[Discoteca Básica do Empório] SixTONES - "MILESixTONES - Best Tracks -" (2026)

Como venho dizendo quando vou fazer resenha de Discoteca Básica neste Empório, acabo fazendo de um "best of..." de um artista. É uma faca de dois (le)gumes - ou tem música nada a ver ou falta música que muita gente conhece. Pior ainda quando se lança três a quatro versões do mesmo álbum por causa de faixa-bônus, videos, etc... Se a pessoa ficar somente no "best of...", vai lá, o duro quando gosta de vez e sai atrás da discografia completa...

Um dos grupos mais populares da STARTO, o sexteto SixTONES (pronuncia-se "stones"), foi formado em 2015 (mas seus membros já eram conhecidos de outros grupos juniores, em programas de variedades, e como backdancers de grupos veteranos (1)) e debutado em 2020 junto com outro grupo, o Snow Man

Daí a gente lembra do Summer Paradise de 2018, com o grupo sendo backdancer do solo do Fuma Kikuchi (que está de camiseta vermelha na foto), fica realmente a dúvida se a gente leva o SixTONES a sério ou não...


De 2015 até o debut no dia 22 de janeiro de 2020, o grupo, formado por Jesse, Taiga Kyomoto, Hokuto Matsumura, Yugo Kochi, Shintaro Morimoto e Juri Tanaka, já se destacava nos programas voltados aos Juniores como Gamushara e The Shonen Club, interpretando músicas de seus sempais (no caso do SixTONES, eles interpretavam muita música do KAT-TUN, tanto que até então muita gente acha que o SixTONES seria a versão nova do KAT-TUN). E eles foram os primeiros artistas da agência antes de debutar a ter um promotion video no You Tube com "JAPONICA STYLE", produzido por Hideaki Takizawa, em 2018.

O estilo musical do SixTONES é mais voltado para rock, mas nada impede de algumas baladas e músicas mais animadas, mas ninguém diz que são idols, começando pelo visual, porque ninguém ali tem jeito de ser idol bonitinho e fofinho como muita gente pensa, seus trajes têm brilho, mas muito pêlo (falso) envolvido, roupas de brechó, óculos escuros, MCs longos em shows (2) e nem eles se levam à sério, basta ver o programa "Golden SixTONES" (3) para ver a gap deles atuando, nos concertos e nos programas...

Quando o grupo completou cinco anos de debut e dez de formação, não lançaram sequer um álbum contendo as melhores músicas (já que até janeiro de 2025 eles tinham lançado quatro álbuns de estúdio e 13 singles), apenas mais um álbum de estúdio ("GOLD"). Motivo era que, bem, tinha o Snow Man lançando uma coletânea e, para não coincidir, resolveram deixar para o ano seguinte, que seria o sexto ano de debut, e já que eles são seis né, coisa mais óbvia.


Para promover a coletânea, os membros apareciam nos stories da conta oficial do Instagram deles, fazendo uma contagem regressiva a partir de 47 - cada membro aparecia em algum ponto turístico diferente de cada província (na verdade, eles não informaram onde era cada lugar, para evitar mais aglomeração do que já fica), e o anúncio foi feito no dia 6 de novembro de 2025 na conta do Instagram. O álbum foi lançado no dia 22 de janeiro de 2026, dia em que completaram seis anos de debut com três versões - a versão A contendo além de dezoito músicas que saíram nos singles oficiais, mais cinco músicas que foram lead track dos álbuns de estúdio e uma inédita, e os cinco bônus que são as músicas da era Junior; a versão B que contém as músicas regulares, os lead tracks e a inédita, os bônus são cinco músicas cover de seus sempais; e a regular que tem as 18 single songs, mais os cinco lead tracks e a inédita, mais seis faixas solo dos membros.

Ou seja, se quiser saber mais do grupo, já compram o pack  completo que muitas lojas on line fazem com direito a brindes e descontos...

A música de debut - "Imitation Rain", lançado junto com "D.D." do Snow Man (tanto que tinham tantas versões do single, que era difícil saber qual era o certo) - foi composta por YOSHIKI, baterista da banda X Japan. Não obstante, YOSHIKI aparece em alguns programas do grupo, que também apareceu no documentário dele. 

A maioria das faixas variam de rock ("NAVIGATOR", "Mascara", "NEW ERA"), passando para baladas ("Boku ga Boku janai mitai da", "Futari", "Neiro", "Koko ni Katte itte"), as pesadas ("ROSY", "ABARERO", "GONG"), as que animam qualquer um ("Kokkara", "PARTY PEOPLE", "BOYZ"). E tem composições do citado YOSHIKI, Daiki Tsuneta (da banda KING GNU), Yuuki Sano, Yujiro Noda (RADWIMPS). Por causa do estilo do grupo, dificilmente o SixTONES se passam como idol group por mais que sejam de uma agência do tipo, porque é raro ter alguma faixa do estilo. 

