Dia 13 de Agosto é considerado o Dia Internacional dos Canhotos, data criada em 1976 pela Lefthanders International para conscientizar a população dominante, aka, destros, que os canhotos são iguais a todo mundo, a diferença é que eles possuem maior habilidade em fazer as coisas do cotidiano com a mão esquerda, desde que a sociedade dominante crie vergonha na cara e fabriquem objetos e utensílios adequados para os canhotos - como tesouras, abridores de lata, carteiras daquelas universitárias (que sei lá se hoje em dia esse tipo ainda existe, quem fez faculdade nos anos 90 como eu, vai entender).
Os canhotos representam cerca de 10% da população mundial. São tidos como pessoas criativas mas também muito geniosas (dá pra entender o porquê).
Na Idade Média, quem fosse canhoto, era forçado a aprender tudo usando a mão direita, ou era tido como o "companheiro do tinhoso" ou acabava virando assado. E isso durou por um bom tempo. Apesar dos tempos terem mudado, os canhotos ainda enfrentam diversas barreiras no cotidiano.
Pelo menos aqui, quando programa de variedade vai abordar o assunto "problemas que todo canhotos têm que enfrentar", a primeira pessoa que vem à mente de muita gente, é justamente Kazunari Ninomiya. Quem é fã do Arashi, sabe muito bem que Nino nasceu canhoto, mas foi forçado pelo avô a escrever com a mão direita. Resultado, ele só usa a mão direita para escrever e tocar violão, porque o resto é tudo com a mão esquerda. Teve pelo menos dois programas que ele mencionou os problemas do cotidiano de quem é canhoto (no "Getsu Kara no Yofukashi" e "Arashi no Shiyagare").
Um tempo atrás, a rede de lojas Tokyu Hands teve uma seção especial no dia dos canhotos de produtos voltados para essa população. Vamos dizer que no dia que eu fui, eram poucos itens...
E como este ano caiu numa quarta-feira, obviamente eu estava trabalhando (e o Tokyu Hands mais próximo de onde moro, fica a quase meia hora de trem), nem deu para ver se a loja disponibilizou alguma coisa (se bem que o certo seria ter uma parte permanente, ne).
Também mencionei personalidades (como o moçoilo que abre a postagem), artistas, ídolos (da hoje STARTO) e até personagens de desenho animado, quadrinhos e anime. Fora que tem os ambidestros, que conseguem fazer tudo tanto com a mão direita como com a esquerda.
*Esta postagem era para ter saído no dia 13 de agosto, mas neste dia era meu último dia de trabalho antes de entrar para quatro dias de merecidas folgas.
Imagens: pinterest e da autora (a do Tokyu Hands).
Comments
Post a Comment