[Anime Time] "Atarashii Joushi wa Do Tennen" ("My New Boss is Goofy" - "Meu Novo Chefe é Avoado", 2023)

Sinopse: Por ter a saúde mental deteriorada por causa de seu chefe e ambiente de trabalho, Kentaro Momose decide mudar de emprego e vai para a empresa Minette, uma agência de publicidade, no departamento de vendas. Devido aos traumas do emprego anterior, no dia que sai com seu novo chefe, Yusei Shirosaki, para uma reunião, Momose passa mal do estômago. Shirosaki deixa Momose sozinho sem falar nada e retorna com um remédio para cólicas menstruais, que acabou comprando por engano, no desespero.

Com a convivência com o seu novo chefe, Momose aos poucos consegue superar seus temores adquiridos em experiências anteriores e percebe que Shirosaki apesar de ser um chefe eficiente e de bom coração, é uma pessoa avoada e comete erros simples sem perceber.

Ficha técnica: Direção: Noriyuki Abe. Sub-direção: Ayako Kawano. Baseado no manga "Atarashii Joushi wa Do Tennen" de Dan Ichikawa (Akita Shoten). Roteiro: Masahiro Yokotani. Chefe de animação e caracteres: Takahiro Yasuda. Animação: A-1 Studios. Música de abertura: "Planetaria", de Fujifabric (Sony Music). Música de encerramento: "Hanataba", de Lenny code fiction (Ki/oon Records - Sony Music). Produção executiva: Comitê de produção Atarashii Joushi wa Do Tennen (Aniplex, Akita Shoten, ABC Animation, ABC Frontier, Movic, BS11, TOKYO MX).



Elenco (Character Voice): Kotaro Nishiyama (Kentaro Momose), Shizuka Ishigami (Momose criança), Yuichiro Umehara (Yuusei Shirosaki), Makoto Koichi (Shirosaki criança), Tomokazu Sugita (Mitsuo Aoyama), Mariko Higashiuchi (Mitsuo criança), Jun Fukuyama (Aigo Kinjo), Ikumi Hasegawa (Kinjo criança), Hiro Shimono (Hakuto).

Transmitido do dia 7 de outubro a 23 de dezembro de 2023, aos sábados 23:30 pela emissora TOKYO MX. Pode ser assistido nas plataformas de streaming como ABEMA, Hulu, Lemino, prime video, Netflix, nico nico douga.

Eu soube do anime no podcast "Otaku no Kissaten" no episódio de Animes de Outono, e acabei me interessando por causa do tema, embora seja em ambiente corporativo, mas era sobre o personagem principal que ainda estava com sequelas do trabalho anterior e seu novo chefe que é bem avoado, o que acaba tendo uma boa dose de comédia, acrescentando o superior deles que adora bichinhos de pelúcia e o novato que gosta de animes e coisas fofas.

Originalmente é um manga que por enquanto tem dois volumes, e desde o ano de 2023 que Ichikawa não atualiza no Manga Cross (as histórias eram postadas na webcomic), mas recentemente a loja animate está com os goods do anime e será lançado o Nendroid do Shirosaki.

A história aborda os seguintes assuntos:

- Black company, que seriam aquelas empresas cuja fachada pode ser bonita, mas por dentro, são exploradoras (exigem que os funcionários trabalhem até morrer, literalmente, sem direito a receber hora extra), ambiente de trabalho quase que escravo, chefes que causam power harassment, e por aí vai ladeira abaixo.

- Power harassment ou abuso do poder. Muito comum em qualquer lugar ambiente de trabalho nada amigável, quando o chefe (ou veterano, também) chega a humilhar os funcionários das piores formas possíveis. A humilhação chega ao ponto de fazer o funcionário pedir demissão e este acaba tendo muitos traumas que demoram a serem curadas. Isso quando o coitado não acaba tomando uma medida muito drástica que não posso mencionar aqui.

- Preenchendo o vazio com algo que faça bem - inclusive bichinhos de pelúcia.

- Homens também podem gostar de coisas fofas sem serem ridicularizados. As mulheres acabam gostando também, só não sei dizer se é das coisas fofas ou do cara.

