[Dorama Review] "Kinou, Nani Tabeta?" - First Season ("What Did You Eat Yesterday?", 2019)

ATENÇÃO: Dorama e postagem não recomendados para pessoas -

- Preconceituosas sobre assunto de amor e convivência de pessoas do mesmo sexo.

- Que não aceitam o fato de atores bem-conceituados no mundo do entretenimento serem protagonistas num dorama com temática boys love mesmo não tendo uma cena sequer de amor, beijo, etc.

- Que estejam lendo e forem assistir de estômago vazio porque envolve muita, mas muuuuuuuuuuuuita comida...

Sinopse: O cotidiano de dois homens na casa dos quarenta anos que compartilham o mesmo teto e vivem juntos. Enquanto um é advogado que tem receio de assumir sua homossexualidade publicamente por causa de sua profissão, mas adora cozinhar e procurar boas ofertas em supermercados, seu parceiro é um cabelereiro de um elegante salão que não tem vergonha de assumir, tem um estilo mais livre mas é um pouco ciumento. Apesar de suas orientações sexuais, eles conversam e convivem com assuntos do cotidiano, do trabalho e convivência, inclusive preocupações sobre o futuro e sobre direitos conjugais.

Ficha Técnica: Direção: Kazuhiko Nakae, Katsumi Nojiri e Kenji Katagiri. Baseado no manga "Kinou Nani Tabeta?", de Fumi Yoshinaga (Morning KC, Kodansha). Supervisor de planejamento: Yusuke Kanda. Roteiro adaptado: Naoko Adachi. Produtor-Chefe: Masashi Abe (TV Tokyo). Produção: Taku Matsumoto, Rina Sobue, Atsushi Sato (TV Tokyo). Planejamento: TV Tokyo e Shochiku. Criação: Comitê "Kinou Nani Tabeta". Food Coordinator: Shinya Yamazaki. Consultoria Jurídica: Yasue Uno e Minano Kawamoto. Consultoria em Cabelo e Estética: Shinji Abe (Artmake Toki) e Yuma. Música: Kaori Sawada. Música de abertura: "Kaerimichi", de OAU - OVERGROUND ACUSTIC UNDERGROUND (Toy's Factory). Música de encerramento: "i o you", de Friends (Warner Music Japan). Patrocinadores especiais: Panasonic e S&B Foods. Transmitido pela TV Tokyo na madrugada do dia 5 de abril a 28 de junho de 2019 (TV Tokyo Dorama 24, das 00:12 as 00:42).

Elenco: Hidetoshi Nishijima (Shiro Kakei), Seiyou Uchino (Kenji Yabuki), Koji Yamamoto (Daisaku Kohinata), Hayato Isomura (Wataru Inoue), Toshihiro Yashiba (Tominaga), Marin (Michiru Tominaga), Atsuko Takaizumi (Yoshie Uemachi), Chan Kawai (Osamu Uemachi), Yurika Nakamura (Shino Koyama), Makita Sports (Hiroshi Miyake), Airi Matsuyama (Mika Aso), Fumiya Endo (Hayashida), Yurina Tsubaki (Eri Saotome), Miko Nakasawa (Yuina Kikuchi), Miako Tadano (atendente do supermercado), Kaoru Okunuki (Reiko Miyake), Misako Tanaka (Kayoko Tominaga), Kotaro Shiga (Goro Kakei, ep. 1~5), Ryosei Tayama (Goro Kakei, ep. 11 e 12), Meiko Kaji (Hisae Kakei).


