Wednesday, December 08, 2010

Mais do Mesmo Novamente, ou Mais uma vez as Pílulas de Conversa Fiada para Assunto em uma roda numa mesa de Bar


Eu sei que estou devendo, mas sabe quando chega final do ano e tudo fica de pernas pro ar? Não? Nem eu.

Quando um não quer, dois (ou mais) não brigam: Que as duas Coréias já andavam de mal, quase toda a nação sabia. O que muita gente ficaria com medo é que, um dia menos dia, o ditador vitalício da Coréia do Norte pudesse resolver brincar de tiro ao alvo com os brinquedos que possui no território vizinho ou passando do outro lado do mar (leia-se Japão). Não é que, uma bela tarde de novembro, uma bomba literalmente estoura bem na fronteira entre as duas Coréias, mais pro lado da do Sul, abalando uma vila e matando dois militares sul coreanos e deixou metade de uma nação em estado de alerta. Dizem que, quem poderia evitar uma tragédia maior seria a China, mas até agora...

Pede pra sair: Quem assistiu ao filme "Tropa de Elite", muita gente queria que a realidade fosse igual ao filme. Quando saiu o segundo volume, muita gente queria que tivesse sido lançado antes das eleições. Vou confessar: não assisti o primeiro filme, bem que tentei pedir emprestado (o original), mas tá que encontrei alguma boa alma caridosa que emprestasse. Melhor dizendo, se tivesse o filme pra emprestar. E bem que deveria passar aqui nos cinemas japoneses, assim como "Cidade de Deus", "Central do Brasil" e "Abril Despedaçado" estão em locadoras e volta e meia tem um cinema em Shibuya que passa o primeiro filme. E pelo que aconteceu (e ainda acontece) no Rio de Janeiro, daria um bom documentário - pra desespero de muita gente devido a 2014 e 2016... (mas será que de 2012 a gente passa?)

Quem tem medo da verdade? Isso foi recente sobre o caso WikiLeaks (site semelhante ao WikiPedia em que contém dados reveladores - e põe reveladores nisso! - de documentos importantes de natureza mundial, principalmente envolvendo Estados Unidos, Europa, Oriente Médio, Asia e até a América do Sul ). Quando a bomba estourou, todo mundo quer a cabeça do indivíduo em uma bandeja. Mas que o assunto vai ser prato cheio por bons anos, certamente que sim - o caso vai desde o comentário do historiador Timothy Garton Ash "o vazamento é um pesadelo para o diplomata e um sonho para o historiador", até a prática ilegal. Detalhe: apesar de parecer com o WikiPedia, a diferença é que o WikiLeaks não recebe colaborações de leitores, e sim era mantido pelos próprios funcionários do site.

A Tragédia de Romeu e Julieta que deu errado: O assunto foi comentado no twitter. No começo de novembro, em Tóquio, um estudante de 18 anos matou a namorada de 19 anos por enforcamento "porque ela queria morrer e não tinha mais sentido viver", segundo nota escrita por ela mesma e confirmada pelo namorado, que também pretendia morrer junto (mas não me perguntem porque ele não consumiu o fato consigo mesmo)...

