[Projeto BEWA] "35 Nenme no Love Letter" (2025)

Sinopse: Tamotsu Nishihata é um senhor na casa dos sessenta anos que trabalha em um restaurante de sushi e vive feliz com sua esposa Kyoko em uma modesta casa em Nara. Mas, ele não sabe nem ler nem escrever, pois quando estava em idade escolar, vivia na pobreza e tinha que trabalhar para sustentar a família durante a Segunda Guerra Mundial, e na escola sofria maus-tratos. Apesar das dificuldades, conseguiu emprego em um restaurante de sushi tradicional graças ao dono que gostava do trabalho de Tamotsu. Casou-se com Kyoko, uma datilógrafa, e que passou a ajudar o marido para escrever e ler. Quando aposentou-se, Tamotsu acaba entrando em uma escola noturna para aprender a ler e escrever, pois queria escrever uma carta de amor para a esposa que sempre o ajudou.

Ficha Técnica: Direção e Roteiro Adaptado: Renpei Tsukamoto. Baseado no livro do mesmo nome do jornalista Takayasu Ogura (Kodansha)*. Projeto: Takeshi Moriya, Keiichiro Okabe, Yuki Taniguchi. Música: Taro Iwashiro. Música de encerramento: "Zutto Tsukurikake no Love Song", de Motohiro Hata (Universal Music Japan/Augusta Records). Planejamento: Takeshi Moriya. Produção: Keiichiro Okabe e Yuki Taniguchi. Execução: Shouichi Yoshizaki. Produtor Musical: Gen'ichi Tsushima. Produção de Elenco: Mayumi Hayashi. Produtor de Publicidade: Tsuyoshi Mihashi. Continuidade: Ryuichi Matsumura. Fotografia: Motonobu Kiyoku. Arte: Asaka Kudo. Iluminação: Souchi Sato. Decoração: Koichi Hirai. Gravação: Takashi Nakasato. Edição: Souichi Ueno. VFX: Kojiro Kimura. Efeitos sonoros: Mizuki Ito. Scripter: Hifumi Kuroki. Vestuário: Mari Miyamoto e Mie Egashira. Cabelo e Maquiagem: Mariko Tanaka e Satomi Umehara. Auxiliar de direção: Ryo Yamamoto. Responsável do projeto: Michihiro Asano. Distribuição: Toei. Produtora: Toei Tokyo Satsueisho. Publicidade: Atmovie Inc. Comitê de Produção do filme "35 Nenme no Love Letter".

Elenco: Shofukutei Tsurube (Tamotsu Nishihata), Tomoyo Harada (Kyoko Nishihata), Daiki Shigeoka (Tamotsu Nishihata na juventude), Mone Kamishiraishi (Kyoko Nishihata na juventude), Eri Tokunaga (Hiromi), Giiko (Miki), Yuuki Tsujimoto (Shinsuke), Chikara Honda (Kazuhide), Noriko Eguchi (Sawako), Kotoka Seto (Mirai Tanaka), Haruto Shiratori (Shota Yamamoto), Rie Kuwabata (Mitsue), Takashi Sasano (Itsumi), Ken Yasuda (Megumi Taniyama).

Estreiou nos cinemas no dia 7 de março de 2025.

Tamotsu e Kyoko Nishihata na vida real.

Embora muitas pessoas dizem que o Japão é um dos países onde a taxa de analfabetização é bem baixa, ainda existem nativos que são analfabetos. Existem diversos fatores, mas se for pensar na geração nascida um pouco antes e durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), muitas crianças deixavam de ir para a escola por serem forçadas a trabalhar para sustentar a família e também acabavam sofrendo maus-tratos, fazendo com que desanimassem a frequentar as aulas.

Com o tempo, felizmente, foram criadas escolas noturnas, cursos à distância e testes de proeficiência (este, com o propósito da pessoa obter o certificado de conclusão do colegial), mas são poucos divulgados, a não ser que seja uma pessoa interessada e procure à fundo, especialmente nas instituições e prefeituras.

