[Dorama Review] "Black Jack 2024" (2024)

ATENÇÃO: Conteúdo não recomendado para pessoas sensíveis e para quem não entende nada do universo do mangaka Osamu Tezuka.

- Vai ter um monte de spoilers.

- Vai ter explicação detalhada dos personagens principais.

Nunca exerça medicina sem licença, tudo isso é ficção.


Sinopse
: Black Jack é um lendário médico que é capaz de realizar qualquer cirurgia, mas cobra valores exorbitantes. Tido como gênio, ele trabalha nas sombras, pois, embora tenha se formado em Medicina, recusou a ter a licença para que pudesse trabalhar livremente, sem burocracias e sem regras. Ao mesmo tempo que realiza cirurgias cobrando valores altíssimos, ele também realiza de forma gratuita, sempre dando lições de humildade.

Ficha Técnica: Direção: Hideo Jojo. Roteiro adaptado: Yoshiko Morishita. Baseado no manga "Black Jack" de Osamu Tezuka (Shuukan Shounen Champion/Akita Shoten Comics). Narração: Akio Otsuka. Música: Takashi Ohmama. Insert song: "Kazuya", de Pistol Takehara (Speedstar Records/Victor Entertrainment). Visual e vestuário: Isao Tsuge. Fotografia: Futa Takaki. Iluminação: Isamu Fujii. Assistente de direção: Tatsuya Hama. Assistentes: Ayumu Ichioka, Shinya Ikeda, Suzuka Minami. Treinamento: Kento Nakamura (Japan Action Enterprise). Modelagem, maquiagem e efeitos especiais: Shoichiro Matsuoka. Perucas: SAKIE. Supervisão Médica: Universidade de Medicina da Província de Kyoto. Cooperação na Pesquisa Médica: Junwa Kunimatsu e Akeo Nakazawa. VFX: Kyohei Osabe (Nikkuri). Organização: Chihiro Inoue e Tomohito Yoshizoe (TV Asahi). Publicidade: Rie Murakami e Chiaki Mori (TV Asahi). Auxiliar na Produção: Reina Awane (Toei). Produção Geral: Ikuei Yokochi (TV Asahi). Produtores: Sayaka Iida (TV Asahi), Toshie Saito (TV Asahi), Kaoru Shimada (Toei), Takeo Doi (Toei). Cooperação: Tezuka Production. Produção: TV Asahi e Toei.


Elenco: Issei Takahashi (Black Jack), Shizuka Ishibashi (Dr. Kiriko), Yuno Nagao (Pinoko), Kai Inowaki (Keisuke Hasegawa), Marika Matsumoto (Emiko Mutsumi), Pistol Takehara (Biwamaru, o músico), Ryosuke Mikata (Hayato Furukawa), Takaya Yamauchi (dono da galeria"Lamp Acetylene"), Tetsuya Chiba (Detetive Yamamoto), Takamasa Tamaki (secretário), Eiji Okuda (Masafumi Furukawa), Taichi Saotome (Kazuma Goto), Shohei Uno (Akio Mutsumi), Takashi Yamanaka (Jiro Itami), Isao Hashizume (Matsukata), Joji Okubo (Médico), Miki Toshima (Mãe de Shota), Michitoshi Yamamoto (motorista), Mieko Hoshino (vizinha), Kaito Oyagi e Ryonosuke Hosoda (staff médico), Daniel Collins (faxineiro), Riku Hayashi (Shota), Akio Otsuka (narrador e news announcer).

Transmitido pela TV Asahi no dia 30 de junho de 2024, em comemoração dos 50 anos da criação do personagem.

Black Jack é o protagonista do manga do mesmo nome, escrito e ilustrado por Osamu Tezuka (o mesmo criador de "Tetsuwan Atomu", "Ribon no Kishi", "Jungle Taitei", entre muitos, a lista é muito extensa), e publicado na revista "Shuukan Shonen Champion" durante os anos de 1973 a 1983, com 242 capítulos compilados em 25 volumes tankobon.

A história do misterioso e excêntrico cirurgião que é um gênio e consegue salvar vidas com seus métodos nada ortodoxos, mas trabalha nas sombras, pois não possui licença para exercer a medicina, tornou-se uma das mais conhecidas de Tezuka. Obviamente tem a versão anime (que não são todas as histórias) e live-action para a TV, com diversas versões. A de 2000, pela TBS, teve Masahiro Motoki como Black Jack, e teve duas horas de duração dividida em três histórias, sendo uma original e duas adaptadas do manga, mas tendo duas Pinoko (gêmeas) e o nome da "Black Queen" mudado.

