Sobre Concert Goods - Muito Além da Camiseta e Shopping Bag (Parte 7)

Pufavô, comprem nossos produtos que fizemos com amor e carinho para garantir o futuro da nossa empresa, ops, nossa janta de hoje...

Eu já estava achando que esta série iria se encerrar, mas enquanto os artistas continuarem na ativa, vamos ter mais diversão (e trabalhar mais para poder comprar os concert goods desejados), ainda bem.

Não basta o artista vender seus produtos em dia de concerto, tem que fazer on line, como eu já mencionei em algumas postagens da série. Ainda bem que resolveram fazer esse método, porque nem todo mundo tem condições de pegar condução, ir no local da venda e se levar o azar do item ter esgotado. A comodidade e praticidade acima de tudo (do tipo: vale mais a pena comprar on line, pagar o frete dependendo do valor, e receber na porta de sua casa).

Daí tem artista que resolve expandir seu negócio, aí acaba criando uma loja on line de produtos exclusivos diferente do que vende em dia de concerto ou evento. Sei que isso deve existir faz muuuuuuuuuuuuuito tempo, mas ultimamente eles estão investindo em criação própria e pop-up stores.

Pop-up store seria aquele tipo de loja - on line e/ou física - temporária. No caso de on line, é por tempo limitado ou enquanto durar o estoque, ou os dois. No caso de loja física, monta um quiosque ou um espaço em alguma loja de departamentos ou em algum salão alugado, cuja entrada seria via reserva, dependendo do que for.

Quem pertence ao fã-clube de qualquer artista da Amuse por exemplo, no site oficial da agência, a maioria dos artistas tem artigos produzidos por eles mesmos, inclusive no site oficial de cada um deles, seja fazendo colaboração com alguma empresa ou criação própria.

Masaharu Fukuyama já vinha produzindo os concert goods de sua tour e dos eventos que realiza no meio do ano (o Mikkai, exclusivo do fã-clube BROS., dependendo que ano o membro entrou, isso quem é do FC sabe bem) e no final do ano (o Fuyu no Daikanshasai), e de um bom tempo para cá, resolveu criar a loja virtual Fukuyamaya (uma paródia com a loja de departamentos Takashimaya), onde vende artigos produzidos por ele, desde roupas até produtos de beleza, como creme para mãos e lápis de sobrancelha. Mas quando faz concertos, ele monta sua pop-up store em algum espaço onde é realizado o evento. 

Inclusive, as fotos que estampam as camisetas da série Earth Life, em colaboração com a empresa So Idea, são dele mesmo que fotografou na época que fez uma série de documentários para a NHK, o "Hot Spot ~ Saigou no Rakuen". E, claro, ele posta em sua conta no Instagram usando os artigos que ele mesmo produziu, e geralmente ou é o conjunto de moletom ou é a camiseta, ou é a shopping bag...

O trio Perfume, da mesma agência, além da loja on line no site da Amuse, criaram o Perfume Closet, com roupas, acessórios e cosméticos criados por elas mesmas inspirados em diversas músicas. Anualmente, elas disponibilizam os produtos em pop-up store físico em lojas de departamentos (por tempo bem limitado) e durante as turnês (geralmente em algum espaço próximo ao local do concerto).

Ocasionalmente, também elas disponibilizam o Perfume Closet Fashion Truck, uma loja móvel, estacionado em algum espaço - em Harajuku por exemplo, foi diante da loja LaForet. Mas os artigos postos à venda no Fashion Truck seriam bem limitados, dado ao espaço usado. 

Os artigos que a Perfume produziu variam desde as roupas inspiradas em diversas músicas, passando por acessórios, relógios (em parceria com a Seiko), sapatos e cosméticos. Inclusive itens de decoração, viagem e até para animais de estimação (pois Kashiyuka e Nocchi possuem gatos).

Os artistas da STARTO possuem uma loja física e on line, o Family Club Store. A loja física, que possui cinco filiais no Japão, a entrada é mediante reserva on line, especialmente nos finais de semana e feriados, dado ao grande número de visitantes (mas durante a semana, muitos disseram que nem precisava reservar antecipadamente). 

