[Dorama Review] Chubou no Alice ~ Alice in Wonderful Kitchen (2024)

ATENÇÃO: CONTEÚDO QUE PODE CAUSAR INÚMEROS GATILHOS EM PESSOAS SENSÍVEIS, INCLUSIVE RISCO DE TER ALGUM SPOILER (sem querer).

Sinopse: Alice Yaemori tem um pequeno restaurante chamado "Alice no O katte" ("A Cozinha de Alice"). Ela tem espectro de autismo, o que às vezes se torna teimosa e obstinada e muitas vezes não consegue se comunicar com outras pessoas, mas esta condição faz com que ela tenha uma boa memória. Gosta muito de química por causa de seu pai que leciona química em uma universidade, e com seu vasto conhecimento, usa os nutrientes para o preparo de seus pratos de acordo com o estado de saúde de cada cliente, dando-lhes uma sensação de conforto e satisfação. Embora tenha uma boa clientela, somente Alice faz os pratos e sua amiga de infância Kazusa Mitsumata atende os clientes e serve os pratos. Até que um dia, um jovem chamado Kosei Sakae aparece no estabelecimento pedindo para que o aceitasse para trabalhar em meio-período. A partir daí, Alice começa a sentir uma grande mudança em sua vida.

Encontro com o destino???

Ficha Técnica: Direção: Noriyoshi Sakuma (ep.1), Yuma Suzuki (ep.1~4, 7 e 10), Hajime Senoo (ep. 5 e 8), Ryuichi Inomata (ep. 6 e 9). Roteiro: Shinya Tamada e Shigenobu Noda. Produção: Hiroe Suzuma, Keiko Morota, Masanori Matsuyama. Produtor-chefe: Eriko Mikami. Supervisão em ASD: Ryo Sano, Mioto Okazaki, Ikuko Kariya, Akinori Ukikai (PDD Support Center Green Forest) , Ikuo Welfare Association. Direção na parte culinária: Hiromi Akabori. Assessoria Química: Kentaro Sato. Assessoria LGBTQ: Daisuke Shirakawa. Assessoria Jurídica: Kentaro Kawamitsu. Música: Masaru Yokoyama. Música de encerramento: "Soredemo Tada", de miwa (Sony Music Labels Inc.). Produção: Total Media Communication. Produção Geral: Nihon Television.

Elenco: Mugi Kadowaki (Alice Yaemori), Ren Nagase (Kousei Sakae), Nao Omori (Shingo Yaemori), Atsuko Maeda (Kazusa Mitsuzawa), Mizuki Maehara (Yusaku Mikuniya), Tae Kimura (Makiko Gojo), Kinya Kitaoji (Michitaka Gojo), Masato Hagiwara (Seiji Gojo), Shunsuke Daito (Kinnosuke Mitsuzawa), Sarutoki Minagawa (Joichiro Mitsuzawa), Atsuko Anami (Akiko Mitsuzawa), Kira Miura (Toranosuke Mitsuzawa), Haru Yumoto (Ginnosuke Mitsuzawa), Karen Otomo (Momoka Matsuura), Yuki Tachibana (Reo Yamaguchi), Satoshi Horinouchi (Eita Nomura), Miho Kanazawa (Akari Shibazaki), Mamiko Ito (Masami Shiraishi), Iku Arai (Yuna Kashiwabara), Daichi Watanabe (Keisuke Otsuka, a partir do ep. 2), Terunosuke Takezai (Akio Toshima, a partir do ep. 5), Rana Iratani (Alice na primeira infância), Yuzuna Nagase (Alice aos oito anos), Towa Watanabe (Kousei no primário), Azuki Terada (Kazusa criança).

Transmitido pela Nihon Television (NTV) e suas afiliadas do dia 21 de janeiro a 24 de março de 2024, aos domingos, às 22:30h.

Um tema que é muito difícil de ser abordado em doramas por se tratar de um tema complexo, é o autismo, que pode se manifestar de diversas formas, algumas com menos outras com mais severidade. Alguns doramas abordaram o tema, como o especial "Marathon" (2008), "Hikari to tomo ni" (2004), "Boku no Aruku Michi" (2007), a série "ATARU" (2012) e o recente "Lion no Kakurega" (2024). Todos eles contaram com orientação de médicos e entidades relacionadas, para que a história não fosse exagerada ou dramática demais.