*A história de Tamotsu Nishihata é real, foi baseada em uma carta que ele escreveu para o concurso promovido pela Mitsui Sumitomo, "Cartas de Amor aos Sessenta Anos", e também no programa "Gyoten News", onde Tsurube Shofukutei apresenta. Teppei Shofukutei, discípulo de Tsurube, escreveu uma história real sobre Nishihata, o que acabou despertando o interesse do jornalista Takayasu Okura.

Pontos abordados no enredo:

- Nunca é tarde demais para aprender alguma coisa, retornar à escola e aprender a ler e escrever.

- Assumir que não sabe, não é vergonhoso.

- Perseverança - não se deixar abater pela idade nem pelas condições que teve no passado.

- Ter a felicidade de ter uma esposa que compreendeu a situação e passou a ser seu apoio de ajuda, ter criado filhos e ter tido um emprego decente.

Personagens Principais:



- Tamotsu Nishihata (Tsurube Shofukutei/Daiki Shigeoka): Nascido antes da guerra começar, teve que trabalhar ainda criança para sustentar a família, e por causa dos maus-tratos que sofria na escola, acabou abandonando os estudos aos oito anos de idade, o que fez ele não saber ler nem escrever. Conseguiu o emprego como sushiman em um restaurante tradicional e lá ficou até se aposentar, aos 64 anos. Casou-se com Kyoko, uma jovem datilógrafa e teve duas filhas. Quando se aposentou, Tamotsu decidiu frequentar uma escola noturna para aprender a ler e escrever, pois queria escrever uma carta para a esposa que sempre o apoiou.

- Kyoko Nishihata (Tomoyo Harada/Mone Kamishiraishi): Esposa de Tamotsu. Conheceu o futuro marido por apresentação do chefe de Tamotsu. Trabalhava como datilógrafa e morava com a irmã Sawako, pois haviam perdido os pais na guerra. Quando casou-se, manteve o emprego de datilógrafa e também ajudava Tamotsu a ler e escrever os documentos que precisasse. 

Família Nishihata:

- Hiromi (Eri Tokunaga): Filha mais velha de Tamotsu e Kyoko. É quem se preocupa com os pais.

- Kazuhide (Chikara Honda): Esposo de Hiromi.

- Miki (Giiko): Filha mais nova de Tamotsu e Kyoko.

- Shinsuke (Yuuki Tsujimoto): Esposo de Miki.

Outros Personagens:

- Sawako (Noriko Eguchi): Irmã mais velha de Kyoko. É quem pede para Tamotsu ficar junto de Kyoko, pois ele não queria casar-se com ela (porque ele era analfabeto e tinha vergonha perante à Kyoko). Teve parte do rosto queimado por causa do incêndio na casa onde seus pais acabaram falecendo.

- Itsumi (Takashi Sasano): Proprietário do restaurante de sushi onde contratou Tamotsu. Mesmo sabendo que o rapaz não sabia ler nem escrever, o contratou mesmo assim e ensinou-lhe a arte de um bom sushiman

- Mitsue (Rie Kuwabata): Vizinha dos Nishihata desde o início. Responsável por entregar o informativo mensal do bairro.

- Megumi Taniyama (Ken Yasuda): Professor da escola noturna onde Tamotsu passou a frequentar. Foi o maior incentivador dos alunos, especialmente Tamotsu, que mesmo tendo demorado anos para aprender a ler e escrever, tinha esperança nele.

- Mirai Tanaka (Kotoka Seto): Aluna da escola noturna.

- Shota Yamamoto (Haruto Shiratori):Aluno da escola noturna. Não conseguia se socializar (tinha fobia social), e assistia as aulas em um biombo. Aos poucos começou a interagir com os colegas com a ajuda de Tamotsu.

Trivia e Curiosidades:

- O anúncio do filme foi antes do livro de Ogura ter sido lançado, mas o roteiro foi baseado no rascunho e nos documentários que fizeram sobre a família Nishihata, como no Gyoten News.

