[Cine Pipoca Lista] Filmes Assistidos no Primeiro Trimestre de 2025

Eu costumo assistir filmes mas fazer a resenha deles que é bom, demoro é uma vida pra fazer, e olha que ultimamente estou fazendo mesmo mensalmente, mas são os que eu assisti em 2024 pra trás (ou seja, tenho que ficar procurando meus ingressos de entrada de cinema e outros que andei anotando o título na agenda).

Na "pequena" retrospectiva que fiz em janeiro sobre o que andei fazendo (ou não) no ano anterior, eu mencionei o tanto quanto andei assistindo filmes tanto na TV, nos streamings e no cinema. Neste post, farei o que andei assistindo de janeiro até março, porque abril começou e já tenho pelo menos dois ou três filmes na lista, além nos streamings (afinal, pra que eu assino Prime Video e Netflix mesmo?).

1. Howl's Moving Castle: Sophie, uma jovem que trabalha como chapeleira, encontra um mago chamado Howl. Ao voltar para casa, Sophie recebe a visita da Bruxa do Deserto, que a amaldiçoa e transforma a jovem em uma octagenária. Na tentativa de encontrar uma forma de quebrar o feitiço, Sophie sai pelo país e acaba entrando num castelo móvel que pertence a Howl.

Não vou entrar em mais detalhes porque muita gente que eu conheço, assistiu a essa obra-prima de Hayao Miyazaki desde o lançamento e sabe a história de cor e salteado, ainda mais que a voz original do Howl foi de Takuya Kimura. Eu só fui conseguir assistir quando reprisou pela nona vez na NTV, em janeiro deste ano (podem me julgar, mas tem muito filme do Estúdio Ghibli que não assisti até hoje).

2. 1st Kiss: O casamento de Kanna e Kakeru estava se deteriorando ao ponto de pedirem divórcio. Mas acontece um acidente e Kakeru acaba falecendo. Ainda em seu período de viuvez (porque Kakeru faleceu antes de ir na prefeitura entregar o documento), Kanna acaba voltando ao tempo, quinze anos atrás, exatamente no dia em que conhece Kakeru. Seria uma chance de ambos conseguirem reverter o relacionamento?

A gente não pode mudar o passado, mas se tivesse a oportunidade, poderia fazer para o bem mesmo sabendo que o desfecho seria o mesmo, mas ao menos poderá ter uma vida melhor e sem arrependimentos. Era isso que Kanna sentia depois que Kakeru faleceu, e antes de voltar no tempo, que deveria ter feito melhor para que não terminasse dessa forma. (Observação: Takako Matsu e Hokuto Matsumura dão conta do recado em fazer duplo papel).

3. Showtime7 (Showtime Seven): Shinnosuke Orimoto era um dos principais newscasters do programa de notíciais Showtime 7, mas devido a um incidente, passou a ter um programa de rádio noturno ao vivo. Uma noite, durante o programa, recebe um telefonema em que alertava que tinha uma bomba escondida. Achando que fosse uma brincadeira de mau gosto, Orimoto desliga o telefone. Logo acontece uma explosão em uma refinaria. O terrorista retorna a ligação e pede que Orimoto seja seu negociador. O ex-newscaster vê sua chance em retornar ao seu posto anterior no programa Showtime 7 e acaba fazendo uma transmissão ao vivo.

Remake do filme coreano "The Terror, Live" de 2013, o filme japonês, protagonizado por Hiroshi Abe, tinha sido anunciado no final de 2024. E estreiou nos cinemas no dia 7 de fevereiro deste ano. No mesmo dia, na divulgação do filme, revelaram no evento quem era o terrorista (embora que, pela voz no telefone, muita gente desconfiava mas não tinha certeza, e no trailer não era creditado). Tem mudanças aqui e ali, mas o núcleo principal - um terrorista negociando com um radio personality e reassume o posto de newscaster - ficou inalterado. 

4. Shoutai: Keiichi Kaburagi é um jovem que está no corredor da morte julgado por um crime de assassinato que ele não cometeu. Durante uma transferência, Kaburagi acaba conseguindo escapar, e assumindo diversas identidades, ajuda as pessoas por onde passou.

Baseado no livro do mesmo nome de Tamehito Somei, a história já tinha sido transformado em renzoku dorama em quatro episódios trasmitida pelo canal pago WOWOW, em 2022, com Kazuya Kamenashi como protagonista. Em novembro de 2024 foi lançado a versão em filme, com Ryusei Yokohama. O filme ganhou os prêmios principais do Nihon Academy de 2025 (diretor, ator principal, atriz coadjuvante (Riho Yoshioka), artista revelação (Anna Yamada e Shintaro Morimoto)). O tema é sobre erro jurídico e a tentativa do condenado em provar sua inocência com a ajuda daqueles que ele ajudou em sua fuga.

*Assisti na Netflix um mês antes de divulgarem os resultados do Nihon Academy.

5. 35 Nenme no Love Letter: Tamotsu Nishihata é um senhor sexagenário que trabalha em um restaurante de sushi, mas não sabe ler nem escrever o próprio nome, e dependia da esposa Kyoko para isso. Quando se aposentou, acaba entrando em uma escola noturna para aprender a ler e escrever, pois prometeu escrever uma carta para sua esposa que tanto o apoiou.

Baseado no livro do mesmo nome do jornalista Takayasu Okura, é a vida real de Tamotsu Nishihata, que nasceu antes da Segunda Guerra Mundial, e, durante esse período, não conseguiu frequentar a escola, pois além de trabalhar para sustentar a família, sofria maus-tratos. A história mostra também que nunca é velho demais para aprender novas coisas, nem voltar à escola.

6. Trillion Game the Movie: Haru Tennouji e Manabu "Gaku" Taira voltam com um projeto ambicioso - construir um casino resort em uma ilha remota, o que poderá gerar emprego e lucro com o turismo. Será que a dupla vai conseguir se sair bem nessa empreitada?

Quem leu o manga, assistiu a versão dorama (que é recomendável por sinal), vai encontrar quase todos os personagens no filme. É recomendável também assistir o dorama antes do filme? Se quiserem saber como Haru e Gaku conseguiram abrir a empresa Trillion Game, a presença da simpática Rinrin e Kirika querendo a dupla em seu império financeiro e o Haru só enrolando pra pedir ela em casamento, vão fundo.

🎬

Na verdade, era para ter mais filmes na lista, já que o primeiro trimestre teve bons filmes no cinema e poderia aproveitar mais a lista que tem nos streamings, mas fevereiro tive uma crise forte de kafunshoo e março mudei de horário de trabalho, então para ajustar tudo, demorei muito, mas aos poucos estou retomando à minha rotina normal (ou não).

Entramos abril e já vi nas programações do cinema perto de casa que vai sair mais filme interessante, então já vou garantindo meu ingresso antecipado (mais conhecido, eu pago mais barato se comprar antes da estréia, não que vou garantir o melhor lugar na sala) para ter mais diversão na vida.

Imagens: Aniplex, Studio Ghibli, Shochiku, Toei, Kadokawa, Asmik Ace.

Comments