Depois de um feriado que pra mim (e muita gente) não foi prolongado, mas o suficiente para recarregar as baterias, recuperar um pouco minha sanidade mental, e arrumar o cafofo (jogar papéis inúteis fora, descartar outras coisas, organizar as estantes de livros e mangas...), porque viajar estava fora de cogitação para mim (no máximo, fui para Tóquio por causa do Comic City. Na área do evento estava bem tranquilo, mas quando fui pro centro aka Shibuya, Ikebukuro e a estação...) ainda mais que Golden Week é o feriado mais longo que tem no Japão, nem final do ano ou férias de obon chegam a tanto, aí o pessoal aproveita que não está tão quente assim e aproveita pra viajar, passear e tudo o mais.
Confesso que depois que volto de um período longo de folga, até eu entrar no ritmo, demoro um bom tempo, sério. Horário de dormir e acordar, ritmo de trabalho, paciência acaba em minutos... tudo isso influencia demais para mim. Até horário de comer - tirando as segundas, que eu ainda sigo fielmente o dia que não consumo produtos animais, e o café da manhã pra lá de "reforçado" que não dispenso - na folga foi uma catástrofe, especialmente nas horas de almoço e jantar.
"Semana seguinte eu volto ao normal", é o que sempre falo e na verdade eu não deveria colocar isso como lema todas as vezes que eu volto de algum dia de folga prolongado. Finais de semana e o dia que eu tiro folga nem conto, porque são dias que eu quero realmente descansar, desligar do mundo, passar a noite assistindo filme ou relendo os mangas que estão na estante, essas coisas (e começar a ler novels mesmo em japonês para eu aprender vocabulário novo). Um ou dois de folga ainda eu consigo manter meu ritmo normal, realmente o difícil quando são mais do que três dias. Então imaginem quando fiquei seis meses sem trabalhar.
Voltei ao meu ritmo normal na quinta-feira, quando sentei na escrivaninha e organizei minha agenda, coloquei a programação para os próximos dias, estou aos poucos atualizando meu diário (sim, estou escrevendo um, mas não é todo dia, mas deveria, ao menos anotar pelo menos três coisas positivas que me aconteceram no dia, baseado em muitas postagens de blogs que acompanho aqui e ali). Doramas e filmes também estou tentando botar em dia (mas resenha que é bom, cadê).
Mas também não adianta fazer tudo de uma vez só, que não sai nada que preste. O que eu consegui fazer recentemente, foi fazer uma lista do que tenho que fazer durante a semana e pregar em lugar visível, tanto no quarto como na sala (onde estão minhas estantes de livros, revistas, mangas, DVDs e CDs), e ir riscando os itens que já fiz. O que sobrar, fica para a outra lista.
Voltando ao assunto feriado, o próximo prolongado será em agosto, e como depende do calendário de cada empresa, não é tido como feriado nacional, mas também é um período que muita gente pega e viaja, porque junta as férias escolares, verão e festivais ao ar livre, como hanabis e festivais de dança tradicional.
Até lá, é eu entrar no ritmo normal (eu espero).
Foto: da autora, no parque onde fica a ponte Nakanoshima.
Comments
Post a Comment