[Anime Time] "MASHLE" ("Mashle: Magic and Muscles", 2023~2024)


Sinopse:
Num mundo onde as pessoas nascem com magia e através desta são definidas suas posições na sociedade, um jovem chamado Mash Burnedead nasceu sem um pingo de magia no sangue e, para compensar essa falta, treina diariamente para fortalecer suas habilidades físicas. Ele mora no meio da floresta, com seu pai adotivo, e para que possam viver em paz, resolve entrar na Academia Easton, um colégio para magos, para que Mash consiga obter o título de Visionário Divino, que é concedido para pessoas excepcionalmente talentosas. Embora não tenha nada de magia, Mash ingressa assim mesmo, determinado a obter o título, provar para o mundo que a força física pode vencer a magia e viver tranquilamente.

Ficha Técnica: Direção: Tomonari Tanaka. Roteiro original: Hajime Komoto (autor do manga "Mashle", publicado na Weekly JUMP (Shueisha)). Roteiro e serialização: Yousuke Kuroda. Character design: Hisashi Higashima. Sub-character design: Saki Hisamatsu, Goro Nozomi, Kento Toya. Prop design: Sayaka Takase, Kouhei Mikoshi, Yuka Yoshikawa. Direção de design: Takeshi Matsuda e Ryota Saito. Colorização: Hitoki Takeda. Cenário: Hideyasu Narita. Direção de arte: Yusa Ito. Diretor de fotografia: Akihito Suzuki. Direção de CG: Daisuke Fukuda. Edição: Masato Yoshitake. Música: Masaru Yokoyama. Diretor de som: Satoshi Motoyama. Efeitos Sonoros: Yui Anno. Produção de som: INSPION EDGE. Produção (criação): A-1 Pictures. Produção (geral): Aniplex, Shueisha, ADK. Música de abertura (primeira temporada): "Knock Out", de Taiiku Okazaki (SME Records). Música de encerramento (primeira temporada): "Choix Cream Funky", de Philosophy no Dance (gr8!records). Música de abertura (segunda temporada): "Bling-Bang-Bang-Born", de Creepy Nuts (SMAR/onenation). Música de encerramento (segunda temporada): "Tokyo's Way", de Shiritsu Ebisu Chuugaku (SME Records).


Elenco da primeira e segunda temporadas (Character Voice): Chiaki Kobayashi (Mash Burnedead), Reiji Kawashima (Finn Ames), Kaito Ishikawa (Lance Crown), Takuya Eguchi (Dot Barrett), Reina Ueda (Lemon Irvine), Mugihito (Wahlberg Baigan), Yuki Kaji (Rayne Ames), Wataru Komada (Tom Knowles), Makoto Furukawa (Max Land), Yuichiro Umekawa (Abel Walker), Abyss Razor (Hiroki Nanami), Kent Ito (Worth Madl), Shuichiro Umeda (Milo Genius), Aoi Koga (Love Cute), Kenji Nomura (Orol Andrew), Kengo Kawanishi (Ansa Shinri), Shota Hayama (Shuen Getsuku), Toshiki Masuda (Silva Iron), Ikumi Hasegawa (Lauren Cabas), Takehito Koyasu (Margarette Macaron), Koki Uchiyama (Carpaccio Luo-Yang), Taito Ban (Rhodes Amez), Yusuke Shirai (Lloyd Cabell), Yutaka Aoyama (Farman Cregos), Shinosuke Tachibana (Claude Lucci), Hiroshi Naka (Bless Minister), Junichi Sawabe (Ryoh Grantz), Yuki Ono (Orter Madl), Nobunaga Shimazaki (Kaldo Gehenna), Kisho Taniyama (Renatus Revol), Tomori Kusunoki (Tsurara Halestone), Saori Hayami (Sophina Biblia), Yumiri Hanamori (Kaise Tsukkomi), Katsuyuki Konishi (Brad Coleman), Shin-ichiro Miki (Innocent Zero), Cell War (Natsuki Hanae), Cho (Regro Burnedead), Riona Imaizumi (Anna Crown), Toshihiko Seki (Adam Jobs), Hiroaki Hirata (narrador).

A primeira temporada (episódios 1 a 12) foi transmitida do dia 8 de abril a 1 de julho de 2023 na madrugada de sexta para sábado, 00:00 às 00:30 pela Tokyo MX.

A segunda temporada (episódios 13 a 24) foi transmitida do dia 6 de janeiro a 31 de março de 2024 na madrugada de sexta para sábado, 00:00 às 00:30 pela Tokyo MX.

