[Dorama Review] "Haru ni Nattara" (2024)

Sinopse: Masahiko Shiina criou sua única filha Hitomi sozinho depois que sua esposa faleceu e ambos ajudavam um ao outro. No primeiro dia do ano, Hitomi diz que vai se casar em três meses e Masahiko diz que tem apenas três meses de vida. Daí por diante ambos tem que encarar a realidade, mesmo o pai sendo contra o casamento da filha, e a filha não aceitar a partida do pai. Eles fazem uma lista do que fazer em três meses, o que acaba aumentando ainda mais o elo entre pai e filha.

Ficha Técnica: Direção: Kana Matsumoto, Mayu Akiyama e Takeshi Inadome. Roteiro: Yasushi Fukuda. Produção: Hiroko Okamitsu (Kansai TV) e Yuna Shiraishi (Horipro). Supervisão na Área de Demonstrativo de Vendas*: Rashomon Kameyama. Direção de talentos: Keisuke Kamiya. Música: Kaori Sawada e Yuki Kanesaka. Produção Musical: Setsu Fukushima. Música-tema: "Hitomi", de Masaharu Fukuyama (Amuse/Polydor). Cooperação na produção: Horipro. Direitos Autorais: Kansai Television .

Na divulgação do dorama, a apresentação do elenco. (Esquerda para direita): Ai Mikami, Gaku Hamada, Nao, Noritake Kinashi, Satomi Kobayashi e Tatsuya Fukazawa


Elenco:
Noritake Kinashi (Masahiko Shiina), Nao (Hitomi Shiina), Gaku Hamada (Kazuma Kawakami), Rihito Ishizuka (Ryunosuke Kawakami), Tatsuya Fukazawa (Keigo Kishi), Ai Mikami (Minako Osato), Kanna Mori (Ayano Shiina), Satomi Kobayashi (Setsuko Sugimura), Yuka Kageyama (Airi Saito), Sho Nishigaki (Ken Kurosawa), Manami Hashimoto (Mai Morino), Toshihiro Yashiba (Yoshihiro Nakai), Yo Aoi (Goro Kagaya), Masayuki Yoshida (Aproach Sasaki), Keisuke Kamiya (Chateau Taguchi), Homete Shibuya (ele mesmo), Yorii Fujioka (ele mesmo), Ken Mitsuishi (Hiroshi Awano), Mariko Tsutsui (Maki Kamio), Kyoka (Aya Yahagi), Shunya Kaneko (Yusaku Yahagi), Misaki Nakano (Hitomi criança), Haruto Kobayashi (Masahiko adolescente), Kotaro Kawada (Kazuma criança), Yua Deguchi (Maki criança).

Transmitido pela Kansai Television (filiada da Fuji Television em Osaka) do dia 15 de janeiro a 25 de março de 2024, todas as segundas-feiras, 22 horas.

A história do pai que criou sozinho a filha após a morte da esposa, e com isso criaram um laço de convivência e união, era óbvio que cedo ou tarde a filha teria que começar uma nova vida. No primeiro dia do ano, Masahiko, o pai, revela que tem apenas três meses de vida devido a um câncer em fase terminal. Hitomi, a filha, revela que vai casar-se dentro de três meses. Esse repentino anúncio, acaba por mudar muito a vida deles. O pai já estava se conformando na morte, e mesmo assim era contra o casamento da filha. Mas resolvem fazer uma lista de itens a fazer em três meses. 

Durante este tempo, eles começam a perceber o quanto são importantes um ao outro, e o que ambos querem é que sejam felizes, não importando de que forma seria. Se antes Masahiko era completamente contra o casamento da filha (motivos: o noivo era comediante de baixa categoria, divorciado e com um filho), com o tempo ele foi acatando o fato de que Kazuma estaria realmente fazendo Hitomi feliz. Por outro lado, Hitomi além de tentar mostrar ao pai que estava sendo feliz com Kazuma, queria que o pai não se entregasse tão fácil à doença, mesmo assim, passou a participar avidamente na lista de desejos dele.

