Thursday, March 04, 2010

Nossos Desastres Culinários (o retorno)

Minhas tentativas de adaptar receitas de bolo que consigo via internet ou caderninho de receitas que escrevi no tempo que morava (sozinha) em Hyogo e internet era algo meio longe para mim naquela época, acabam virando um desastre. Como as formas de bolo, torta, que seja, são de dimensões menores e forno idem, perdi a conta de quantas vezes meus bolos afundaram no meio ou transbordaram no forno, causando trabalho dobrado por fazer a receita à risca.

Tentei adaptar para as formas daqui, o que significaria reduzir tudo pela metade. Mas mesmo assim, a maioria dos meus bolos desandavam. Eram comíveis, pelo menos minha cobaia, ops, meu namorido kinguio que me atura, está vivo até hoje. E quem experimentou também. Os únicos bolos que eu acertava sem problema algum eram o famoso "Formigueiro" e o brownie (mas este não vale, nem fermento vai).

Recentemente, tentei arriscar fazer um bolo tipo ganache, já que no dia 14 de fevereiro namorido não queria de jeito nenhum que eu desse chocolates para ele. Pra ver o quanto ele não exige tanto assim, afinal, todo dia ele surrupia, ops, come um chocolate aqui, outro ali... Para não passar a data em branco, acabei fazendo, e eis que sai essa maravilha:



Só tive dois poréns: a lesada aqui esqueceu de comprar chocolate em barra semiamargo (e a preguiça de ir na conveniência ao lado?) e açucar de confeiteiro. Acabei usando chocolate em pó mesmo, e foi sem decoração, pois alguns instantes depois que tirei a foto, era uma vez um bolo.

Hoje, como era meu dia de folga (entre aspas, tenho aula de manhã e a tarde fui em Yokohama, para resolver algumas coisas), resolvi criar vergonha na cara e fazer um bolo. Só que namorido acordou com vontade de comer bolo de banana e assim que voltei pra casa resolvi fazer um, que é rápido e fácil. Só que usei a receita original e acabou que a massa foi dividida em duas partes: um para a forma de pudim e o resto virou cupcakes.



A receita original do bolo de banana (made in Brazil):

4 bananas nanicas amassadas
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo previamente peneirada
2 xícaras de açucar
1 xícara de óleo
1 colher de fermento em pó

Juntar todos os ingredientes em uma tigela, misturar bem e colocar a massa em uma forma untada com manteiga e polvilhada com açucar e canela. Assar em forno previamente aquecido por 30 minutos.

Fotos: Da própria autora via celular HT-03A...

9 comments:

  1. O negócio é ir tentando, assim vc será uma boleira de mão cheia.
    Vou pegar essa receita do bolo de banana.

    ReplyDelete
  2. Oi, Elisa!!! Pois é, estou fazendo na tentativa e erro. rs
    O problema é que, quando faço bolo, a formigona que se chama Roberto acaba com quase tudo!!!
    Essa receita é facil, nem precisa de batedeira.

    A do bolo de coco só não fiz porque sempre esqueço de comprar leite condensado!!!

    Ah, sim! Pode copiar a vontade!

    Beijos!

    ReplyDelete
  3. Olha só quem tem o dom da culinária hein? Tá se saindo melhor do que eu. Aliás, pra se sair melhor do que eu nem precisa de muito rs, basta saber fritar ovos e acertar o ponto do miojo rs.... Adorei esse bolo de banana, vou aproveitar que aqui no Bananão tá cheio né? rs

    Kisu!

    ReplyDelete
  4. Seus bolos ficaram bonitos. Eu gostei.
    Eu fiz a ultima receita q a Elisa publicou. Ficou gostoso mas o visual...se eu for postar, preciso pedir a foto pra Elisa emprestado, que é melhor rs. Ficou mucho feo.

    Pior que gosto muito de bolo, doce. O ruim que cada vez mais a barriga vai tomando a forma de um bolo... saudades dos tempos q engordar não era verbo do meu dicionário.

    Amo bolo tipo ganache!

    ReplyDelete
  5. Olha, achei seus bolos bonitos, deu ate fome *-* o de banana eu adoro, tenho ate a mesma receita que você... e nao sei pq mas aqui sempre que eu faço metado da receita da certo, nunca tive problemas com isso haha

    ReplyDelete
  6. Ah...torto ou não deve ter ficado uma delícia...rsrsrs...morro de vontade de tentar fazer cup cakes mas nunca me aventurei a isso...rsrsrs...

    ReplyDelete
  7. Alexandre, e você pensa que os meus bolos visualmente saem aquela beleza??? O que ja tive de bolo quebrado na hora de desenformar, nem te falo... Bom, ao menos estava comível, senao nem eu estaria aqui postando rs
    Eh, eu tambem preciso tomar cuidado pra eu nao virar um bolo, pois desde que mudei pra Yokohama comecei a ganhar peso...><
    Beijao!


    Gabriela, e olha que as vezes faço metade da receita mas tem horas... Desta vez fiz uma receita inteira e sobrou para meia duzia de cupcakes, o que foi devidamente devorado pela formigona que mora em casa... Tenho uma receita de bolo de coco que uma amiga minha adaptou para a medida daqui, e deu certo. Eh outro que em menos de meio dia de domingo acaba. Engraçado que numa destas, namorido continua magro e eu quem engordo!
    Beijao!

    Desabafando, cupcakes nao sao dificeis de fazer, embora os ultimos eu tenha usado o que sobrou da receita do bolo e coloquei nas forminhas.... Tenho uma amiga que quase toda semana faz para ver se acerta. Ela quer fazer pra vender nos flea markets onde ela mora rs
    Por enquanto ela esta tendo bom progresso rs
    Beijao!

    ReplyDelete
  8. Uaaaaaaau, os bolos ficaram com uma cara otima! Ai que vontade que me deu... *eu adoro bolo de banana*!!

    ReplyDelete
  9. meeeeu, eu quero mto esse bolo guache, digo, ganache. Mim manda a receita? A merlin é que meu amo e senhor odeia bolo, tortas e CHOCOLATES de qualquer origem. Aí eu fico uma baleia comendo uma forma de bolo sozinha! Beijo!

    ReplyDelete