[Cine-Pipoca] "Houtei Yugi" (2023)

ATENÇÃO: Filme com conteúdo que pode causar desconforto para algumas pessoas, por ter conteúdo forte de violência, abusos, sangue e outras situações que não posso mencionar.

Sinopse: Em uma faculdade de Direito, alguns alunos fazem uma reunião secreta e fazem um jogo simulando um tribunal, onde cabem eles mesmos denunciarem e julgarem os próprios colegas. Anos depois de terem se formado, três deles acabam se envolvendo num incidente - a morte de um deles, uma das ex-colegas é acusada de assassinato e o terceiro acaba sendo advogado de defesa da acusada. Mas, por trás desse incidente, descobrem a ligação que eles têm no passado, o que acaba desencadeando a verdade sobre cada um deles.




Ficha Técnica:
Direção: Yoshihiro Fukagawa. Produção: Fumio Yoshimura, Toshiyuki Kobayashi, Hiroko Nakamura, Satoshi Matsumoto, Yuji Touji. Baseado no livro "Houtei Yugi", de Ritsuto Igarashi (Kodansha). Roteiro: Saya Matsuda. Produção Geral: Keiichi Hashimoto (TOEI) e Tatsuya Hongo (Media Mix Japan). Produtor Associado: Yoshihiko Yamamoto. Produtor Cooperado: Michiko Koji. Produção de Linha: Osamu Watanabe. Edição: Naoya Bando. Decoração: Takamasa Suzumura. Gravação: Masato Yano. Coordenador de som: Hiroyuki Ishizaka. Iluminação: Noritaka Shiibara. Diretor de Fotografia: Hirokazu Ishii. Design: Kimie Kurotani. Música: Goro Yasukawa. Tema de encerramento: "Itoshi Ikiru Koto", de King & Prince (Universal Music Japan). Produzido pela MMJ (Media Mix Japan). Distribuidora: Toei. Exibido nos cinemas a partir do dia 10 de novembro de 2023. 



Elenco: Ren Nagase (Kiyoyoshi "Seigi" Kuga), Hana Sugisaki (Mirei Orimoto), Takumi Kitamura (Kaoru Yuki), Akira Emoto (Satoshi Nakura), Katsuhisa Namase (Shoji Kugimiya), Michitaka Tsutsui (Satoru Sakuma), Nao Omori (Daigo Numata), Junki Tozuka (Kenji Fujikata), Asuka Kurosawa (Aoi Yuki), Akiko Kurano (Harue Sumida), Kenji Yabe (Yuichi Furuno), Soran Tamoto (Shinsuke Tomeki), Yudai Toyoda (Kouhei Yasuhiro), Sojiro Yoshimura (Takeru Azumi), Yura Anno (Kana Sugimoto), Haori Takahashi (Mai Eto), Norihiro Shige (Tatsuya Nakano), =LOVE *somente em foto.

Dia 12 de abril, o filme saiu no streaming prime video. O DVD/Blu-ray saiu no dia 12 de junho de 2024.

Baseado no livro do mesmo nome de Ritsuto Igarashi, traz a história de três estudantes de Direito - Kiyoyoshi Kuga, que quer prestar o exame para tornar-se advogado, sua amiga de infância Mirei Orimoto que também estuda na mesma faculdade, junto com Kaoru Yuki, tido como gênio e preside o "jogo da inocência", um jogo simulando um tribunal, feito secretamente entre alguns estudantes do curso. Anos depois, quando Kiyoyoshi passa no exame e torna-se advogado, é chamado pelo Kaoru para fazerem novamente o "jogo da inocência", mas ao chegar no local, encontra Mirei ensanguentada e Kaoru já morto com uma faca cravada no peito. A partir daí, começa a surgir eventos do passado que acabam transformando a vida de cada um deles.



O livro foi publicado pela editora Kodansha em 2020, tornando-se um dos livros sobre mistério e lei mais indicados por leitores, além de ter sido um dos primeiros trabalhos de Igarashi.

A história envolve o mistério entre os três protagonistas. Será realmente que Kaoru foi assassinado por Mirei? O pedido de Mirei para que Kiyoyoshi a defenda no tribunal vai muito além de terem sido amigos de infância. Mas Kiyoyoshi também tem um passado sombrio, e qual seria a relação com Kaoru, além da faculdade?

