[BEDA Semanal] Tag 4x4


Essa tag foi sugestão da Lana no projeto BEDA semanal, que ela postou o link de uma outra blogueira (que infelizmente não atualiza desde 2022). A proposta da tag era indicar 4 perguntas simples com 4 coisas para conhecer a pessoa melhor, mas pra pensar nas respostas...

Resolvi fazer de outra forma, no caso 4 gêneros de mangás com quatro títulos que talvez me conheçam melhor (quatro de cada é muito difícil, embora eu tenha meus autores favoritos e gêneros idem).

4 mangas no gênero shoujo:

Vou falar a verdade: desde que comecei a ler manga original, em japonês mesmo, com a ajuda de dicionário, o gênero shoujo era o que menos li e o que menos tenho na estante. Um dos motivos é que, quando comecei a ler manga, só tinha do gênero shonen, por causa de meu irmão mais velho que comprava via importado nas livrarias da Liberdade nos anos 90, então imaginem os mangas que ele comprava, já que naquela época ele trabalhava em uma empresa japonesa, e pegava as indicações dos colegas que iam para o Japão a trabalho. Os shoujo manga que eu tenho atualmente, foi com o tempo mesmo, isso porque o primeiro shoujo que li, foi Magic Knight Rayearth, que meu irmão comprou dado a transmissão do anime no Brasil. O lado ruim é que, pra ler shoujo manga, eu sou muito exigente, pois tema estudantil, dependendo do que for, não desce pra mim.

1. Magic Knight Rayearth (CLAMP)
2. Hachimitsu to Clover (Chica Umino)
3. Kimi ni Todoke (Karuho Shiina)
4. Natsume Yujincho (Yuki Midorikawa)

São os quatro títulos que eu tenho a versão física e original (especialmente Magic Knight Rayearth, que a CLAMP fez a reedição em 2023 e o traço mudou). Um dos motivos que eu mantenho e ainda leio quando dá na telha, é por causa do enredo. Estudantes indo para um outro mundo, estudantes de arte com seus dilemas antes de entrar na vida profissional, slice of life e histórias sobrenaturais que não são de terror. Dos quatro títulos acima, somente Natsume Yujincho ainda está em andamento, já soma 30 volumes e sem previsão nenhuma de terminar.

4 mangas no gênero shounen:

Não nego que o primeiro shounen que li na minha vida, foi via manga Shounen e Shounen Manga dos anos 60 que nem sei como foram parar em casa, mas foi nessas revistas que conheci o Tetsuwan Atom (do Osamu Tezuka) e Kaibutsu-kun (do Fujiko Fujio A), e inclusive algumas short-stories do Fujio Akasaka, criador do Osomatsu-san. Li Dragon Ball (incompleto) por causa do meu irmão. Mas gostei mais das obras da Rumiko Takahashi.

1. Ranma 1/2 (Rumiko Takahashi)
2. Hagane no Renkinjutsushi - Fullmetal Alchemist (Hiromu Arakawa)
3. MASHLE (Hajime Komoto)
4. Spy X Family (Tatsuya Endo)

Embora eu tenha lido Dragon Ball (que estava em andamento na época), eu gostei mais de Ranma 1/2 da Rumiko Takahashi, que estava completo, e era uma história muito cômica (não sei como essa história passou normalmente no Brasil, pois poderia correr o risco de ser cancelado devido ao teor, se me entenderam). O restante foi a história de que assisti o anime primeiro para depois procurar o manga. Vão por mim, muitas vezes a gente acaba gostando mais do manga. Da mesma forma que eu tenho pouco shoujo manga, eu tenho pouco shounen manga...

4 mangas do gênero seinen:

É o que mais tenho, vamos dizer assim... Seinen seria o gênero mais voltado para o público adulto, por causa dos temas, que seriam mais maduros, slice of life... Geralmente são temas mais condizentes com nossa realidade.

1. Kinou, Nani Tabeta? (Fumi Yoshinaga)
2. X (CLAMP)
3. Houtei Yugi (Ritsuto Igarashi e Yumuko Tsuka)
4. Metamorphose no Engawa (Kaori Tsurutani)

Um dos mangas que até hoje não supero o fato da CLAMP ter parado X da noite pro dia, mas também, depois que muitas tragédias aconteceram depois que os episódios eram lançados, não tiro a razão. Kinou Nani Tabeta ainda está em andamento, e vai ser outro que não vai terminar tão cedo. Houtei Yugi está seguindo o livro, então ainda tem mais um volume ou dois. Nunca soube classificar Metamorphose no Engawa, pois ela foi publicada on line pela NewType, uma revista voltada mais para anime de ação, fantasia e robôs, então coloquei como seinen por causa da temática também, mas não chega a ser BL porque esse conteúdo só é apresentado nos mangas que as duas protagonistas comentam.

4 mangas do gênero BL:

Sim, eu leio BL manga, aka Boys Love, amor entre rapazes. Enredo não falta também, e muitas autoras lançam mão da imaginação que corre solta para alegria das fujoshis e fudanshis. Eu também tenho um porém em BL manga, que não é qualquer história que consigo ler, e não é preconceito - muitas vezes a história não dá pra seguir adiante (existem temas bem problemáticos que podem causar desconforto, até mesmo para fãs do gênero). Acho que porque eu gosto mais de histórias em que as coisas acontecem na maior naturalidade, mas há exceções, pois tem uma mangaka que eu gosto e muito, e as histórias dela costumam tem um certo grau de angst no meio e amor unilateral.