No caso de Alice Yaemori, ela possui espectro de autismo autofuncional - ela mesma sabe que é autista, mas ela tem rotina que não pode ser quebrada, evita aglomerações, possui um trauma de infância e a única coisa que a acalma é seu coelho de pelúcia branco chamado Henry. Em compensação, Alice é dotada de uma inteligência incrível, especialmente química e usa seus conhecimentos para fazer os pratos de acordo com a condição de saúde do freguês. E as únicas pessoas que a entendem seriam sua amiga Kazusa e a família dela e seu pai Shingo.

Quando o jovem Kousei Sakae aparece no pequeno bistrô procurando emprego, Alice começa a descobrir muita coisa que não sabia em sua vida, envolvendo seu passado, seu pai e até Kousei.

Pontos abordados no enredo:

- O espectro de autismo que Alice possui é do tipo autofuncional, ou seja, ela consegue levar uma vida normal, mas é sensível a sons estranhos, não consegue se comunicar direito com as pessoas, possui uma rotina que não pode ser quebrada senão acaba ficando nervosa. Mas ela compensa com sua excelente memória e conhecimento profundo em química.

- Preconceito - seja o fato de Alice ser autista, o pai ser homossexual e Kousei ter um passado manchado -, esse assunto é abordado no dorama para mostrar que o preconceito existe, e que pode afetar muito as pessoas.

- Um dos motivos que a família Mitsuzawa é ligada aos Yaemori: quando Alice entrou no jardim de infância, devido a sua condição, muitas mães reclamavam e também não aceitavam o fato de que Shingo era homossexual. Em uma dessas reuniões, Joichiro Mitsuzawa o defendeu e sua filha Kazusa tornou-se amiga de Alice. 

- Outro motivo que fez com que Shingo construísse um pequeno bistrô anexo à casa deles, era o fato de que Alice não conseguia trabalhar mesmo sendo uma excelente cozinheira, então sendo ela a dona de seu próprio negócio, ela teria a liberdade de cozinhar o que fosse adequado ao cliente, tanto que o bistrô não possui menu.

De vigília na porta do quarto da filha pro novo morador não invadir o espaço dela, no caso, quando Kousei foi morar na casa dos Yaemori.

- Família não precisa ser de sangue para ser uma: Shingo criou Alice como sendo sua filha mesmo não tendo uma ligação sanguínea.

- Existe uma segunda chance para as pessoas: no caso de Kousei, ele havia sido detido por agressão, por isso escondia seu passado, trabalhava em serviços braçais e morava em uma internet cafe, pois não tinha endereço fixo.

A comida une pessoas, como aconteceu com Akari (Miho Kanazawa) e Keisuke (Daichi Watanabe), que, de colegas de trabalho, viraram namorados.

- Quando a comida é feita pensando no bem-estar da pessoa, torna-se mais saborosa. Mas os frequentadores assíduos da Cozinha de Alice vão porque além de gostarem da comida e sentirem-se bem, gostam da proprietária também mesmo sabendo de sua condição.

- Famílias não precisam pressionar os membros da mesma, incluindo filhos. O caso de que a responsabilidade de criar o filho Sora caiu totalmente em cima de Yuna, que faz de tudo para que o filho passe nos exames, acaba gerando tanta pressão em cima do menino que este acabe cometendo certos delitos para chamar a atenção.

Personagens Principais:

- Alice Yaemori (Mugi Kadowaki/Rana Iratani (Alice criança)/Yuzuna Nagase (Alice aos 8 anos)): Proprietária do pequeno bistrô "A Cozinha de Alice". Por ter espectro autista, ela tem dificuldade de comunicar-se com as pessoas, possui diversos hábitos que não podem ser quebrados, mas por outro lado possui um conhecimento espantoso em química, fazendo uso dele para o preparo de seus pratos de acordo com a condição do freguês. Perdeu a mãe em um incêndio aos quatro anos e foi adotada pelo professor Shingo Yaemori. Sua melhor amiga é Kazusa Mitsuzawa, que trabalha no bistrô. Possui um coelho branco de pelúcia chamado Henry, que é seu protetor quando sente-se em perigo.

- Kousei Sakae (Ren Nagase/Towa Watanabe (Kousei no ano primário)): Jovem sem moradia fixa (mora em um net cafe), trabalha como faxineiro na universidade, acaba vendo o anúncio de emprego de meio-período no bistrô e pede para ser contratado. Pouco se sabia de seu passado, já que Kousei não se abria muito com as pessoas. É revelado aos poucos que seu pai Akio Toshima, antes de casar, foi namorado de Shingo, e era chefe do departamento de pesquisas na empresa Gojo. Depois da morte do pai, Kousei vivia com a mãe, que acabou falecendo. Adotou o sobrenome de solteira da mãe para não saberem sobre seu pai. 


