Música e Fogos de Artifício

Ren Nagase e Kaito Takahashi no Uchiage Hanabi (cr. Oricon)

Muita gente acha que época de fogos de artifício - ou hanabi - é no verão, e não nego, porque durante os meses de julho a agosto o que tem de lugar aqui no Japão que fazem festivais de hanabi, é pra todos os gostos, claro que o mais famoso é o que acontece no Rio Sumida (perto do Tokyo Sky Tree, mas eu guardo lembranças nada agradáveis quando fomos em 2008).

Em alguns concertos, especialmente se eles são realizados em estádios (porque são lugares abertos, claro), no final do show, tem a queima de fogos. E claro que tem a devida orientação e supervisão de profissionais especializados, porque se houver um mínimo de erro, pode causar um desastre. Por isso que, em concertos, se tem a parte pirotécnica, é feito com muito cuidado.

No twitter oficial do grupo, no Ano Novo de 2024.

No final de janeiro deste ano, quem é membro do fã-clube do King & Prince, receberam a boa notícia de que eles realizariam um evento ao ar livre com fogos de artifício, inspirado no promotion video "My Love Song" (lead track do álbum "Peace"), em que no final, aparece um festival de hanabi. Isso porque, no countdown ao vivo que fizeram no FC, o final da brincadeira de dominó, formava um quadro com desenhos de fogos de artifício.

O evento ainda faz parte dos cinco anos de debut do grupo, que começou no dia 23 de maio de 2023, com single novo, álbum e turnê (provando que em dupla, conseguiram fazer tudo com sucesso), fora os eventos menores para quem conseguiu ser sorteado na compra dos singles e álbum (porque realmente foi em lugar bem menor mesmo, mas felizmente foi transmitido on line, caso tenha se cadastrado no site com o código que vinha nos CDs). Obviamente, no evento do "Uchiage Hanabi", era mediante sorteio, dado a capacidade dos lugares - em abril no ZOZO Marine Stadium em Chiba e em maio no Kirara Memorial Park em Yamaguchi.

(A que milagrosamente conseguiu o ingresso no sorteio, porque ultimamente, vou te falar...)


O ZOZO Marine Stadium fica quase ao lado do Makuhari Messe, e é o estádio onde é o "lar" do time de baseball Chiba Lotte Marines. Para quem já teve experiência em ir em concerto em estádio (no meu caso, foi no Nissan Stadium), torcer pra não chover no dia era grande, já que até dois dias antes do evento caiu o maior toró na região. Como geralmente estádio pra baseball costuma ser um pouco menor, conseguir ingresso no sorteio era um desafio, ao ponto de que, qualquer lugar estava bom.

O comitê de boas vindas para o público, logo na entrada.

O portão para a entrada de ingresso e revista de bolsa (para verem se não estaria com algum objeto perigoso, garrafas de vidro e latas), foi relativamente cedo, mas até abrir os portões de acesso para a arena e arquibancada... Claro que nesse tempo de espera, era tirar fotos dos painéis (porque faz uma fila enorme e nessas horas que sua paciência é posta à prova, quem for idol otaku vai entender o que eu quero dizer), comer alguma coisa (já que dentro do estádio durante o evento nem dá pra comer nada) e ouvir música ao ar livre (tinha um estande para o DJ que tocava música do grupo direto, inclusive a nova música que vai ser lançada em maio).

Os truck food que estavam no espaço reservado no estádio, fizeram colaboração com o evento - na compra acima de 500 ienes, davam um lenço umedecido (oshibori) com a embalagem tendo o logo do evento impresso (se bem que nesses lugares, qualquer comida saia por mais de 500 ienes mesmo, salvo a bebida, então teve gente que garantiu almoço e jantar).

Quanto aos concert goods, muita gente - eu, inclusive - comprou via on line um mês antes, ou teve a opção de fazer a lista e buscar no dia, ou poderia comprar tudo no dia mesmo, mas o local de compra era no Makuhari Messe, que é no meio do caminho pro estádio. Um dos motivos, é que no pavilhão do Makuhari Messe tem espaço para a fila, que quase nem tinha (como disse, muita gente comprou on line bem antes do evento, quem foi comprar na hora, era para comprar a mais e também alguns itens que esgotaram antes no site, como o copo, a bateria e o hairpins).

Diferente de outros lugares no mundo, aqui não dá pra escolher lugar. Independente de onde você vai ficar, o preço é o mesmo (salvo outros concertos). Meu assento foi na arquibancada, mas bem embaixo e quase de frente à cerca (mas não enxergava o palco). Mas se eu fosse acompanhar pelo telão, dava pra ver bem, e telão de estádio geralmente tem uma altíssima definição.

Felizmente no dia foi tempo bom, sem risco de chuva, apesar de ter ficado nublado no meio da tarde. Mas estava muito frio pra abril. Um dos motivos, é que o estádio fica quase perto da baía de Tóquio e o lugar é aberto, tudo colabora pro tempo ficar quase gelado.

