[Discoteca Básica do Empório] King & Prince - "Re:ERA" (2024)

O ano de 2024 para King & Prince teve boas surpresas (lançamento do DVD Live "Peace", festival de fogos de artifício em duas cidades, protagonizando doramas e filmes e abriram empresa) e alguns sustos (Ren tendo que ter feito uma cirurgia no dia do evento com o pessoal da agência e ter ficado duas semanas ausente), mas felizmente tudo correu bem. 

No primeiro semestre, lançaram um single double-A side, ou seja, duas músicas principais - "moooove!!" e "halfmoon" - porque na mesma temporada Ren Nagase e Kaito Takahashi protagonizaram dois doramas em emissoras diferentes. No início de maio de 2024, eles anunciaram o single que seria lançado tanto na versão física como nos streamings. No dia em que o grupo completou seis anos de debut, além de ter lançado o álbum "Mr.5" nos streamings, as quatro versões lançadas (além das músicas da versão regular, as músicas que estavam nas versões A, B e Tiara) e o anúncio de abertura de empresa, o King & Prince Ltd. Co., no qual agora eles produziriam material próprio mesmo estando na STARTO.

O álbum "Re:ERA" foi anunciado no dia 20 de setembro, no site oficial da gravadora (Universal Music Japan) e já com a lead track "WOW", composta por Daiichi Miura, UTA e Kaito. Aos poucos foram lançando os teasers de cada faixa do álbum, pois o álbum físico sairia em 11 de dezembro, mas a versão regular saiu no dia 14 de outubro em todos os streamings, pois o grupo ia começar a turnê nacional no final de outubro para o lançamento do álbum.

O conceito do álbum seria um planeta onde moram dezesseis habitantes de vários tipos, desde animais como coelho, porco-espinho e castor, robôs, fantasmas, cosplayers e até um dinossauro, por isso cada faixa é representado por um habitante diferente. Quanto as músicas, quatro já eram conhecidas por terem sido lançadas em single, promotion videos no YT e nos streamings meses antes. 

Os gêneros variavam - desde pop-rock, hip-hop, dance e baladas - mas bem acessíveis para os fãs desde o debut até fãs novos (recentemente, estão havendo muitos fãs homens indo nos shows deles). E também colaborações, como o já citado Daiichi Miura, a banda Ryokuoushokushakai, o produtor SKY-HI, o músico Takeshi Kobayashi, Ayumu Imazu, Mega Shinnosuke, Daigo Nishihata (Naniwa Danshi) e Yoshinori Masakado (Ae! Group). O resultado é um álbum de diversos gêneros que Ren e Kaito não tiveram medo de arriscar e ficou muito mais acessível tanto para a geração atual como para a que poderia ser pais deles.

Para quem fica chamando Ren e Kaito de "covardes" e "sem-noção" e ainda acham que os dois deveriam ter "caído fora do barco e acompanhado os outros", aconselho dar uma ouvida no álbum completo, pois os dois provaram que tiveram que ser muito fortes para enfrentar e saírem vivos da polêmica envolvendo a ex-agência (não posso mencionar o nome) que quase custou a carreira deles e dos demais que escolheram ficar, pois Ren e Kaito não precisaram provar que "são os grandes da atualidade" ou quererem dar um passo maior que a perna para conquistar o mundo.

Eles conquistaram a confiança dos fãs que apoiaram desde aquele anúncio do dia 4 de novembro de 2022, com a ambição de mostrar aos fãs que eles ainda conseguem entreter, animar e divertir, pois o promotion video de "WOW" eles misturam animações 2D e 3D com eles mesmos de carne e osso.


"Odyssey", faixa que abre o álbum, composta por UTA (produtor da TINYVOICE) e Kaito, é sobre o universo, viagens espaciais e conhecer novos povos.

"WOW", a lead track composta por Daiichi Miura, UTA e Kaito, além do ritmo dançante, é sobre gostar de si mesmo independente de como você é ou o que os outros pensam. 

"HOTTER & HOTTER" como o título diz, é uma analogia do calor que faz as pessoas vibrarem no calor do ritmo. Sem contar que o ritmo também ajuda e muito.

"Don't Grow Up", é sobre como é duro e chata a vida de adulto, por isso aconselham a não "crescerem" e manterem o espírito sempre jovem, porque a vida adulta é cheia de armadilhas. Quem ouve o ritmo pela primeira vez, lembra a mistura de Ramones (pelas guitarras e três acordes) com Shonen Knife (as Ramones do Japão com letras fofinhas).

"COLORS" tem um ritmo estilo soul music, perfeito para o fim da tarde. Uma analogia com cores e a vida que pode ser mais alegre com a fusão delas. Detalhe que deve ter passado batido no ouvido das fãs - a menção das cores dos ex-membros e a referência de sol e lua (o member color de Kaito é amarelo e o do Ren é preto).

