Eu deveria ter feito isso durante janeiro até março, meses que entraram os doramas da temporada de inverno de 2024 aqui no Japão, e estou tentando lembrar o porquê de eu não ter feito, tanto que nem fiz a lista de janeiro a abril das músicas que andei ouvindo nesse período, e olha que ouço muita música no aplicativo Spotify e rádio via radiko (aplicativo de rádio de todo o Japão).
Quem assiste dorama e filme japonês, sabe que a maioria das músicas de encerramento são de artistas do gênero j-pop, isso quando não muito a música entra como abertura e até sem avisar no meio da trama (oi, SixTONES!). E foi bem por aí que conheci muito artista.
Vou tentar listar pelo menos dez, mas sabe como é: teve dorama que não assisti mas acabei conhecendo a música através de programas de rádio e na TV, como CDTV Live Live, Music Station, with music, Weekly Ninety-Nine Music, etc.
1. Naniiro demo nai Hana (Hikaru Utada): Tema do dorama "Kimi ga Kokoro o Kureta Kara". Acompanhar a carreira musical de Hikaru Utada, pelo menos para mim, não é uma das tarefas mais fáceis, já que ela é muito difícil de aparecer em programas musicais para divulgar músicas novas. Várias músicas dela foram usadas como tema de doramas, filmes e animes. Teve gente desavisada que achou que a música "First Love" (que foi usada no dorama da Netflix do mesmo nome) era nova, sendo que ela tinha lançado em... 1999!!! (Dorameiras mais antigas vão lembrar porque a música foi tema do dorama "Majou no Joken") A música "Naniiro demo nai Hana" foi tema do dorama "Kimi ga Kokoro o Kureta Kara" e faz parte do best album "SCIENCE FICTION", que foi lançado recentemente para marcar os 25 anos de carreira musical. É uma balada que tem melodia dolorosa, mas a letra é sobre o amor que se ninguém acreditar, não faz algum sentido cuidar e proteger.
2. "Hitomi" (Masaharu Fukuyama): Tema do dorama "Haru ni nattara". Embora seja uma balada, a música foi feita para aquecer o coração, pois a letra se trata de uma mensagem de amor do pai para a filha. E foi inspirado no dorama "Haru ni Nattara" - em que um pai viúvo criou a filha sozinho, e quando tornou-se adulta, no Ano Novo, ela diz ao pai que irá se casar em três meses e o pai diz que ele tem apenas três meses de vida. Mesmo com os contratempos, os dois resolvem fazer todas as coisas juntos, para que ambos não se arrependam do que fizeram e nem se culparem pelas escolhas.
3. "Ikouku Konen" (Omoinotake): Tema do dorama "Eye Love You". Confesso que não assisti ao dorama, mas gostei muito da música, tem uma melodia bem forte, com influência de jazz e rock. O trio, que veio de Shimane, ficou conhecido pelas músicas "Moratorium" (do anime movie "Saezuru tori wa habatakanai ~The Clouds Gather") e "Ubugoe" (do dorama "Cherry Maho") ainda quando era banda independente. Mas foi com "EVERBLUE", tema de abertura do anime "Blue Period" que a banda começou a ficar mais conhecida e ter assinado com uma gravadora major (Sony Music).
*Trivia: outra banda que surgiu no mesmo ano que Omoinotake, em 2012, o Official Hige Dan Dism, também é da mesma província - Shimane (apesar de somente dois membros terem nascido lá).
4. "W" (Snow Man): Tema do dorama "Shin Kuukou Senkyou". Eu sei que já tinha mencionado esta música no ano passado quando inclui na lista dos dez mais e também quando fiz a resenha do dorama "Dai Byoin Senkyou", mas como "Shin Kuukou Senkyou" seria uma sequência do episódio do hospital (tanto que a maioria dos personagens voltou), o tema de encerramento do grupo Snow Man permaneceu o mesmo (porque o tema da música fala sobre dualidade, o que acontece no enredo do dorama).5. "Soredemo tada" (miwa): Tema do dorama "Chubo no Alice". Outra cantora e compositora que eu já tinha incluido na minha lista das dez cantoras de j-pop que eu gosto muito, incluiu "Soredemo tada" como tema de encerramento do dorama mencionado (cujo enredo embora seja um tema mais de calor humano, aborda temas mais pesados, como autismo, preconceito, homossexualismo, injustiça, corrupção, briga pelo poder). A letra fala sobre gostar de alguém do jeito que ela é.