Personagens Principais:

- Kiyoyoshi "Seigi" Kuga (Ren Nagase): Advogado que acaba por defender sua amiga de infância, Mirei Orimoto, acusada de assassinar o colega de ambos, Kaoru Yuki. No passado, viveu em um orfanato, o Kokoro Home. Aos 16 anos foi parar no reformatório por tentar assassinar o diretor do orfanato para defender a amiga Mirei. No reformatório, ao conversar com o advogado da instituição, Shoji Kugimiya, Kiyoyoshi decide estudar para ser advogado. Mora em uma pensão e trabalhava em um escritório, até que teve que abrir um - o Escritório de Advocacia Fiore - para poder defender Mirei no tribunal. Possui relação sobre um incidente na estação ocorrido nove anos atrás.

- Mirei Orimoto (Hana Sugisaki): Amiga de infância de Kiyoyoshi no orfanato Kokoro Home, entrou na faculdade de Direito. Tinha ido parar no orfanato devido a negligência familiar. Defendeu Kiyoyoshi quando este esfaqueou o diretor do orfanato na intenção de protegê-la dos abusos que ela sofria. Ao formar-se na faculdade, foi acusada de assassinar o próprio colega, Kaoru Yuki, e pediu para que Kiyoyoshi a defendesse no tribunal. Nove anos atrás, esteve envolvida no incidente na estação de trem.

- Kaoru Yuki (Takumi Kitamura): Tido como o gênio na faculdade de Direito, é quem comanda o "Jogo da Inocência". Ainda estava cursando, e, junto com o Professor Nakura, estava fazendo a tese sobre reforma judicial e julgamento em crimes similares, quando foi assassinado. Sua mãe havia falecido quando Kaoru ainda era criança e o pai faleceu enquanto estava no colegial, e foi criado pela tia.

Faculdade de Direito da Universidade Hoto:

- Satoshi Nakura (Akira Emoto): Um dos professores do curso de Direito na Universidade Hoto, tem conhecimento sobre o "Jogo da Inocência". Era coordenador do curso que Kaoru estava fazendo sobre a tese de reforma judicial. Tem como hobby fazer miniaturas.

- Kenji Fujikata (Junki Tozuka): Um dos alunos do curso de Direito. Responsável por distribuir um panfleto onde é revelado o passado de Seigi para que todos da classe saberem quem ele realmente era.

- Kouhei Yasuhiro (Yudai Toyoda)

- Takeru Azumi (Sojiro Yoshimura)

- Kana Sugimoto (Yura Anno)

- Mai Eto (Haori Takahashi)

- Tatsuya Nakano (Norihiro Shige)

São alunos do curso de Direito que participam do "Jogo da Inocência" no primeiro "julgamento" em que Fujikata acusa Azumi de ter quebrado a tela de seu celular.

Outros personagens:


- Aoi Yuki (Asuka Kurosawa): Tia de Kaoru. Depois do falecimento do pai, Kaoru foi morar com ela.

- Satoru Sakuma (Michitaka Tsutsui): Pai de Kaoru. Era policial e estava sendo acusado de assédio em uma colegial. Sofreu um grave acidente ao cair da escadaria da estação e ficou paraplégico. Até o final de sua vida, jurava inocência.

- Shoji Kugimiya (Katsuhisa Namase): Advogado de Seigi quando este foi parar no reformatório devido ao incidente do Kokoro Home. Foi durante uma das conversas com o advogado que Seigi resolveu entrar na faculdade de Direito.

- Daigo Numata (Nao Omori): A pessoa que faz qualquer coisa em troca de dinheiro, inclusive espionar a vida de Mirei. Foi intimado pelo Seigi para testemunhar no caso do assassinato de Kaoru.

- Yuichi Furuno (Kenji Yabe): Junto com Tomeki, estava investigando o caso de assédio ocorrido nove anos atrás. O caso estava arquivado até então.

- Shinsuke Tomeki (Soran Tamoto): Advogado que está investigando o caso do assassinato de Kaoru. Também estava investigando o caso de assédio ocorrido há nove anos atrás, em que envolvia Mirei e Kaoru.