Convidados especiais em cada episódio: Hitomi Sato (Seiko Imada, ep. 1 e 3), MEGUMI (Sra. Sengoku, ep. 1), Daisuke Matsunaga (Sr. Nishina, ep. 1 e 3), Kengo Kakiuchi (Sr. Sengoku, ep. 1), Tetsu Kanbara (cliente, ep. 2), Hako Oshima (Hitomi, ep. 2), Yumiko Nakamura (mulher em frente ao supermercado, ep. 2), Aloha Gerard (Gilbert, ep. 3 e 6), Satomi Ando (Nao Nishina, ep. 3), Itsuwa Sato (Daiki Nishina, ep. 3), Shinsuke Suzuki (cirurgião, ep. 4 e 5), Takenori Goto (Maachan, ep. 4), Ippei Saito e Osamu Fujiki (amigos de Maachan, ep. 4), Chiaki Kawamo (cliente Hayakawa, ep. 5), Mari Sakai (Sra. Seo, vizinha de Hisae Kakei, ep. 5), Minori Tokuhashi (Misato, ep. 5), Yusuke Ohira e Utako Shouji (Yusuke e Utako, ep. 5), Mao (Yumi Nagamori, ep. 6), Kazuhiko Ikuina (Yuta Kawase, ep. 6), Daikichi Sugawara (Tetsuro Honda, ep. 8), Bokuzo Masana (Yoshiyuki Nagashima, ep. 8), Wataru Yusa e Momoko Futamatsu (casal, ep. 8), Buffalo Goro A (Koichi Suganuma, ep. 9), Hiroka Morisaki (Megumi, ep. 9), Kayoko e Kaori Shiina (convidadas da festa de casamento, ep. 9), Kiyomi Ensou (Sejima, ep. 9 e 10), Kanako Saito (atendente da joalheria, ep. 9), Bungo Uchida (Kenichi Yabuki, ep. 10), Haruto Yoshida (Kenji Yabuki adolescente, ep. 10), Maki Toyoda (Mami Mitsuya, ep. 10), Reira Arai (atendente de cafeteria, ep. 12), Oto Abe e Mei Fukuda (clientes da cafeteria, ep. 12), Gaku Yamamoto (Shiro Kakei adolescente, ep. 12).

A mangaka Fumi Yoshinaga é conhecida pelo manga "Ooku", que tinha virado filme em 2010, mas uma de suas obras anteriores, "Antique Bakery", tinha sido adaptado para dorama em 2001. "Kinou Nani Tabeta", o mais recente, está sendo publicada pela revista Morning KC desde 2007 e já conta - até o momento desta postagem - 22 volumes no formato tankobon, e ainda sem previsão de terminar.

A história é sobre o cotidiano de um casal homossexual que moram juntos, trabalham em lugares diferentes e convivem com diversas pessoas, têm que confrontar problemas familiares, financeiros e sobre o futuro. E tudo isso envolvendo comida. Sim, ninguém leu errado. 

Shiro Kakei, que é advogado em um escritório no centro de Tóquio, é homossexual mas não revela à ninguém sua condição sexual, tampouco diz que tem um namorado. É uma pessoa séria no trabalho, preocupado com finanças e ele quem prepara a maioria das refeições na casa, com ingredientes que compra no supermercado do bairro e se tiver ofertas e descontos, melhor ainda. Seu parceiro, Kenji Yabuki, é cabelereiro em um salão perto do prédio onde moram, assume abertamente sua condição sexual e consegue se socializar facilmente, mas é bem descuidado financeiramente. Cada episódio foca majoritamente em Shiro e Kenji, com situações cômicas ou dramáticas, às vezes envolvendo o trabalho, problemas domésticos e sobre direitos LGBTQIA no Japão.

Embora o manga seja publicado em um revista seinen e classificado como "manga culinário" (por causa dos pratos que Shiro prepara em cada capítulo), tanto o manga como a adaptação para dorama e filme foram bem-recebidos pela crítica pelo fato da autora abordar a realidade de casais homossexuais no cotidiano, no trabalho e na família, ainda mais que os personagens principais estão na faixa dos quarenta anos. E ainda: não tem nenhuma cena explícita. Se nem beijo tem, imagine o resto...

Personagens Principais: 

Shiro e Kenji são os protagonistas da série. Moram em um apartamento de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, em um bairro afastado da metrópole. De vez em quando, Kenji cozinha, mas faz mais a parte doméstica, como limpeza e lavanderia.