Todos os episódios podem ser assistidos nas plataformas de streaming, como prime video, Netflix, hulu, U-NEXT, etc.

Passeando na cidade, fazendo compras e comendo guloseimas porque nem só de magia e musculação vivem essa turma.

Outro anime que foi indicação do podcast Otaku no Kissaten sobre os animes da primavera de 2023, mas aquelas que só foi se tocar que o anime existia um ano depois, ou seja, quando estava passando a segunda temporada na TV, e fui assistir a primeira de curiosa. Resultado: além de ter maratonado as duas temporadas, li todo o manga, já que eram apenas 18 volumes (e terminou).

Quem leu todos os livros daquele mago da autora que nem eu quero mencionar o nome senão vou acabar sendo cancelada, logo vai entender a tremenda paródia dessa série. Aliás, a história parodia também outros animes, que, quem é otaku, vai pegar muita referência. Como disseram, Mashle é mais ou menos o Saitama (do One-Punch Man) indo para Hogwarts.

Pessoal do Otakissa que perguntou se um dia o Mash vai tirar a camiseta de malhação. No episódio da praia, o máximo que tirou foi a calça...

O plot é mais ou menos assim: num mundo onde todo mundo nasceu já com magia no sangue, existe um rapaz que desafiou as leis da "natureza" - tem zero magia no sangue, não tem a marca no rosto para caracterizar um mago, mas para compensar, pratica musculação e se exercita ao ponto de ter uma força sobre-humana. Para que ele não seja eliminado por não ter magia, aceita entrar numa escola para se tornar um Divino Visionário e assim, poder viver em paz com seu pai adotivo e comer choix cream. Mas se pensam que vai ser fácil...

No meio da arena, durante o teste pra visionário, de boas comendo choix cream

Quem pensa que é mais uma história de pancadaria gratuita, esqueçam. A história é muito divertida, já começa com o protagonista, Mash Burnedead, que tem aparência de um adolescente normal, não tem maldade no coração, ama comer choix cream, e é muito tapado ao ponto de não saber como se abre uma porta, no meio de uma batalha, do nada tira um choix cream e fica comendo, ou fica "viajando na maionese", o que rende boas risadas.



Claro que tem aqueles clichês típicos de manga, como o cara de aparência frágil e bobão (no sentido de inocente mesmo), mas que salva o dia, o ikemen da turma, o valentão que quer chamar a atenção das meninas, o amigo covarde, a menina que gosta do protagonista, os vilões de todos os tipos, desde aqueles que acabam virando aliados até aqueles tremendamente maus. O diferencial da história é a diversidade (não tem transfobia).

Pontos abordados na história:

- A crítica sobre ser diferente - basta ser um, que a população te julga. No caso, Mash não nasceu com magia e nem tem o sinal característico no rosto. Se ele é descoberto, as chances dele ser eliminado são grandes, bem como seu pai adotivo, já que estavam morando escondidos no meio da floresta.

- Discriminação: não bastasse Mash não ter poderes mágicos e ser discriminado pela maioria, tem o fato da Lemon Irvine ser pobre e ser ridicularizada pelo diretor diante dos candidatos no dia do exame de admissão. Sem contar que, os "piores elementos" foram parar na Casa Adler (por exemplo, Finn é covarde, Dot arranja briga por qualquer coisa, Lance é sister complex e por aí vai).

- Bullying: Infelizmente em todas as escolas existe, e na história vem combinado com nepotismo.

- Diversidade: a maioria dos antagonistas são não-binários, como Abyss Razor, Margarette Macaron e Cell War, por exemplo. O próprio mangaka respondeu a pergunta sobre o gênero de Margarette Macaron, que é uma pessoa não-binária.

- Complexo de inferioridade: casos de Finn Ames e Wirth Madl, que possuem irmãos mais velhos que são Divinos Visionários, o que causa neles a pressão de ser melhor que os mais velhos para impressionar a família.

- Não tem nada de errado de gostar de coisas fofas, no caso de Lance Crown que ama, venera, idolatra sua irmãzinha Anna; e no de Rayne Ames que ama coelhos.

- Muitas vezes, um ato de bondade pode causar consequências desastrosas - a mãe de Abel Walker fazia atos de caridade para os menos favorecidos e acabou pagando com a vida, o que fez Abel achar que todas as pessoas são más e que merecem um castigo pior que a morte.

- Embora Mash resolve muitas coisas na força física, mas muitas coisas ele resolve no diálogo. 