História confusa... Quem mora aqui, deve ter acompanhado nos noticiários tanto na parte de entretenimento como na de incidentes, o caso do famoso ator de kabuki (tradicional teatro formado somente por homens) Ebizo Ichikawa. Conhecido pelas suas atuações dentro (e fora) do teatro, Ebizo ficou mais conhecido pelo casamento com a apresentadora de TV Mao Kobayashi em alto estilo e transmitido em rede nacional (cujo episódio foi bem parodiado por Shingo Katori, inclusive na capa da TV Guide, em que ele segura um ovo cozido, como Kanizo Ichikawa - pra quem não entendeu o trocadilho, "ebi" é camarão e "kani" é caranguejo). Pois bem: no final de novembro, Ebizo envolveu-se numa briga em um bar, em que ele tinha saido com os colegas e, foi tentar ajudar um indivíduo que estava passando mal e apanhou feio, voltou pra casa sangrando e foi levado ao hospital com graves ferimentos no rosto e cogitando até cirurgia plástica. Pensam que terminou aqui? Já pegou mal pro lado dele porque cancelou uma coletiva de imprensa sobre o festival que iria fazer no final do ano no mesmo dia antes do incidente alegando problemas de saúde e logo foi sair pra beber. Quando falo que a história está confusa é o seguinte: a polícia tem a versão de que estariam a procura da pessoa que agrediu Ebizo; amigos próximos dizem que não foi nada disso, que foi Ebizo quem começou; se estivesse mesmo em estado grave, como me explicam ontem ele ter aparecido na coletiva de imprensa para desculpar-se de tudo somente com o olho esquerdo vermelho e o resto estar como se nada tivesse acontecido? Bem, ontem ele apareceu para desculpar-se pelo transtorno causado (e com isso custou-lhe comerciais suspensos e por enquanto não comparacer no festival de final de ano em Kyoto). Acho que pegaria menos mal ele ter ido na coletiva primeiro....

A autora lesada pede desculpas pelo relapso, poderia ter mais assunto, mas vai dar pano pra manga e logo voltamos a programação nada normal, igual a autora.


Fontes: Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Mainichi, Japan Times, BBC, UOL.

13 comments:

  1. Minha amiga, quanta turbulência!!!
    Vou ficar no assunto mais leve: os filmes, já assisti todos, mas "Abril Despedaçado" é leitura antropológica fantástico! Quando assisti "Tropa de Elite 2" parece que recebi um soco seco no estômago. Nos Brasileiros só vemos a "Banda passar..." E a banda de Brasília continua podre...

    Um dia de luz p/ vc.

    Bjs.

    ReplyDelete
  2. OI!
    Gostei de percorrer estes "fait-divers". Vou comentar sobre a Wikileaks, por que é o assunto do momento aqui. para mim, Assange passou das marcas. Muitas revelações talvez interessantes e úteis, mas outras tantas que além de perigosas, nada adiantam para a consciência limpa do mundo. Alguém acha que a melhor maneira de lidar com a China passa por tornar público tudo aquilo que pensamos?
    A meu ver nunca poderemos dispensar o segredo diplomático.
    A Wikileaks parece desprezar um mundo em que as democracias estão sujeitas a direitos e deveres que os regimes violentos muitas vezes ignoram, e que na net, o jornalismo também deve ser responsável.
    Kissu

    ReplyDelete
  3. Beatriz, isso porque eu postei uma amostra... Acredite se quiser, mas até agora não consigo locar "Abril Despedaçado" na locadora perto de casa porque sempre está alugado e só tem UM exemplar?!
    Obrigada pela visita!
    Beijao!

    ReplyDelete
  4. Margarida, é verdade mesmo sobre o que você pensa. E que algumas partes reveladas seriam de grande valia, mas algumas não seriam de interesse público, pois seriam o que o mundo já sabia e não seria tão segredo assim.
    Pela reação de muitos representantes de Estado, parece que existe algo "mais forte" por trás disso tudo.
    Beijos!

    ReplyDelete
  5. Kiyomi, tá complicado comentar hj...
    fui ai em Kanagawa! pena q era de excursão, pra Hakone. Queria ter encontrado vc e a Elisa, mas não deu.
    agora pra viajar, só de comboio rs, pq a grana tá curta.

    bjs

    ReplyDelete
  6. Comentando essa cartela de pílulas:

    Tensão no Paralelo 38: Quase um pleonasmo vicioso. Desde 1953 o Paralelo 38 (a fronteira que divide as Coreias) é o lugar mais tenso do planeta. Um belo dia o Kim Jong-il acorda reclamando da unha encravada e resolve azedar o negócio. Aí não tem China, Japão e EUA que segure. E quer saber? Vai chegar o dia em que a própria China vai se encher das maluquices do Kim Jong-il e vai cortar o apoio. Aí a Coreia do Norte cai do mesmo jeito que caiu a Polônia, a Hungria, a Tchecoslováquia e a União Soviética.

