Saturday, November 14, 2009

Pra jogar conversa fora


Ontem foi sexta-feira 13, não foi? Eu, particularmente, não acredito tanto que o número treze possa trazer azar. Se acreditasse nunca teria tido emplacado dois carros com esse número. Talvez eu por ser descendente de japoneses (sou neta, pra quem não sabe), desde criancinha minha mãe sempre falava que o número que era de mau presságio era o número quatro, que em japonês lê-se "shi", que também lembra o verbo "shinu", de morrer.

Acho que por isso alguns estacionamentos não têm o número quatro.

O assunto sobre o blecaute no Brasil ainda paira por aqui. O que me surpreende é sabe o quanto os brasileiros realmente são criativos e não perdem o bom humor mesmo em quatro horas em que durou a escuridão. Se bem que pela hora que ocorreu, o pessoal já estava indo dormir. Entre aspas... Como disse num post dois dias atrás, o pessoal não perdeu tempo e mandou ver nas piadas, tais como...

- Estagiário em Itaipu: "Se eu apertar este botão, acontece o quê?"
- Madonna says: "JESUS TURN OFF THE LIGHT!"
- A população brasileira aumentará inesperadamente daqui a nove meses"
- Apagão nada. Viral do filme "2012" que vai estrear na sexta".
(Piadas via twitter, compiladas no site Diario do Rio. Até camiseta do evento, teve!)
Acham ainda que é piada? Compra via internet aqui, mas eu não twittei.

Todo novembro, nova safra do Beaujoulais Nouveau chegando em todo o mundo. Gosto de vinho mas pero no mucho, apesar de muitas vezes em livrarias eu dar uma bisbilhotada sobre vinhos e cafés. Acho que não teria vocação pra sommelier em vinhos, mas se for café ou chocolates, a gente pode sentar e conversar. Voltando ao tal vinho que só é vendido na terceira quinta-feira de novembro. Cá entre nós: eu não vi muita graça nesse vinho, mas se bem que depois da terceira taça ou metade da garrafa, sei que riria muito (ok, gente. Essa foi muito infame).


”解禁”ou "kaikinshi" entende-se como "não permitido antes da data ou prazo estipulado". Elisa, corrija-me se estiver errada. Meu japonês ainda capenga... Quem sabe, este ano dê a louca em mim e resolvo comprar uma garrafa pra ver se a safra deste ano foi boa. Ainda dá tempo de reservar e garantir a sua.

Nas estações de Tóquio, policiamento ostensivo. Nas ruas, parando os suspeitos. Outro doido sendo procurado? Não. Visita do presidente norte-americano Barack Obama no arquipélago. Além de conversas político-economicos, não vai me surpreender se Obama ir pra Ishikawa conhecer a cidade que leva o sobrenome, se engasgar com sushi e perguntar pro premiê Yukio Hatoyama como seria a vida em outros planetas, pois já que a esposa Miyuki diz ter sido abduzida por seres de outra galáxia...

Ilustração do gato preto por Ceo Pontual, do Frases Ilustradas.
Foto da camiseta do apagão 2009, do site Cafepress.
Foto da propaganda do vinho Beaujolais Nouveau safra 2009, da rede Ito Yokado.

Update importante as 9:51: Elisa, nossa amiga do Elisa no Blog, ajudou-me: leia-se "kaikin" e não kaikinshi" como coloquei no kanji. Obrigada, Elisa, dia 19 faremos plantão na casa de bebidas para garantir a nossa garrafa?!

4 comments:

  1. Kiyomi,
    Morri de rir do que escreveu sobre apagão.

    Assim vou ficar orgulhos e insuportável, afinal quem sou eu para ensinar japonês? Mas desculpe, é o seguinte: 解禁 vc lê kaikin

    vc pode ter confundido com 禁止 que se lê kinshi.

    me deu vontade de tomar um beaujolais.
    bj

    ReplyDelete
  2. Bom dia Elisa!
    Pra ver o quanto os brasileiros sabem rir da propria "desgraça" também. Eu já estava imaginando que logo logo eles iam soltar as perolas no twitter...
    E não se esqueça que você sabe bem melhor que eu rs Arigatou pela tradução correta!^^
    Dia 19 faremos plantão na casa de bebidas?

    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Eu tb nunca acreditei q a data da azar!
    Eu até me simpatizo c ela. Talvez pq eu tenha nescido no dia 13 , não sei...
    bjinhos

    ReplyDelete
  4. Eu gosto do treze. Para mim sempre foi um bom número. E sexta treze eh um charme só rs.

    O vinho... eu tb não vi graça nesse Beaujolais. Não gosto muito de nouveau, porque ficam prontos muito rapido, não encorpam.
    Acho que esse vinho vende mais pelo "status de bebê-lo" que pelo sabor mesmo.
    Achei demais fechar o post falando da Miyuki Hatoyama. Ela sim tem vinho na veia, apagão na cabeça e dá azar quando fala hehehe..

    ReplyDelete