[Dorama Lista] Dez atrizes de doramas e filmes japoneses que estão fazendo sucesso

Quem assiste muito dorama e filmes japoneses (meu caso), acabamos por notar a atuação e presença de artistas. Eu estava mais mencionando atores (por eu achar mais fácil de assimilar), do que atrizes. E olha que no mundo dorama tem muitas atrizes boas, mas aquela história - se deixa de atuar por algum motivo, no caso das atrizes, quando casam e têm filhos, acabam ficando ausentes, e se demorar muito, acabam é no esquecimento por mais que tenham muitos trabalhos marcantes, caso da Maki Horikita, que saiu da carreira artística para se dedicar à vida doméstica.

Existem outras atrizes que no começo eram bem requisitadas, apareciam em tudo o que era programa de TV, e repentinamente a gente raramente ouve falar delas. Parece mesmo que, se elas deixam de atuar por algum tempinho, acabam sumindo. Ou aquelas que, da mesma forma que surgiram do nada, somem da noite pro dia (logo vou fazer uma postagem sobre o Nihon Academy na categoria "Artista Revelação", que, existem atores e atrizes que ganham o prêmio e nem aparecem mais depois).

As atrizes que listo a seguir, são aquelas que já fazem algum tempinho que estão bem encaminhadas, fazendo trabalhos de destaque, até no exterior. Lembrando que elas ainda estão na casa dos 20 anos, então elas poderão ter muito mais trabalho pela frente, assim espero.

As irmãs Kamishiraishi - Mone é a da esquerda e Moka é a da direita.

1. Mone Kamishiraishi (Ichikikushikino-shi, Kagoshima. n. 27 de janeiro de 1998): Muita gente conhece Mone por ser irmã mais velha da também atriz Moka. Dos 8 aos 10 anos, morou no México por causa do trabalho de seu pai. Ao retornar, entrou numa escola de música (por gostar do gênero) e por conselho de sua professora, fez audição na Toho Cinderella Audition e ganhou o prêmio especial do júri (sua irmã Moka ganhou o principal). A partir daí, Mone começou a atuar mais em musicais e teatro. No anime "Kimi no Na wa", fez a voz da protagonista, Mitsuha Miyamizu. Nos doramas, seus personagens mais conhecidos foram a enfermeira Nanase Sakura em "Koi wa Tsuzuku yo doko made mo", com Takeru Sato; Nami Suzuki em "Oh! My Boss" Koi wa Bessatsu" com Yuta Tamamori; Yasuko Tachibana na primeira fase do asadora "Come Come Everybody" (asadora que teve três protagonistas - Mone, Eri Fukatsu e Rina Kawaei). Em filmes, como Haruko Saigo em "Lady Maiko" (seu primeiro filme como protagonista) e Misa Fujisawa em "Yoake no subete". Recentemente está na versão teatral do anime "Sen to Chihiro no Kamikakushi" ("Spirited Away"), revezando o papel de Chihiro com Kanna Hashimoto, Rina Kawaei e Momoko Fukuchi. É também cantora, com oito singles em formato digital, quatro álbuns de estúdio e dois de covers.

Trivia: Quando Mone atuou pela segunda vez com Hokuto Matsumura (no filme "Yoake no Subete), muita gente acabou lembrando deles no asadora "Come Come Everybody", pois ambos atuaram na primeira fase, e como casal.

2. Moka Kamishiraishi (Ichikikushikino-shi, Kagoshima. n. 28 de fevereiro de 2000): Irmã mais nova de Mone, entrou na carreira artística ao ganhar o prêmio principal da Toho Cinderella Audition (entrou no concurso junto com a irmã, que ganhou o prêmio especial). No ano seguinte, em 2012, estreiou como atriz no dorama "Bunjin", e passou na audição para interpretar a protagonista no musical "Anne of Green Gables". Atuou com sua irmã Mone no filme "A Forest of Wool and Steel" - ambas interpretaram as irmãs Sakura. A interpretação de Moka como Yuni Sakura, rendeu o prêmio revelação no 42o. Nihon Academy em 2019. Por ter que interpretar uma personagem que praticava natação em quatro trabalhos diferentes, Moka acabou aprendendo os quatro estilos. Ficou conhecida também por ter interpretado Miyuki Nanase na 5a. geração da série "Kindaichi Shonen no Jikenbo"; feito a voz principal do protagonista no anime "Mirai to Mirai"; Miyuki Miyamoto na série "Gibo to Musume no Blues"; Eiko Tsukimi na versão dorama "Paripi Koumei". É também cantora, sob o pseudônimo de Adieu, tendo nove singles (dois físicos e sete digitais) e três mini-álbuns de estúdio.