A versão de 2011 para a NTV, tendo Masaki Okada, mostra como surgiu a lenda, mas o nome verdadeiro muda e acaba sendo uma história original. A atual, de 2024, tendo Issei Takahashi, já traz a Pinoko em sua forma original, e a junção de duas histórias principais e inserção de algumas outras, mas o gênero de Dr. Kiriko e do paciente da doença da cara de leão, além de alguns detalhes aqui e ali, mudam. 

Cada capítulo do manga é uma história fechada e chega até a não ter ordem cronológica, inclusive a origem do personagem é contada mais do meio do manga do que logo no começo, através de flashbacks em outras histórias. Mas logo nos primeiros capítulos, tem a origem da Pinoko, a filha adotiva e assistente de Black Jack e se auto-denomina "esposa" dele (apesar da aparência de 5 anos, ela tem na verdade 18 anos). No manga, é normal aparecerem personagens de outras obras de Tezuka, como Tetsuwan Atom, Taishi Magma, Ribon no Kishi, entre muitos, sem contar as partes exageradamente cômicas de reações de personagens. Isso para quem conhece bem as obras de Tezuka, porque quem nunca leu algo do mangaka, vai ficar é muito perdido, porque ele coloca muita referência nas histórias. É uma característica dele.

Além de mostrar as habilidades sobrenaturais do protagonista, traz o lado filantrópico da pessoa, em que ele realiza as cirurgias sem custo algum, ou traz uma lição de moral e humildade para os poderosos e ambiciosos, que não hesitam em pagarem fortunas para terem a vida de quem é mais importante de volta. (Por isso que eu aconselharia muito ler o manga e também assistir ao anime.)

Personagens Principais:

- Black Jack (Issei Takahashi): Protagonista da história. Sua aparência vem de um acidente que teve quando criança, vítima de uma explosão que teve boa parte de seu corpo queimado. As cicatrizes que possui foram enxertos da pele de sua mãe (que faleceu no acidente) e no rosto, de um amigo de infância. Seu cabelo tornou-se parcialmente branco devido ao estresse e choque ao descobrir que sua mãe tinha morrido. Decidiu estudar medicina por influência do médico que o salvou, mas não quis obter a licença para exercer a profissão justamente por não concordar com o sistema burocrático dos hospitais e preferiu trabalhar por conta própria. Sempre anda vestido de roupa preta e com uma capa da mesma cor. Ao mesmo tempo que cobra uma "pequena fortuna" daqueles ricos e poderosos, ele realiza gratuitamente para aqueles que realmente merecem viver.

- Pinoko (Yuno Nagao): Assistente e auto-denominada "esposa" de Black Jack, Pinoko na verdade era uma cistoma teratoide - era para ser gêmea, mas acabou "crescendo" dentro da própria irmã, que, quando atingiu a fase adulta, teve que retirar o que ela achava que era um tumor, mas na verdade era quase um ser humano completo e com vida. Black Jack realizou a cirurgia, e como se tratava de um ser humano, acabou colocando os órgãos internos em um tipo de boneco para poder viver. Embora Pinoko tenha aparência e modo de falar de uma criança de 5 anos, na verdade, tem 18 anos - o tempo que viveu como parasita da irmã gêmea. Faz as tarefas domésticas, acompanha o médico em suas aventuras, mas é extremamente ciumenta, principalmente quando Black Jack conversa com alguma mulher. Tem o hábito de exclamar "acchonburike" apertando suas próprias bochechas quando acontece algo estranho ou inesperado.

Outros Personagens:

- Dr. Kiriko (Shizuka Ishibashi): Mais conhecido como Dr. Morte, pois realiza eutanásia em pacientes que não possuem mais nenhuma esperança de cura. Somente realiza eutanásia caso o paciente pedir ou se as chances de sobreviver seriam zero, e nunca por conta própria do médico. Um dos motivos de Kiriko realizar esse tipo de procedimento, é que foi médico durante a guerra e viu muitos soldados gravemente feridos pedindo para que acabasse logo o sofrimento de dor. Usa um tapa-olho no olho esquerdo. Assim como Black Jack, viaja pelo mundo, e, embora sejam rivais, existiram ocasiões em que uniram-se para salvar vidas.

