Quando a autora surta de vez

... e acaba escutando música estranha de músicos mais estranhos ainda.

Quem me conhece pessoalmente, acompanha este sítio, está até o topete de saber que gosto de Beatles, Rolling Stones, Carpenters, Monkees, Masaharu Fukuyama e Southern All Stars. Mas quem não conhece muito bem o meu "lado B" (exceto marido kinguio, mas às vezes ele finge que não sabe de nada), quando dá na telha, acabo escutando e se deixar, comprar o CD da música do tal músico.

(E pra quem não me conhece, eu costumo comprar o CD a fazer download. Primeiro que posso ouvir quando quiser, até no carro; segundo, já falei que meu PC é de segunda mão e já foi pro conserto duas vezes porque a mula empacou?)

Pois é, um desses meus surtos deu-se na semana passada, quando criei mais do que vergonha na cara e resolvi ir à minha rede de locadoras predileta e de uma vez só acabei passando pro meu iPod...

1 - The Best of Blur, do grupo britânico Blur. A primeira vez que eu ouvi algo desses caras, foi quando a MTV pegava firme e forte na minha cidade por meios... hã... nada convencionais. "There's No Other Way" tocava direto nas rádios e passava o vídeo no top 20. Acompanhei mais ou menos até "Parklife", nos quais a faixa-título, "The End of The Century" e "Girls and Boys" faziam sucesso. Depois, não consegui mais acompanhar o grupo.

2 - Stop The Clocks, do também britânico Oasis. Se perguntarem pra mim quem veio primeiro nos anos 90, o chamado "britpop", se foi o Blur ou o Oasis, seria a mesma coisa do ovo e a galinha, pois os dois grupos (rivais) apareceram na mesma época. Só que o Oasis continua firme e forte apesar dos irmãos Liam e Noel Gallagher sairem toda vez no tapa (literalmente) e mudarem constantemente de músicos, o último álbum que saiu "Dig Out the Soul" promete. Valeu a pena ouvir novamente "Lyla", "Morning Glory", "Wonderwall". Uma pena que na coletânea não tinha UMA música do famoso "Be Here Now".

3 - The Single Collection Vol. 1, da Hikaru Utada. Quando ela surgiu, em 1998 com o single "Automatic", foi sucesso enorme. Primeiro, ela nem tinha dezesseis anos. Segundo, ela nasceu nos Estados Unidos, de pais japoneses, famosos musicalmente, portanto, Utada é fluente na língua inglesa. O ano seguinte, com "Movin'On Without you" garantia a Utada caminho para recorde de permanência nas paradas. "First Love", impulsionado devido a uma novela de grande audiência, foi o single mais vendido. Mesmo hoje Utada não tendo aquele impulso de antes, ela continua tendo fãs fiéis, e suas músicas mesmo ora com batidas eletrônicas, ora com raízes no R&B. Apesar desta colêtanea ir até 2003, vale a pena tê-lo.

4 - Forty Licks, dos Rolling Stones. Esse grupo dispensa qualquer comentários. O CD duplo traz o melhor do melhor do grupo desde 1963 até 2003. Só de ter "Gimme Shelter", "Miss You" e "It's Only Rock and Roll" já tá valendo a locação.

Mas também quando se está fazendo limpeza na casa, tentando organizar mais de cento e vinte cds (incluindo os maxi-singles) que comprou em comunhão de bens com o marido kinguio, se prepara: eu acabo ouvindo:

1 - Quase tudo o que tem a praia como tema: pra quem tem a praia de Enoshima como quintal de casa (tá, não exageremos), não seria difícil a gente ter no meio da cdgrafia algum CD de algum cantor ou grupo cujo repertório tem sol-praia-mar-amor-de-verão. Southern All Stars, TUBE e até Yuzo Kayama fazem parte do nosso CD-player, mas quem pensou Beach Boys, acertou. Oras, qual é o problema?! A gente não pode ouvir "Tsunami", "Shonan My Love", "Black Sand Beach" e a música toda "Surfin' USA"?!

2 - SMAP, TOKIO ou alguma coisa do Johnny's do passado: só pra resumir, os dois grupos citados, fazem parte da agência de entretenimento Johnny's Jimunsho, que descobre artistas antes da adolescência e depois que passa da idade, pode tratando de fazer algo diferente que só de música não vai pra frente não. O quinteto SMAP começou como grupo tal como o Menudo nos anos 80, hoje eles possuem seu próprio programa de TV (que faz mais sucesso que eles cantando), os cinco individualmente participam em novelas, filmes, comerciais (principalmente: vide o Kimura na Fujitsu; Kusanagi na Toyota Rent-a-Car; Nakai na Dunlop; Inagaki na Glico e Katori na Ajinomoto; e os cinco quando a NTT faz divulgação de provedora de internet). A última do SMAP, que eu ouvi, foi "Dear Woman". Depois disso, esquece.
Já o outro quinteto TOKIO, segue quase o estilo SMAP, mas com o adicional de que eles tocam também. Pelo menos ao vivo. Eles também tem programa próprio de TV (o "Mentore G" e "Tetsuan DASH!", este é o mais legal - as aventuras num carro movido a energia solar é o quadro mais engraçado), mas quesito música, eles só lançam quando um deles faz alguma novela ou quando tem que renovar a música de encerramento dos programas deles. Ah, sim. Comerciais. Eles mais aparecem em comercial de TV/revistas do que divulgando música. Os mais populares hoje são o Tomoya Nagase na propaganda da FujiFilm (junto com a veterana atriz Kiki Kirin) e Taichi Kokubun no comercial de café enlatado "Wonda".



TOKIO - "Love You Only", versão 2004 quando eles fizeram 10 anos de carreira.

Comments

  1. Sem comentários pro SMAP....eles podem fazer sucesso na tv com comerciais e até sendo atores em novelas e filmes..mas nenhum ali serve pra cantar nem no chuveiro.

    A única música que eu escutava e que me lembra muito o verão, éra cerori e Lion Heart...aozora no mukou tb....ixii será que eu curtia SMAP e non sabia?? xDD

    ReplyDelete
  2. Como sempre falo: gosto é que nem traseiro, cada um tem o seu (ou: gosto não se discute, se lamenta).
    Ah, e a música é Yozora no Mukou, composta pelo Shikao Suga e Celery por Masatoshi Yamazaki...
    Sim, você curtia e non sabia. Não me espantaria se você me dissesse que já assobiou "Ambitious Japan" do TOKIO quando a propaganda da JR "bombou" na TV...

    ReplyDelete

Post a Comment