Uma série que está fazendo sucesso é o Hanauta Chill, onde sucessos dos grupos são tocadas no modo chillhop, ideal para quem quer estudar com música bem calminha. Os produtos postos à venda seriam adesivos e postais ilustrados, mas também tem artigos produzidos por So Matsushima (timelesz), como caneca de café e prato, ambos de cerâmica, nas cores rosa acinzentada e verde "Socha", já que o member color de So-chan é verde.

No quesito individual, o trio 20th Century abriu uma cafeteria no estilo era Showa, os kissaten, batizada de Kissa 20 Seiki, em Jingumae. Como o lugar é pequeno, como muitos kissaten, tem que ser via reserva no site oficial do estabelecimento. Na loja on line, é possível comprar os grãos dos cafés utilizados na cafeteria.

Algumas partes do design da cafeteria foram feitas pela artista plástica Chie Morimoto (que é também amiga pessoal de Yoshihiko Inohara), e o menu foi idealizado pelo trio (lembrando que Masayuki Sakamoto teve por mais de dez anos um quadro na Fuji Television sobre comida, e Hiroshi Nagano além de gourmet reporter, possui licença para chef de cozinha).

Naniwa Danshi já fez uma vez no debut, o Naniwa no Niwa. Recentemente, fizeram a edição de 2024 e também para Taipei e Seul, onde fizeram a turnê asiática de "Alpha". A maioria dos produtos seriam oshi goods, ou seja, bem típicos de idol, como acrylic stands, chaveiros, adesivos, clear file e photoset.

Na primavera deste ano, farão o Naniwa no Niwa Cafe, em Shibuya, Osaka, Nagoya e Fukuoka (mediante reserva), além dos goods, pratos e bebidas especiais, contendo os member colors deles.

Quando Arashi fez a exposição "ARASHI EXHIBITION JOURNEY" em 2019, os goods só davam para serem comprados quem fossem na exposição, mas quando veio a pandemia, abriram a venda on line por tempo limitado, porque a exposição que seguiria para outras cidades foi temporariamente parada, e tinha muita gente que não havia comprado.

Eram mais de oitenta itens, que variavam desde as tradicionais camisetas e shopping bags, tinha guarda-chuva, bonecos no estilo Fujiko, material de papelaria, itens de viagem, etc., alguns eram ilustrados pelo quinteto, outros por artistas como Shogo Sekine e Noritake. 

Recentemente, King & Prince, para divulgação do álbum "Re:ERA", em dezembro de 2024 abriram pop-up store em cinco lugares no Japão e venda on line dos produtos - eram cerca de oitenta itens que eles mesmos produziram. Só que em Tóquio, foi na Universal Music Store em Harajuku e precisava fazer reserva mesmo quem fosse do FC (no caso de Osaka, Nagoya, Sapporo e Fukuoka, como foram dentro de lojas de departamentos, tinham dias livres para quem quisesse ir). Além dos produtos, tinha uma exposição permanente do tema do álbum - sobre um planeta e seus dezesseis habitantes, todos criados pelos dois e desenhado pelo Kaito Takahashi. 

No caso dos goods, iam desde agasalho esportivo, camiseta (duas cores), camiseta estilo gamer, canecas, material de papelaria, meias, latas de biscoitos, doces, balde de pipoca, adesivos para roupa, até figures dos dezesseis habitantes - quem tiver o álbum "Re:ERA" ou ter acessado Instagram oficial do grupo, cada música representa um habitante. Um dia antes da abertura oficial, fizeram uma live no Instagram mostrando cada produto, inclusive usando os mesmos. Mas quando abriram a loja on line, o site congestionou ao ponto de que, quando conseguiram acessar, os itens já estavam esgotados. Uma semana depois, atendendo a inúmeros pedidos e eles mesmos notaram a demanda, abriram um novo lote, mas já avisando que os itens só iam chegar pra depois de fevereiro (meu caso...).

Sei que existiram mais pop-up stores de diversos artistas, inclusive até de personagens de animes fazem essa venda temporária de goods devido a campanha de divulgação de temporada nova, ou comemoração de aniversário, quem acompanha anime, sabe muito bem do que eu falo.

Daí temos as colaborações com outras empresas, mas isso seria outra história...

Imagens: Twitter e Instagram oficiais (King & Prince, Masaharu Fukuyama, Perfume, 20th Century e Naniwa Danshi), GQ Japan, Natalie.

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