Trivia: Moka e Mone costumam dizer que são amigas como irmãs e rivais no trabalho. De toda a série "Kindaichi Shonen" na TV, Moka foi a primeira atriz a interpretar uma vilã na 4a. geração e a heroína na 5a.

3. Hana Sugisaki (Tokyo-to, n. 2 de outubro de 1997): Filha do guitarrista Takehiko Kogure e da cantora Chie Kajiura, Hana começou a carreira ainda criança pela Stardust Promotion com o nome de Hana Kajiura. Ficou pouco tempo e saiu da agência, mas a vontade de ser atriz veio quando começou a acompanhar os trabalhos da atriz Mirai Shida e acabou entrando na Ken-On por causa dela. Mudou o nome para Hana Sugisaki, e a partir daí sua carreira de atriz cresceu - atuou no asadora "Toto Neechan" como a irmã da protagonista (Mitsuki Takahata), e ganhou o prêmio de artista revelação e de melhor atriz coadjuvante no 40o. Nihon Academy em 2017 pelo filme "Yu o wakasu hodo no Atsui Ai". Embora tivesse sido bem conhecida por protagonizar a heroína em "Hana nochi Hare ~ Hanadan Next Season", Hana também mostrou que conseguiu ser lembrada de outros trabalhos, como o asadora "Ochoyan", a série investigativa "MOZU", a versão filme de "Perfect World", e os recentes "Houtei Yugi", "Ichiko" e o recente "52 Hertz no Gujiratachi". Fez a voz da protagonista Mary no anime "Mary to Majo no Hana".

Trivia: Até 2018, a marca registrada de Hana era o cabelo comprido. Quando foi selecionada para interpretar Oto Edogawa, em "Hana Nochi Hare", teve que cortar mais de 30 cm do cabelo. Desde então, mantém o corte curto.

4. Mei Nagano (Nishi Tokyo-shi, Tokyo-to. n. 24 de Setembro de 1999): Foi através de um scouter (ou na gíria, "olheiro") em Kichijoji (Tóquio) que Mei foi descoberta, ainda com 9 anos, e logo atuou em seu primeiro filme, "Hard Revenge Milly Pretty Battle" e seu primeiro dorama "Hagane no Onna", em que interpretou Ineko Haga ainda criança (na idade adulta, foi Michiko Kichise). Por muito tempo, Nagano foi modelo em revistas como Nicola e Seventeen, e atuando em doramas e filmes como coadjuvante. Ganhou destaque ao interpretar Rinko Yamato, na versão filme de "Ore Monogatari" (com Ryouhei Suzuki e Kentaro Sakaguchi) e quando terminou o colegial, foi a protagonista no asadora "Hanbun, Aoi" como Suzume Nireno. Chegou a ser indicada duas vezes no prêmio de melhor atriz no Nihon Academy. Seus trabalhos mais recentes foram os doramas "Hakozume", "Unicorn ni Notte" e "Kimi ga kokoro o kureta kara", e os filmes "Konnichuwa Okaasan" e "Karakai Jouzu no Takagi-san".

Trivia: Mei Nagano tornou-se amiga de Mio Imada por ambas terem atuado no filme "Kimi wa Tsukiyo ni Hikari Kagayaku". Mei era a protagonista e Mio era uma funcionária de um maid cafe.

5. Mio Imada (Fukuoka-shi, Fukuoka. n. 5 de Março de 1997): Foi descoberta aos dezesseis anos em um game center onde estava com as colegas tirando fotos na máquina purikura. Por um bom tempo, fez mais sucesso em sua província natal até terminar o colegial e mudar-se para Tóquio, onde atuou em personagens menores até ter sido selecionada entre diversas candidatas para o papel de Airi Maya na versão live-action de "Hana Nochi Hare ~ Hanadan Next Season". Ganhou o prêmio de artista revelação no 45o. Nihon Academy em 2022 pela sua personagem Hinata Tachibana nos dois filmes "Tokyo Revengers". Seu primeiro asadora foi como a newscaster Mariana Riko Jinno em "Okaeri Mone". Seus trabalhos mais recentes foram "Last Man", "Trillion Game", "Ichiban sukina Hana" e o filme "Watashi no Shiawase Kekkon". Fará a terceira temporada de "Hanasaki Mai ga Damattenai".

