[Cine-Pipoca Review] Cottontail (2023)

Sinopse: Após a morte de sua esposa, Kenzaburo e seu filho Toshi vão para a Inglaterra, no Lake District, onde fica o lago Windermere, jogar as cinzas dela, que era o pedido da esposa Akiko, já que ela havia morado na Inglaterra quando criança e cresceu lendo as histórias de Peter Rabbit.

Mas como pai e filho eram incapazes de se abrirem um com o outro, Kenzaburo acaba indo sozinho para o parque e no fim se perde no caminho. Ao pedir ajuda em uma fazenda, onde moram John e sua filha Mary, Kenzaburo fica alguns dias, e aos poucos encontra paz e volta a falar com o filho, que o acompanha até o final.


Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Patrick Dickinson. Produtor Executivo: Gabrielle Tana. Diretor de Elenco (Japão): Ko Wagami e Yoko Yamashita. Diretor de Elenco (Inglaterra): Jo Farrugia. Supervisor de edição sonora: Danny Sheehan. Música: Stefan Gregory. Produtores de Design: Matthew Button e Kentaro Kosaka.  Produção de direção: Kosuke Oshida, Carolyn Marks Blackwood, Hélène Theodoly. Produção Geral: Sachi Watanabe, Jamie Harvey. Produtores Executivos: Maria Logan, Anne Sheehan, Raymond Phathanavirangoon. Edição: Andrew Jadavji. Fotografia e Cenografia: Mark Wolf. Empresas Produtoras: Brouhaha Entertrainment, MBK Productions, Magnolia Mae Films, Written Rock Films. Distribuidora: WestEnd Films. 

Elenco: Lily Franky (Kenzaburo), Ryo Nishikido (Toshi), Tae Kimura (Akiko), Rin Takanashi (Satsuki), Ciáran Hinds (John), Aoife Hinds (Mary), Kosei Kudo (Jovem Kenzaburo), Yuri Tsunematsu (Jovem Akiko).

Estreiou nos cinemas em 1 de março de 2024.

"Cottontail" é uma produção nipo-anglicana que foi ambientada no Japão e boa parte na Inglaterra. A idéia do filme partiu do diretor e roteirista inglês, Patrick Dickinson, em 2019. A princípio, ele tinha escolhido e anunciado o elenco, que eram Ken Watanabe, Dai Watanabe, Ralph Fiennes e Jessie Buckley nos papéis principais, e as filmagens estavam marcadas para o outono de 2020. Mas devido a pandemia que aconteceu em 2020, o projeto foi suspenso e, em abril de 2021 foi anunciado o novo elenco, já que o original - com exceção de Buckley - havia desistido (Buckley depois desistiu, e foi substituída por Aoife Hinds).

Dickinson resolveu fazer o filme inspirado em Peter Rabbit devido ao seu primeiro curta-metragem, "Usagi-san" (2013), e o filme aborda sobre a relação estagnada entre pai e filho, que posteriormente é superada, e a amizade com estranhos durante o percurso solitário em busca do local desejado. O que faz com que o protagonista passe do processo de luto para a reconciliação.

Pontos abordados no filme:

- Sobre demência ou Mal de Alzheimer, doença que Akiko sofreu até o fim da vida.

- Quando a relação pai e filho de estagnada acaba sendo superada.

- É verdade que, quando estamos em sérias dificuldades, a gente consegue quebrar a barreira da linguagem. Mesmo com o básico que a gente aprendeu na escola.

- Estando em algum lugar estranho, pode ser muito arriscado se aventurar sozinho. Kenzaburo só arriscou a tentar ir sozinho, primeiro por causa do filho Toshi e segundo, ainda tinha a lembrança da falecida esposa.

Personagens:

- Kenzaburo Oshima (Lily Franky/Kosei Kudo (jovem Kenzaburo)): Professor aposentado e viúvo, faz cumprir a promessa que a esposa falecida havia deixado em testamento antes que a demência tomasse conta - que as cinzas fossem espalhadas no Lago Windermere, na Inglaterra. Independente, sem-noção e rabugento, faz as coisas sem pensar, e vivia em conflito com o filho Toshi, mas era esposo devotado de Akiko até o fim da vida. Na viúvez, Kenzaburo vivia furtando pequenos pedaços de polvo no mercado e levava para seu bar favorito para que o master preparasse seu desjejum, junto com dois copos de cerveja (que era um para ele e outra para a finada esposa).