Se bem que nos concertos e apresentações em eventos - sim, eles já participaram de festivais conhecidos, como COUNTDOWN JAPAN (em dois anos seguidos), talking rock fes, SUMMER SONIC (2025), e até fizeram MTV Umplugged e quatro participações no projeto THE FIRST TAKE no You Tube - só faltam literalmente botar fogo nos locais, porque o que usam de pirotecnia...

Trivia e Curiosidades:

Os SixTONES antes de serem SixTONES em 2012 no dorama "Shiritsu Bakaleya Koukou", interpretando alunos rebeldes, arruaceiros e resolviam tudo na base de soco e porrada. E ninguém leu errado - no comecinho de carreira, Jesse era conhecido como Louis Jesse.


(1) Antes do grupo ser formado, os seis membros atuavam em separado em programas de variedades, doramas e filmes. O primeiro trabalho com os seis juntos, mesmo não sendo grupo, foi a série "Shiritsu Bakaleya Koukou" (2012).

(2) Não é lenda urbana, é real de acordo com muitas fãs que foram nos concertos - os MCs do SixTONES chegam a ser tão longos que em um dos shows, a produção apagou as luzes e cortaram o audio dos microfones para ver se o grupo se tocasse e voltassem ao show de novo.

Na série especial pela Prime Video, "Warota", os SixTONES fizeram diversas esquetes de comédia, desde paródia com SWAT, passando pela lenda do Momotaro até a cena onde Taiga e Jesse aparecem de gyaru e gyaru otoko respectivamente...

(3) No programa regular semanal da NTV aos domingos, nota-se muito o quanto o grupo leva jeito pra comédia (vide a gap de Hokuto e Taiga). Na série produzida pela Prime Video, o "Warota", eles fazem diversas esquetes produzido por eles mesmos sob supervisão de comediantes e roteiristas.

Se não fossem os colegas para levar Kochi pro teste pro programa School Kakumei, talvez nem o SixTONES existiria.

- O grupo tem metade dos membros que entraram na agência sem precisar fazer teste, do tipo, entraram reto e direto - Taiga Kyomoto (por causa de uma foto que tirou em um restaurante, além do pai ser ator de musicais muito conhecido), Jesse (por indicação de um amigo da academia de karate que disse que tinha um lugar que queriam algum mestiço para participar e já foi admitido no mesmo dia) e Shintaro Morimoto (foi confundido com seu irmão mais velho que era da agência, mas foi convidado a fazer parte de um musical). Já Yugo Kochi foi mediante teste direto para participar do programa "School Kakumei", no qual é membro fixo até hoje. Juri Tanaka, embora tivesse um irmão que pertenceu à agência, e atuou em um dorama com ele, entrou mediante teste. Hokuto Matsumura enviou currículo porque admirava Tomohisa Yamashita, fez teste e logo foi aprovado.

- Há quem diga que três membros do grupo são acusados de nepotismo, ou seja, porque tem parente direto no mundo artístico. Mas eles sequer comentam da família, os outros é que ficam lembrando:

.Taiga Kyomoto é filho do ator Masaki Kyomoto, embora tenha entrado na agência por causa disso, por anos Kyomo demorou para desvincular sua imagem com o do pai, prova disso foram os musicais que atuou, um photobook com fotos que ele mesmo tirou mais um concerto solo ("Blue of Liberty"). Sua mãe, Hiromi Yamamoto, foi membro de grupo idol nos anos 80, junto com Naomi Sakurai, que é mãe de Daisuke Sakuma (do Snow Man). Além disso, é primo de segundo grau do ator Teppei Koike pelo lado materno.

. Shintaro Morimoto é irmão mais novo de Ryutaro Morimoto, que foi membro do grupo Hey!Say!JUMP. Como Ryutaro acabou sendo suspenso das atividades em 2011 e logo saiu da agência, Shintaro evita de falar a respeito. Embora residente em Kanagawa, Ryutaro e Shintaro nasceram em Kanazawa, Ishikawa.

. Juri Tanaka é irmão mais novo de Koki Tanaka, que foi membro do KAT-TUN até 2013 quando foi desligado do grupo e da agência. Felizmente souberam separar o que um faz e o que deixou de fazer. É o quarto filho da família Tanaka (são cinco irmãos). Quando sua mãe ficou grávida dele, queria uma menina pois queria colocar o nome de Julie (porque ela é fã do cantor Kenji Sawada, cujo apelido é Julie). Bem, teve que fazer uma pequena modificação... 