    Tropa de Elite 2: Ainda não tive tempo de ver, do jeito que estou trabalhando é mais fácil eu alugar o DVD e assistir num sábado. E a retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão pelos caveiras do Bope, Exército, Marinha e PM foi cinematográfica, assim como a patética fuga dos traficantes. Quero acreditar que serão pegos um por um. Mas são mudanças visíveis no Rio de Janeiro, minha terra natal. Tranquilidade para quem vive na Penha e arredores, ou quem está só de passagem: Para quem vai subir os 365 degraus da escadaria da Igreja da Penha, quem vai se divertir no Parque Shanghai, ou mesmo quem vai pegar um 623, 676, 679 ou qualquer outro ônibus que por ali passe.

    Caso WikiLeaks: Vou analisar o site quando tiver um pouco de tempo.

    Um offtopic: Vc viu dia 4 (sábado) o FNS Kayousai? Uma overdose de "crássicos" da J-music em novas versões e muitos veteranos fazendo apresentações conjuntas com artistas da nova geração. Foram nada menos que 74 músicas. Do lado dos veteranos (ou nem tão veteranos assim): Suzuki Masayuki, Kikuchi Momoko, Go Hiromi, Kondo Masahiko, Wada Akiko, Tokunaga Hideaki, Fukuyama Masaharu, Anzen Chitai, Makihara Noriyuki, Tube, Kayama Yuzo, Ishii Tatsuya. Do lado da nova geração (ou nem tão nova assim): SMAP, Arashi, V6, Exile, Koda Kumi, KinKi Kids, AKB48, SNSD, Tsuruno Takeshi, WaT, Superfly, Ito Yuna, Hikawa Kiyoshi. E não citei todos. Nota 10 com louvor para a Fuji TV, até agora o ponto alto do mês de dezembro.

    ReplyDelete
  7. Comentando essa cartela de pílulas:

    Tensão no Paralelo 38: Quase um pleonasmo vicioso. Desde 1953 o Paralelo 38 (a fronteira que divide as Coreias) é o lugar mais tenso do planeta. Um belo dia o Kim Jong-il acorda reclamando da unha encravada e resolve azedar o negócio. Aí não tem China, Japão e EUA que segure. E quer saber? Vai chegar o dia em que a própria China vai se encher das maluquices do Kim Jong-il e vai cortar o apoio. Aí a Coreia do Norte cai do mesmo jeito que caiu a Polônia, a Hungria, a Tchecoslováquia e a União Soviética.

    Tropa de Elite 2: Ainda não tive tempo de ver, do jeito que estou trabalhando é mais fácil eu alugar o DVD e assistir num sábado. E a retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão pelos caveiras do Bope, Exército, Marinha e PM foi cinematográfica, assim como a patética fuga dos traficantes. Quero acreditar que serão pegos um por um. Mas são mudanças visíveis no Rio de Janeiro, minha terra natal. Tranquilidade para quem vive na Penha e arredores, ou quem está só de passagem: Para quem vai subir os 365 degraus da escadaria da Igreja da Penha, quem vai se divertir no Parque Shanghai, ou mesmo quem vai pegar um 623, 676, 679 ou qualquer outro ônibus que por ali passe.

    Caso WikiLeaks: Vou analisar o site quando tiver um pouco de tempo.