Shiro Kakei (Hidetoshi Nishijima): Advogado sério e reservado na casa dos quarenta anos (quando a série no manga começou), e que não revela sua homossexualidade a ninguém do trabalho. Prefere trabalhar em um escritório modesto para que ele possa sair às seis horas da tarde, passar no supermercado para comprar produtos em promoção e fazer o jantar para ele e seu parceiro Kenji Yabuki. Seu interesse em cozinhar veio quando Shiro estava na casa dos trinta anos e queria perder peso, por isso ainda mantém a forma mesmo na casa dos quarenta anos. É muito preocupado com as finanças, mantendo um orçamento fixo mensal para comida, por causa do futuro de ambos, já que não terão ninguém para cuidar deles na velhice.

Por não ser abertamente homossexual, Shiro entra em conflito interno por não se encaixar tanto na comunidade homossexual como na heterossexual. Mantém um relacionamento distante dos pais e fechado no trabalho. Com o passar do tempo, Shiro começa a ser mais aberto com os pais e mais confortável em saber que tem Kenji como parceiro.

Kenji Yabuki (Seiyou Uchino): Parceiro de Shiro, que está na casa dos quarenta anos. Cabelereiro do salão Forme, é alegre, abertamente assumido, e consegue socializar-se, e tratar bem clientes difíceis. Diferente de Shiro, que é sério e mais contido, Kenji é mais aberto e um tanto exagerado em sua personalidade, costuma ser dramático em muitas situações, é ciumento e ter a mentalidade muito fértil, especialmente quando Shiro começa a agir fora do seu habitual. É mais delicado, gosta de coisas fofas e é mais informal em sua vestimenta.

Tem um relacionamento distante com sua mãe e irmãs, e não tem contato com o pai, cujo paradeiro se encontrava em Chiba, vivendo de seguro.

Família Kakei:

Formada por Goro e Hisae Kakei, pais de Shiro, que é filho único. Desde que Shiro revelou aos pais que é homossexual, demoraram para entender e aceitar. Atualmente, aceitam e sabem que tem um companheiro. É mais Hisae quem se preocupa com o futuro do filho.

Hisae Kakei (Meiko Kaji): Mãe de Shiro. Entrou em choque quando o filho revelou que era homossexual. Aos poucos foi aceitando, apesar de às vezes confundir homossexualidade com transtorno de identidade de gênero, mas continua sendo reservada no assunto. Foi dela quem Shiro herdou o gosto pela culinária, pois todas as vezes que ele vai para a casa dos pais, costuma ajudar a mãe na cozinha, e pede dicas de receitas para ela.

Goro Kakei (Kotaro Shiga, ep. 1~5. Ryosei Tanaka, ep. 11~12): Pai de Shiro. Aceita a condição do filho, mas ignora completamente a respeito. No começo da série, foi internado com o diagnóstico de câncer no esôfago, operado com sucesso.

Escritório de Advocacia Uemachi: 

No manga, situa-se no bairro de Ginza, em Tóquio, o que faz Shiro ir de trem e demorar cerca de 45 minutos de viagem. É administrado por Yoshie Uemachi.

Yoshie Uemachi (Atsuko Takaizumi): Diretora do escritório de advocacia, e expert em casos de falência. Ficou viúva logo que abriu o escritório. No funeral, a sogra de Yoshie a culpou por não ter cuidado do marido, pois queria que ela fosse dona-de-casa a trabalhar no escritório. Por causa disso, Yoshie tem pouco contato com a nora Haruna, que preferiu ser dona-de-casa, tanto que não mora junto com o filho. Ela vive ganhando presentes dos clientes, como frutas, verduras e utensílios domésticos, e acaba dando boa parte para Shiro do que para a nora.

Osamu Uemachi (Chan Kawai): Filho único de Yoshie e também advogado, trabalha com a mãe. Colega de faculdade de Shiro, ele é especialista em direito civil e casos de falência. Casado com Haruna, tem dois filhos. Costumava ser uma pessoa magra, mas depois que casou e deixou todo o trabalho doméstico para a esposa, engordou pelo fato de comer e beber demais. Passou a ter interesse em defesa criminal desde que havia pego o caso de um morador de rua acusado de assassinato, tentou aceitar a oferta de trabalhar como advogado de defesa, mas acabou recusando por falta de experiência e que seria um encargo demais para ele.

