Reservado

Toda vez que chega o final de semana, fico pensando em mil coisas pra fazer, como limpar a casa, passar a roupa e pensar no que farei depois do almoço. Como hoje além de fazer tudo isso e ir ao médico, resolvi dar uma ida num salão de estética que consegui um cupom semana retrasada. Qual minha surpresa que teria que fazer reserva antes! Fui ver a fila que estava na prancheta do balcão de informações, tinha gente até seis da tarde!!! E ainda a gentil balconista pergunta pra mim se eu poderia esperar quatro horas. Ah, não, o negócio foi marcar pra semana que vem. Meio-dia.
O que um pouco mata a gente aqui, é ter que fazer reserva pra tudo. Quando digo tudo, é TUDO mesmo. Viajar para tal lugar e reservar hotel ainda vai lá, mas marcar hora pra ir jantar em um restaurante familiar, já vira o cúmulo!!! Uma vez, fui cortar o cabelo e nunca precisei marcar hora no salão que costumo ir, a cada três meses. Minha surpresa foi que justo naquele dia acabei por esperar mais de três horas no salão, lendo tudo o que era revista pra chegar a minha vez.
Depois é um tal de alugar um DVD pra assistir num final de semana modorrento. Vai na prateleira e cadê aquele filme que você quer assistir? Tem que reservar. Vai comprar um CD que acabou de ser lançado ( se bem que é a coisa mais difícil desde que descobri a Book-Off), tem que reservar. Felizmente, as revistas não precisam ser reservadas, porém livro...
Vai chamar a galera pra um happy hour? Toca ligar pro izakaya da esquina e ver se tem hora vaga. Vamos jantar fora com as amigas? Liga antes pro restaurante se dá pra reservar lugar pra dez. Caramba, têm certas coisas que irritam a gente ficar ligando e perguntar se tem lugar! Isso porque ainda meu japonês é razoavelmente compreensível, imagine aqueles pobres coitados que ainda confundem açúcar com sal.
Se bem que, quando é promoção de alguma coisa exorbitantemente cara, não tiro a razão de ter que ligar e reservar o seu. Quando fui tentar ligar em uma clínica de estética para ver se conseguia uma depilação a 90% de desconto, a atendente pediu desculpas mas não tinha mais nem vaga nem pra uma consultoria prévia! Isso no que dá eles fazerem promoção de curta duração e ficarem divulgando nos vagões dos trens...
Lembrei-me de uma outra coisa quando fui comer um simples lanche em um fast-food no centro de Shibuya - até as mesinhas estavam com a tabuletinha de "Reservado". Vai ver depois, vem uma cambada de gyarus devidamente paramentadas com quilos de maquiagem e se equilibrando em salto 15. Affffffe...
Pois é, quando se tem promoção, não esqueça de fazer sua reserva.
Pensando melhor, aprenda a falar "yoyaku shitai desu"....

Comments