- Família é aquela quem cria e não quem dá à luz e larga.

- Mesmo sendo diferente, existem outras pessoas que vão estender a mão e ajudar (no caso os colegas - que se tornaram amigos - de Mash: Finn, Lance, Lemon, Dot e Tom).

- Choix cream é vida.

Personagens Principais:

- Mash Burnedead (cv: Chiaki Kobayashi): Um jovem que nasceu sem um pingo de magia, mas que desenvolveu suas habilidades físicas ao ponto que sua destreza e força chegam a desafiar as leis da Física. Apesar de ter a cara impassível e ser meio "tapado", Mash é muito gentil, generoso e ajuda os outros. Carrega consigo uma vara de aço que consegue transformar em qualquer objeto para exercitar. Adora choix cream.

- Finn Ames (cv: Reiji Kawashima): Colega de quarto de Mash na Academia Easton. Costuma ser a pessoa mais séria e racional perante outras pessoas, mas é tremendamente covarde. Seu irmão mais velho, Rayne Ames, é Divino Visionário. Sua magia faz com que objetos e pessoas mudem de lugar.

- Lance Crown (cv: Kaito Ishikawa): Rival mas amigo de Mash. Devido à doença de sua irmã que pode fazer ela perder os poderes mágicos, Lance resolveu estudar para ser Divino Visionário, assim ela não será eliminada pelas leis da cidade. Tem sister complex (pessoa que idolatra a própria irmã), morre de medo de insetos e fantasmas. Sua magia manipula a gravidade.

- Dot Barrett (cv: Takuya Eguchi): Auto-denominado rival de Mash. É pavio-curto, gosta de provocar brigas, quer que todas as meninas olhem pra ele, tem complexo de superioridade. Apesar disso, Dot tem bom coração e gosta de tomar chá. Tem uma cruz na testa, que aumenta seu poder de magia, que é provocar explosões.

- Lemon Irvine (cv: Reina Ueda): Diz ser a namorada de Mash. Lemon vem de uma família pobre e ingressou na Academia Easton para ajudá-la. Ela se apaixonou por Mash durante o teste de admissão em um labirinto, confundindo as palavras de apoio que ele deu para ela, em uma declaração de amor. É afável mas às vezes excêntrica. Sua magia cria correntes, algemas, qualquer objeto para prender coisas e pessoas.

Personagens secundários:

Membros da Academia Easton de Magia

- Wahlberg Baigan (cv: Mugihito): Mestre supremo da academia. Foi um Divino Visionário. Junto com Meliadoul e Innocent Zero, foram alunos de Adam Jobs, o mago que criou a sociedade de usuários de magia. Sua magia permite manipular o espaço.

Casa Adler (Representado por uma Águia - é onde Mash, Finn, Lance, Lemon e Dot pertencem)

- Rayne Ames (cv: Yuki Kaji): O mais recente Divino Visionário, seu título é de "Espada" e dirige a Casa Adler. Irmão mais velho de Finn. É uma pessoa séria mas adora coelhos e se preocupa com Finn e Mash. Sua magia é de manipular espadas.

- Tom Knowles (cv: Wataru Komada): Veterano de Adler e membro do time no jogo de Duelo. Assim como Dot, Tom é pavio-curto, mas é bem mais amigável e energético. Uma mania de Tom é comparar os outros com... bambu!

- Max Land (cv: Makoto Furukawa): Veterano de Adler, amigo de Rain Ames e candidato a Divino Visionário. Um dos motivos que levou a se candidatar, é proteger seus juniores. Sua magia é de manipular tamanho e dimensão de objetos.

Casa Lang (Representado por um Lobo)

- Abel Walker (cv: Yuichiro Umehara): Líder da Casa Lang e também do grupo Magia Lupus. É um nobre que acredita que todos os humanos - inclusive ele mesmo - são meras bestas que devem ser controlados. Tem um desprezo pelos pobres, pois por causa que um deles assassinou sua mãe quando esta fazia serviços de caridade. Sua magia permite manipular pessoas como marionetes, bem como transformá-las em um. Carrega sempre uma boneca no colo.

- Abyss Razor (cv: Hiroki Nanami): Segundo membro do grupo Magia Lupus. Possui o "olho do mal" (que faz anular os poderes mágicos de outra pessoa), que fez ele ser banido da sociedade, até ser resgatado por Abel, que levantou sua auto-estima. Por causa disso, Abyss seria o braço-direito de Abel. Seu poder mágico faz criar setas de direção que o faz locomover mais rápido que um piscar de olhos.

