ryuhei Maruyama, Shota Yasuda, Ryo Nishikido, Tadayoshi Okura e Hiroki Uchi. Só que Uchi saiu do grupo e rebaixado para Junior, e até 2018 ficaram como sete membros.

Por um bom tempo, o grupo era tido como um dos mais detestados pelo público, especialmente da área de Kanto, pois eles fugiam completamente do estereótipo da agência - tinham que ser idols fofos e bonitos, e se verem bem o Eito... E também todos eram da região Kansai, que tem seu sotaque bem característico o que soa meio estranho para outros que ouvem. Mesmo assim, o grupo não desistiu e seguiu em frente, mesmo depois de terem dois membros a menos, uma turnê cancelada por causa da pandemia e o término de dois programas de TV que mantinham faziam anos.

O Eito diferencia dos demais da agência por manterem o estilo de Kansai, com humor e cheio de esquetes, mas também sabem levar a coisa no sério. Como banda, eles chegaram a fazer uma turnê nas 47 províncias do Japão, participaram de shows ao ar livre (Metropolitan Rock e Rock In Japan) e até no projeto THE FIRST TAKE no You Tube.

A discografia é modesta, mas de singles (50 até este momento) só não passou a do Arashi (seus amigos-rivais), porque estes debutaram cinco anos antes. E se acompanhar desde o início - que era pra ser um grupo enka -, percebe a evolução do Eito, que vai desde os enka tradicionais, passando pela fase soul e funk, baladas e rock alternativo, juntando o bom humor de Kansai, obviamente.

Como disse, não está na ordem de preferência, mas é o suficiente para conhecerem, já que em janeiro de 2024, para comemorar os vinte anos, botaram tudo e muito mais nos streamings como Apple Music e Spotify.

1. Osaka Romanesque (2006): É double-A do single "Osaka Obachan Rock". Se a primeira é um rock-paródia sobre a vida das donas-de-casa de Osaka, a segunda seria uma declaração de amor para a cidade. Tanto que, em 2018, o Departamento de Turismo da cidade de Osaka usou a música para a campanha de incentivo de turismo local. Na coletânea "GR8EST" foi regravada e o promotion video foi filmado em diversos pontos de Osaka (e foi praticamente o último com os sete membros).

2. Zukkoke Otokomichi (2007): Segundo os próprios membros, foi a virada de mesa do grupo, do tipo, deixaram de fazer música somente falando de Osaka ou da região Kansai, e vieram com uma música sobre homens que trilham sua vida de forma descompromissada, com ritmos de rock e funk, o que também marcou a mudança de gravadora - sairam da tradicional Teichiku e foram para a Imperial Records. O ritmo e a música agradaram tanto que se tornou uma das marcas registradas do grupo. Foi escolhida para o projeto THE FIRST TAKE em janeiro deste ano.

3. LIFE ~ Me no Mae no Mukou e (2010): Outra que se tornou marca registrada do grupo devido ao ritmo e à letra, sobre a vida. Como o promotion video trouxe o grupo tocando todos os instrumentos (Subaru, Nishikido e Yasuda nas guitarras, Murakami nos teclados, Maruyama no baixo, Yokoyama na percurssão e Okura na bateria), provou que o grupo estava deixando um pouco de lado a parte de dança e voltando mais para o lado banda. A música foi tema do dorama "General Medicine ~ Odoru Doctor", protagonizado por Noriyuki Higashiyama e Tadayoshi Okura. "LIFE..." também foi a música que tocaram pela última vez como septeto no programa "KanJam", em julho de 2018.

4. 365 Nichi Kazoku (2011): Uma balada sobre laços familiares, foi tema do dorama "Umareru" protagonizado por Okura. O promotion video traz uma história entre mãe e filho, e os membros do grupo somente observando as cenas, sobre laços familiares e união. 