- Shingo Yaemori (Nao Omori): Pai adotivo de Alice e professor de química na universidade. É homossexual embora não tenha mais parceiro. Não chega a ser pai protetor da filha, mas tem receio de que se Alice souber muito de seu passado, pode machucá-la. Na época em que era pesquisador, trabalhou com Makiko e Michiko Gojo, e foi namorado de Akio Toshima.

Pessoas relacionadas com Alice:

- Kazusa Mitsuzawa (Atsuko Maeda/Azuki Terada (Kazusa criança)): Melhor amiga de Alice desde o jardim-de-infância, era famosa no bairro por ser violenta (para defender a amiga), mas tem coração muito bom. Filha única, os pais possuem uma pequena empresa de marcenaria, casada com Kinnosuke, tem dois filhos e espera um terceiro. Trabalha no bistrô da Alice atendendo os clientes e ajudando na compra dos ingredientes.

- Yusaku Mikuniya (Mizuki Maehara): Colega de infância de Alice e Kazusa. É dono e gerente do supermercado local, o Super Mikuniya, onde elas fazem as compras para o bistrô. Alice até hoje se distancia de Yusaku pois quando criança ele a maltratava, mas também apanhava da Kazusa.

Empresa Farmacêutica Gojo:

- Makiko Gojo (Tae Kimura): Responsável pela seção farmacêutica da empresa, no passado trabalhava como pesquisadora junto com Shingo Yaemori. Sua irmã mais nova, Michiko, também era pesquisadora, mas faleceu no incêndio que aconteceu onde trabalhava.

- Michitaka Gojo (Kinya Kitaoji): Dono e presidente da empresa farmacêutica Gojo. Faz qualquer coisa para proteger a empresa. Trata com desdém Alice e Kousei, pois ambos têm relação com a empresa.

- Seiji Gojo (Masato Hagiwara): Futuro presidente da empresa Gojo e esposo de Makiko. Trabalhou como pesquisador junto com Makiko e Shingo.

Construtora Mitsuzawa

- Kinnosuke Mitsuzawa (Shunsuke Daito): Esposo de Kazusa, seu apelido é Kin-chan. Era colega de Kazusa nos tempos de colégio, e era yankee como ela. Fez de tudo para conseguir conquistá-la. Adotou o sobrenome da família dela, trabalha na empresa, tornou-se marido dedicado com dois filhos.

- Joichiro Mitsuzawa (Sarutoki Minagawa): Pai de Kazusa e dono da construtora. Amigo de Shingo Yaemori. Tem problemas nas costas.

- Akiko Mitsuzawa (Atsuko Anami): Esposa de Joichiro e mãe de Kazusa. Ajuda na empresa da família.

Mugi Kadowaki (à esquerda) com o elenco que formava a família Mitsuzawa - Atsuko Maeda (Kazusa), Atsuko Annan (Akiko), Sarutoki Minagawa (Joichiro), Shunsuke Daito (Kinnosuke). Na frente, Kira Miura (Toranosuke) e Haru Yumoto (Ginnosuke).

- Toranosuke Mitsuzawa (Kira Miura) e Ginnosuke Mitsuzawa (Haru Yumoto): Filhos de Kazusa e Kinnosuke.

Universidade Tomei:

- Momoka Matsuura (Karen Otomo): Responsável de vendas da empresa química Inari para o departamento onde Shingo trabalha. Foi colega de Kousei no tempo de colegial. Gosta ainda dele e tem ciúmes da Alice.



- Reo Yamaguchi (Yuki Tachibana) e Eita Nomura (Satoshi Horinouchi): Alunos da universidade e que tem Shingo como orientador de curso. São namorados.

Frequentadores Assiduos da "Cozinha da Alice":

- Akari Shibazaki (Miho Kanazawa): Trabalha como corretora na imobiliária Prista Home.

- Masami Shiraishi (Mamiko Ito): Trabalha como auxiliar de dentista. Casada, muitas vezes tem queixas sobre o marido.

- Yuna Kashiwabara (Iku Arai): Junto com Kazusa, faz parte do clube das mães da escola. O marido viaja a trabalho no exterior, e tem um filho chamado Sora que está estudando para exames de ingresso escolar. Se ele não passar, Yuna vai sentir que é um fracasso como mãe, então se empenha no que pode.

Outros:

- Keisuke Otsuka (Daichi Watanabe): Trabalha junto com Akari na imobiliária.