- Acetylene Lamp (Takaya Yamauchi): Dono da galeria que leva o mesmo nome, onde nas sombras, ajuda Black Jack na confecção de pequenas peças de "decoração".

- Keisuke Hasegawa (Kai Inowaki): Médico-residente que tinha um amigo muito próximo, Kazuma Goto. A princípio, acreditava que Black Jack tivesse sido o responsável pelo sumiço e assassinato de seu amigo, mas à medida que estava acompanhando o trabalho do médico, acaba ajudando na cirurgia de recuperação facial de Emiko Mutsumi. Keisuke e Kazuma são fãs do músico Biwamaru, que até o final do show discutiam sobre o nome correto da música que gostavam.

- Kazuma Goto (Taichi Saotome): Amigo próximo de Keisuke, já que não tem parentes. Gostavam do músico Biwamaru e discutiam sobre o nome correto de uma música famosa dele. Devido a um incidente em um bar quando estavam no exterior, acabou sendo preso e enviado para um hospital para servir de "doador" para o filho do Ministro da Justiça que estava à beira da morte.

- Shunto Furukawa (Ryosuke Mikata): Filho do Ministro de Justiça que é viciado em drogas. Sofre um grave acidente de carro no exterior e acaba sendo hospitalizado. Para que sua vida fosse salva, teria que fazer um transplante de quase todos os órgãos.

- Masafumi Furukawa (Eiji Okuda): Ministro da Justiça e pai de Hayato. Gosta de corridas de cavalos. Contratou os serviços de Black Jack para que realizasse o transplante de órgãos em seu filho, usando os de um jovem que havia cometido suicídio (Kazuma Goto), mesmo tendo que pagar uma grande fortuna.

- Biwamaru (Pistol Takehara): Músico caolho que se apresenta em live houses, e é o artista preferido de Keisuke e Kazuma. Até o final do episódio, ele menciona o nome correto da música que pode ser lida em duas formas.

- Detetive Yamamoto (Tetsuya Chiba): Investigador que sempre prende Black Jack por prática ilegal de medicina, mas acaba soltando no final por não ter sentido.

- Emiko Mutsumi (Marika Matsumoto): Dona de casa que sofre da "doença da cara de leão", que deforma o rosto e a pessoa fica com a aparência do animal. Por causa disso, sofre de depressão, passa os dias trancada em casa, usando uma máscara de cara de cavalo. Chega a conversar com Dr. Kiriko on line para que este possa acabar com seu sofrimento, pois acha que seu marido nunca mais a amaria. Acaba tendo o rosto reconstruído por Black Jack com a ajuda de Hasegawa.

- Akio Mutsumi (Shohei Uno): Esposo de Emiko e empresário. Chega a usar seu próprio corpo como forma de pagamento para salvar e reconstruir o rosto de sua esposa.

- Jiro Itami (Takashi Yamanaka): Advogado e investigador do caso de desaparecimento e aparente suicídio de Kazuma Goto. 

- Matsukata (Isao Hashizume): Um dos pacientes de Black Jack que tem escondido em seu corpo um diamante cor-de-rosa, tido como um dos mais valiosos do mundo.

- Shota (Riku Hayashi): Menino que teve os braços reimplantados por Black Jack num acidente em que vigas de ferro cairam em seu corpo.

Trivia e curiosidades (*aviso* vai ser longa):

- Na verdade, não dá para saber qual seria a versão mais fiel da adaptação do manga. Teve a de 1977 com Joe Shishido, que teve roteiro do próprio Osamu Tezuka. A versão de 1981, com Yuzo Kayama, já traz Black Jack como proprietário de obras de arte. A de 1996, com Daisuke Ryou. E as citadas com Masahiro Motoki e Masaki Okada. A versão de 2024, com Issei Takahashi, seria a versão mais aproximada, embora junte várias histórias.