5. King of Otoko! (2014): Usada como tema de encerramento do filme "Mogura no Uta Sennyusousakan Reiji", protagonizado por Toma Ikuta, a música é um rock dos pesados, composição de Wakadanna, da banda Shonan Kaze. O promotion video, dirigido por Takashi Miike (o mesmo diretor do filme) e Teppei Nakamura, traz uma cena de briga entre duas gangues (com muita porradaria mas sem sangue) e no final acaba em dança.

* Os dois filmes seguintes da série "Mogura no Uta" tiveram músicas de encerramento do Eito - "NOROSHI" e "Inazuma Blues".

6. Omoidama (2014): Single seguinte de "King of Otoko!", foi tema da TV Asahi para a transmissão dos campeonatos de baseball entre colégios, o famoso "Koshien". O título foi escrito em katakana a pedido de Murakami, que fosse um trocadilho entre "kotodama" (voz da alma) e "shirodama" (branco é a cor da bola de baseball). Na versão com banda colegial, foi feito seleção e trinta alunos foram escolhidos para a música. No álbum de covers que Subaru havia lançado em 2016, ele interpretou a mesma música.

7. Kiseki no Hito (2017): Tema do dorama "Uchi no Otto wa Shigoto ga Dekinai", protagonizado por Ryo Nishikido, a música foi composta por Masashi Sada. A música é uma história sobre a vida de uma pessoa desde o nascimento até a velhice. Quem conhece as músicas de Masashi Sada, ele aborda muito sobre o cotidiano das pessoas (e suas músicas costumam ser longas, tanto que "Kiseki no Hito" passa de seis minutos, talvez uma das músicas mais longas que Eito já interpretou). O promotion video traz o grupo cantando numa praça onde a população pára pra assistir, aquelas coisas do interior, sabem...

8. Kimi to Mitai Sekai (2021): Tema do dorama "Shitteru Wife", protagonizado por Tadayoshi Okura, é uma balada que fala de um amor perdido e que faria de tudo para começar novamente, tanto que o promotion video traz os membros em diversas histórias de amor que terminaram e lembram do passado. É muito difícil o grupo ter uma música neste estilo, e que também foi que exigiu muito treino vocal - algo que Yasuda e Okura vinham fazendo desde que o grupo se tornou quinteto.

9. Ookami to Suisei (ou The Wolf and Comet, 2023): Foi tema de encerramento do dorama "Keibujo Daimajin", protagonizado por Toma Ikuta e dirigido por Takashi Miike, traz rock e até ritmos latinos. A coreografia ficou por conta de Tomoyuki Yara, o Yaracchi, amigo do grupo desde a era Junior, e o promotion video é uma clara paródia/homenagem do filme "Pulp Fiction", tanto que uma parte da coreografia lembra a cena de John Travolta de Uma Thurman dançando.

* Já é a quarta vez que Eito colabora musicalmente em alguma obra dirigida por Takashi Miike, e quinta vez com a atuação de Toma Ikuta.

10. Anthropos (2024): Último single que leva o nome antigo, porque foi lançado no dia 24 de janeiro deste ano. Está sendo tema de abertura do anime "Megumi no Daigo ~ Kyoukoku no Orange", transmitido aos sábados na NTV/Yomiuri. A música foi composta por Tatsuya Kitani, é um rock com passagens mais melódicas e gradativamente vai ficando mais intenso. Faziam sete anos que Eito não fazia música para algum anime. A música foi apresentada pela primeira vez em setembro de 2023, logo na abertura do anime, e em programas musicais. A capa do single é uma fênix, ave que renasce das cinzas, o que seria uma mensagem subliminar do grupo.

O grupo/banda possui muito mais, e mesmo com o novo nome, a gente espera que eles continuem sendo os mesmos, com músicas bacanas, interação com outros músicos no KanJam (sei lá se vai mudar de nome) e que nos shows continuem zoando seus sempais e kouhais na parte de homenagem aos grupos da agência.

Imagens: Infinity Records, The First Take e Family Club

Todas as músicas mencionadas estão no Spotify.


Comments