Para não variar, estou botando três meses de música que ouvi (e ainda ouço) no aplicativo Spotify, e outros dependo do You Tube, já que ainda não colocaram nos streamings de música (ou na pior da hipóteses, ir no TSUTAYA que fica uns quinze minutos - de carro - e locar o CD, se não por outros meios nada convencionais, se me entenderam). Ou quando estou ouvindo rádio no aplicativo que tenho.
Como digo, entra temporada, sai temporada, e as músicas surgem para dar uma incrementada na trama. Sem falar que a maioria é de artista conhecido, então acabam sendo executadas em rádios, programas musicais, incluindo nos streamings como Spotify, Apple Music, amazon music, etc. E a maioria, claro, de artistas da j-pop (às vezes acontece de algum artista internacional também), quando não é tema de abertura, é de encerramento e até insert song quase sem aviso prévio (já disse o SixTONES está ficando mestre nisso?)
1. moooove!!/halfmoon (King & Prince): Inclui os dois num só porque as duas músicas sairam como double-A no recente single. "moooove!!", que foi usada como tema tanto de abertura como de encerramento do dorama "95", protagonizado por Kaito Takahashi, foi composta por Ayumu Imasu, que ficou conhecido por causa de sua música "OBSESSED", que viralizou nas redes sociais por causa da coreografia (tanto que King & Prince também havia postado em suas contas). A música lembra bem o hip-hop do estilo dos anos 90, tanto que o PV traz muitas referências da época, e todo mundo acabou aderindo à coreografia (produzida por KAITA - por sinal amigo de infância de Kaito).
Já "halfmoon", tema do dorama "Tokyo Tower", protagonizado por Ren Nagase, é uma balada sobre amor não correspondido. A música foi composta e produzida por Takashi Kobayashi, conhecido por compôr e produzir para artistas como Southern All Stars e Mr. Children.
Ambas as músicas possuem o PV no You Tube oficial do grupo - na íntegra - e também nos streamings de música. Por sinal, as duas músicas foram as primeiras a entrarem no Spotify, Apple Music, Line Music, amazon music, etc., com direito a divulgação.
*Como no dorama "Tokyo Tower" Genta Matsuda, do Travis Japan, também co-atuava, a música "Sweetest Tune" (do grupo de Genta) entrou como insert song.
2. 366 Nichi (HY com dueto especial): A música foi composta pela vocalista e tecladista da banda, Izumi Nakasone, e inclusa no álbum "HeartY", de 2008 e tinha se tornado uma das músicas de maior sucesso, pois tinha sido usada como tema do filme e dorama "Akai Ito". O dorama "366 Nichi" foi inspirado na letra da música, e foi usada no encerramento. A cada episódio, a vocalista Nakasone fazia dueto com um artista diferente, e isso aconteceu nos episódios 2 a 10. Respectivamente foram:
- Takuya Ohashi (Sukima Switch):
- Sho Yonashiro (JO1)*:
- Takaya Kawasaki:
- Kyosuke Fujimaki (INI):
- Kiyosaku (MONGOL800)**:
- Keina Suda:
- Shohei Osada (Chocolate Planet):
- Masayoshi Oishi:
- Takanori Nishikawa:
* Yonashiro também é de Okinawa. Keigo Sato, membro do mesmo grupo JO1, atuou no dorama no papel de Kenji Sameshima.
** A banda MONGOL800 também é de Okinawa.
4. I Wonder (Da-iCE): Tema do dorama "Kururi: Dare ga Watashi to Koi o Shita?", uma comédia romântica, a música interpretada pelo quinteto Da-iCE disparou nas paradas e a coreografia viciou meio mundo, inclusive artistas como WEST., JO1, s**t kingz, basta dar uma conferida no IG do grupo. Quem vê a performance ao vivo, em algumas partes chega a ser uma "pegadinha", basta dar uma espiada nos vídeos. Embora o grupo esteja na ativa desde 2011, foi a partir de 2020, com a música "CITRUS", que foi tema do dorama "Gokushufudo" (e a música já bate mais de 110 milhões de audições no Spotify).
5. Neiro (SixTONES): Para quem estava acostumado a ouvir o estilo do grupo SixTONES que é mais voltado para rock, às vezes eles aparecem com músicas mais "calminhas", como "Neiro", usada como tema de encerramento do dorama "Omukae Shibuya-kun". Como se trata de uma comédia romântica, protagonizada por Taiga Kyomoto (um dos membros), a música é sobre as coisas mais importantes, como amizade e reencontros.
*Quando quis dizer que o SixTONES virou mestre em colocar música em algum dorama sem aviso, não estou exagerando:
- no dorama "Daga, Jonetsu wa Aru", a música "Kokkara" entrou como tema de encerramento do primeiro episódio sem créditos e o pessoal só descobriu no dia seguinte.