- Tamotsu Nishihata existe na vida real. Nasceu em 1936 na cidade de Jingu, em Wakayama e aos 30 anos foi morar em Nara e trabalhou como sushiman até os 64 anos de idade. Sua esposa, Kyoko, era de Okayama. Ela trabalhava como datilógrafa e trabalhava em um supermercado em meio-período. Faleceu em 2014.

- Daiki Shigeoka (WEST.) e Mone Kamishiraishi interpretaram Tamotsu e Kyoko na juventude, nos anos 70. Os dois já haviam trabalhado juntos no filme "Oboreru Knife" como coadjuvantes. Shigeoka é um dos que mais atua no grupo, com temas mais adultos e de suspense. Pouca gente sabe, mas ele tornou-se boxeador profissional (classe C) em dezembro de 2024.

- Tomoyo Harada além de atriz, é cantora. Seu período mais ativo como cantora foi nos anos 80. Já foi premiada duas vezes com o Nihon Academy (em 1983 como artista revelação e em 1987 pela escolha do público).

Team NACS, grupo teatral formado em Hokkaido desde a universidade e já tem 27 anos de carreira. Da esquerda para direita: Hiroyuki Morisaki, Ken Yasuda, Shigeyuki Totsugi, Yo Oizumi e Takuma Otoo.

- Ken Yasuda faz parte do grupo de atores TEAM NACS, formado por cinco atores de Hokkaido - Yasuda, Yo Oizumi, Shigeyuki Totsugi, Hiroyuki Morisaki e Takuma Otoo. Depois de Oizumi, Yasuda é o que mais tem atuação em doramas e filmes. 

Fun fact: Apesar de Oizumi ser o mais conhecido no meio artístico atuando solo, quem é o líder do grupo é Morisaki. Yasuda é o sub-líder.

- A comediante Rie Kuwabata faz duo com Masako Ohara, a dupla Kuwabata Ohara, desde 2000. 

- As escolas noturnas no Japão começaram a existir alguns anos depois da pós-guerra, para pessoas que não poderiam frequentar a escola tradicional por causa do trabalho ou diversos fatores. Alguns casos apresentados na classe onde Tamotsu frequentou eram de pessoas acima de sessenta anos que queriam ingressar em uma universidade, aprender o idioma (no caso de estrangeiros), trabalhadores em tempo integral e que querem ao menos terminar os estudos para algo melhor, não consegue se adaptar em uma escola tradicional (no caso de Mirai e Shota).

- Kairan-ban, ou informativo circular, que a vizinha Mitsue (Rie Kuwabata) entrega mensalmente para a família Nishihata, é uma pasta contendo atas de reuniões entre o conselho do bairro, informações do local, notas de nascimento e falecimento, ocorrências, promoções, etc. Isso varia de cidade para cidade, mas é um dos meios mais eficazes de ter comunicação entre os moradores do bairro.

- Boa parte das locações foram feitas na cidade de Nara, mas algumas partes foram feitas nas cidades de Minamiashigara (Kanagawa, onde fica o parque de Ashigara) e Sakura (Chiba, onde fica o Nakashitsu Shotengai).

- No panfleto do filme, estão as cartas que aparecem nas cenas, e também o verdadeiro Tamotsu Nishihata aparece com o elenco principal.

Fontes: Panfleto do filme, Oricon, eiga.com, cocreco kodansha web.

Esta postagem faz parte do projeto BEWA ou Blog Every Week in April, idéia da Lana que já tinha sugerido o projeto no ano passado e como fez O filsucesso, está com mais uma proposta diferente, o gerador de temas. Postagens temáticas serão postadas semanalmente, preferencialmente na sexta-feira de manhã, ou à tarde. O tema gerado foi "Se você pudesse recomendar um filme, livro ou série agora, qual seria?"


PS: Saiu com um pouco de atraso por motivos da autora ter tido uma semana muito corrida, mas ainda está valendo o projeto.

Comments