(cr. Nikkan Sports)

Quando começou, os dois não entraram pelo palco (onde fica o telão principal), mas onde os jogadores saem, ou seja, pelo lado oposto. Quem ficou na arquibancada no segundo andar, teve uma visão melhor, porque durante o espetáculo dos fogos, eles ficaram justamente no palco de trás (porque o palco principal estavam alguns fogos e as luzes). Mas quando passaram com os torikko (carrinhos em que ficam para se locomover de um lugar para outro, no meio do público), foi onde consegui ver bem de perto mesmo, porque passaram bem na nossa frente, do tipo, a cerca nos dividia. Quem ficou na arena, quase nem dava pra ver, e eles só passaram na primeira música.

(cr. Kaito Takahashi IG oficial)

Como o slogan era "Música e Fogos de Artifício", o espetáculo dos fogos com luzes era acompanhado com a música em background de quase todos os singles do grupo. Podia filmar ou fotografar somente nessa hora, e pediam para que evitassem de usar selfie stick. Ainda bem que o tempo colaborou e ficou um espetáculo bonito, combinando com as músicas.

Embora eles tivessem cantado somente três músicas ao vivo ("Nanimono", "Namonaki Extra" e "Golden Hour"), o Uchiage Hanabi era mais a música com os fogos e algumas partes de comentário (em VTR). Um evento que valeu a noite, e sem problemas (ainda mais que consegui ver Ren e Kaito muito de perto, mesmo em rodízio no torikko - Ren foi na ida e Kaito na volta).

(cr. Oricon)

O evento foi tão bom que, a revista Hanabi Walker incluiu o evento na lista dos hanabi taikai - embora não fosse a quantidade enorme como de Sumida, o que chamou a atenção foi no sentido visual, incluindo formatos de corações e até o nome do grupo (isso dava pra ver quem estivesse de frente para o telão principal, como eu estava de lado, não deu pra ver direito).

Agora, esperemos no evento de Yamaguchi, que vai ser na véspera do 6o. aniversário para sabermos se vai ter algum anúncio especial (porque single novo já está no forno).








Tenho os vídeos, mas o som ficou meio cortado (meu celular não é um iPhone de última geração) e não consegui filmar a segunda versão de "Cinderella Girl" porque a bateria estava no limite e já tinha usado a bateria extra.

Imagens da autora via Smartphone mesmo, exceto as creditadas.

Comments

  1. Tu é uma blogueira muito boa! Eu só conheço eles por causa de ti e achei tudo interessante sobre o show deles. As imagens foram otimas ilustrando as informações do post. Adorei saber como funcionou todo o processo desde antes até o show. As fotos do smartphone ficaram lindas! Tbm achei muito fofo incorporarem um evento sazonal num show particular, vamos dizer assim. Meio que no Brasil os eventos sazonais são todos ligados a feriados católicos e um halloween importado de fora. Adorei o post!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Lana!
      O grupo King & Prince é muito conhecido aqui e na Ásia, e algumas outras estrangeiras conhecem através de outras que moram no Japão. Eles começaram para ser idol group no estilo do Idolish 7 (não sei se conhece esse game e anime, mas é bem interessante), mas também tem outros estilos musicais, desde rock até hip-hop. No 5o. aniversário do debut, ano passado, ficou reduzido a dois membros, que segue firme até hoje.
      Eu acredito mais que eles já estavam planejando antes do final do ano passado, pois no live viewing da virada do ano deles, eles montaram o dominó ao vivo e o final era a imagem dos fogos de artifício. E anunciaram em janeiro o evento.
      Tudo aqui é planejado com muita antecedência - tem que ver disponibilidade do lugar, dos staffs, dos profissionais e até dos artistas. Mas felizmente deu tudo certo.
      Alguns artistas incorporam os fogos de artifício em shows, desde que seja em estádio aberto, por motivos óbvios, mas geralmente eles fazem mais em julho e agosto, no máximo em setembro - são os meses que eles combinam verão, festivais e fogos, tanto que um festival bem popular na cidade onde moro cai justamente em agosto.
      Nossa, quando vi as fotos que tirei no meu smartphone, nem eu acreditei na qualidade, já que o meu é um Aquos Sharp (de sistema android ne) modelo de TRÊS ANOS atrás (já entrando pro quarto ano), mas ele quase não me deixa na mão, a não ser que eu esqueça a bateria extra, porque quando fico o dia todo fora de casa, tenho que ficar carregando bateria e cabo de tomada (porque tem muita cafeteria e restaurante com tomada).
      Foi milagre não ter chovido no dia, porque até dois dias antes, a região onde moro caiu um toró daqueles que ficamos com receio de que o evento fosse cancelado e transferido para outro dia.
      =^..^=

      Delete

Post a Comment