- no anime "Fugou Keiji Balance: UNLIMITED", a música "NAVIGATOR" entrou sem créditos na abertura do primeiro episódio. O pessoal só descobriu no dia seguinte.
- no dorama "Koi nante, honki de yatte do suru no?", a música "Watashi" entrou como insert song sem aviso em uma cena em que Hokuto Matsumura (membro do grupo) aparece em uma certa cena. Detalhe que ele nem era protagonista.
- no dorama "ACMA:GAME", a música "GONG" entrou como insert song sem aviso, e só foi creditado no capítulo seguinte. Detalhe: Juri Tanaka (membro do grupo) fazia parte do elenco principal (junto com Shotaro Mamiya).
- o CM da Mercedes-Benz para o modelo de carro elétrico da empresa, a música "SPICY" entrou sem créditos, só um tempo depois. O CM está no YT da empresa e na home page.
6. Tabidachi no Kane (20th Century): Quem pensava que o trio 20th Century aka Tonisen não ia fazer música nova este ano, podem mudar um pouco seus conceitos, porque o trio continua na ativa, com turnê em andamento, trabalhos individuais, gerenciando um kissaten (cafeteria no estilo da era Showa) e os membros abriram conta no Instagram. "Tabidachi no Kane" foi tema de encerramento da sétima temporada de "Tokusou 9", protagonizado por Yoshihiko Inohara. A música foi composta por Toshihiko Takamizawa, guitarrista da banda THE ALFEE.Detalhe que, desde que o trio voltou à ativa depois de quatorze anos sem lançar música nova, as músicas sairam em formato digital. Formato físico foi o álbum recente. E recentemente, os promotion videos da época dos anos 2000 estão disponíveis no YT no canal oficial do trio, incluindo vídeos mais recentes.
7. Legendary (BON JOVI): Tema de encerramento do dorama "Blue Moment", protagonizado por Tomohisa Yamashita. É muito raro ter música de artista fora do Japão como tema de dorama, mas quem tem o hábito até hoje de ter música "do estrangeiro" como tema de dorama, é o Takuya Kimura. A escolha da banda norte-americana BON JOVI foi de Yamashita, e a banda também é bem popular no Japão. E o resultado valeu a pena.
*Bônus: claro que o Yamashita não ia deixar passar, ele mesmo compôs e produziu a música "Perfect Storm", que tem a participação especial de Taehyun, do grupo TOMORROW X TOGETHER. A música acabou sendo insert song no dorama.
8. Romantic (SEKAI NO OWARI): Tema do dorama "9 Border", a banda SEKAI NO OWARI sempre se destaca por melodias agradáveis, letras de romance, vida e cotidiano, e muitas vezes variando de gênero e conteúdo. "Romantic" tem uma melodia que agrada à muita gente e é sobre romantismo visto de várias formas.
9. Haruka (Aimer): Pouca gente conhece o trabalho da cantora e compositora Aimer, a não ser quando as músicas dela são usadas em campanhas publicitárias, anime (a maioria de suas músicas foram usadas para esse gênero) ou filme. É muito raro ter alguma música de Aimer em dorama. Uma das mais conhecidas, "STAND ALONE", foi usada no dorama "Anata no Ban desu". "Haruka" é uma balada que foi usada tanto no dorama como no filme "Karakai Jouzu no Takagi-san". Embora o dorama tenha sido transmitido num horário ruim (terça-feira, quase meia-noite), ganhou popularidade quando tinham anunciado o filme que seria a fase adulta dos personagens.
10. Hanataba (milet): As composições de milet costumam ter um teor entre o melódico e o dramático, dependendo do contexto. "Hanataba", tema de encerramento do dorama da TBS, "ANTI-HERO", é uma balada dolorosa sobre não ter medo de sentir-se impotente e fraco diante da pessoa que quer proteger, mesmo se não puder cumprir a promessa.
Como disse, fica impossível eu listar apenas dez e olha que coloquei bônus, mas sabem né, toda temporada as emissoras, serviços de streaming e até canais pagos (como a WOWOW) lançam muitos doramas e especiais, fora os filmes, então saem músicas a rodo em tudo o que é serviço de streaming, programas de TV, e versão física (já expliquei que aqui no Japão, a cultura do CD continua forte por motivos de virem bônus, CD extra, DVD com o promotion video e outros itens, além de material promocional e brindes).
A maioria tem nos serviços de streaming (ainda bem), outros dá pra ouvir no You Tube mesmo sendo versão YT, mas é melhor do que nada.
Imagens: Universal Music Japan, Capitol Records, Sony Music Entertrainment, Virgin Records, avex music, MENT Recording, Warner Music.
PS.: Alguém reconheceu uma referência na foto que abre a postagem? Dica: é de um filme dos anos 90.
Comments
Post a Comment