- A origem real de Black Jack (no manga) é contada em flashbacks em algumas histórias - seu nome real é Kuro'o Hazama. Quando criança, ele e sua mãe foram vítimas de uma explosão de uma bomba que estava enterrada. Sobreviveram, mas Kuro'o teve o corpo deformado e sua mãe perdeu todos os membros. Graças à cirurgia realizada pelo Doutor Jotaro Honma, Kuro'o teve seus membros reimplantados e seu corpo com enxertos, especialmente de sua mãe. O lado esquerdo de seu rosto, foi usado uma parte da pele de seu amigo, Takashi, um rapaz afro-japonês (daí a diferença de tonalidade de pele). Por influência do Dr. Honma, Kuro'o decidiu estudar medicina. Embora formado, não quis ter a licença por achar o sistema muito burocrático demais, e passou a trabalhar na obscuridade (na verdade, ele teve sua licença cassada por ter realizado uma cirurgia sozinho ainda quando era residente*). Ele costuma cobrar valores exorbitantes para aqueles que merecem uma verdadeira lição de humildade e moral. É tido como um gênio para alguns por fazer cirurgias tidas como impossíveis, ao mesmo tempo que é tido como persona non grata entre a maioria dos médicos. 

*Quando Black Jack era residente, ele trabalhava com uma outra residente de medicina, Megumi Kisaragi, que gostava muito dele. Quando descobriu que tinha câncer no ovário, Black Jack realizou a cirurgia sozinho em Megumi, pois ele também a amava. Como Megumi teve todo o aparelho reprodutor retirado devido ao câncer, afetou sua sexualidade - passou a viver como homem e mudou seu nome para Kei, trabalhando como médico em navios - mas nunca esqueceram do passado (vide a história "Meguri Ai"). Por ter feito a cirurgia sozinho (pois não queria que ninguém tocasse em Kisaragi), Black Jack teve a licença médica recusada. Kisaragi foi a única pessoa que Black Jack amou em sua vida.

- Pinoko, sua assistente e se auto-denomina "esposa" de Black Jack, na verdade ela era um caso raro de cistoma teratoma - ela era para ser irmã gêmea, mas acabou se instalando dentro da própria irmã, e com o tempo, parecia ser um tipo de tumor, mas quando a irmã foi internada na clínica de Black Jack, o médico descobriu que dentro havia uma outra vida, com quase todos os órgãos internos e terminações nervosas. Black Jack fez a cirurgia da retirada do "tumor" e refez o teratoma dentro de um exoesqueleto, transformando-o em uma menina. O nome Pinoko pode ser uma homenagem ao personagem Pinóquio, de Carlo Collodi, ou ao jogo pinochle. Embora tenha dezoito anos (o tempo em que viveu como gêmea parasita da irmã), Pinoko tem a aparência e algumas atitudes de uma criança de cinco anos, mas faz os afazeres domésticos, ajuda Black Jack nas cirurgias e acompanha em suas viagens como se fosse uma adulta (e extremamente ciumenta, especialmente quando o médico trata alguma mulher).

- Dr. Kiriko, no manga, é um homem. Costuma praticar eutanásia em pacientes já em estado terminal e sem chances de cura, desde que seja a pedido do próprio paciente. Nunca realiza sem consentimento dele e não estimula o suicídio. Um dos motivos de Kiriko fazer esse tipo de procedimento era que, durante a guerra, ele era médico do exército e, ao ver diversos soldados à beira da morte implorando para abreviar logo o sofrimento, passou a usar o método de eutanásia. Apesar de ser rival e inimigo de Black Jack, ele e Kiriko chegaram a se unir para salvar algum paciente vítima de algum erro ou tentativa de morte (algo que Kiriko não quer).

- Acetylene Lamp no manga é um detetive que aparece nas histórias como aliado de Black Jack mais para levá-lo para hospitais do que prendê-lo por não portar licença para exercer a medicina. No manga, seu nome é Tomobiki, mas é conhecido por Acetylene Lamp. Quando tem alguma idéia em mente, surge uma vela acesa em cima de sua cabeça (a metáfora sobre algum personagem ter uma grande idéia, aparece uma lâmpada acesa em cima da cabeça).

- Biwamaru seria um idoso completamente cego que tem o dom de curar pessoas com acupuntura. Por ser cego, ele possui os demais sentidos aguçados, especialmente olfato e tato. Ele prefere curar os doentes com a ajuda de agulhas e acredita que os seres humanos deveriam usar mais os poderes do próprio corpo para evitar tantas operações. Biwamaru não cobra pelo trabalho, o que faz dele um andarilho.

- O acidente que Shunto Furukawa sofre logo no começo do especial de 2024 é a história que abre o manga. Shunto, no manga, se chamava Aguto. E o "doador" Kazuma Goto, no manga, era um jovem alfaiate chamado David, que teve um falso processo para que pudesse ser usado como "doador" para Aguto.