- Wirth Madl (cv: Kent Ito): É o terceiro membro do grupo Magia Lupus. Devido ao ser pai ser do alto escalão do Departamento de Magia, e seu irmão mais velho - Orter - ser um Divino Visionário, Wirth se sente pressionado em se destacar bem na sociedade. Sua magia manipula lama.

- Milo Genius (cv: Shuichiro Umeda): Quarto membro do grupo Magia Lupus. Embora seja do primeiro ano, é um prodígio em magia. Sua especialidade é manipular as pedras.

- Love Cute (cv: Aoi Koga): Quinto membro do grupo Magia Lupus. Arrogante, ela acha que todo mundo tem que servir à ela. Sua magia permite criar tornados e ciclones.

- Olore Andrew (cv: Kenji Nomura): Sexto membro do grupo Magia Lupus. Apesar de sua aparência, ele é a pessoa mais realista mas compreensiva. Consegue criar um mundo paralelo bem como se transformar em um tubarão.

- Anser Shinri (cv: Kengo Kawanishi): Sétimo membro do grupo Magia Lupus. Sempre diz o óbvio mesmo sendo profundo. Sua magia permite criar e controlar shurikens gigantes.

Casa Orca (Representada por uma orca)

- Margarette Macaron (cv: Takehito Koyasu): Comanda a Casa Orca, apresenta-se como um homem alto com cabelo raspado, mas durante o confronto com Mash durante o segundo round no exame para Visionário, acaba revelando que Margarette na verdade é um jovem andrógino com cabelos sedosos. É obcecado por molho tártar e pessoas mais fortes que ele. É não-binário e tem o poder de manipular música e sons. 

- Carpaccio Luo-Yang (cv: Koki Uchiyama): Estudante do primeiro ano que foi escolhido pelo Master Cane para não sentir dor, e toda a dor é passada para uma estátua em forma de deusa. Sua magia faz com que transfira toda a dor para seu oponente. Combinado com Master Cane, Carpaccio ataca seus oponentes ferindo a si mesmo com uma adaga, mas sem sentir dor nem se machucar.

Os Divinos Visionários

- Ryoh Grantz (cv: Junichi Sawabe): É o capitão das Força de Segurança da Magia. Aliado de Mash, é uma pessoa habilidosa, educada e protetora. Sua magia manipula a velocidade da luz, raios luminosos que podem até cortar. Seu defeito: muito vaidoso, convencido e se acha o homem mais lindo do universo.

- Orter Madl (cv: Yuki Ono): Membro da Administração do Poder Mágico, é cruel e insensível, quer manter a ordem no mundo. Irmão mais velho de Wirth, o terceiro membro da Magia Lupus. Tem o poder de manipular a areia, o que dá a ele a versatilidade de ataque e defesa.

- Kaldo Gehenna (cv: Nobunaga Shimazaki): Membro da Administração de Talentos Mágicos. Embora seja bem animado e alegre, ele é cruel e ardioloso, é viciado em mel ao ponto de colocar em tudo, até em sashimi. Tem o poder de manipular fogo e possui uma adaga flamejante que queima qualquer coisa que a lâmina tocar.

- Renatus Revol (cv: Kisho Taniyama): Membro da Administração do Cemitério Mágico. Avoado, preguiçoso e "lerdo", mas é o mais poderoso entre os Visionários. Sua magia faz com que ele junte partes de corpos nele mesmo e o torne imortal e com isso se regenerar dos ferimentos.

- Tsurara Halestone (cv: Tomori Kusunoki): Membro da Administração de Pesquisa de Magia. É tímida, desastrada e sempre com frio. Sua magia faz com que congele qualquer coisa. Sempre se arrepende disso e que desejaria ao menos ter uma magia que aqueça.

- Sophina Biblia (cv: Saori Hayami): Membro da Administração de Textos Mágicos Proibidos. É educada, calma e de pensamento lógico. Sua magia manipula as palavras e como consequência, as ações de seus alvos.

O Grupo do Innocent Zero

- Innocent Zero (cv: Shin'ichiro Miki): Principal antagonista da história toda e líder de uma organização criminosa do mesmo nome, que tem o poder de modificar sua aparência (normalmente ele aparece em forma de humano disforme). Sua intenção é ser o humano mais poderoso do universo, com isso roubou a magia de diversas pessoas e criou seis filhos para sacrificar e completar a imortalidade, sendo que cinco fazem parte de sua organização, os Quintuplos do Demônio. Innocent Zero tem o poder de manipular o tempo.