- Se o público não conheceu o grupo por causa de "Imitation Rain", foi por causa de duas músicas inclusas em animes no mesmo ano (2020) - "NAVIGATOR" foi tema do anime "Fugou Keiji Balance: UNLIMITED" e "NEW ERA" foi tema de abertura do anime "Hanyou no Yashahime". No caso de "NAVIGATOR", a música saiu sem créditos tanto na abertura como no encerramento no primeiro episódio. Muita gente soube no dia seguinte que a música era do SixTONES. Fizeram a mesma coisa no primeiro episódio do dorama "Daga, Jonetsu ga Aru", protagonizado por Kaito Takahashi (King & Prince) e Shintaro Morimoto. A música "Kokkara" tocou nos créditos finais mas sem informação - souberam no dia seguinte quando revelaram no noticiário, bem como quem fazia a narração era a apresentadora Asami Miura (que só foi creditada a partir do segundo episódio).

- SixTONES foi o primeiro grupo da agência a ganhar prêmio no MTV Video Awards Japan em 2024 como grupo do ano. Embora Kento Nakajima tenha ganho como Melhor Trending Video com "Fatal", foi em dupla com o compositor Tatsuya Kitani, formando a unit GEMN.

- No dia 1 de maio de 2025, em que comemoravam 10 anos de formação, durante a apresentação especial para o FC do grupo, anunciaram que 66 músicas seriam colocadas à disposição nos streamings a partir do dia 17 de maio (foram todos os singles até então, com os b-sides, atualmente tem 71 músicas de singles). A live está na versão B como DVD extra.

- No dia 7 de janeiro de 2026, disponibilizaram as músicas instrumentais de todos os singles nos streamings, mas uma semana depois, para promover a coletânea, fizeram uma playlist "Single Collection" com as 18 músicas dos 16 singles, sem os bônus. "Amazing", que foi lead track da coletânea, saiu como single nos streamings no dia em o álbum foi lançado.

- A versão B do álbum traz cinco músicas cover de seus sempais - "Cinderella Christmas" do KinKi Kids (hoje DOMOTO), "Ashita no Kyoku" (Arashi), "THE D-MOTION" (KAT-TUN, inclusive tem a versão ao vivo na live que fizeram), "Start it Up" (Kis-My-Ft2, que foi usada como tema do dorama "Shiritsu no Bakaleya Koukou") e "Battery" (SMAP). Faziam cinco anos que SixTONES não incluiam covers em uma live desde o TrackONE - IMPACT -" em 2020.

- A música inédita "Shine with U", que está na coletânea, é tema do comercial da Japan Railway na campanha de viagens via shinkansen para a região norte. A versão instrumental era para ser usada nas plataformas do embarque do trem bala nas estações de Toquio, Ueno e Omiya (Saitama), mas pessoas sem-noção ficavam na plataforma tentando gravar com um microfone acoplado num stick selfie e atrapalhando os demais passageiros que, em menos de uma semana que ficou no ar, retiraram, sendo que estava programado para tocar até dia 31 de março deste ano.

- Na primeira semana, a coletânea bateu 570 mil cópias, ficando em primeiro lugar na Oricon. Apesar do defeito que deu em um dos discos na versão blu-ray, a gravadora Sony Music junto com o site oficial do grupo, solicitaram a devolução que retornariam com um novo sem custo de envio e remessa.



Coincidência ou porque esteticamente fica melhor mesmo - revista EYESCREAM, banner do programa semanal GOLDEN SixTONES e divulgação do WAROTA! pela prime video - a posição não muda, ou quase, da esquerda pra direita: Juri Tanaka, Yugo Kochi, Jesse, Taiga Kyomoto, Hokuto Matsumura e Shintaro Morimoto.

- Se repararem bem, em quase todas as fotos, seja para álbuns ou promocionais, revistas, etc., a posição dos membros não muda. Sempre é, da esquerda para direita - Juri Tanaka, Yugo Kochi, Jesse, Taiga Kyomoto, Hokuto Matsumura e Shintaro Morimoto.

- É o único grupo da agência a mudar de lider todos os anos desde o debut. Tudo por causa do programa "Arashi ni Shiagare" quando foram os grupos SixTONES e Snow Man, na pergunta "quem é o líder". Se o Snow Man tem o Hikaru Iwamoto, o SixTONES não tinha definido. Foi Satoshi Ohno que escolheu Kochi como líder. Daí por diante, escolhiam o novo líder no final de cada ano. De todos, Juri ainda não foi escolhido como líder do ano.

Fontes: Sony Music Entertainment, STARTO, Oricon, Billboard, Natalie Plus.

Imagens: Sony Music Entertainment, prime video, NTV, Billboard Japan, MTV VMAJ, School Kakumei Official Twitter, Storm Movies Official Twitter, EYESCREAM Magazine, TV Station. 


Comments