Apesar da doença, Masahiko continuava sendo uma pessoa ativa - trabalhando, cuidando da filha, e mesmo sendo aquele tipo pai relutante, aos poucos foi entendendo o porquê da filha sentir-se bem com aquela pessoa que a tratava bem. Assim como foi com Hitomi, que preferiu ser auxiliar de parteira em uma clínica doméstica do que trabalhar em um hospital, ainda manteve os amigos de faculdade e porquê queria Kazuma ao seu lado.

Pontos abordados no enredo:

- Nem tudo o que colocamos na lista acabamos por cumprir, porque acontecem imprevistos que fazem com que precisemos alterar ou excluir alguma coisa.

- Muitas vezes abrimos mão daquilo que poderia ser uma escolha certa e acabar no fim das contas a escolha mais certa da vida, mesmo começando do zero.

- A vida é curta demais para causar atritos e discórdias. Por isso que com o tempo, Masahiko passou a aceitar o casamento da filha. Ao mesmo tempo que Hitomi queria aproveitar o quanto pudesse com o pai.

- Pai que não aprova o noivo da filha logo de cara, quem nunca? Ainda mais que não corresponde às expectativas. Do ponto de vista do pai, claro.

- Maternidade e seus diversos problemas, desde gravidez não planejada, ciúmes do irmão, ansiedade. Mesmo sendo um parto humanizado, a família fica num misto de ansiedade e preocupação.

- A história foca muito mais no relacionamento entre pai e filha. O romance é mero detalhe.

Personagens Principais:

- Hitomi Shiina (Nao/Misaki Nakano (Hitomi criança)): Trabalha como auxiliar de parteira em uma clínica particular. Gosta de fotografia. No Ano Novo, anuncia que irá se casar em três meses. Sua melhor amiga é a colega Minako Osato.

- Masahiko Shiina (Noritake Kinashi/Haruto Kobayashi (jovem Masahiko): Pai de Hitomi. Criou sozinho a filha quando a esposa faleceu. Trabalha em uma empresa que faz demonstração de produtos em lojas e na TV, com o nome de "Grazie Shiina". No Ano Novo, anuncia que tem apenas três meses de vida por causa de um câncer no pâncreas em fase terminal.

Personagens relacionados com Hitomi:

- Kazuma Kawakami (Gaku Hamada/Kotaro Kawada (Kazuma criança)): Noivo de Hitomi. Estava para se graduar na Universidade de Tokyo quando largou tudo para ser comediante, sob o nome artístico de "Kazumaru-kun". Tem um filho de um casamento anterior, Ryunosuke. É inteligente e tem dedicação ao filho, apesar do ponto de vista de Masahiko, era o típico "dame otoko".

- Ryunosuke Kawakami (Rihito Ishizuka): Filho de Kazuma que apoia a carreira do pai e tem Hitomi como mãe.

- Keigo Kishi (Tatsuya Fukazawa): Amigo de Hitomi desde a faculdade, pertencia ao mesmo clube de fotografia. Trabalha em uma empresa que fazem funerais, o Higashi Tokyo Funeral Service.

- Minako Osato (Ai Mikami): Melhor amiga de Hitomi desde a faculdade, assim como Keigo, também fazia parte do clube de fotografia.

- Ayano Shiina (Kanna Mori): Esposa de Masahiko e mãe de Hitomi. Quando a filha tinha seis anos, Ayano faleceu de um acidente. Aparece nos vídeos filmados pelo esposo.

Maternidade Sugimura: Clínica onde Hitomi trabalha como auxiliar de parteira. 

- Setsuko Sugimura (Satomi Kobayashi): Enfermeira-chefe e dona da clínica.

- Airi Saito (Yuka Kageyama): Colega de Hitomi. 

Lily Bridal: Empresa que realiza casamentos, desde planejamentos até consultas para casais que procuram orientação para cerimônia e recepção.