Shino Koyama (Yurika Nakamura): Paralegal (ou assistente jurídico) do escritório. No manga, ela tem a aparência de uma mulher na casa dos trinta anos, sendo que tem menos que isso. Seus pais tinham uma rede de restaurantes no estilo ocidental, mas acabaram fechando e com débitos. O escritório Uemachi resolveu o caso, e um dos motivos de Shino ir trabalhar no escritório depois que se formasse, era justamente para ajudar a pagar a dívida. Apesar da aparência, Shino tem os hábitos de mulheres de sua idade, como comer demais, ser rápida no manuseio de computadores e celulares.

Família Tominaga: 

Formado por Kayoko, seu esposo e a filha Michiru. Shiro conheceu Kayoko por acaso no supermercado que frequenta para dividir uma melancia, que além de ser cara, comprar uma inteira era muito para cada um deles. A partir daí, Shiro e Kayoko compartilham receitas e dividem o que fazem e compram, e o esposo de Kayoko às vezes pede conselhos a Shiro. Tratam Shiro com naturalidade mesmo sabendo que ele é homossexual e tem um parceiro.

Kayoko Tominaga (Misako Tanaka): Dona-de-casa. Costuma frequentar o mesmo supermercado que Shiro. É excelente cozinheira e também procura melhores ofertas nas compras.

Tominaga (Toshihiro Yashiba): Esposo de Kayoko. É aposentado, e aos sábados costuma jogar tênis com seus amigos. Às vezes, quando Shiro vem visitá-los (para dividir as compras), ele pede conselhos. O primeiro nome não é mencionado tanto no manga como no dorama.

Michiru Tominaga (Marin): Filha única do casal Tominaga. Mora com o namorado Tatsuya e sem planos em casar. Por morar perto, quase sempre vem visitar os pais.

Salão Forme: 

Salão de cabelereiro e estética situado perto do prédio onde Shiro e Kenji moram. É gerenciado por Hiroshi Miyake e tem, além de Kenji, os assistentes Eri, Mika, Hayashida e Yuina. No final da primeira temporada, a esposa de Hiroshi, Reiko, resolve montar um salão de estética facial em uma das salas do prédio.

Hiroshi Miyake (Makita Sports): Dono e gerente do salão onde Kenji trabalha. Foi colega de Kenji no curso de cabelereiro e estética. Casado com Reiko e com dois filhos, estava pensando em separação devido a infidelidade dele com uma de suas clientes (Sra. Sejima). Pelo fato de Kenji ser o funcionário mais antigo, Hiroshi tem mais liberdade de desabafar com ele. No manga, sua característica é o cabelo estilo afro. No dorama, era calvo e usava gorros ou chapéus.

Reiko Miyake (Kaoru Okunuki): Esposa de Hiroshi e esteticista. No dorama, aparece a partir do episódio 10, quando resolve voltar ao trabalho de esteticista no mesmo salão que o marido, aproveitando um espaço vago no segundo andar do prédio (uma forma que encontrou de ficar perto do marido).

Eri Saotome (Yurina Tsubaki), Mika Aso (Airi Matsuyama), Hayashida (Fumiya Endo) e Yuina Kikuchi (Miko Nakazawa): Funcionários do salão Forme.

Pessoas relacionadas com Shiro e Kenji:

Atendente do supermercado (Miako Tadano): Funcionária do supermercado que Shiro e Kayoko frequentam (de vez em quando Kenji também). Quase não fala, tem aparência antissocial, mas ajuda Shiro e Kenji quando tem promoções e ofertas, mas em poucas palavras ou apontando com o braço.

Daisaku Kohinata (Koji Yamamoto): Amigo do sr. Tominaga no clube de tênis, acabou conhecendo Shiro durante uma reunião na casa dos Tominaga. Trabalha na área de entretenimento, mora com o companheiro Wataru Inoue. Diante de outras pessoas, Kohinata é sério, mas diante de Wataru, demonstra todo seu amor em excesso, faz todos os caprichos dele. Mora em um apartamento na área nobre da cidade, leva uma vida boa e arca todas as despesas. De porte musculoso, era o tipo de pessoa que Shiro gostava dez anos atrás.