- Akio Toshima (Terunosuke Takezai): Pai de Kousei, já falecido. Era namorado de Shingo, mas nunca teve coragem de assumir e acabou casando-se com uma mulher, Megumi. Era chefe do centro de pesquisas da empresa Gojo, mas foi acusado de desvio de dinheiro e acabou cometendo suicídio.

- Michiko Gojo (Ryoko Kuninaka): Mãe de Alice e irmã mais nova de Makiko. Trabalhava no departamento de pesquisas da empresa Gojo e faleceu no incêndio que teve no local.

Trivia e Curiosidades:

- O anúncio do dorama foi feito em novembro de 2023, já tendo os três personagens principais - Mugi Kadowaki (Alice), Ren Nagase (Kousei) e Nao Omori (Shingo). Normalmente, anunciam-se doramas da próxima temporada mesmo ainda a anterior nem ter sido terminado.

- É a segunda vez que Nagase e Omori atuam juntos - a primeira, foi no filme "Houtei Yugi", lançado no início de novembro de 2023. Nagase era o advogado Kiyoyoshi Kuga e Omori era Daigo Numata.

- Mugi Kadowaki nasceu nos Estados Unidos e morou até os cinco anos, por conta do trabalho de seu pai. Retornaram ao Japão e foram morar em Tóquio. Kadowaki estudou balé clássico e seu primeiro trabalho na TV foi no dorama "Misaki Number One" (2011). Ela tem diversos trabalhos tanto na TV como no cinema, ganhando os prêmios Tama Eiga, Yokohama Film Festival e Kinema Junpo de artista revelação em "Ai no Uzu". Mugi é o nome real.

- Alguns dos atores mirins já eram conhecidos de trabalhos anteriores: 

1. Rana Iratani estava em outro dorama da mesma temporada, em um episódio em "Haru ni Nattara". Na temporada de verão de 2024, co-atuou com Ren Meguro em "Umi wa Hajimaru". 

2. Yuzuna Nagase interpretou Tsugumi Kuwabara, filha de Asagao (Juri Ueno) e Shinya (Shunsuke Kazama) na série "Asagao". Antes tinha o nome artístico de Yuzuna Kato.

3. Towa Watanabe interpretou as versões criança de dois personagens interpretados por Ren Nagase - Nobunaga Oda em "Shin Shinchokoki - Classmate wa Sengoku Bushou" e Kiyoyoshi Kuga em "Houtei Yugi". Coincidência, tanto Towa como Ren, são canhotos.

4. Azumi Terada interpretou a irmã mais nova de Mone no asadora "Okaeri Mone".

5. Kira Miura atuou no taiga dorama "Dou suru Ieyasu" e no filme "HOMESTAY" (prime video) como Shin Kobayashi (Kento Nagao) criança.

- Atsuko Maeda foi da primeira geração do grupo AKB48, de onde ficou de 2005 a 2012. Ganhou reconhecimento como atriz em 2019 sendo premiada no Tama Eiga Festival em dois filmes - "Machida-kun no Sekai" e "Tabi no Owari Sekai no Hajimari". Também atuou no taiga dorama "Ryomaden" como Harui Sakamoto (sobrinha de Ryoma). Seu trabalho mais recente foi no dorama "Monster" (2024).

- Karen Otomo foi modelo da revista Seventeen de 2013 a 2021, quando ganhou o concurso Miss Seventeen. Hoje é modelo para a revista MORE. Mas de atuação foi um ano antes quando passou no teste na agência Ken-On. Gosta de escrever e tem nível 5 em shodo (caligrafia). Otomo e Maeda chegaram a atuar no mesmo dorama - "Kasukana Kanojo" (2013). Otomo também atuou com Kadowaki e Sarutoki Minagawa na série "Anata no Ban Desu".

Nos tempos de pesquisadores - o elenco da esquerda para direita: Terunosuke Takezai (Akio), Nao Omori (Shingo), Ryoko Kuninaka (Michiko) com Rana Iratani (Alice ainda criança, no colo), Tae Kimura (Makiko) e Masato Hagiwara (Seiji).

- Terunosuke Takezai começou a carreira de ator na série "Kamen Rider" ("Kamen Rider Blade: Missing Ace") como Kotaro Shirai. Embora seja conhecido como Rio Kijima, protagonista da série "Pornographer", atuou em dois taiga dorama ("Atsuhime" e "Kamakura Dono no 13-nin") e no asadora "Ume-chan Sensei". Seus trabalhos mais recentes incluem "Trillion Game" (como Tadanori Nagase) e "Eye See" (participou em dois episódios). É formado em Psicologia pela Universidade Luterana Kyushu.