- Harue Sumida (Akiko Kurano): Proprietária da pensão onde Seigi mora.

Trivia e Curiosidades:


- O autor do livro que deu origem ao filme, Ritsuto Igarashi, nascido na cidade de Morioka, Iwate, é formado em advocacia pela Tohoku University. Além de seu primeiro livro "Houtei Yugi" ter sido adaptado para o cinema, outro livro de sua autoria - "Hoshi Furu Yoru Ni" foi adaptado para dorama em 2023.

- Coincidentemente, o ator, cantor e compositor Takumi Kitamura protagoniza tanto o filme como o dorama. Assim como o diretor Yoshihiro Fukagawa dirigiu o filme e o dorama também.

- Para quem chegou agora, Takumi Kitamura, além de ator, é cantor, compositor e guitarrista da banda DISH// desde 2011. Por doze anos fizeram parte da equipe EBiDAN, que compreende grupos como Bullet Train, M!LK, ONE N' ONLY, etc. Kitamura atua desde 2006, e formou a banda em 2011. 

- Kitamura e Nagase atuaram juntos num especial para a Kansai Television em 2019, "FLY! BOYS, FLY!", cujo tema era a entrada de rapazes como comissários de bordo (profissão majoritamente por mulheres).

- Os três atores principais já foram premiados com o Nihon Academy, prêmio que elege os melhores filmes do ano, o que seria equivalente ao Academy Awards (aka Oscar) norte-americano. Hana Sugisaki ganhou dois em 2017 (Melhor Atriz Coadjuvante e Artista Revelação); Takumi Kitamura em 2018 (Artista Revelação) e Ren Nagase em 2020 (Artista Revelação).

- Akira Emoto (que interpreta o professor Nakura), já trabalhou com o diretor Fukagawa nos dois filmes de "Kamisama no Karute". Atua desde 1974 e desde então acumula trabalhos tanto na TV, cinema e teatro. É pai dos atores Tasuku e Tokio Emoto e sogro da atriz Sakura Endo (que é casada com Tasuku). Sua esposa era a atriz Kazue Tsunogae, que faleceu em 2018.

- Embora o filme tenha sido estreiado nos cinemas no dia 10 de novembro de 2023, as filmagens foram feitas em meados de outubro e terminado quase no fim de novembro de 2022. O anúncio foi feito a partir de 10 de março de 2023 na conta oficial do filme no Twitter.

- O diretor Fukagawa é conhecido por ter dirigido dois filmes da série "Kamisama no Karute" (2011 e 2014, ambos protagonizados por Sho Sakurai e Aoi Miyazaki) e o recente para a Netflix, "Sakura no youna Boku no Koibito" (2022, com Kento Nakajima e Honoka Matsumoto). 

- O ator mirim Towa Watanabe, que interpreta Seigi criança no orfanato, fez também o personagem Nobunaga Oda criança em "Shin Shinchokouki" (2022) e Kousei Sakae criança no dorama "Chubo no Alice" (2024). Ambos na fase adulta interpretados por Ren Nagase. Coincidência: tanto Towa como Ren são canhotos.

- Mana Tomisu, que interpretou Mirei Orimoto criança, também atuou em outra adaptação de Igarashi e direção de Fukagawa - "Hoshi Furu Yoru ni".

- O ideograma (kanji) do nome de Kiyoyoshi também pode ser lido como "Seigi", como em algumas ocasiões ele é chamado. Significa "justiça".

- O grupo idol =LOVE aparece nas fotos do armário de Fujikata. O grupo é formado por seiyuus vindas da Yoyogi Academy e produzido por Rino Sashihara (ex-AKB48 e HKT48).

- Assim como o autor, o ator Junki Tozuka também é de Morioka, Iwate. Um de seus trabalhos mais conhecidos, foi o do comediante Toshiaki Kasuga em "Daga, Jonetsu wa Aru". Por causa do dorama que atuou com Kaito Takahashi e do filme com Ren Nagase, Tozuka é amigo próximo dos dois, ao ponto de ter sido convidado para o vídeo de final de ano de 2023 no canal oficial do You Tube do King & Prince.