- Cell War (cv: Natsuki Hanae): Clone criado pelo Innocent Zero e membro da organização. Cruel, sádico e facilmente se ofende com comentários maldosos. Sua magia permite manipular carbono e estende-se a criar diamantes.

Outros Personagens:

- Regro Burnedead (cv: Cho): Pai adotivo de Mash. Auto-declara "um senhor de 75 anos chique e elegante", mora no meio da floresta, longe da civilização, para que pudesse criar Mash o melhor que pudesse, para que ambos não fossem executados.

- Brad Coleman (cv: Katsuyuki Konishi): Oficial de polícia que soube da existência de Mash, e tentou capturá-lo, mas foi derrotado. Ao ver a habilidade do jovem, Coleman faz um trato - que Mash entrasse na Academia Easton de Magia e tornasse um divino visionário, para que ele pudesse viver em paz. Coleman é um oficial corrupto que tortura prisioneiros para desestressar, pois odeia papelada.

- Adam Jobs (cv: Toshihiko Seki): Mestre de Wahlberg, Meliadoul e Innocent Zero. Criador do Departamento de Magia e Divino Visionário. A sociedade da magia foi criada por ele, tem influência muito grande na comunidade, mas ultimamente estava dando assistência pública para as pessoas que eram incapazes de usar magia. Sua magia manipula a escuridão e faz com que apage os alvos atingidos de sua existência.

Trivia e Curiosidades:

- Quem leu todos os livros daquele mago lá, da autora que a gente não menciona mais o nome, vai entender um monte de referências, desde a escola até as classes, os magos, as salas e os trajes.

Algum otaku me ajuda a descobrir qual anime/manga que tem esse personagem!

- Mas não é somente os livros daquele mago que a série parodia. Têm um pouco de "Yu-gi-oh", "Gintama", "One Punch Man", e até "Pretty Cute", "Cardcaptor Sakura" e "Fullmetal Alchemist" (isso pra quem leu o mangá inteiro).

- O próprio mangaka Hajime Komoto diz que suas influências para criar a série, foram "One Punch Man" e "Kimetsu no Yaiba". Daí percebe-se bem a característica do protagonista.


- A música de abertura da segunda temporada - "Bling-Bang-Bang-Born", da dupla Creepy Nuts - chegou a viralizar nas redes sociais, por causa da coreografia apresentada na abertura do anime. Muita gente conhecida fez - desde o elenco principal dos seiyuus até Tomohiro Kamiyama do grupo idol WEST. A música ficou doze semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard e quatro semanas na Oricon.

- O título - "MASHLE" - é um trocadilho com "magic" (magia) e "muscles" (músculos). E que também a pronúncia em japonês de "muscle" vira "massuru". Por isso que o título que saiu no exterior virou "MASHLE: Magic and Muscles".

- Choix cream ou chou a la cream, é um doce francês muito comum aqui no Japão - seria um tipo de carolina tamanho grande recheado de creme ou chantili ou sorvete, varia muito de lugar para lugar (recomendo os choix cream da rede Beard Papa, que são muito bons e também possui recheios sazonais).

- Como mencionado, alguns personagens são não-binários, como Abyss Razor, Margarette Macaron e Cell War. 

- Além dos 18 volumes tankobon completos, existem três novels baseados no manga, escritos por Kiyoko Hoshi, que faz paródia com histórias medievais, inspirados em jogos RPG.

- A primeira temporada do anime compreende a entrada de Mash na Academia Easton e as provas que faz durante o primeiro ano. A segunda temporada, é o teste para ser o Divino Visionário, como o subtítulo apresenta.

- Para quem acompanha muito anime, muitos seiyuus são conhecidos de outros animes, é óbvio. Por exemplo, Chiaki Kobayashi, que faz a voz de Mash Burnedead, também foi a voz de Kiyoshi Adachi na versão anime de "Cherry Magic"; Takuya Eguchi, que fez a voz de Dot Barrett, foi também de Lloyd Forger em "Spy X Family".

- Já teve peça teatral baseado no manga, encenado no verão de 2023 em Tóquio e Hyogo. Vai ter novamente em Tennouzu e Kobe no verão deste ano.

Fontes: site oficial do anime, twitter, JUMP Comics.

Imagens: Animate on line, site oficial do anime, YT, mantan web, abema TV, oricon on line, aniplex, MXTV.


Comments