"LOVE HACKER" com batida techno com ritmo de rap e hip-hop (com frases rápidas e ritmadas) é a analogia de algum hacker tentar roubar seus dados, ou seja, tentar roubar seu coração (por isso existem alguns termos usados em IT, como senha, tentar três vezes, identificação facial, etc.). Não obstante, é a música que abre a turnê nacional deste ano.

"moooove!!", composição de Ayumu Imazu, é o estilo hip-hop anos 90, que voltou à moda tanto na música como no lifestyle em geral. Imazu já era conhecido por causa de algumas de suas músicas terem sido tema de anime e doramas, mas estorou nas paradas por causa de "Obsessed", que viralizou nas redes sociais com a coreografia - inclusive até King & Prince fizeram a coreografia na conta deles. A música foi o 15o. single, double-A com "halfmoon", e foi tema do dorama "95" protagonizado por Kaito.

"POPSTAR in the KINGDOM", solo de Kaito, foi composta por SKY-HI (produtor de grupos como BE:FIRST, e membro do grupo AAA, que está em hiato por tempo indeterminado). Além de ter composto a música com Sunny (do grupo INIMI), SKY-HI também fez a coordenação vocal para Kaito e backing vocal. A música mistura hip-hop e rap, e obviamente a letra é como conseguir ser destaque em um mundo repleto de astros pop.

"Boy Meets Girl", composta por Haruko Nagaya e música de peppe e Shingo Anami (todos eles membros da banda Ryokuoushokushakai), é uma história de amor onde o protagonista se sente vazio quando não tem uma companhia. 

"Itoshi ikiru koto", que foi o 14o. single, double-A com "MAGIC WORD", é uma balada onde mesmo na tristeza, há sempre um fio de esperança. A música foi tema de encerramento do filme "Houtei Yuugi", protagonizado por Ren Nagase. Antes do single ter sido lançado, no canal do YT do grupo, saiu o promotion video que foi inspirado em "VIVANT".

"Shimi", solo de Ren, foi composta pelo seu amigo Daigo Nishihata (Naniwa Danshi) e tendo a participação especial de Yoshinori Masakado (Ae! Group). Os três são conhecidos por terem feito parte do Kansai Juniores em Osaka, e também por terem entrado na agência no mesmo dia. Além de ter muito dialeto de Kansai, e das mensagens subliminares no último verso (menciona Ae! Group, Naniwa Danshi e King & Prince), o título, em japonês, também lê-se 3 de abril, dia em que os três entraram (e também o aniversário do Kaito, que na época nem imaginava entrar na agência).

"ROLLER COASTER" é um rock mais forte, em que narra que a vida é como uma montanha-russa - altos e baixos, mas que tem que relaxar e participar junto, se quiser. Uma mensagem subliminar sobre o ano de 2023 em que além do grupo ter se reduzido a dupla, os problemas que quase custaram a carreira não somente deles, mas de quem resolveu ficar.

"MAGIC WORD", double-A com "Itoshi Ikiru Koto", foi tema do dorama "Kyou Kara HITMAN", protagonizado por Masaki Aiba. A música é sobre um amor que termina, mas o sentimento continua. O promotion video tem como tema o dia e a noite, representados por Kaito (o dia, por isso os tons de amarelo) e Ren (a noite, os tons de cinza e preto).

"halfmoon", double-A com "moooove!!", foi tema do dorama "Tokyo Tower", protagonizado por Ren Nagase. é uma (dolorosa) balada em que se trata de um amor não correspondido e que ainda espera encontrar. Foi composta por Takeshi Kobayashi, produtor de bandas como Mr.Children e Southern All Stars.

"I will" não perde o estilo de pop-idol que o grupo tinha no início de carreira, uma historinha em que terá um final feliz. Foi usada como tema do comercial de produtos da linha Heal Mild, da Kenei Pharmaceutic Corp., no qual Ren faz divulgação da marca. (Mas se usarem na campanha da revista ZEXY, quem sabe, porque é uma música que encaixa no tema.)

"Harajuku", que só está na versão regular do CD (mas tem nos streamings), é composição de Mega Shinnosuke. A música, no estilo technopop, é sobre ir no bairro mais conhecido pelos jovens e turistas. A coreografia dos dois ficou conhecida depois que apresentaram na tour "Re:ERA", num conto em que Takeyan (Kaito) e Jonouchi (Ren) falam sobre o quê fazer em Harajuku. E nas contas das redes sociais que possuem, apareciam com a coreografia (nada sincronizada, mas é assim mesmo) no corredor, no elevador, na sala da gravadora e até junto com o autor nos bastidores do programa FNS Kaiyosai!

Trivia e Curiosidades:

- Todos os dezesseis personagens que habitam o Planet Age foi criação de Kaito Takahashi. No promotion video de "WOW", nos créditos finais, aparecem todas as ilustrações em croqui feitas por ele.

- Cada habitante tem suas particularidades, como por exemplo: 

Sunny, que representa a música "POPSTAR in the KINGDOM", o nome vem do músico do mesmo nome que co-escreveu a música. Ele é um artista que está disfarçado de tubarão para não ser reconhecido.