- A flor que Kaoru menciona para Kiyoyoshi antes de morrer, a flor de Rindo (ou Gentiana japonesa), na linguagem das flores tem o significado de "vitória", "justiça". Por florescer sozinha, tem o significado de "eu gosto de você mesmo estando triste", "amor solitário", "ter confiança em si mesmo". Kaoru pede a Kiyoyoshi que, caso acontecer algo, é para visitar o túmulo de seu pai. 

- A flor é ilustrada na capa do livro de Igarashi. Também na versão manga, publicada pela Kodansha, inicialmente na revista Evening e posteriormente no site Comic Days. 

- A versão manga (que foi baseada no livro) teve o último capítulo publicado no site Comic Days da editora Kodansha no dia 2 de junho de 2024. Ilustrado por Yumuko Tsuka, a versão manga iniciou em maio de 2022 (meses antes de planejar a versão filme). São quatro volumes (o quarto volume sairá em agosto).

- O filme teve locações em:


* Seibu Bunri University na cidade de Sayama, Saitama (a cena da universidade);

* Oya History Museum em Utsunomiya, Tochigi (a cena do "Jogo da Inocência");

* Noge Miyakobashi Shotengai em Yokohama;

* NPO Oyama Town Film Factory, na cidade Oyama, Shizuoka (a cena do orfanato "Kokoro Home". Coincidentemente, foi o mesmo lugar onde foram feitas as locações do dorama "Shin Shinchokouki");

* Kanto Tetsudou, Ibaraki (as cenas da estação, em preto-e-branco);

* Koganei Rehabilitation, em Tóquio;

* Kosai Tsuhara Camp, em Fujikawaguchiko em Yamanashi;

* Kisarazu, Chiba.

- A música de encerramento - "Itoshi Ikiru Koto", de King & Prince - foi anunciada no dia 1 de outubro de 2023, enquanto estavam na tour "Peace". Foi double-A com "Magic Word", o 14o. single do grupo e o segundo como dupla. O promotion video tinha sido lançado quase um mês antes no canal oficial do grupo no You Tube.

No dia 3 de outubro de 2023, na divulgação, o elenco principal e o diretor se apresentam para a imprensa e platéia. Da esquerda para direita: Junki Tozuka, Takumi Kitamura, Ren Nagase, Hana Sugisaki, Nao Omori e o diretor Yoshihiro Fukagawa.

No dia 26 de outubro de 2023, cerca de 15 dias antes da estréia nos cinemas, o diretor Fukagawa, junto com Ren Nagase e o autor Ritsuto Igarashi, apareceram na Universidade Senshu (em Tóquio) para divulgação diante dos alunos do curso de Direito.

Ren Nagase e Junki Tozuka nos bastidores em Osaka, na divulgação do filme em outras cidades.

- Na divulgação do filme, que começou em outubro de 2023, chegaram a aparecer em uma faculdade de direito e em diversas cidades, como Nagoya, Osaka e Fukuoka.

- Obviamente existem várias diferenças entre o filme e o livro: 

* o nome do escritório que Kiyoyoshi acaba abrindo para poder cuidar do caso de Mirei, no livro é Girasole (girassol em italiano). No filme, virou Fiore (flor).

* O escritório de Kiyoyoshi ficava em um prédio comercial, e tinha uma secretária, a ex-colegial Saku Sakura. No filme, o escritório era no quarto da pensão onde morava e trabalhava sozinho.

* No livro, Mirei entrou no orfanato já na adolescência, assim como Kiyoyoshi. No filme, eles ainda eram crianças.

* O nome do diretor do orfanato Kokoro Home chamava-se Hideaki Kita. No filme tornou-se Yusuke Kita (a informação consta no recorte do jornal que estava no panfleto).

* No livro, Kaoru foi assassinado dentro da universidade, em uma sala que simulavam um tribunal. No filme, foi em umas ruinas de alguma construção que somente quem participava do "Jogo da Inocência" sabia.

Fontes: site oficial do filme, twitter oficial do filme, do ator Towa Watanabe, do King & Prince, Oricon, location film Japan.

Imagens: os mesmos mencionados nas fontes.

Comments