- Assumir sua opção sexual sem problemas e ser aceito de forma mais normal possível (caso de Kinjo que é bissexual, assume e todo mundo aceita numa boa).

- Adote, não compre (no caso do Hakutou, que foi adotado por Shirosaki).

Personagens Principais:

Kentaro Momose (cv Kotaro Nishiyama): Tipo de jovem que as pessoas gostam, saudável e diligente. Mudou para a empresa de Shirosaki por causa do emprego anterior ter sofrido abuso profissional o que afetou seu psicológico e causou dores de estômago.

- Kentaro Momose (cv: Kotaro Nishiyama/Shizuka Ishigami (Momose criança)): Natural de Hokkaido, trabalhou em uma empresa que abusava dos funcionários e sofreu power harassment ao ponto de Momose ter constantes dores de estômago e acabou pedindo demissão. Conseguiu outro emprego na Minette, empresa de publicidade e foi admitido para trabalhar na área de vendas. Seu novo chefe é Yuusei Shirosaki, que sempre andam juntos para novos contratos. Devido a um telefonema de seu antigo chefe que voltou a ameaçá-lo de invadir seu apartamento, Momose acaba mudando temporariamente na casa de Shirosaki. Devido aos traumas do emprego anterior, Momose sempre estava inseguro sobre as ações do novo chefe.


Yuusei Shirosaki (cv: Yuichiro Umehara): Chefe e responsável por Momose. De personalidade amável e excelente no trabalho, fora dele é completamente estabanado.


- Yuusei Shirosaki (cv: Yuichiro Umehara/Makoto Koichi (Shirosaki criança)): Natural de Akita, é um dos chefes do Departamento de Planejamento e Vendas da Minette, e chefe direto de Momose. Sua família possui uma fazenda de plantação de arroz, sua avó virou youtuber e seu irmão mais velho é fotógrafo. Apesar de ser muito avoado, tem excelente desempenho no trabalho, tornando-se bem-aceito pelos colegas. Adotou um gato abandonado e batizou-o de Hakuto. Acolheu Momose em sua casa quando este teve que sair do apartamento sob risco de acontecer algo pior depois que seu ex-chefe ameaçou invadir.


Mitsuo Aoyama (cv: Tomokazu Sugita): Chefe-geral e superior de Shirosaki. Devido a um trauma no passado, passou a ter baixa auto-estima e solidão.


- Mitsuo Aoyama (cv: Tomokazu Sugita/Mariko Higashiuchi (Mitsuo criança)): Natural de Kyoto, Aoyama é o chefe geral do Departamento de Planejamento e Vendas da Minette. Dez anos atrás, foi mentor de Shirosaki. Sua esposa o abandonou logo que ele comprou a casa onde mora, alegando que ele só pensava no trabalho e na família dele, e logo depois o novato que ele estava treinando, pediu demissão, deixando Aoyama com baixa auto-estima e sofrendo de solidão. Na tentativa de amenizar sua solidão, sua casa é lotada de bichos de pelúcia de um personagem que ele gosta muito, o Kumatte-chan.


Aigo Kinjo (cv: Jun Fukuyama): Mesmo tendo ingressado na empresa depois de Momose, Kinjo é tratado pelos outros de igual pra igual. Mudou para Minette ao ver a interação entre Momose e Shirosaki.

- Aigo Kinjo (cv: Jun Fukuyama/Ikumi Hasegawa (Kinjo criança)): Natural de Okinawa, Kinjo é o mais novo na Minette. Assim como Momose, Kinjo também sofreu power harassment na empresa anterior. Costuma acompanhar Aoyama nos contatos externos com outras empresas, é assumidamente bissexual, fã de anime e gosta de karaokês.


Hakutou (cv: Hiro Shimono): Gato que foi encontrado por Momose e Shirosaki, foi abandonado pelo antigo dono, mas foi adotado por Shirosaki. O nome vem dos sobrenomes dos dois.

- Hakutou (cv: Hiro Shimono): Gato abandonado pelo dono porque destruiu a mobília da casa afiando as unhas, e foi adotado por Shirosaki. Na verdade, o gato fugiu de casa por sofrer abusos de seu antigo dono. Embora Hakuto não goste muito de expressar seus sentimentos, ele percebe que Shirosaki não vai abandoná-lo.