- Ken Kurosawa (Sho Nishigaki): Wedding planner, pessoa que é responsável pelo planejamento de cerimônias de casamento. Kurosawa é o responsável pela cerimônia de casamento de Hitomi.

- Mai Morino (Manami Hashimoto): Wedding planner e superior de Kurosawa.

Yossy Corporation: Empresa que contrata funcionários para trabalhar como demonstradores de diversos produtos, seja em lojas de departamentos como na TV (os chamados teleshoppings). É onde Masahiko trabalhava.

- Yoshihiro Nakai (Toshihiro Shibata): Chefe da empresa Yossy Corporation. Atende sob a alcunha de "Yossy Nakai".

- Goro Kagaya (Yo Aoi): Aprendiz de Masahiko na empresa. Quando Masahiko se aposentou, Kagaya passou a usar a alcunha de "New Kagaya".

- Approach Sasaki (Masayuki Yoshida), Chateau Taguchi (Keisuke Kamiya), Homete Shibuya e Yorii Fujioka: Funcionários da empresa Yossy Corporation.

Outros Personagens:

- Hiroshi Awano (Ken Mitsuishi): Médico do hospital Sakurasuzukai que estava tratando Masahiko.

- Maki Kamio (Mariko Tsutui/Yua Deguchi (Maki criança)): Irmã de Masahiko e tia de Hitomi. Tem uma floricultura e faz arranjos florais.

- Aya Yahagi (Kyoka): Paciente da clínica Sugimura que Hitomi era responsável. Trabalhava em uma loja. Deu à luz uma menina, Kisara.

- Yusaku Yahagi (Shunta Kaneko): Esposo de Aya. Estudava em uma escola profissionalizante quando Aya ficou grávida e teve que interromper os estudos para trabalhar.

Trivia e Curiosidades:

O torii que aparece quando Hitomi e Masahiko saem e retornam do trabalho, é do Sumiyoshi Jinja, que fica no distrito de Chuo, Tóquio.

- O enredo se passa majoritamente no distrito de Edogawa, Tóquio, próximo ao Sky Tree Tower. Essa parte de Tóquio, é conhecida por ainda ser um bairro da era Showa por causa das construções e comércio. O que muitos chamam de "Shita Machi".

- A floricultura de Maki fica em Yokohama, no Mosaic Mall no distrito de Kohoku.

- Onde Masahiko trabalhava para fazer as demonstrações dos produtos da Yosshii Corporation, foi na LOFT de Kishincho (Tóquio).

- Vários lugares apresentados no dorama, podem ser conferidos no site Location La Coccan (em japonês).

- Faziam 24 anos que Kinashi não atuava em algum programa da emissora Kansai Television. O último foi JAPAN BOYS mas como dupla Tunnels. O último dorama que Kinashi atuou foi "Izakaya Fuji" mas como narrador.

- Noritake Kinashi é conhecido por fazer dupla com Takaaki Ishibashi na dupla Tunnels, mas em carreira solo, tem diversas atividades, desde atuação, artista plástico, cantor, compositor, roteirista e empresário. Costuma ocasionalmente fazer exposições de arte e no ramo musical, gosta muito de soul music. Sua esposa é a atriz Narumi Yasuda.

- Nao nasceu em Fukuoka e começou a carreira em sua cidade natal. Aos vinte anos mudou-se para Tóquio e trabalha pela Irving. Se inspirou nos atores Yuko Tanaka e Ryuhei Matsuda para a carreira artística. Seus trabalhos mais recentes seriam "Ano Kuzu o Nagutte Yaritainda" e "Tokyo Salad Bowl". Um de seus hobbies, que é desenho e ilustração, podem ser conferidos em sua conta no Instagram (@naonoenikki).

- Ai Mikami estudou balé clássico dos 3 aos 18 anos. Seu primeiro trabalho no sétimo episódio no dorama "Voice - 110 Kinkyuushireishitsu". Outros trabalhos conhecidos de Mikami foram "More Than Words" (como Michiru Sakaki), "liar" (como Misao Narita) e "Re:Revenge" (como Saya Kinoshita).

