[BEDA Semanal] Produtos Favoritos da Autora

Voltando a nossa programação mais ou menos normal...

Se tem uma coisa que é difícil de eu mencionar, seriam meus produtos favoritos, aqueles que eu tenho consumo quase direto, porque é óbvio que todos são comprados aqui no Japão. E nem todas as marcas possuem filiais fora daqui, e várias possuem o sistema de envio para o Exterior.

No caso de cosméticos, eu digo que é escolha muito pessoal, tem que ficar testando para acertar (e quando eu consigo acertar, param de fabricar). O mesmo vale para roupas, porque nem todo estilo serve pra mim (e também tem o quesito bolso). 

Mas vou mencionar meus produtos favoritos por quesito de curiosidade mesmo, mas lembrando que pode mudar por motivos diversos...

Cosméticos (skincare, perfumes, etc.): Um dos itens que não costumo comentar neste Empório, porque tem muito produto que eu mudo por diversos motivos - começou a não surtir mais efeito, difícil de encontrar, e o produto parou de ser fabricado. Mas existem outros que continuo usando regularmente, porque ainda faz efeito.

Sabonete líquido: 

Desde que vim parar aqui, demorei muitos anos para acertar o sabonete para banho, ainda mais que aqui é sabonete líquido (e sabonete em barra é muito difícil de encontrar), e para ajudar, quando entra inverno, meu corpo inteiro coça por motivos de usar água muito quente, aí não é qualquer sabonete que serve (aí tem que ficar usando creme hidratante no corpo todo nessa época do ano). Um dos poucos que consegui acertar e se deixar faço estoque do refil, é o Natusavon da Kosè Softymo, que utiliza óleo vegetal, ervas, flores e frutas, e é um produto livre de parabeno, silicone e sulfeto.

Vez ou outra, saem fragrâncias sazonais, como yuzu (um tipo de fruta cítrica que tem no Japão), neroli. Para relaxar e para refrescar. Eu costumo variar as fragrâncias, mas o produto continua deixando minha pele limpa e hidratada e sem coceiras.

Shampoo, condicionador e outros produtos para cabelo:


Passei a acreditar muito quando disseram para mim que, shampoo e condicionador é bom mudar a cada três a seis meses, senão "vicia" e não surte mais efeito. Quando também descobri que produtos para cabelo com sulfeto, parabeno e silicone podem causar queda capilar precoce, alergia, e outras coisas mais que podem acabar com seu cabelo a médio prazo, passei a procurar produtos sem esses componentes, mas quando vou cortar o cabelo, não tenho como evitar (a não ser que eu procure algum salão vegano, ou que use produtos sem esses componentes, mas tem que procurar e muito). 

Como demoro um pouco para cortar e pintar o cabelo, então a maior parte do período uso produtos mais naturais, como o Je l'aime da Kosè Cosmeport e a Diâne, da Nature Lab. Ambos utilizam óleos vegetais, aromas naturais e sem os produtos mencionados, o que não prejudicam tanto meu cabelo, que além de ser volumoso, eu peco no quesito tintura, já que se eu deixar in natura, vira algo pavoroso.

Felizmente, estão lançando no mercado vários produtos mais naturais e menos agressivos para o cabelo, já que ultimamente, o público anda mais exigente, e é sua identidade.

Skincare:


Produtos para hidratar rosto, ainda mais na idade que estou, muitas vezes se torna difícil e também exige uma boa grana, já que produtos pra quem chegou na casa dos cinquenta, costumam ser um pouco mais caros. Sei que existem opções mais baratas e tals, mas é aquela história - nem todo produto caro funciona e nem todo produto barato é ruim. Ou seja, tem que ficar testando mesmo.

Por muitos anos, usava os produtos da Kiehl's, cujos produtos eram mais apotecários mesmo, ou seja, manipulação farmacêutica. Um dos motivos que me fizeram dar um tempo, foi que alguns produtos pararam de ser fabricados, um deles era um primer que servia de protetor solar, do tipo, nem precisava passar base depois. Outro motivo que, agora para eu comprar, só indo para Tóquio ou Yokohama, porque a única loja que tinha em Chiba, fechou.

Descobri os produtos da Kenei Pharmacy por causa do comercial (cof cof cof), e a linha Lu Mild são recomendados para quem tem pele muito sensível, já que não levam etanol e nem perfume na composição, mas tem CICA (um tipo de planta que ajuda na regeneração e hidratação da pele), o que pra mim já ajuda. E o creme para mãos, o Heal Mild, não tem cheiro (uma vantagem para mim, já que trabalho com luvas e com peças delicadas).

Daí, como sempre acontece comigo quando o produto funciona: fui procurar a loção hidratante para ter um de reserva, e quem disse que agora encontro? Descobri que o produto é sazonal, ou seja, é para uso no outono e inverno, que é uma friaca do caramba, e os produtos funcionam bem nessa época do ano, porque deixam a pele hidratada e não ressecam.

Maaaaaas, tem outra marca que eu costumo usar por serem veganos, ecológicos e não testam em animais - The Body Shop. Graças a um creme para mãos feito de cânhamo que usei uns bons anos atrás, minhas mãos melhoraram depois de um mês que elas ficaram em carne viva por causa do produto que tinha nas luvas onde eu trabalhava.


Um produto que uso atualmente é um tipo de máscara e creme para massagear o rosto, para tirar impurezas e hidratar a pele. Tipo exfoliante, mas o que eu uso, de ginseng e arroz, é para quem tem sinais de melasma, que é o meu caso. Caso for escolher um exfoliante facial, aconselho perguntar para as vendedoras. Pelo menos as que trabalham nas lojas da rede (assim como as outras marcas) têm treinamento antes de fazer o atendimento, por isso que elas conseguem indicar o produto ideal para cada tipo de pele e pessoa.

Perfumes:

É escolha pessoal, por isso que nunca peço perfume como presente de aniversário, mas se for vale-presente, tudo bem. Por muitos e muitos anos, usei o Eternity de Calvin Klein, tanto a embalagem branca (o tradicional, que é mais amadeirada) como a limitada, Eternity Moment (de caixa rosa, cuja fragrância é mais floral). Daí a dona aqui resolve mudar, e acabei por usar os da The Body Shop. O Cherry Blossom é suave, floral, mas só vende na primavera e mesmo on line, o produto esgota. Uso atualmente o Vibrant Bergamot, embora tenha notas de bergamota (um tipo de laranja), não é enjoativo e dá pra usar todos os dias.

Imagens: Kosè-Softymo, Kosè-Cosmeport, Natural Lab, da autora mesmo, The Body Shop On Line.



Comments