*Trivia: Mei Nagano e Mio Imada atuaram juntas no dorama "3Nen A-gumi ~ Ima kara Minnasan wa, hitojichi desu" (ou "Mr. Hiiragi's Homeroom"). Hana Sugisaki atuou com Imada em "Hana Nochi Hare". As três são amigas fora do trabalho.

6. Kaya Kiyohara (Osaka-shi, Osaka-fu. n. 30 de janeiro de 2002): Entrou na Amuse por gostar muito do trio Perfume (tanto que Kiyohara estudou dança e tem formação em balé clássico), através de um concurso promovido pela agência, e acabou sendo contratada também para ser sponsor de uma marca de roupas. Foi modelo para as revistas Nicola e Seventeen. Seu primeiro trabalho como atriz foi como uma das criadas da família Imai em "Asa ga Kita" (Kiyohara não havia passado no teste para o cast principal, mas a produção a escalou para um papel menor). Conseguiu o papel principal de Mone Nagaura no asadora "Okaeri Mone" (2021). Seus filmes mais conhecidos foram "3 Gatsu no Lion" (como Hinata Kawamoto) e "Mamorarenakatta Monotachi e" (como Mikiko Maruyama), e doramas como "Fight Song" (como Hanae Kisara) e "Renbai Tantei Hisui Josuka" (como a personagem-título). Ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante no 45o. Nihon Academy em 2022 pelo filme "Mamorarenakatta Monotachi e". Recentemente está no filme de produção Japão-Taiwan "Seishun 18X2".

Trivia: Kiyohara atuou com seus sempais da Amuse - com Ryunosuke Kamiki em "3 Gatsu no Lion"; com Takeru Sato em "Mamorarenakatta Monotachi e"; com a cantora e compositora Sakura Fujiwara em "Fight Song". A música "Ayakashi", tema do dorama "Renbai Tantei Hisui Josuka" é de seu sempai Masaharu Fukuyama.

7. Fuka Koshiba (Sakai-shi, Osaka-fu. n. 16 de abril de 1997): Antes de ingressar na carreira artística, Koshiba praticava patinação artística no gelo dos 9 aos 14 anos, pois era influenciada pela atleta Akiko Suzuki. Ao participar de um concurso da Oscar Promotion em parceria com a rede Aeon, acabou sendo contratada para atuar (mesmo na apresentação ter sido em patinação no gelo). Como conciliar patinação artística e atuação era difícil, acabou ficando com a segunda. Seu primeiro trabalho na TV foi como Mao Tanizaki, irmã da protagonista interpretada por Emi Takei em "Iki mo dekinai Natsu", e no cinema na versão filme de "Majo no Takkyuubin" como a protagonista Kiki. Fez teste para o papel principal do asadora "Asa ga Kita", mas não passou, porém Koshiba acabou interpretando a primogênita de Asa (interpretada por Haru), Chiyo. Ficou mais conhecida por interpretar Ichigo Kobayashi em "Bishoku Tantei Akechi Goro" e Ai Sato em "Kanojo wa Kirei Datta". Atuará no taiga dorama de 2025 "Berabou ~Tsutajoueigano Yumebanashi ~".

Trivia: No dorama "Skate kutsu no Yakusoku", Koshiba não precisou de dublê para as cenas de patinação, pois ela mesma praticava desde criança.

Seu nome vem de um trecho da música "Oozora to Daichi no naka de", do cantor e compositor Chiharu Matsuyama, artista preferido de sua mãe.