Wataru Inoue (Hayato Isomura): Namorado de Kohinata. Conheceram-se quando Wataru ainda era estudante de cursinho preparatório para o ginasial, onde Kohinata lecionava quando este ainda era estudante universitário. Para começarem a namorar, Kohinata esperou Wataru entrar na maioridade. Tem cerca de 30 anos, é completamente desleixado no vestuário como no visual (cabelo desgrenhado e barba sempre por fazer), completamente diferente como descrito por Kohinata para Shiro, que dizia que Wataru era igual ao Gilbert*. É manipulador, age como se fosse uma criança mimada e vai direto ao ponto, mas é bom negociante, por trabalhar em casa como day-trader (acionista). Seu petisco favorito (no dorama) são as batatas de wasabi beef. Ele acaba tornando-se mais próximo de Kenji.

*Em determinados momentos, Shiro chama Wataru de "Gilbert". Quando Kohinata havia descrito como era o namorado, dizendo que era lindo como o Gilbert, Shiro foi procurar na internet e encontrou a figura de Gilbert Cocteau, personagem do manga "Kaze to Ki no Uta", da mangaka Keiko Takemiya, uma das precursoras do manga do gênero boys love. Daí a imaginação fértil de Shiro, o fez pensar que o namorado de Kohinata era um europeu loiro, jovem e usando roupas esvoaçantes (no dorama, interpretado por Aloha Gerard), mas na vida real...

Trivia e Curiosidades:

- Logo no primeiro episódio, percebe-se o quanto Shiro é bem econômico no quesito de comida - compra no final do dia para pegar melhores ofertas, e dá a maior bronca no Kenji ao comprar sorvete na loja de conveniência sendo que no mercado determinado dia tem desconto.

- E também quem é o ativo e passivo no relacionamento. Quando Kenji comenta com uma de suas clientes, a sra. Sengoku (MEGUMI), e quando Shiro fica bravo com Kenji com a "falta de discrição" sobre comentar a vida dos dois ("neko" na gíria entre homossexuais, é o passivo e submisso).

(Kenji justifica o motivo de ter comentado sem querer com uma cliente sobre ter um namorado e morar junto, era que ele ficava ouvindo das clientes e até de seu gerente sobre família e vida doméstica que não era justo ele também não comentar sobre a vida dele com Shiro. É que na verdade, Shiro é mais fechado a respeito com seus colegas de trabalho e amigos próximos, dado ao medo de preconceito, julgamento e perder o emprego.)

- No episódio 4, é contada como foi o encontro de Shiro e Kenji pela primeira vez (em um bar gay e depois no salão Forme), e como Kenji acabou indo morar com Shiro (o apartamento onde Kenji morava começou a inundar devido a um vazamento de água do apartamento vizinho e estava morando de favor na casa do gerente).

- A idéia de trazer a história do manga para dorama e filme vinha há algum tempo, já que duas obras de Fumi Yoshinaga já tinham sido adaptados anteriormente, mas o problema eram as agendas de Nishijima e de Uchino que nunca tinham espaço livre.

- Nishijima e Uchino atuaram no mesmo dorama - o asadora "Okaeri Mone", em 2021. Nishijima era Satoru Asaoka, newscaster da Weather Expert News e Uchino era Koji Nagaura, pai da protagonista interpretada por Kaya Kiyohara. Na entrevista que deram na revista oficial do asadora, brincaram com o título do dorama que haviam atuado dois anos antes.

- Embora não tenha uma ordem cronológica certa nas duas temporadas do dorama, especial e filme (do tipo: em alguns episódios, utilizaram histórias fora da sequência), no mangá a idade dos personagens vai avançando. Quando o manga começou em 2007, Shiro e Kenji tinham 43 e 41 respectivamente. Atualmente, estão com 52 e 50. No dorama, na primeira temporada, era 45 e 43 (mas na época da primeira temporada, em 2019, Nishijima estava com 48 anos e Uchino, 51).

- Como o Japão ainda não reconhece a união de parceiros do mesmo sexo, em caso de um deles falecer, o parceiro não pode ficar com a herança, a não ser que tenha parentesco ou adotado. O que aconteceu no episódio 8, onde Tetsu (Daikichi Sugahara) quer deixar todos os bens para Yoshi (Bokuzou Masana), caso falecesse, mas a solução que encontraram foi Tetsu adotar Yoshi como filho para legalizar a posse de herança.

