Menos de dez dias...

... pra chegar o final do ano. Pois é, fiéis leitores e bisbilhoteiros, ops, curiosos, ops, visitantes deste sítio. O ano de 2007 pelo menos foi um dos melhores que passei nos anos que estou aqui do outro lado do fuso horário.

Sei que é meio cedo ainda para fazer uma bela retrospectiva pelo ano que logo se encerra, ainda o Natal não chegou, se bem que onde tem graça num país que tudo se virou comércio e continua toda a mesma coisa? Se bem que a decoração que fazem nos monumentos e prédios comerciais, amolecem até um coração de granito.

Um pouco não gosto do dia 25 de dezembro. Antes que me joguem toda a parafernália de enfeites e árvores na minha cabeça, explico: aqui, é como se fosse um dia comum como todos os outros, não é feriado, não é celebrado. Pouco eles sabem do significado da data, o que seria normal, pois num país onde 99% da população é xintoísta, melhor a gente dar um desconto. Não gosto de trabalhar no dia 25, ter que atender o telefone e mesmo se a gente desejar "Feliz Natal" do outro da linha, o incauto (ou a incauta) capaz de mandar a gente pr'aquele lugar. Oras, que raios tem significado desejar Feliz Natal mesmo pra um desconhecido se a recíproca nunca vai ser a mesma?

Seja como for, apesar de tudo ter virado jogada de marketing, a data não ter sentido para uns e outros, só do fato de ter alguém do seu lado e poder segurar a mão e poder ir a qualquer lugar, tira qualquer tristeza que reina nesta data. Que muita gente deve ter perdido o significado e trata como se fosse um dia igual a outros.



Feliz Natal para todos!

Comments