8. Haruka Fukuhara (Saitama-ken. n. 28 de agosto de 1998): Desde criança no meio artístico, por quatro anos protagonizou o programa infantil "Cooking Idol I! My! Main!" no qual acabou lançando alguns álbuns com as músicas do programa. No quesito atuação, ela fazia mais personagens menores, pois ela era mais conhecida como seiyuu (ela fez a voz da personagem Himari Arisugawa na série "Kirakira Pretty Cure a la Mode"), mas quando fez o dorama "Koe Girl" que era sobre uma jovem aspirante a seiyuu, já começou a ficar mais conhecida (embora um de seus trabalhos anteriores, na série "Good Morning Call", foi a protagonista). Protagonizou a versão dorama do anime "Yuru Camp" como Rin Shima. Foi selecionada entre 2545 candidatas para o papel de Mai Iwakura no asadora "Mai agare!". Ganhou o prêmio de artista revelação no 47o. Nihon Academy pelo filme "Ano Hana ga Saku Oka de, Kimi to mata deaetara".

Trivia: Haruka é canhota, mas quando atuou na série "Yuru Camp", teve que aprender a usar a faca com a mão direita.

9. Riko Fukumoto (Osaka-fu. n. 25 de novembro de 2000): Aos 16 anos, participou do concurso promovido pela rede Toho de cinemas - o Toho Cinderella - para a revista Seventeen. Sua carreira artística começou no programa "Nijiiro Jean". Fez uma aparição especial no dorama "Confidenceman JP" (no episódio 5), e protagonizou no filme "Omoi Omoware, Furi Furare" (com Minami Hamabe, Takumi Kitamura e Eiji Akaso). Ganhou destaque ao interpretar Mio Hashimoto no dorama "Kieta Hatsukoi" (com Shunsuke Michieda e Ren Meguro), Rinrin Takahashi em "Trillion Game" e Sako Tachiaoi em "One Day". Em filmes, "Shiawase Muscat", "Kimi ga Otoshita Aosora" (com Genta Matsuda), "Kon'ya Sekai kara kono Koi ga Kietemo" (cuja atuação de Riko a fez ganhar o prêmio de artista revelação no 46o. Nihon Academy). Por ser da agência Toho, Riko é navigator do Cinema Channel.

Trivia: Por causa do filme "Shiawase Muscat", uma loja de doces tradicionais passou a vender doces inspirados na história, e teve grande procura. 

10. Minami Hamabe (Ishikawa-ken. n. 29 de Agosto de 2000): Hamabe ficou mais conhecida recentemente por ter atuado no asadora "Ranman" com Ryunosuke Kamiki, no filme da série "Shin Kamen Rider" e "Godzilla Minus One". Entrou na carreira artística ao ganhar o concurso "Toho Cinderella" em 2011 (o mesmo concurso que Riko Fukumoto participou, mas foi em 2016). Seus trabalhos mais conhecidos foram "Kakegurui" (como Yumeko Jabami), "Promised Neverland" (como Emma), "Doctor White" (como Byakuya Yukimura), "Saki" (como Saki Miyanaga), "Omoi Omoware, Furi Furare" (com Riko Fukumoto, Takumi Kitamura e Eiji Akaso), "Kimi no Suizou o Tabetai" (como Sakura Yamauchi, no qual ganhou o prêmio de artista revelação no 41o. Nihon Academy). Esteve nos recentes filmes "Silent Love" (com Ryosuke Yamada) e "Godzilla Minus One" (com Kamiki).

Trivia: Por serem da mesma agência e terem atuado juntas no mesmo filme, Hamabe e Riko Fukumoto são amigas fora do trabalho. Sem contar que Riko teve Hamabe como inspiração para ter participado do concurso "Toho Cinderella".

Eu sei que faltou gente, claro, porque são muitas atrizes que estão surgindo, além das veteranas. As que mencionei na lista são as que ainda não estão na casa dos 30, mas que elas fazem diversos trabalhos , como eu disse logo no começo desta postagem, e também são as que pouca gente conhece (caso da Haruka Fukuhara, Riko Fukumoto e Kaya Kiyohara).

Pode ser que eu faça uma segunda parte, porque outras atrizes que não entraram na lista, são as que eu também gosto, como Sairi Ito, Rina Kawaei, Kotone Furukawa, por exemplo, que estão tendo mais visibilidade, mesmo tendo ingressado na vida artística bem mais tarde.

Imagens: Toho Geino, Yahoo! Movies, Oshaerism Clip (NTV), Sponichi Annex, Crank Up!, eiga com.

(Imagem que abre o post, é do filme "Omoi Omoware, Furi Furare", em que atuaram Eiji Akaso, Minami Hamabe, Riko Fukumoto e Takumi Kitamura)

Comments