As Coisas Evoluem Rápido Demais....

Lendo um artigo das "Garotas que Dizem Ni, a respeito de que duas décadas atrás para se fazer uma ligação no orelhão ( vale frisar novamente que no meu tempo era laranjão com o símbolo da Telesp)precisávamos de muitas fichas, por sinal enfileiradas em uma tira de papel. E a diferença das fichas para ligação interurbana? Lembram-se das fichas prateadas? Então...
Quando voltei de férias para a terrinha, espantei-me em ver orelhões azuis e verdes, e ter que capengar na hora de fazer um interurbano usando os ditos códigos 15, 21, sei lá, acho que por isso muito amigo meu ficou sem saber que estive de férias e nem bati um fio pra eles.
Sem falar no telefone celular. Pra mim, era um luxo desnecessário, só pra fazer peso na cintura ou exibir outra nova jóia. Aqui, fui ter depois de um ano morando e trabalhando, pois minha intenção inicial era ficar e juntar algumas lascas. Juntei algumas lascas, mas continuei ficando aqui. Acho que estou mais pra japonesa que brasileira, mas japonesa se esbaldar em pizza, churrasco e feijoada, aí tem algo errado...
Voltando a questão do telefone móvel.
Pois bem, se oito anos atrás, a função do dito-cujo era somente fazer e receber ligações, hoje pode-se assistir seu programa favorito de TV, acessar páginas da "yahoo!" e enviar fotos tiradas por você mesmo. Até fazer e receber ligações, claro. Na terrinha, fiquei embabascada de como o aparelho evoluiu de uma forma, do tipo, até o pipoqueiro da esquina tem o seu. Mesmo sendo pré-pago.
Aqui quase todo mundo tem. Digo quase, pois só me faltava os cães e gatos também terem o seu para ligar para marcar um encontro (lembra-se da piadinha e cantada meio furada "a cachorrinha tem telefone?"?).
Lembro-me de que ter TV a cores era um luxo. Luxo hoje é ter uma TV de tela plasma, pois tela plana quase todo mundo tem ( digo QUASE porque a minha ainda é normal, porém tem 29 polegadas e tecla SAP). Mas quem se lembra da TV que trocar de canal era na base do seletor que fazia "creeeeeeec-creeeeeec" quando virava? Isso se alguém lembrar que a TV era transmissão em preto-e-branco e usavámos uma tela azul, verde, ah sei lá, quem nasceu nos primórdios da TV, sabe do que falo.
E quando pedíamos ao pai para subir no telhado e ficar na base "o canal 5 pegou mas o 2 está cheio de chuvisco"? Quem tinha antena espetada no alto do telhado sabe do que falo, isso quando na época das primeiras parabólicas, quando dava um ventinho....
Pior foi saber que um conhecido meu dizia que no tempo dele ainda se usava o bom-bril na antena para ver se pegava a imagem melhor...
Controle remoto de TV, vinte anos atrás se baseava no irmão mais novo ou mais velho que passasse por perto e "dá pra aumentar o som pra mim", "troca de canal pra x". Mas quando eles perdiam a paciência já não tinha mais graça...
Pra quem assistia "Star Trek" a série clássica, nos anos 60 ficávamos imaginando se o teletransporte seria possível. Se fosse, poderia voltar pra casa na hora que bem entendesse. Quando falo voltar pra casa, digo a minha na terrinha, ao lado dos pés de alface e da linha de trem.


Uma volta na Enterprise, para onde nenhum homem tinha ido antes...

Comments