Kereboz, os três cachorrinhos da música "Shimi", vem de Cerberus, que na lenda grega dos Doze Trabalhos de Hércules é o cachorro de três cabeças que é o guardião de Hades. Só que no Planet Age, subliminarmente seriam Masakado (azul), Nishihata (vermelho) e Nagase (preto) devido às cores.

Baby é uma coelha que não conseguiu sair completamente do Re:EGG, por isso Sakura construiu um par de pernas mecânicas.

SS e AW são gêmeos que nasceram do mesmo Re:EGG e são amantes da subcultura, gênero explorado em Harajuku.

Par-Tee-Boo é uma vagalume (inseto quase em extinção) que carrega sempre dois penlights - amarelo e cinza.

- Não somente ilustrou, Kaito também fez a coreografia de "WOW" com Daiichi Miura. Para quem chegou agora, Daiichi Miura é conhecido por suas apresentações de dança e música. Miura fez parte do grupo FOLDER 5, junto com a atriz Hikaru Mizushima.

- O coreógrafo KAITA THE HATABOY foi quem fez as coreografias de "moooove!!". É amigo pessoal de Kaito e de SOTA (Be:FIRST). No programa especial da NTV em que os três se reuniram, Kaito e SOTA chegaram a participar de eventos de dança na região de Kanagawa quando crianças.

- SKY-HI é o nome artístico de Mitsuhiro Hidaka. Dos 15 aos 18 anos fez parte dos Juniores, e depois saiu para ingressar no grupo AAA, no qual atualmente está em hiato. Hidaka passou a ser produtor e formou os grupos BE:FIRST e MAZZEL mediante audição. Em 2024 criou o evento D.U.N.K. (Dance Universe Never Killed), onde diversos artistas participam, entre eles Travis Japan, FANTASTICS, &TEAM. Vai ter a segunda edição em 2025, e Kaito foi convidado nos dois dias.

- A banda Ryokuoushokushakai também fez a instrumentação da música "Boy Meets Girl". Muita gente conhece a banda por ter a música "Hana ni natte", tema de abertura do anime "Kusuriya no hitorigoto" (ou "Diários de uma Apotecária").

- Quando Daigo Nishihata (Naniwa Danshi) e Yoshinori Masakado (Ae! Group) apareceram no InstaLive do Ren Nagase sem aviso prévio, numa conversa trivial porque os três entraram no mesmo dia na agência, ninguém nunca imaginaria que em off, era para a música solo de Ren. 

- "MAGIC WORD" foi usada como tema do dorama "Kyou Kara HITMAN" em 2023, onde Masaki Aiba (Arashi) protagonizou. Era a primeira vez que King & Prince tinha uma música usada como tema de dorama no qual nenhum dos membros atuava.

- No Instagram do grupo, aparece a ficha completa de cada habitante do Planet Age. Para promover o álbum, Ren e Kaito produziram mais de oitenta itens a serem vendidos na loja temporária em cinco cidades no Japão (em Tóquio, a entrada era mediante sorteio, pois foi na Universal Music Store em Harajuku, enquanto em Nagoya, Osaka, Fukuoka e Hokkaido vários dias eram entrada livre) além via on line no site oficial da gravadora (quando abriu no mesmo dia que a loja física, o site congestionou e os itens esgotaram na reserva. Tiveram que fazer uma segunda lista para reserva por dez dias). Também produziram oito episódios de cinco minutos cada do anime aparecendo cada habitante do planeta. 

- No anime, ARE-X (o dinossauro) e BJ (o castor) encontravam os habitantes do local. Os dois personagens foram dublados por Ren e Kaito respectivamente. Os vídeos estão no canal oficial do grupo no YT.

- O álbum físico saiu em quatro versões - três que são vendidos em lojas e on line e a versão Tiara, especial para o fã-clube. Se pegarem as contracapas das três versões e juntarem, aparecem todos os habitantes do Planet Age. A versão Tiara vem num formato de caderno (que muitas fãs apelidaram de "nori note" ou "death note" porque era um caderno preto), onde se quiserem, pode fazer um bullet journal. Mas contém dados dos personagens, tiras estilo yon-koma e ilustrações aleatórias (nos quais dá pra saber quem foi que desenhou o quê).

- No programa CDTV Live Live (TBS) do dia 16 de dezembro de 2024, além de terem apresentado a música "WOW", teve as apresentações solo de Ren (com Nishihata no coro e Masakado na guitarra) e de Kaito (com SKY-HI na parte do rap).

- Mega Shinnosuke, compositor de "Harajuku", esteve na platéia durante a turnê do King & Prince, e nos bastidores apareceu com Ren e Kaito (e postou a foto na conta do IG dele). 

Imagens: Universal Music Japan, IG oficial do King & Prince, Mega Shinnosuke, CDTV Live Live.

Comments