6. "Lovin' Song" (Sukimaswitch): Tema do dorama "Ossan's Love Returns". A dupla formada por Takuya Ohashi (guitarras e vocais) e Shintaro Tokita (piano, teclados e coordenador musical), já tinham incluso a música "Revival" na primeira temporada e no filme da série. Na terceira temporada, incluiram "Lovin' Song", que é uma balada. A dupla também é conhecida por músicas como "Kanade" e "Zenryoku Shonen", que eram músicas do início de carreira, mas ficaram famosas anos depois por terem incluído em outros doramas e animes. Recentemente, Ohashi fez uma participação especial na música "366 Nichi" da banda HY, que é tema do dorama do mesmo nome.
7. "Cropping" (Quw): Tema de encerramendo do dorama "My Strawberry Film". Pouco se sabe da dupla Quw, formado por i (pronuncia-se "AI") e mdmr (pronuncia-se "madoromi"), começaram em 2021 lançando músicas no YT e tik-tok, dando o conceito de "JAPANESE TAKUROKU INDIE POP", que seria música eletrônica no estilo vocaloid. Não é 100% de estilo que ouço todo dia, mas vez ou outra eu acabo ouvindo, não tem como evitar e acabo entrando no embalo. Foi assim quando comecei a ouvir Yorushika e YOASOBI, que começaram a carreira no YT e olha onde eles estão hoje né.
8. "Nidone" (Creepy Nuts): Tema do dorama "Futekisetsu ni mo Hodo ga aru!". A dupla formada por R-shitei (vocal e rap) e DJ Matsunaga (DJ e remixes) já era conhecida por causa da música "Tarinai futari", agora recentemente por causa do megahit que já tá batendo quatro meses no primeiro lugar nas paradas de sucesso, "Bling-Bang-Bang-Born". Ainda na trilha do sucesso do último single, a dupla lançou "Nidome", outra peça de rap e DJ, que foi tema do dorama da TBS no inverno de 2024, onde o protagonista acaba retornando ao tempo. A música acabou sendo lançada como coupling song na reedição, o que também fez sucesso. Detalhe que todas as vozes na música são feitas por uma pessoa só.
9. "Shiawase no Tame ni Ikiteiru Dake sa" (SUPER BEAVER): Tema do dorama "Mars: Zero no Kakumei". A banda era mais conhecida por incluir músicas em animes como "NARUTO", "Boku no Hero Academia" e "Barakamon", mas foi com "27", insert song no filme "Kimi to 100 kai-me no Koi" que começaram a fazer sucesso, culminando com as músicas que fizeram nos três filmes das série "Tokyo Revengers". "Shiawase no Tame ni Ikiteiru Dake sa" foi usada como tema de encerramento do dorama "Mars: Zero no Kakumei", e ainda a banda tem um insert song "Chiisana Kakumei".
*Muita gente deve ter ficado surpresa quando anunciaram que a música do dorama protagonizado por Shunsuke Michieda, era da banda SUPER BEAVER, contrariando um pouco a "tradição" de que, se algum membro do grupo idol da hoje agência STARTO atuava num dorama, era quase certeza que a música seria do grupo do protagonista...
10. "Midnight Girl" (imase): Tema do dorama "Chaser Game W". Natural de Gifu, o cantor e compositor imase começou como a maioria dos artistas atuais, colocando vídeos e músicas no aplicativo Tik-Tok. Ganhou notoriedade quando participou de um programa de audição na TV Tokyo - "Yume no Audition Variety ~ Dreamer Z" - sobre o boom de artistas que começaram a fazer sucesso no Tik Tok. Sua música mais famosa é "NIGHT DANCER", que foi usada na campanha do 3o. aniversário do SHIBUYA SCRAMBLE SQUARE em 2022, com batida dançante e que caiu no gosto até fora do Japão. "Midnight Girl" também não foge do estilo, tanto que na primeira temporada de "Chaser Game" ele havia incluso "Analog Life" como tema de encerramento, e chegou a fazer uma ponta na série.
Sei que tem muito mais, porque saem mais de vinte doramas por temporada, contando com especiais e aqueles que são transmitidos pelos serviços de streaming e TV paga (como WOWOW por exemplo), então fica difícil listar todas as músicas (se bem que eu queria, porque ultimamente saem músicas boas).
Imagens: Dorama Japan, Sony Music, Universal Music Japan, Amuse Inc., EMI Virgin, TBS, Fuji TV, KanTele, TV Asahi, TV Tokyo, NTV, MBS.
Comments
Post a Comment