- O dorama teve a assessoria de profissionais na área jurídica, química, alimentícia, psicológica e LGBTQ. Daisuke Shirakawa, que orientou o lado LGBTQ, é diretor e homossexual, e faz parte do projeto "Out In Japan". Akinori Ukikai faz parte da administração da PDD Support Center Green Forest, entidade que cuida de pessoas especiais. 

- O último episódio teve a presença do membros do restaurante Universal French Restaurant Le Kuro, que emprega pessoas especiais.

- As receitas dos pratos que Alice preparava durante o dorama podem ser encontradas no livro que foi lançado no último dia que foi ao ar, e no site Cookpad, que - até o momento que estou postando aqui - as receitas estão lá.


- Boa parte das locações foram em Tóquio, mais na região de Katsushika. Mas também foram feitas filmagens em Narashino (Chiba, onde fica o Colégio de Ciência e Tecnologia da Nihon University, usado para as cenas da universidade, e a metalúrgica Koide Roll, onde Kousei trabalhou no passado), no Shinagawa Aquarium, na empresa Roche Diagnostics (empresa farmacêutica), Yokohama, Kawasaki. A empresa usada para a Construtora Mitsuzawa foi a Kojima Mokuzai que fica em Setagaya. As informações podem ser encontradas no site Location La Coccan (em japonês).


- É costume em algumas famílias o marido levar o sobrenome da família da esposa, como foram os casos de Kinnosuke (que adotou o sobrenome de Kazusa, Mitsuzawa) e Seiji (que adotou o sobrenome de Makiko, Gojo). Aqui chama-se "mukodono", que significa que o marido adotou o sobrenome da família da esposa. Acontece em casos em que a família só tem filhas, ou é filha única, e não vai ter mais nenhum descendente a levar o sobrenome. Dependendo do caso, o marido acaba morando junto com a família da esposa. Um dorama que trata desse tema é a série "Mukodono" (2000 e 2003).

- Também é possível a pessoa adotar o sobrenome da mãe, caso de Kousei, que não queria que associasse ele com o incidente que causou a morte de seu pai.

- A cantora e compositora miwa, que interpreta "Soredemo Tada", apareceu de surpresa durante as filmagens do dorama e cantou ao vivo a música-tema.

Alô, polícia? Tem um intruso no restaurante!!!

- Ren Nagase, Atsuko Maeda e Towa Watanabe têm uma coisa em comum - são canhotos.

- Na época que foi transmitido o segundo episódio, a côr da blusa de Alice mudava a cada dia da semana na home page do dorama. Quando Kousei começa a trabalhar no bistrô, Alice tem que explicar que tem posição certa de colocar sal e pimenta nas mesas, bem como a posição das mesmas, e cada dia da semana ela usa uma roupa de côr diferente. 




(E o Kousei tendo que anotar tudo num caderninho pra não errar e deixar Alice nervosa, porque quando ela fica nervosa, começa a ditar a tabela periódica!!)

- Embora o título - em inglês - seria um trocadilho com "Alice no País das Maravilhas", o enredo nada tem a ver com a obra de Lewis Carroll, apesar de ter um coelho branco. Henry, o coelho branco de pelúcia que Alice sempre carrega na bolsa e recorre a ele quando se sente em perigo, foi presente de sua mãe, e foi com ele que salvou Alice do incêndio quando criança.

- Durante a transmissão do dorama, teve dois spin-offs que foram transmitidos no streaming pago hulu (e depois inclusos no DVD-BOX), sendo que um tinha o casal Reo e Eita, e o segundo era para descobrir quem é o culpado da história.

- Referências não faltaram em alguns episódios: quando Kinnosuke faz de tudo para conquistar Kazusa, fez um festival de cosplay: Kintaro, um nerd e um yankee.




- E esse visual da Alice para não ser reconhecida no supermercado, lembra quem mesmo? (Quem disse o ToshI do X-Japan, acertou)


- O episódio 6, onde Alice é entrevistada para uma web magazine sobre o sucesso de seu pequeno bistrô, é uma crítica em cima de certos veículos de informação - a entrevistadora, ao invés de saber como Alice prepara os pratos e provar, ficou mais perguntando sobre o fato de ela ser autista, sendo que Alice quer apenas ser tratada como uma pessoa normal.


Fontes: NTV, Oricon, Natalie, MVNavi, Location La Coccan.

Imagens: Twitter Oficial do dorama.


Omegaverse nos bastidores do dorama?? Era apenas Ren Nagase usando a barriga de grávida falsa que Atsuko Maeda usou até o oitavo episódio, quando Kazusa foi internada para dar à luz uma menina.






Comments