No céu circular com Diamantes?!

Quando ouvi pela primeira vez "Lucy In The Sky with Diamonds" dos Beatles via desenho "Yellow Submarine" na sessão da tarde por volta de 1983 ou 1984, nunca tinha passado na minha cabeça que por trás da melodia bonita e do vídeo colorido tinha muita história e lendas urbanas.

Eu não tinha ainda comprado o disco (sim, CD mesmo só fui saber o que era quando eu estava quase nos "inta") "Sgt. Pepper's..." para entender melhor a letra, pois minha paixão pelos Beatles estava no começo. Aí ficou por isso mesmo, até que comprei e felizmente a letra veio.

Até o primeiro verso - "Imagine um barco no rio..." tudo bem, mas depois de passar por árvores de tangerina e céus de geléia... A ficha não caía, até que um tempo depois e muito livro e revista dos Beatles fazendo parte na estante de casa, é que fui entender o que a letra significava. Aí que vem a dúvida entre a lenda urbana e verdade: as iniciais do título "Lucy in the Sky with Diamonds" seria a sigla para o ácido lisérgico, algo que muita gente andou tomando pra viajar (no sentido metafórico da palavra) e expandir as idéias... Mas John Lennon jurava até a morte que a música foi baseada num desenho que o filho dele fez de uma amiguinha que se chamava Lucy. Então tá, a gente finge que acredita.

Mas que a letra foi baseada nos delírios de uma viagem após tomar ácido, ah isso foi.



Um dos melhores momentos da animação "Yellow Submarine".

Falando em céu: Jimi Hendrix, aquele guitarrista que botou fogo literalmente na guitarra, já pedia licença pra beijar o céu. Mas quem iria imaginar que existiria um céu circular?!



"Circle Sky", a música mais "pesada" dos Monkees, extraída do filme "Head" e inclusa cenas da Guerra do Vietnã. Querem algo mais forte do que isso?

Comments

Post a Comment