1. Kieta Hatsukoi (Aruko e Wataru Hinekure)
2. given (Natsuki Kizu)
3. More Than Words (Etsuko)
4. Bokura no Shokutaku (Ori Mita)

Ambos os títulos já foram adaptados para live action ou anime. Embora Kieta Hatsukoi tenha sido publicado em uma revista shoujo, a história é majoritamente BL. More Than Words, da Etsuko, foi publicada em uma revista shoujo, a SPICA, mas tem conteúdo BL também (as obras posteriores, são tidas como BL por causa da publicação em revistas do gênero). 

Claro que eu tenho muito mais títulos que eu já li e vários que tenho na versão física (não tenho muita paciência para e-book mas acho que com o tempo vou ter que aderir em alguns por motivos de espaço físico no meu cafofo). A versão física que eu tenho de mangas é porque eu gostei muito e quero ter pelo resto da minha vida (exagero!!), mas alguns títulos eu li graças ao sistema de locação de mangas em lojas como TSUTAYA e GEO, que possuem uma vasta biblioteca. E olha que o pessoal aluga sem problemas.

E como sempre saem histórias novas, o negócio é tentar acompanhar, porque se alguém for em qualquer livraria, a pessoa se perde com a quantidade de títulos que possui, para todos os gostos.

Imagens: Kadokawa, Gentosha, Kodansha, Square Enix, Shueisha, Shogakukan, Hakusensha.

Comments

  1. Eu vi essa semana uma lista de animes, com Magic Knight Rayearth e deu vontade de assistir, mas só agora eu descubro que o mangá é da clamp. Vou assistir o anime com certeza, eu só não leio porque eu tenho uma ferida com os manga da Clamp num geral desde que eu li xxxHolic que tbm ta num hiatus tipo X e vai ficar pra sempre, infelizmente....

    Hachimitsu to Clover ta na minha lista pra ler, que aliás eu tenho que organizar para que eu leia ela efetivamente e não fique só adicionando títulos... Adoreeeei esse formato de 4x4, conheci vários mangás e reconheci outros.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana. Rayearth pode ler o mangá sem problemas porque ele é uma das poucas obras finalizadas direitinho da CLAMP (o mangá original foi em seis volumes, sendo três da primeira fase e três da segunda), e não é tão problemático XD As obras da CLAMP antes do X, elas tinham finalizado numa boa, o problema foi com X e aí foi ladeira abaixo, porque justo as melhores obras delas, fizeram questão de entrar em hiato, como Lawful Drug por exemplo...
      Hachikuro também foi uma história que terminou com dez volumes de mangá, e acho que terminou bem. O problema agora está sendo em Sangatsu no Lion, que tá chegando no volume 17 e nem sei como está, pois em 2023 a autora foi hospitalizada e submetida a cirurgia, então a história está temporariamente em hiato.
      Se alguém ver minha estante de mangás, a maioria ou é seinen ou BL, embora os shoujos Kimi ni Todoke são 30 volumes e já terminou e vai ter a 3a temporada do anime; Natsume Yujincho também já chegou no 30o volume, mas sem previsão de terminar, pois a história é publicada a cada dois meses na revista LaLa, e ainda tem muita ponta solta. Tenho outros shoujos que já finalizaram, como Sakamichi no Apollon com 9 volumes e bonus track, Suki dakara suki (da CLAMP) com três.
      BL manga eu tenho mais volume único, no maximo dois. Acho que o BL mais "longo" que tenho na estante é given, com nove volumes, mas pelo que andei vendo na revista que era publicada, acho que vai ter um volume extra, dos protagonistas alguns anos depois dos eventos...
      Vou falar a verdade... formato 4x4 dependendo do que for, é difícil, porque escolher quatro, tenho que quebrar a cabeça hahahaha Que nem escolher música, filme, artista, até comida.
      Beijao <3

      Delete
    2. Sendo assim eu vou deixar pra ler o manga depois de assistir o anime, porque assim eu pego o pique. Tem tanto manga do Clamp que eu quero ler, mas fico nessa dor de começar sabendo que não terá fim e me apegar de novo depois de 500 capitulos, sabe... dor! Eu quase não leio shoujo, sou mais de josei, seinen e bls tbm. Mais bl do que todo o resto.

      Por isso eu coloquei essa tag 4x4 na sessão difícil. Eu tenho um rascunho dela estruturado, mas nunca terminei porque tem que selecionar as imagens de cada coisa e eu tenho preguiça... Nem pra esse BEDA eu vou fazer, vai ficar pra depois...

      Delete
    3. Vai por mim, que o mangá de Rayearth você lê em três tempos, porque são seis volumes e acaba logo. Eu assisti o anime e depois li o mangá, e confesso que preferi mais o mangá...
      Um mangá e anime que você consegue acompanhar de boas, porque o mangá terminou, é Hachimitsu to Clover, Sakamichi no Apollon, given (mais o mangá).
      Kimi ni Todoke o mangá terminou, mas o anime vai entrar na terceira temporada, um dos motivos de demorar muito, meio que se deveu ao mangá que estava em andamento. Mas agora acho que o anime termina também.
      Sobre mangá BL, como mencionei, eu sou muito exigente, porque não consigo ler qualquer gênero. Acho que porque eu gosto de temas mais fofos, como Bokura no Shokutaku (e olha que pra quem leu as obras da Etsuko...)

      Delete

Post a Comment