* Esse tópico onde em caso de extrema urgência só pode ser autorizado pela família e não pelo parceiro, é abordado em "Cherry Maho", o filme.

- Não acontece somente com famílias com filhos homossexuais, que não podem dar um neto (a não ser que adote), mas com filhos que não querem constituir família - os pais acabam "adotando" os netos dos vizinhos, o que acontece com os pais de Shiro que recebem a visita da vizinha com a filha e os netos no ano-Novo.

- Um dos motivos da casa de Shiro e Kenji terem eletrodomésticos (geladeira, forno microondas, outros aparelhos), televisor e notebook (que Shiro usa) serem todos da Panasonic, era que, na época, o ator Hidetoshi Nishijima fazia comercial dos produtos da empresa.

- O vício de Wataru pelas batatas fritas de wasabi beef da marca Yamayoshi foi tão grande que, no especial, filme e na segunda temporada, a empresa também foi patrocinadora (além dos condimentos S&B e a citada Panasonic). Tanto que, no comercial na época da segunda temporada, o ator Hayato Isomura, que interpretava Wataru, aparecia como o personagem fazendo propaganda do produto.

- O bairro onde fica o apartamento de Shiro e Kenji fica em Shin-Koiwa, bairro do distrito Katsushika em Tóquio. 

- O night club onde Shiro encontra Kenji pela primeira vez (ep. 4) é o Arty Farty, que fica em Shinjuku Ni-chome.

- Para a parte interna do salão Forme, onde Kenji trabalha, foi usado o salão Dayt., que fica no bairro de Daikanyama, Shibuya.

- O escritório de advocacia onde Shiro trabalha, fica dentro do prédio Terrace Square, próximo à estação de metrô Jinbocho.

- O supermercado Nakamuraya, onde Shiro e Kayoko faziam compras, realmente existiu, e ficava no Shin-Koiwa Lumiere Shotengai. O estabelecimento fechou em setembro de 2020, antes mesmo da segunda temporada. 

- O ator Koji Yamamoto, que interpreta Kohinata, tem como hobby a prática de musculação. Tanto que, na terceira temporada de "Hanasaki Mai ga Damattenai", ele fazia exercícios no meio das filmagens. É casado desde 2015 com a atriz Maki Horikita, que se conheciam desde que atuaram em "Atashinchi Danshi" em 2010.

- O ator Hayato Isomura ganhou o prêmio de artista revelação no 45o. Nihon Academy (2021) por dois filmes - "Kinou nani tabeta?" e "Yakuza to Kazoku". E dois anos depois o de melhor ator coadjuvante em "Tsuki".

- O ator Kotaro Shiga, que interpretou Goro Kakei nos episódios 1 a 5, teve que ser substituído por Ryosei Tayama nos episódios 11 e 12. Shiga havia sofrido derrame cerebral logo que o dorama foi ao ar (mas ele já havia gravado os episódios). Acabou falecendo um ano depois.

- A atriz Maki Toyama aparece no poster como a atriz favorita de Shiro, Mami Mitsuya, 30 anos atrás.

- O personagem Hiroshi Miyake, gerente do salão Forme, no manga ostenta um penteado afro. Mas como o ator que o interpreta, Makita Sports, é calvo, tiveram que fazer o personagem usando chapéus e gorros no dorama e filme.

- Involuntariamente a marca de sorvete Haagen-Danz é mencionado na primeira temporada, bem como a cerveja que Shiro e Kenji bebem em um dos jantares, é a Kirin. Um dos motivos que a cerveja não aparece quando Kohinata e Wataru vão jantar com Shiro e Kenji, é que o ator Koji Yamamoto, que interpreta Kohinata, faz comercial de outra marca, pela Suntory. Isso porque nenhuma delas patrocina o dorama.

Fontes: Site oficial do dorama (TV Tokyo), Kodansha (revista Morning KC), Zenkoku Location Map.

Imagens: Site oficial do dorama (TV Tokyo), Cinema Today, Mantan Web, Kodansha, Panasonic, at home, kawaguchi-antena.

Comments