Os Dez Mais da Autora - Cantoras e Compositoras no Mundo J-Pop

Desde que vim parar aqui, em 1998, eu comecei a ouvir muito j-pop (música japonesa) por influência do pessoal do alojamento onde morei, porque vai imaginando uma cidade onde dá pra contar nos dedos quantos brasileiros moravam, e não tinha muito o quê fazer. Ainda bem que naquela época a programação na TV era muito boa, doramas legais, programas de variedades e musicais idem, foi por aí que começou o estrago, e hoje, se virem meu iPod, só tem música japonesa, porque no Spotify é tudo variado (menos alguns gêneros que não ouço nem que falassem que é a oitava maravilha do mundo, gosto é que nem b*nda, já cansei de falar).

Raramente eu comento que ouço muito música por parte de cantoras e compositoras japonesas, e olha que de um bom tempo para cá, surgiram muitas, seja de forma independente, seja via tiquetoque, youtube, enfim. Algumas conheci via programa musical, outras via rádio, indicação de seu ídolo favorito, e aí vai.

Embora eu já tivesse mencionado algumas delas em postagens anteriores, acho eu que não custa relembrar também, porque recordar é viver.

Lembrando novamente que a lista não está na ordem de preferência.

1. Uru: Quem me conhece, é uma das cantoras e compositoras que eu costumo citar. Conheci o estilo dela por causa de um anime movie que eu gosto muito, e a música de encerramento era dela. Pra procurar mais sobre ela, foi um pulo. Muita gente pode não gostar muito do estilo dela, porque a maioria de suas músicas são baladas e temas tristes mas com uma ponta de esperança. Ela não se limita a música de animes como "Hanyou no Yashahime" e "Kusuriya no Hitorigoto", mas também para filmes ("Tsumi no Koe", "First Love") e doramas ("Frankstein no Koi", "Chuugakusei Nikki", "My Family", "Theseus no Fune"). Recentemente, ela lançou o single "Ambivalent", tema do anime "Kusuriya no Hitorigoto", que está na segunda temporada em andamento pela Nihon Television.

2. iri: Outra que conheci por causa da música "Shimi", tema de encerramento dos episódios 4 a 6 do BL dorama "More Than Words", mas quem vive até hoje panfletando a cantora e compositora é Fuma Kikuchi, seja quando uma vez em um programa musical (não lembro se foi no Music Station ou no CDTV Live Live) a iri apareceu no mesmo dia que o Sexy Zone, e já sabem né, ainda mais que agora o Fuma tem conta no Instagram, vive postando a música dela nos stories. Tá certo ele - a cantora e compositora iri tem o estilo mais voltado para rhythm-and-blues, pop mais alternativo, soul music e muitas vezes chega a lembrar a era Shibuya-kei, muito popular no início dos anos 2000. Assim como a Uru, citada anteriormente, a iri é muito difícil de se apresentar em programas musicais, então a gente fica sabendo através de gente que é fã ou se a música dela estiver em algum CM.

3. miwa: Eu não lembro se foi por causa da música "Don't Cry Anymore", primeiro sucesso da cantora e compositora miwa que conheci, mas eu ouvia uma música ou outra por ser inclusa em algum dorama ou CM, e olha que ela frequentava quase que direto os programas musicais, por causa do seu estilo - pop-rock daqueles bem agradáveis de se ouvir. Sua música mais recente, "Soredemo tada", é tema de encerramento do dorama "Chubou no Alice". (E eu não lembrava que ela havia protagonizado um filme com o Kentaro Sakaguchi!!)

4. milet: Outra que também acabei conhecendo por causa de uma música que foi tema de encerramento de um dorama, e a música tocava direto nos programas musicais. O legal da milet é o jeito como ela pronuncia algumas palavras, bem característico dela mesmo, fora as músicas, que envereda bem para o rock, inclusive fez duas colaborações com a banda MAN WITH A MISSION para os temas da quarta temporada do anime "Kimetsu no Yaiba" (o arco "Katanakaji no Sato"). Seu último single, "Anytime Anywhere" é tema do anime "Sousou no Frieren".

5. Ryokuoushoku Shakai: Apesar do nome difícil de pronunciar, muita gente conhece a banda como "Ryoukushaka", e apesar de estarem na ativa desde 2012, foi por causa da música "Mela!" que a banda ficou muito mais conhecida. Embora seja uma banda mista (o quarteto é formado por dois homens e duas mulheres), é com a líder vocalista e guitarrista Haruko Nakaya que a banda tem muita força, com o vocal energético e forte dela. "Summer Time Cinderella" foi tema do getsu9 "Manatsu no Cinderella" e "Hana ni natte" foi tema do anime "Kusuriya no hitorigoto" (tema de abertura da primeira temporada).

6. Hitsujibungaku: Outra banda mista, mas um trio formado por Moeka Shiotsuka, Yurika Kasai e Hiroa Fukuda. A banda já é mais para o lado alternativo, mas claramente acessível. Foi por causa do programa de rádio S.I.N Next Generation, comandado pelo trio 20th Century que colocaram no ar a música "Eien no Blue", que acabei conhecendo a banda. Lançaram recentemente o single "tears" que foi tema do filme "Kakushigoto", protagonizado por Anne.

7. Perfume: Power trio de respeito desde que estouraram com "Chocolate Disco" e daí por diante ninguém mais segurou as três garotas - Kashiyuka, Nocchi e A-chan - que fazem shows em lugares minúsculos até os Domes e inclusive são famosas também no exterior, ao ponto de participarem de grandes festivais como Primavera Festival na Espanha. O estilo do trio é a dança sincronizada com o technopop que não soa datado, contagia qualquer um e as roupas que são lindas e até alguns modelitos têm pra vender na loja delas na Amuse. Fora que são simpáticas pra caramba, ao ponto de algumas girl groups de cara de paisagem cairem de amores pelo trio.