- Akiko Oshima (Tae Kimura/Yuri Tsunematsu (jovem Akiko)): Esposa de Kenzaburo. Conheceram por acaso em um bar. Devido ao trabalho de seu pai, passou a infância na Inglaterra, no qual ficou fascinada com as histórias de Beatrix Potter, autora dos livros da série de Peter Rabbit. Tinha consigo um pingente no formato de Cottontail (a irmã mais nova de Peter). Casaram-se e tiveram o filho único Toshi. Perto de Kenzaburo se aposentar como professor, descobriu que sofre de demência e, mesmo com tratamento, sua saúde foi piorando até o fim da vida. Nos primeiros sinais da doença, Akiko escreve uma carta endereçada ao esposo e filho que deveria ser aberto depois de seu falecimento contendo seu último desejo.

- Toshi Oshima (Ryo Nishikido): Filho de Kenzaburo e Akiko. Por anos esteve distante da família, mas vai para a Inglaterra com a família para realizar o último desejo da mãe. Por ser metódico demais e seu pai ainda ficar cada vez mais perdido nas memórias da falecida esposa, Toshi acaba irritando Kenzaburo, que por fim vai sozinho procurar o lago, sem saber direito o idioma e sem direção certa. Quando reencontra o pai perdido, terminam em reconciliação e vão juntos para o lago. É casado com Satsuki e tem uma filha, Emi.

- Satsuki Oshima (Rin Takanashi): Esposa de Toshi e mãe de Emi, que acompanha a família para a viagem na Inglaterra.

- John (Ciáran Hinds): Fazendeiro que ajuda Kenzaburo a encontrar o Lago Windermere.

- Mary (Aoife Hinds): Filha de John.

Trivia e Curiosidades:

- A história foi filmada parte em Tóquio e boa parte em Londres e Cumbria (onde fica o Lago Windermere). As filmagens demoraram por causa da pandemia, e o elenco original acabou desistindo. Só foi concluído em 2023.

- A estréia do filme foi no dia 26 de outubro de 2023 no Festival de Cinema em Roma, Itália. No Japão, foi no dia 1 de março de 2024.

- Ciáran Hinds é conhecido pela sua atuação em "Belfast" e na série "Game of Thrones". Nascido na Irlanda, atua desde 1975. Tentou estudar advocacia, mas acabou se formando em atuação, na Royal Academy of Dramatic Art. Aoife Hinds, que interpreta Mary, filha de John, é filha de Ciáran na vida real.

- A região onde fica o Lago Windermere, serviu de inspiração para a escritora Beatrix Potter para os livros com as histórias de Peter Rabbit. A autora residiu na região dos Lagos, no Hill Top Farm por quase 40 anos. Por não ter tido filhos, suas propriedades passaram a pertencer ao National Trust (ou Fundo Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural) após o falecimento de seu esposo em 1945 (Potter havia falecido dois anos antes).

- Cottontail é o nome de uma das irmãs do personagem Peter Rabbit. As outras se chamavam Flopsy e Mopsy. Aparecem no livro "A História de Peter Rabbit".

- Faziam seis anos que Ryo Nishikido não atuava em um filme. O último foi "Hitsuji no Ki" em 2018, um ano antes de seguir carreira musical solo. Foi depois de 2023 que voltou a atuar tanto na TV como no cinema.

- O cartaz do filme difere no Japão e Europa. Enquanto no Japão foi divulgado com Lily Franky na região dos Lagos, na Europa foi com a atriz Yuri Tsunematsu (que interpretou a jovem Akiko) no Lago Windermere.

- Yuri Tsunematsu, que interpreta a jovem Akiko, atua desde criança. Entrou na agência Amuse por ter passado no teste. Seu primeiro trabalho foi em "Ruri no Shima" (2006), atuou em dois asadora ("Mare" e "Okaeri Mone") e no taiga dorama "Sanadamaru". Sua atriz favorita é a sua ex-sempai Juri Ueno.

- Kosei Kudo, que interpreta o jovem Kenzaburo, nasceu em Aomori. Atua mais em filmes, curtas-metragens e produções em streamings, como "Gossip", "Gekkan Matsuzaka Toori" e "Gannibal". 

- O diretor Patrick Dickinson ficou conhecido por sua curta-metragem "The Rabbit" (2013), e diversos documentários. O filme "Cottontail" recebeu o prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Roma.



Fontes e imagens: site oficial do filme (inglês e japonês), longride.jp, screen.

Comments