[Discoteca Básica do Empório]: The Police - "Message In A Box"



Pra muita gente que eu conheço, o cantor Sting era "aquele cara doido que andou com o Raoni pra cima e pra baixo" quando foi ao Brasil. Mas muita gente não sabe que Sting era 1/3 do trio britânico-americano "The Police".

O "power-trio" era formado pelo baixista já citado Sting, pelo baterista americano Stewart Copeland e pelo guitarrista Andy Summers. Formado em 1977 em Londres em plena época do movimento punk e new-wave, onde o "faça-você-mesmo" era o lema das bandas. Três acordes e pronto, estilo de grupos tais como Sex Pistols, Clash, Ramones.

O nome do grupo veio por parte de Copeland - o pai pertencia ao CIA. E começaram como toda banda iniciante que se preze - em lugares de procedência suspeita, abrindo shows para gente mais suspeita ainda. Eram os anos 70 e tudo valia - desde o rock pesado, passando por baladas, discoteca, glam rock (que seria hoje o "visual-kei" aqui no Japão).

Como conseguir contrato com uma grande gravadora: uma fita demo, visual nada convencional (os três tiveram que tingir o cabelo de loiro) e... um certo "Q.I." por parte do irmão de Copeland, que coordenou o grupo até o fim, em 1983. A gravadora A&M Records (a mesma que rescindiu o contrato dos Sex Pistols) aceitou o trio. Mesmo que um dos primeiros sucessos do trio falava de um rapaz que amava uma prostituta e queria tirá-la dessa vida (qualquer semelhança com o sucesso do Odair José - "Eu Vou Tirar Você Desse Lugar", é mera coincidência).

Apesar da conservadora rádio BBC não quis pôr a música no ar, o single vendeu bem. E o segundo single - "I Can't Stand Losing You" - falava de suicídio, já começando pela capa - um cara enforcado devido ao cubo de gelo ao qual estava em pé ter derretido com o calor de um aquecedor elétrico. Pra aparecerem em programas musicais de TV, foi um pulo só. Na metade dos anos 70, com o movimento punk que surgiu o "faça você mesmo", surgiram bandas que tinham lá influências do punk mas não agressivo que poderia ser, como Talking Heads, Blondie, e os já citados The Clash e Ramones.

Voltando ao Police: se o primeiro álbum "Outlandos D'Amour" vendeu bem, o segundo álbum "Reggatta De Blanc" dá pra se notar para que rumo o grupo acabou indo - entre a "new wave" com ritmo de ... reggae. Dúvidas? Ouçam a faixa-título, "Message in a Bottle" e "So Lonely". E pensam que a história acabou por aí?

Os shows, acreditem, eram feitos em lugares que (quase) nenhuma banda de rock que se preze iria, como Tailândia, Cingapura, Hong Kong. Pois o trio foi. Gravar um PV (promotion video) dentro de um metrô lotado em Tóquio? Fizeram, sim. E promoviam o maior arranca-rabo entre uma turnê e outra? Sim, os três - por trás dos bastidores - chegavam a sair no tapa mesmo. Mas isso não impediu de fazerem cinco álbuns de excelente qualidade.

O box-set "Message in A Box" traz, além dos cinco álbuns na íntegra ("Outlandos D'Amour", "Reggatta de Blanc", "Zenyatta Mondatta", "Ghost In The Machine" e "Synchronicity"), algumas faixas inéditas e o booklet contendo a história do grupo. Uma pena que não traz as letras.



Do tempo que o Sting era legal e ninguém sabia.

Comments

  1. "Do tempo que o Sting era legal e ninguém sabia." Kkkkkkk... execelnte observação... pura verdade!!!

    ReplyDelete

Post a Comment