[Especial Emporio 20 Anos] Conhecendo a Blogueira

Faz parte de uma blogagem coletiva do Entreblogs e que vi no blog de Nýr Dagur, além de ser uma postagem comemorativa dos 20 anos do Emporio...

Uma das tags que faz tempo que não via na blogosfera, era os blogueiros se apresentarem para os demais através de uma blogagem coletiva. Talvez eu tenha feito, ou não, é tanta postagem que faço em vinte anos de blog que nem eu lembro mais. (A outra tag é sobre "O que tenho na minha bolsa?", essa eu fiz mas na época que eu morava em Yokohama e viajava todo dia para trabalhar em Tóquio, por isso que, quem viu a postagem, se espantou com o tanto de coisa que carregava numa bolsa tamanho A4)

Vamos às respostas das perguntas que estão na tag...

1. Quando surgiu a idéia de criar seu blog?

Tinha começado um em 2003 por sugestão de uma colega de trabalho que blogava sobre o cotidiano dela, via weblogger (quem lembra?). Na época eu estava completando cinco anos de Japão e emprego novo, vida nova, daí comecei a postar sobre as aleatoriedades do meu dia-a-dia. Quase dois anos depois, o weblogger sumiu, minhas postagens idem e acabei criando este que completou vinte anos de existência.

2. Origem do nome do seu blog. Trocaria o nome? Por qual?

Ele já se chamou Yokohama The Great City porque na época que criei o novo blog eu já morava nessa cidade havia dois anos. Mudei para Emporio Kiyomi porque mudei de cidade e província e, como filha de comerciantes de uma cidade do interior paulista, acabei renomeando. Emporio porque como todo estabelecimento de cidade pequena, tinha de tudo um pouco, assim como meu blog é. Bem, Kiyomi é meu nome do meio, e muita gente sem ser da minha família ou colega de infância, me conhece por esse nome. Não trocaria de nome porque já mudei uma vez e está bem melhor agora.

3. Você tem outros blogs além desse?

Tenho o Nanimono, que eu posto sobre curiosidades sobre doramas e filmes japoneses, mas faz algum tempo que está parado porque estou atrasada nas postagens e atualizações sobre resenhas de filmes. Tive outro que era coletivo com mais duas pessoas, sobre idols mas essas duas pessoas desistiram e não tive como levar sozinha e acabei deletando.

4. Já pensou em desistir do seu blog alguma vez?

Nunca pensei, mas já tive períodos em que só postava uma vez por mês, diferentemente nos cinco primeiros anos em que as postagens eram quase que diárias. Um pouco foi o ritmo de trabalho e um período que fiquei mal emocionalmente, de alguns anos para cá é que voltei a postar mais.

5. O que te faz continuar com um blog em tempos de scrolls infinitos?

Quem lê minhas postagens, sabe que eu sou muito detalhista e trago algumas muitas curiosidades especialmente sobre algum lugar que fui ou um filme que assisti, o que não é possível em outras redes. Blog é um lugar onde me sinto a vontade para criar, escrever e compartilhar um pouco para outros leitores, sem pressão, sem algoritmo, sem fins lucrativos...

6. Qual é o seu post favorito no blog?

Mais fácil perguntar qual a tag favorita, que é Cine-Pipoca, onde eu compartilho as resenhas dos filmes que assisti, trazendo ficha técnica, sobre o enredo, locações, curiosidades, etc. Tem gente que chega a fazer turismo nos lugares onde o enredo foi filmado e isso é sério.

7. Mande uma mensagem para os seus seguidores/leitores: 

Agradecendo imensamente para aqueles que leram até aqui. Continuem blogando, postando sobre qualquer coisa que façam animar o seu, o meu, o nosso dia. Mesmo se você tiver uma só pessoa que leu sua postagem, é que essa pessoa sabe que você existe (lembram da postagem sobre o dorama "Kasa o motenai aritachi wa"?), por isso eu amo ler os outros blogs, porque também me anima a postar também.

RAPIDINHAS SINCERAS (DO MOMENTO):

Uma música: a playlist da saxofonista WaKaNa

Um livro: Se os gatos desaparecessem do mundo, por Genki Iwamura

Um filme: This is I (2026, na Netflix)

Um hobby: este blog

Um medo: não conseguir fazer as coisas que eu gosto

Uma mania: comer enquanto assisto a filme/TV

Um sonho: viajar para Liverpool (Inglaterra, quem me conhece sabe o motivo)

Não consigo viver sem: café e chocolates

Tem coleção de alguma coisa? Mangás, material de papelaria e nendroids

Do que mais gosto do meu blog?  Ter a liberdade de postar e compartilhar com outros leitores

Gostaria de fazer alguma pergunta aos próximos participantes? Sim. Em quem ou o quê se inspirou para criar e manter vivo um blog?

Desejo literário no momento: Tentar ler os livros (em inglês mesmo) de Keigo Higashino

Respondendo a pergunta da Taís: O que me fez feliz hoje, é que consegui resolver algumas coisas que estavam paradas mesmo sendo em doses homeopáticas. É pouco, mas o suficiente para dar os próximos passos.

Por enquanto é só pessoal (toca musiquinha do Looney Tunes no fundo haha), e sejam livres para responder também.

Foto: da autora, tentativa de fazer selfie via smartphone quando fui numa exposição no LaForet Harajuku em novembro do ano passado. Um dos motivos que quase não posto foto minha aqui é que não fico tão bem em fotos como eu gostaria...

Comments