Secretina Eletrônica

Quando você telefona para uma determinada pessoa e você escuta: "Você ligou para a caixa postal de XXXX..." com aquela voz feminina padronizada de toda companhia telefônica, e nem deixa recado, não se preocupe, porque você não está sozinho, pois eu, o vizinho e uma boa parcela da população mundial, nem se preocupa em deixar recado na caixa postal de telefone de alguém. Dependendo da situação e da necessidade, claro que temos que deixar. Por mais que o recado seja triste (doença ou morte de parente) ou constrangedor (cobrança). Mas também existem as mensagens tidas como "engraçadinhas", o que no meu entender seria de péssimo gosto, de gosto duvidoso ou falta de criatividade.
Todas as companhias telefônicas, já têm a mensagem padrão gravadas nos aparelhos telefônicos, bastaria deixar na função ativada. Como o mencionado no primeiro parágrafo. Mas como também tem a opção de deixar a sua mensagem personalizada, algumas, se não a grande maioria, deixam mensagens gravadas que nem dá vontade de deixar o recado.
Alguns exemplos que já tivemos que ouvir, e com certeza vocês também:

"No momento não posso atender, deixe seu recado após o sinal que depois retornarei a ligação": Essa é a mais comum. Geralmente costumamos deixar recado para a pessoa retornar a ligação depois. Só que resta saber se realmente a pessoa ligará de volta. Bom, dependendo da pessoa que ligou e/ou do assunto...

"Você ligou no número certo mas na hora errada. Deixei o seu recado após o sinal": Juro que para esse tipo de recado eu não deixo. Imagine se a pessoa está aguardando um retorno da ligação referente ao emprego. Só se ela se candidatou para alguma revista de humor, ser locutor de rádio de programa engraçadinho ou algo semelhante.

"Alô... alô... ahahahah, te peguei, ligue depois o sinal": Eu tenho vontade de destilar todo meu repertório de quando fico em TPM quando ouço esse tipo de mensagem. Se estava esperando uma multinacional chamar você para uma vaga no emprego, acabou de perder, isso sim. Falta do que fazer, vou te dizer...

"Depois eu retorno a ligação. Um beijo meu amor!!!": Sem comentários. Um colega meu escutou essa e desligou na hora. Eu também faria o mesmo. Mas se o autor dessa mensagem retornasse a ligação perguntando "vocês ligaram para mim? Por que não deixaram recado?", eu diria: "Se o senhor (ou senhora) mudar a mensagem, a gente até poderia deixar..."

Como diria muito de meus colegas, é por isso que tem gente que não cresce mesmo...
Digo, crescer de mentalidade, pois quando entramos no mercado de trabalho, quem possui telefone, seja fixo ou móvel, tenha bom senso e deixe numa mensagem simples que a pessoa do outro lado da linha poderá lhe deixar um recado. Seja boa ou não, mas ela deixou.

Ah, sim. Também temos os seguintes recados que ultimamente deixaram na secretária eletrônica do nosso departamento:

"Oi, liga pra mim. Estou esperando, tá?"
Uma boa parte das pessoas que deixam recado na secretária eletrônica não deixa nome, nem número de retorno da ligação. Desconfio que essas pessoas acham que trabalhamos com mesa-branca, temos poderes paranormais, coisa parecida. E detalhe, não temos identificadores de números, o que dificulta ainda mais nosso trabalho.

"Hã? Deixar recado? O que vou dizer?"
Possui telefone móvel mas não sabe deixar recado na secretária eletrônica. Ai, meu pai...

"Seus %$#"* da @%$#!!! Vou até aí e quebrar a cara de todo mundo! Esperem e verão! Vão todos ir para $#"& que %$#@@@ e vão &%$#"!!!@*"
Coragem pra falar tudo isso e um pouco mais, eles possuem, mas deixar o nome da autoria, tiram o seu da reta, né? Gente assim eu digo: é pobre de espírito e um verdadeiro covarde. E eles nunca retornam a ligação, imaginem ir ao escritório. (Se bem que teve um que tentou ir, mas quando falamos que "tudo bem, pode vir que estaremos esperando", ele nunca mais ligou. Achou que estávamos falando muito sério demais e com a polícia na espera...)

"PeloamordeDeus, liguem para mim! Preciso falar com vocês! Ligarei depois de tal hora! Obrigada!"
Agradecemos pela ligação, mas... e o nome e o telefone, senhora???

"Bom-dia! Liguei para avisar que mudei de endereço e fico aguardando o retorno da ligação em tal hora. Meu nome é fulano"
Quando a pessoa informa o nome completo, fica mais ou menos fácil de encontrar. Mas quando a pessoa só deixa o prenome ou o sobrenome (nunca os dois juntos!), o trabalho fica pior que procurar no gúgol da vida!

As coisas que a gente é obrigado a ouvir, vou te dizer, viu...



Aviso aos freqüentadores deste sítio: Por motivos particulares, informo-lhes que ficarei um tempinho ausente, mas que promete voltar no dia 28 de novembro com mais ou menos novidades. Para matar o tempo, divirtam-se lendo os artigos anteriores, acessando os outros links ou algo que valha a pena, como ler um livro, ouvir música, assistir bons filmes ou dar uma volta no parque. Nem tudo é internet meus caros!

Comments