Dia 13 de Agosto - Canhotos e seus Direitos


Qualquer coisa, eu já fiz postagens do assunto nos anos anteriores:

- Em 2018 - "O Direito de Ser Canhoto

- Em 2019 - "Feliz dia do Canhoto"

- Em 2020 - "O Direito de Ser Canhoto (Versão 2020)"

O dia 13 de agosto foi a data escolhida pela Lefthanders International para criar o "Dia Internacional dos Canhotos", em 1976, para conscientizar a população dominante, aka os destros, que os canhotos são pessoas iguais a todo o mundo, a diferença é que eles são mais hábeis com a mão esquerda.

Perseguidos desde a Idade Média, os canhotos até hoje sofrem para tentar se adaptar no mundo dos destros - desde abridores de latas até carteiras escolares. O correto seriam as empresas fabricarem utilitários para os canhotos, como tesouras e abridores de latas, por exemplo. 

(Antes que me perguntem, eu sou destra mas para algumas coisas, consigo fazer melhor com a mão esquerda.)

Mas essa gente consegue se virar muito bem e tiram proveito dessa qualidade, realizando tarefas melhores que os destros. Pesquisas confirmam que as pessoas canhotas são mais criativas e inteligentes, embora sejam mais geniosas.

Nas postagens anteriores sobre o tema, eu foquei muito em artistas, os mais óbvios e os que ninguém imaginava que fossem canhotos. Pesquisando um pouco mais, temos também personagens de história em quadrinhos, manga e anime que fazem bom uso da mão esquerda.


Na animação que já está na 32a. temporada (nos Estados Unidos), "The Simpsons" continua sendo uma das séries de sucesso ao mesmo tempo controverso e polêmico, mas que ainda prendem muitos telespectadores. Pelo menos dois personagens são canhotos - Bart Simpson (que na abertura ele aparece escrevendo na lousa escolar segurando o giz com a mão esquerda) e Ned Flanders, por ser canhoto, possui uma loja especializada para pessoas canhotas.


Seria o sonho de muitos canhotos, mas sabemos que existem muitas poucas empresas que conseguem lucrar com isso.

No quesito anime e manga, tem um blog chamado Ordem de Plutão (hoje inativo) que postou em 2014 "Treze personagens de Anime Canhotos", geralmente de animes que a maioria dos estrangeiros conhece, e de alguns só colocou por essa característica. Mas vou citar dois que são mais interessantes.


- Edward Elric (Fullmetal Alchemist). Na verdade, Edward é destro, mas teve que se tornar canhoto devido ter perdido o braço direito numa tentativa de ressuscitar a mãe através da transmutação humana. Apesar do seu braço direito ter o automail, para outras tarefas como escrever, Edward usa a mão esquerda.


- Mio Akiyama (K-On!). O enredo de um quarteto de meninas que formam uma banda numa escola particular, é conhecido de muita gente - tanto no manga como no anime. O destaque fica para Mio, que além de ser a líder do grupo, é baixista e canhota. Nem preciso mencionar qual seria sua inspiração para isso...


Mas houve quem indicasse a personagem Rei Hino, a Sailor Marte da série "Bishoujo Senshi Sailor Moon" como sendo canhota.

Para quem ainda gosta de ler as revistinhas da Turma da Mônica, em tanto a centenas de personagens, só tem um personagem que é canhota - Magali. Em algumas imagens e histórias, ela aparece segurando e manuseando com a mão esquerda, mas tem uma história em que ela protagoniza em que confirma sua habilidade em usar a mão esquerda - "O que sou eu, afinal?", publicada em 2005 no "Almanaque da Magali n.51".


A história tinha cinco páginas, onde Magali se atrapalha toda ao tentar recortar uma revista usando uma tesoura para destros, sendo que ela é canhota. Sua mãe mostra o lado bom de ser canhota e mostra uma revista tendo personalidades canhotas, como Leonardo da Vinci, Paul McCartney e Ayrton Senna, e ensina a filha a usar os instrumentos certos.

A história "Eu Também Quero Canhotar", publicada na revista Magali n.399, numa discussão com o primo Dudu, Magali mostra que ser canhota é fazer as coisas iguais aos destros, mas com a mão esquerda. Quem acompanha as histórias desde o início, muitas vezes Magali aparece segurando a comida ou qualquer coisa com a mão direita. Na Turma da Mônica Jovem, quase não vemos ela usando a mão esquerda (bora corrigir issoae!).

Embora hoje em dia os canhotos conseguem ter uma boa representatividade, eles ainda têm muito o que conquistar, porque ainda existem obstáculos a serem enfrentados.

Imagens: TBS Twitter, huffpost, Ordem de Plutão e blogger.

A imagem que abre o post é uma das cenas do j-drama "Kounotori", onde o cantor e ator Gen Hoshino participou. Ele é canhoto para escrever, mas para manusear o hashi e tocar violão, ele é destro.


Comments