Sobre o Nihon Academy e sua importância no entretenimento Japonês (e mundial, quem sabe)

Certo que muita gente fica mais ligado na cerimônia de premiação do Academy Awards, mais conhecido como Oscar, porque envolve o mundo todo (ou quase). Mas como muita gente fala dessa cerimônia, e a autora aqui anda mais ligada no entretenimento japonês (de tanto tempo morando aqui né) e ainda é co-administradora de uma page sobre o assunto...

No Japão também possui diversas premiações nos diversos gêneros - TV, variedades, literatura, anime, manga... No quesito cinema, existem vários, como Blue Ribbon (um dos mais importantes), Mainichi Films Award, Hochi Eiga, Nikkan Sports (conhecido como Yujiro Ishihara Prize), etc., mas o mais importante para o cinema japonês é o Nihon Academy ou Japan Academy Film Prize. 

A premiação existe desde 1978, e vem premiando produções locais até hoje, mas também possui a categoria de filmes internacionais, assim como o Oscar, mas o Nihon Academy possui menos categorias.

Além dos tradicionais (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante), tem também os prêmios de Melhor Animação, Melhor Fotografia, Melhor Iluminação, Fotografia, Som, Trilha Sonora, Arte, Produção Estrangeira, Artista Revelação, Homenagem Póstuma.

Geralmente, produção e/ou artista que até é indicado para o prêmio de categoria, tem chance de ter trabalhos futuros. Mas tem um detalhe na categoria de Artista Revelação, que já são escolhidos e anunciados com antecedência (essa categoria e a de Homenagem Póstuma não são anunciados na cerimônia como as demais categorias).

Os artistas revelação do Nihon Academy são anunciados antes da cerimônia oficial. Na edição de 2021, os escolhidos foram Misaki Hattori, Ayu Makita, Nana Mori, Kenshi Okada, Daiken Okudaira e Ren Nagase. Dos seis, Hattori praticamente sumiu da carreira artística. Kenshi Okada voltou para seu nome de batismo, Koshi Mizukami em agosto de 2022 devido rescisão de contrato com outra agência (por isso que teve muita gente perguntando o que havia acontecido com Kenshi Okada).

Talvez seja impressão minha, mas a maioria dos atores e atrizes que são premiados na categoria de Artista Revelação, acabam caindo no esquecimento, por não conseguirem trabalhos posteriores, ou só despertaram interesse naquele momento e dificilmente repetiram o mesmo feito posteriormente. Claro que existem outros que conseguiram trabalhos posteriores, mas às vezes fico me perguntando daqueles que na hora ganharam e depois sumiram.

Isso será assunto para uma postagem oportuna...

A cerimônia do Nihon Academy é transmitida pela Nihon Television, geralmente numa sexta-feira de fevereiro ou março. Todas as sextas-feiras nove da noite, a emissora costuma exibir filmes e animações, tanto japonesas como estrangeiras, depende muito se tem algum evento relacionado. 

No dia da transmissão, são escolhidos as categorias principais, porque algumas já são eleitas em outro horário (transmitido ou pelo YT ou pelo BS-NTV) e, como mencionei, os premiados na categoria de Artista Revelação somente comparecem na cerimônia para se apresentarem, já que são escolhidos por antecipação.

A maioria dos artistas e diretores costumam mais mencionar o Nihon Academy do que as demais premiações aqui. No exterior, seriam o Urso de Prata de Berlim, a Palma de Ouro em Cannes e, claro, o Oscar.

Só não me perguntem o critério de avaliação dos críticos e comitê organizadora para selecionarem cinco a seis filmes para indicação e escolher um para o prêmio do Nihon Academy. Nem sempre um filme que teve grande bilheteria e aceitação de público vai ser escolhido para a indicação. O mesmo vale para atores, atrizes, diretores, roteiristas, etc.

Assim como qualquer premiação, é aquela caixinha de surpresas...

Não bastou Junichi Okada levar o prêmio de melhor ator, teve que levar o de ator coadjuvante também na mesma cerimônia... (foto via Shukkan Jousei Prime)


- Mesmo ator/atriz ganhar dois prêmios na mesma noite: geralmente quando é principal de um e coajuvante de outro. Youko Maki ganhou o de atriz principal em "Sayonara Keikoku" e de coajuvante em "Soshite Chichi ni Naru" em 2014. Junichi Okada ganhou o de ator principal em "Eien no Zero" e de coajuvante em "Higurashi no Ki", em 2015.

- Recusar prêmio por diversos motivos: desde 1978, tiveram apenas três artistas que recusaram o prêmio - o diretor Akira Kurosawa (1981) e os atores Ken Takakura (2002) e Takuya Kimura (2007).

- Cinco filmes ganharam os principais prêmios - filme, direção, roteiro, ator e/ou atriz principal, ator e/ou atriz coadjuvante, iluminação, arte, fotografia, trilha sonora, edição: "Shall We Dance?" (1997), "Tasogare Seibe" (2003), "ALWAYS Sanchoume no Yuuhi" (2006), "Okuribito" (2009) e "Youkame no Semi" (2012).

- Os atores Ken Takakura e Sayuri Yoshinaga ganharam quatro vezes o prêmio de melhor ator e melhor atriz pela Nihon Academy. Koji Yakusho, Tsutomu Yamazaki, Koichi Sato e Kirin Kiki* também possuem o mesmo número, mas com os prêmios de coadjuvante.

*A atriz Kirin Kiki foi premiada postumamente em 2019 como atriz coadjuvante em "Manbiki Kazoku" (ela havia falecido no ano anterior). O prêmio foi recebido por sua filha, Yuyako Uchida.

- Os diretores Yoji Yamada, Kinji Fukasaku, Hirokazu Kore-eda, Shohei Imamura e Yoshitaka Asama possuem o maior número de prêmios ganhos da academia, como diretor e roteirista.

Fontes: Site oficial do Nihon Academy.

Imagens: Nihon Academy Archives, exceto creditado.

Comments