Quando muita gente diz que Agosto é um mês nada agradável - mas isso depende do ponto de vista de cada um, tá - ninguém está exagerando, especialmente para quem mora no Hemisfério Norte.
Se eu já estava reclamando que julho estava um forno, agosto pareceu que abriram as fornalhas do inferno tamanho o calor que fez (e faz nesse exato momento que estou postando aqui). E ainda tem gente que diz que verão as pessoas ficam mais alegres e dispostas (se eu morasse em Hokkaido, no extremo norte do Japão, aí seria outra história), porque eu já digo que não suporto verão, minha pressão cai e passo muito mal mesmo com todos os cuidados necessários.
Por essas e tantas que, durante o mês de agosto não consegui ir ao cinema, tampouco tive disposição para assistir filmes e doramas atrasados, apenas os programas de variedades nos finais de semana, tive que trabalhar no feriado do dia da Montanha (11 de agosto), não consegui ir nem no Yassai Mossai Matsuri e nem ver o Hanabi Taikai no porto por conta desse calor sufocante que está sendo até agora.
No máximo, fui em dois eventos e uma exposição porque quando se trata de sorteio e consegue, é de bom senso ir, já que concorreu e ganhou, porque, uma vez que deixa de ir, não consegue ser sorteada por um bom tempo por "castigo"...
O evento que fui no dia 10 de agosto, foi mediante sorteio no FC do King & Prince - como eles gravaram uma música oficial para a Disney, e foram os primeiros artistas japoneses a gravar a versão original (mas traduzida por eles mesmos), a Disney fez um evento especial que durou duas semanas, uma loja temporária no subsolo do TSUTAYA de Shibuya com itens do novo single, como material de papelaria, camisetas e toalhas. Somente no último dia que foi aberto ao público, mas com entrada limitada.
Fora que no primeiro andar, tinha uma exposição de itens usados para o Disney Channel, mas não consegui entrar porque a entrada era limitada e na hora que entrei no site para me cadastrar, já estava tudo lotado. Mas consegui fotografar alguns itens que deu (pois era um espaço aberto) e deixaram que eu fotografasse a parte da sala.
No mesmo dia, já que fui na hora do almoço, depois fui até o Mori Museum Art Gallery, que fica no 52o. andar do Mori Tower em Roppongi, para a exposição "Tove Jansson and The Moomins". Eu tinha visto o anúncio por causa da revista Hanako, e decidir ir no mesmo dia que eu fosse no evento no TSUTAYA. Diferente da exposição que eu tinha ido em Nagoya em outubro de 2021, desta vez foi permitido fotografar (exceto alguns painéis), e trazia toda a trajetória da artista - desde a infância que já gostava de desenhar, até a fase final da vida -, com pinturas, ilustrações, materiais utilizados, não somente dos personagens que fizeram sucesso - Moomin - mas de fases de sua vida.
O acervo veio direto do Helsinki Art Museum, onde ficam expostas grande parte do material de Tove. A exposição vai se estender para Hokkaido, Nagano e Aichi. É uma colaboração do Helsinki Art Museum em comemoração aos 80 anos do personagem Moomin.
No folga que tive na semana de finados (obon), tinha sido sorteada para visitar o Family Club (dos ídolos da STARTO ENTA), porque agora é só mediante sorteio (diferente no passado que podia ir na hora que bem entendesse) e com a condição de fotografar e não postar nas redes sociais - muitos dos itens pessoais deles contém assinatura e tem o grande risco de gente mal-intencionada falsificar e acabar vendendo nos sites de leilão como se fossem originais ou usar a assinatura para fins maldosos. Sim, tem dessas coisas. O único lugar que pode fotografar e postar nas redes sociais, seriam itens comemorativos, como no verão foram os sinos de vidro que foram decorados por eles.
Mas num calor que estava de lascar na região, não dava pra fazer muita coisa. Sei que tem gente que consegue numa boa, cada pessoa é cada pessoa, mas respeitem também as pessoas que amam climas frios como eu, por mais que ande como uma cebola (cheia de roupas com camadas), ao menos a disposição volta, pelo menos para mim.
Como entramos em setembro, esperamos que essa temperatura diminua ou fique menos quente, porque ir trabalhar, fazer compras, e passear numa temperatura de quase quarenta graus (e sensação térmica de cinquenta), as chances de passar mal são grandes e olha que a gente se hidrata e protege como pode.
*E esqueci de mencionar que, depois do feriado de Obon, tive que fazer uma pequena visita no ortopedista por causa de dois dedos travados e até hoje estou a base de anti-inflamatórios e gel para amenizar as dores. Próxima visita no médico só daqui a uma semana para ele dar alguma resposta (ou injeção ou licença médica ou mudança de setor).
Fotos: a que abre a postagem, J via Twitter. Os demais, são da autora mesmo.
Comments
Post a Comment