8. Sakura Fujiwara: Foi por causa do dorama "Love Song" que conheci a cantora e compositora que está na ativa até hoje, isso porque ela começou atuando, mas ela faz mais shows e apresentações musicais. Por gostar muito de Beatles, Fujiwara tornou-se fluente em inglês, e seu estilo musical é mais para acústico, folk e rock. De tão fã que é do quarteto de Liverpool, o nome do programa de rádio que ela possui - Here Comes The Moon - é nome de uma das músicas de George Harrison. No quesito atuação, ela ficou conhecida nos doramas "Love Song" (com seu sempai Masaharu Fukuyama), "Fight Song" (com sua colega da Amuse, Kaya Kiyohara) e "Tsukanoma no Ichika" (com Taiga Kyomoto).

9. Koh Shibasaki: Embora tenha muito mais trabalho como atriz do que como cantora, eu conheci a Shibasaki cantora em 2003 com o pseudônimo de RUI, cantora que estava no filme "Yomigaeru". Até 2007 por aí, ela era mais conhecida como atriz, até que ela fez uma collabo com Masaharu Fukuyama na música "Kiss shite", tema de encerramento da primeira temporada de "Galileo" (na qual ela atuou na primeira temporada, no primeiro filme e no último), e repetiu a parceria - como KOH+ em mais três músicas. Daí eu descubro que ela andou lançando diversos álbuns com material inédito e de covers. O estilo dela é mais pop, mas contendo baladas também.


10. Izumi Sakai (ZARD): Para mim, uma cantora e compositora que ainda deixa saudades. Eu comecei a ouvir as músicas dela quando vim parar aqui (aliás, muito do que conheço de j-pop, foi a partir de 1998), e como mencionei bem acima, o pessoal do alojamento onde morei, só ouvia música japonesa, então... E sempre achei que ZARD era o nome da cantora, mas na verdade é uma banda com membros itinerantes, somente a vocalista e compositora Izumi Sakai era membro fixo. E fui descobrir também que ela era mais ativa mais nos anos 90, por ter muita música dela em animes famosos, como Dragon Ball, Slam Dunk, Meitantei Conan entre muitos. O porém era que ela era muito difícil de aparecer em programas musicais, mas todo mundo conhecia a obra de Sakai. Quando ela deixou este mundo em 2006, foi um choque. E até hoje, uma de suas músicas mais conhecidas - "Makenaide" - continua sendo executada até hoje.

No que eu pensei que seria fácil fazer a lista, mas não... Sei que vai ter muita gente reclamando o motivo de eu não ter incluido na lista cantoras e compositoras como Hikaru Utada, Ringo Shiina, Ayumi Hamasaki, por exemplo. Eu ouço as músicas delas, sim, tanto que estou cogitando comprar o Best Album da Utada assim que sair, mas resolvi fazer a lista das cantoras e bandas que têm mulheres como líder vocal que muita gente desconhece. Qualquer coisa, felizmente todas elas possuem a discografia no Spotify, inclusive Hikaru Utada, Ringo Shiina, Ayumi Hamasaki, Kumi Koda (porque a Namie Amuro fez o desfavor de deletar todas as músicas tanto no YT como nos streamings, inclusive nem o Yamapi consegue colocar a música "UNUSUAL" em sua conta do Spotify, ou seja, se for ouvir algo dela, tem que ser via outros meios nada convencionais).

Imagens: Sony Music Entertrainment (Uru, iri, miwa, milet, Hitsubungaku), Chunichi Shinbum (Ryokuoushoku Shakai), JVC Speedstar Records (Sakura Fujiwara), Amuse Inc. (Perfume), Koh Shibasaki Official Page, WEZARD Official Page (ZARD), K-ON Anime Page.

Comments

  1. Vi a foto de k-on e vim logo ler o post. Queria dizer que 1998 foi o ano em que eu nasci kkkk, só isso mesmo.

    Eu conheço a Ryokuoushoku Shakai por causa de mela!, mas as outras músicas me cativaram muito! Eu amo a voz da vocalista e sempre busco ver videos dela cantando ao vivo. Atualmente eu to ouvindo muita banda japonesa, então vou aproveitar pra ouvir suas recomendações. Gostei que você indicou gente que eu não conheço, tirando ryokuoushoku e perfume, eu vou pesquisar elas no spotify mesmo e depois eu vejo os clipes musicais.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana!
      Acredite se quiser, assisti alguns episódios aleatórios de k-on, e na verdade eu preciso criar vergonha na cara e assistir tudo, ainda mais que é difícil anime de banda ainda mais formada somente por mulheres.
      Acho que todo mundo que conheceu o Ryokuoushoku shakai foi por causa de mela! mesmo, porque eu também faço parte da lista hahahaha E conferi a apresentação da banda ao vivo ano passado, num festival promovido pela emissora TV Asahi, meldeus, a Haruko tem um vocal potente pra caramba.
      É que este festival foi três dias, e fui no dia que a set list dos artistas estava muito bom (o meu grupo favorito - King & Prince - foi o último a se apresentar no dia, e o show deles durou uma hora e meia ou dezesseis músicas quase sem parar).
      A cantora Uru tem o estilo mais romântico/melancólico, mas eu gosto das músicas dela.
      Já a iri, tem uma pegada no soul e um pouco de shibuya-kei, soa bem os anos 90 do technopop japonês, mas é gostosinho de ouvir.
      Eu preciso ouvir mais, isso sim, mas é que a maioria não se apresenta em programas musicais na TV, e a gente acaba descobrindo por indicação mesmo.

      Delete

Post a Comment