- No manga, quem tinha a doença da "cara de leão" era o filho do Inspetor Tomobiki aka Acetylene Lamp, que levou Black Jack ao hospital para tentar curá-lo diante de uma junta médica, com a finalidade de poderem dar-lhe a licença. Mas Tomobiki não revelou ao médico que o paciente era seu filho. 

- Na vida real, Osamu Tezuka era formado em Medicina (estudou na Universidade de Osaka), mas nunca chegou a exercer a profissão. Aproveitou seus conhecimentos em medicina para criar as histórias de Black Jack.

- O especial de 2024 foi para comemorar os 50 anos de criação do personagem.

- A atriz mirim Yuno Nagao, que interpreta Pinoko, nasceu em 2016. Embora atuasse desde os dois anos de idade, ela ficou mais conhecida no dorama "Brush Up Life" (2023) interpretando Asami Endo na fase do jardim de infância (na fase adulta, foi interpretada por Sakura Ando). Daí por diante passou a aparecer em doramas, filmes (interpretou Osoma em "Golden Kamuy") e variedades. É fã do grupo de comediantes The Drifters, sendo que nem a mãe dela era nascida quando eles faziam sucesso ainda com Chosuke Ikariya, Ken Shimura e Koji Nakamoto em vida. É fã de Sakura Ando, Hikari Mizushima, Yasuko Mizuguchi e Naoko Ken.

- O especial foi filmado em Kyoto, a maioria das locações foi na cidade de Kameoka-shi, em outras partes, na capital Kyoto-shi.

- Um personagem recorrente em todas as histórias de Osamu Tezuka, é o Hyoutan-tsugi, um figura com aparência de um porco e todo remendado. Baseado num desenho que a irmã de Tezuka havia feito, o personagem aparece em diversas histórias como forma de demonstrar diversas expressões emocionais dos personagens. Virou a marca registrada do mangaka.

- Pistol Takehara, que interpreta o músico Biwamaru, é músico na vida real. Seu nome verdadeiro é Kazuo Takehara. Como ator, chegou a ser indicado para o prêmio de melhor ator coadjuvante no 40o. Nihon Academy no filme "Nagai iwake" (2016). A música que ele apresenta no live house, cujo título acabou tendo três formas de leitura diferente, é composição dele. 一夜」pode ser ser lido como "Ichiya", "Hitoyo" mas o título original é "Kazuya". Na foto acima, Takehara com o ator Masahiro Motoki, que atuou junto em "Nagai iwake", durante a cerimônia do 40o. Nihon Academy.

- Embora o manga original tenha 242 capítulos, na republicação, pelo menos 20 foram excluídos por motivos do conteúdo ser controverso perante à sociedade atual e ética médica. Alguns foram republicados em edições comemorativas ou de luxo, que seriam edições limitadas. O tankobon original, teria que conferir nas primeiras printagens, o que significaria uma ida nas lojas de segunda mão que existem no Japão. Na internet, encontram-se as edições republicadas pela Akita Bunko.

- Não somente a parte médica que conta nas histórias, mas também sobre direito de escolha em viver ou não, os esforços tidos como sobrenaturais que Black Jack empenha em fazer a pessoa viver a todo o custo, negligência, erros médicos, cirurgias sem necessidade, corrupção, violência - são temas que foram recorrentes nos 10 anos que durou o manga. 

Nota da autora do post: Apesar do conteúdo ser majoritamente voltado à medicina, a série toda de "Black Jack" (no manga) aborda diversos pontos que muita gente acaba passando batido:

- Black Jack sabe que é ilegal exercer a medicina sem licença, mas mesmo assim consegue salvar as pessoas com suas habilidades.

- Corrupção existe em qualquer lugar do mundo, e pessoas gananciosas acabam pagando um preço alto por isso (não somente no sentido financeiro).

- Dr. Honma, cirurgião que salvou Black Jack da evidente morte quando criança, sempre aconselhou que "médicos não são deuses", ou seja, eles não podem decidir quem deve viver ou morrer, muitas vezes pode ser escolha do próprio paciente. Mas existem casos que a morte é inevitável, ou é necessário morrer para que outras vidas sejam salvas.

- Outros assuntos que Tezuka chega a abordar, e isso vem desde "Ribon no Kishi", seria a misoginia, transgêneros, violência doméstica, negligência parental, injustiças sociais, racismo, preconceito.

Fontes e imagens: TV Asahi, Osamu Tezuka Productions, cinema magazine.

Comments