Primavera e Crises Alérgicas

Oficialmente ontem, dia 20, já é Primavera aqui no Japão, inclusive, em muitos lugares, é tido como feriado oficial.

Embora seja uma estação onde em muitos lugares as cerejeiras finalmente estão florindo, este ano ainda está frio e inclusive chegou a nevar. Onde moro, no dia anterior, caiu um pouco de granizo, choveu e depois ficou o dia todo faz tempo bom e depois chove e faz tempo bom de novo.

Antes que digam que eu sou a estraga-prazeres, isso já é lado pessoal - se eu não sofresse tanto de kafunshoo (alergia ao pólen), eu colocaria a Primavera como uma das minhas estações favoritas depois do Outono (mas ele fica em terceiro, depois do Outono e Inverno).

Desde 2006 eu sofro com esse problema todas as vezes que chega metade do mês de fevereiro, quando as flores de ameixeira começam a florir. E meus primeiros sintomas seriam espirros constantes e depois o nariz escorrendo. Quando chega março, a situação piora que meus olhos começam a coçar parecendo que entraram areia neles.

E aviso que desde então, mesmo um pouco antes da floração, eu já me previno com remédios (antialérgicos, produtos para lavagem de olhos, colírio e lavagem nasal) e vitaminas. Nem sei se tem vacina para kafunshoo, mas se tiver, só se for em casos bem graves, como era do meu antigo chefe dos tempos que trabalhei em Tóquio - era entrar Primavera que ele sofria de crises de kafunshoo, ao ponto que, teve um ano que ficou uma semana internado.

Quando morei em Yokohama, minhas crises de kafunshoo até que eram mais amenas, talvez porque o mar era perto, e quando tem um pouco de umidade, o pólen não se propaga tanto, especialmente em dias de chuva. Mas bastava o tempo ficar bom...

Minhas crises de kafunshoo variavam a cada ano. Teve ano que só fiquei espirrando e mais nada, outros minhas narinas - sem brincadeira - ficavam em carne viva de tanto que eu assoava o nariz e olha que usava um lenço de papel de textura extra macia, tipo lotion tissue, e mesmo assim meu nariz vivia machucado nesse período. Ainda bem que usar máscara, disfarça, além de evitar transmitir outras doenças por aí.

Tá, não vou ficar criticando a Primavera mesmo porque eu gosto de apreciar as flores, as cerejeiras floridas que enfeitam aquele lugar que no inverno parece desolado, inclusive, não posso ver uma cerejeira florida que já estou tirando foto. Só não fiz hanami até hoje por causa de que muita gente tem a mesma idéia e a alergia não permite. Certo que qualquer parque que tiver cerejeiras em flor, serve para fazer um piquenique com os amigos, mas muita gente prefere ir nos mais populares. Nem tiro a razão, porque depois pode ir passear nos arredores.

Pra não dizer que nunca fiz hanami na vida, fui uma vez e foi bom, apesar de que naquela época eu estava sofrendo horrores com o kafunshoo. Mas também não ia fazer desfeita com o pessoal que me convidou.

Concordo que a Primavera é uma estação em que tudo se renova, tudo fica mais lindo e o clima mais gostoso (pelo menos a gente não anda tão encapotada como no Inverno), mas se eu e muita gente não sofresse tanto com kafunshoo, os passeios seriam bem melhores, porque vocês não sabem o quanto é horrível sair de casa e passar o dia espirrando e com os olhos coçando mesmo de máscara e medicada.

Tudo bem, felizmente essas crises passam logo. Espero não passar o mês de abril inteiro nesse estado que me encontro atualmente - por causa do medicamento que tomo antes de dormir, por um lado funciona bem, não tenho crises de espirros nem nariz escorrendo, mas por outro, me dá uma sonolência que, eu acabo dormindo direto até a hora de acordar.

*Eu não indico os produtos que uso porque isso vai de cada um, os efeitos colaterais variam de pessoa para pessoa.

Imagens: fotos da autora na Primavera passada no rio Yanagawa, uns dez minutos de onde moro.


Comments