Trivia e Curiosidades:

- A empresa de propaganda e marketing Minette fica em Shibuya. Para dar maior realismo onde se situa a empresa Minette, o fundo do cenário da animação é nos arredores da estação de Ebisu, Tóquio. "Minette" em francês, significa "pequeno gato".


- As capas dos DVDs - pelo menos dos volumes 1 e 2 - lembram capa de revistas de moda masculina para business men.

- O apêndice do manga está em forma de newsletter da empresa.

- O manga tem apenas dois volumes e sem previsão de término. 

- O personagem Kumatte-chan foi criado na história.

- O nome do gato - Hakuto - em kanji seriam os sobrenomes de Shirosaki (白崎) e de Momose (桃瀬). O kanji de "shiro" pode ser lido também como "haku" e "momo" também se lê "tou".

- O manga era publicado na conta do Twitter de Dan Ichikawa em forma de webcomic, e, quando tornou-se popular, foi publicado no manga on line Manga Cross pela editora Akita Shoten, que acabou publicando em dois tankobon.

- A série ganhou o Web Manga General Election" em 2019. Em 2020, no Anime Japan, ganhou o segundo lugar na lista de "mangas que merecem uma adaptação para anime.

- Antes do anime, foi lançado um dorama CD. Somente as vozes de Shirosaki e Kinjo que no CD foram feitas com Takahiro Sakurai e Tatsuhisa Suzuki.

- O logotipo do celular de Shirosaki é um pêssego, uma paródia com a Apple (cujo logotipo é uma maçã) e também com o sobrenome de Momose (cujo kanji é pêssego).

- Subliminarmente seria quase um BL anime, mais pelo fato de Shirosaki ser obcecado por Momose, ao ponto de seu arquivo de fotos no celular ter seu subordinado nelas; o nome do gato ter o sobrenome dos dois; ter logo oferecido a Momose ficar em seu apartamento até encontrar um outro lugar; sentir saudades quando houve a inevitável mudança; e o final que não vou falar porque senão é spoiler.

- Com a divulgação do anime, era óbvio que algumas empresas iriam investir nos goods, a maioria inspirados em kigurumis de Hakutou e Kumatte-chan. Além de colaborações em cafés temáticos, roupas e lojas especializadas como animate, uma das maiores redes de lojas de venda de mangas, animes e goods, além de promover eventos com os atores e atrizes vocais (aka seiyuu).

Fontes: Manga Cross, Twitter e site oficial do anime, podcast Otaku no Kissaten.

Imagens: YT oficial do anime, HP do anime, aniplex, eterno récit (collabo com pijamas).

Comments

  1. Adorei a premissa, vou procurar pra assistir. Eu amo animes e mangas no ambiente corporativo! Não sabia que tinha uma lista oficial de mangas que merecem anime e eu achei isso genial.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana, eu acredito que esse anime deva estar no Crunchroll no Brasil. Eu assisti no amazon prime, porque fui lembrar desse anime depois que passou, mas ainda bem que o prime, em matéria de animes, ele disponibiliza tudo. É que não sei se o prime no Brasil tem quase a mesma coisa do resto do mundo, mas sei que a Netflix brasileira tem conteúdo que não tem aqui e vice-versa...
      Sim, aqui tem enquete pra tudo hahahaha
      O legal de Do Tennen é que mostra o quanto o chefe é estabanado fora do ambiente do trabalho, mas o novato nem liga, mas também coitado do novato que sofreu no emprego anterior ne.
      Outro anime que gostei foi "Cool Doji Danshi", que são cinco rapazes lindos mas frios que nem pedra, mas fazem cada estabanada, que você fica se perguntando como pode hahaha.
      Então, sobre mangás que merecem anime, ainda vai, porque eles costumam seguir quase que fielmente, o problema quando faz live-action, aí você tem dois resultados - ou fica muito bom ou fica uma droga.
      Sobre animes, tenta ouvir o podcast que indiquei no post, é uma galera muito legal (conheço dois deles pessoalmente).
      Beijão.

      Delete

Post a Comment