- Tatsuya Fukazawa (aka Fukkasan), é membro do grupo Snow Man desde que começaram com seis membros. Embora seja o mais velho, não é o líder, mas é o MC principal tanto nos concertos como nos programas do grupo. É viciado em videogames e crane games (aquelas máquinas de pegar bichinhos de pelúcia), tanto que, quando criança, foi proibido de entrar porque quase sempre pegava todos. Essa habilidade pode ser conferido no canal do You Tube do Snow Man. "Haru ni Nattara" é o primeiro dorama que Fukazawa atua sem vínculo com doramas da agência (sendo coadjuvante de algum sempai).

*Atenção, Fukkasan não tem carteira de habilitação ainda.*

- Sho Nishigaki foi descoberto por uma agência de talentos quando estava no segundo ano de faculdade, por ter sido eleito Mister Keio em 2019 (concurso interno na Universidade Keio). Mas não passou na audição e continuou os estudos, até que no final de 2020 entrou na Toho Geino. Seu primeiro trabalho foi no último episódio de "Muchuusa, Kimi ni". Seus últimos trabalhos foram "Umi ni Neru Diamond" e "Watashi no Takaramono". Nishigaki é de Ishikawa e graduado em Direito na Keio.

- A Yossy Corporation foi inspirada na Copa Corporation, empresa voltada para demonstração de produtos. Homete Shibuya (na foto, à direita) e Yorii Fujioka (na foto, à esquerda) são funcionários do Copa Corporation e ajudaram neste segmento do dorama.

- Alguns artistas fizeram participações especiais, como o humorista Orakio (era o MC do concurso de talentos) e a dupla Kumamushi (que ficou famosa pela música "Attakaindakara~"). 

- O ator Kiichi Nakai (na foto, no centro, com Nao e Noritake Kinashi) faz uma participação especial no episódio 4, como Ken'ichiro Jin, amigo de infância de Masahiko e dono de um kissaten chamado WHAT A WONDERFUL WORLD.

- A atriz mirim Rana Izutani, que interpreta Rin Himeno no episódio 3, na mesma temporada interpretou Alice Yaemori na infância em "Chubou no Alice". Ficou conhecida recentemente por ter interpretado Umi, a filha de Natsu (interpretado por Ren Meguro) em "Umi no Hajimari". Sua irmã mais nova, Runa, interpretou Umi aos três anos.

- A dupla de humoristas Summers, formada por Masakazu Mimura (direita) e Kazuki Ohtake (esquerda) apareceram como eles mesmos na TV apresentando o novo comediante Kazumaru em um programa (fictício) de owarai.

- "Hitomi", música-tema composta e interpretada por Masaharu Fukuyama, diz que se inspirou no dorama quando a produção ofereceu a ele compôr a música, dizendo que também é uma música dedicada a família, parentes próximos, namorados, colegas, e quando há alguma mudança drástica na vida, começa a perceber o outro lado de sua natureza. A música foi lançada somente em versão digital.

- A cerimônia de casamento de Hitomi e Kazuma e também a partida de Masahiko foi realizada no último episódio, levado ao ar no dia 25 de março, data que Hitomi havia escolhido para casar, já no primeiro episódio.

- Na entrada do local da cerimônia, está escrito "Bem Vindo à Cerimônia de Partida", ou seja, resolveram fazer a cerimônia de casamento de Hitomi e Kazuma e a despedida de Masahiko. "Tabidachi" seria um modo mais formal (ou mais delicado) de dizer despedida, em diversos sentidos - seja em formaturas, casamentos e em funerais.

Fontes: Kansai Television, TV Guide, The Television, Location La Coccan, Instagram Oficial do dorama.

Imagens: Cinema Today, Twitter oficial do dorama, Copa Corporation, Location La Coccan, Tower Records, Kansai Television, Twitter oficial de Sho Nishigaki, Oricon, Universal Music Japan, CanCam.

Comments