    Um offtopic: Vc viu dia 4 (sábado) o FNS Kayousai? Uma overdose de "crássicos" da J-music em novas versões e muitos veteranos fazendo apresentações conjuntas com artistas da nova geração. Foram nada menos que 74 músicas. Do lado dos veteranos (ou nem tão veteranos assim): Suzuki Masayuki, Kikuchi Momoko, Go Hiromi, Kondo Masahiko, Wada Akiko, Tokunaga Hideaki, Fukuyama Masaharu, Anzen Chitai, Makihara Noriyuki, Tube, Kayama Yuzo, Ishii Tatsuya. Do lado da nova geração (ou nem tão nova assim): SMAP, Arashi, V6, Exile, Koda Kumi, KinKi Kids, AKB48, SNSD, Tsuruno Takeshi, WaT, Superfly, Ito Yuna, Hikawa Kiyoshi. E não citei todos. Nota 10 com louvor para a Fuji TV, até agora o ponto alto do mês de dezembro.

    ReplyDelete
  8. Comentando essa cartela de pílulas:

    Tensão no Paralelo 38: Quase um pleonasmo vicioso. Desde 1953 o Paralelo 38 (a fronteira que divide as Coreias) é o lugar mais tenso do planeta. Um belo dia o Kim Jong-il acorda reclamando da unha encravada e resolve azedar o negócio. Aí não tem China, Japão e EUA que segure. E quer saber? Vai chegar o dia em que a própria China vai se encher das maluquices do Kim Jong-il e vai cortar o apoio. Aí a Coreia do Norte cai do mesmo jeito que caiu a Polônia, a Hungria, a Tchecoslováquia e a União Soviética.

    Tropa de Elite 2: Ainda não tive tempo de ver, do jeito que estou trabalhando é mais fácil eu alugar o DVD e assistir num sábado. E a retomada da Vila Cruzeiro e do Complexo do Alemão pelos caveiras do Bope, Exército, Marinha e PM foi cinematográfica, assim como a patética fuga dos traficantes. Quero acreditar que serão pegos um por um. Mas são mudanças visíveis no Rio de Janeiro, minha terra natal. Tranquilidade para quem vive na Penha e arredores, ou quem está só de passagem: Para quem vai subir os 365 degraus da escadaria da Igreja da Penha, quem vai se divertir no Parque Shanghai, ou mesmo quem vai pegar um 623, 676, 679 ou qualquer outro ônibus que por ali passe.

    Caso WikiLeaks: Vou analisar o site quando tiver um pouco de tempo.

    Um offtopic: Vc viu dia 4 (sábado) o FNS Kayousai? Uma overdose de "crássicos" da J-music em novas versões e muitos veteranos fazendo apresentações conjuntas com artistas da nova geração. Foram nada menos que 74 músicas. Do lado dos veteranos (ou nem tão veteranos assim): Suzuki Masayuki, Kikuchi Momoko, Go Hiromi, Kondo Masahiko, Wada Akiko, Tokunaga Hideaki, Fukuyama Masaharu, Anzen Chitai, Makihara Noriyuki, Tube, Kayama Yuzo, Ishii Tatsuya. Do lado da nova geração (ou nem tão nova assim): SMAP, Arashi, V6, Exile, Koda Kumi, KinKi Kids, AKB48, SNSD, Tsuruno Takeshi, WaT, Superfly, Ito Yuna, Hikawa Kiyoshi. E não citei todos. Nota 10 com louvor para a Fuji TV, até agora o ponto alto do mês de dezembro.

    ReplyDelete
  9. Gomen... deu erro aqui (URL too large) e meu comentário apareceu três vezes!

    ReplyDelete
  10. Oi, Alexandre! Estava sentindo sua falta mesmo! Pensei: o Alê ganhou na Loto6, foi abduzido, hibernou... Pois nem no twitter estava dando sinal de vida!!!
    Ah, mas tudo bem, eu sei como são excursões - mas haverá de ter mais oportunidades de nos encontrarmos, em breve, aguarde!!
    Hakone é lindo lindo! Preciso ir novamente e olha que de casa levo uma hora de carro, mas neste final de ano como estamos com o tempo tomado...
    Beijao e se cuida!

    ReplyDelete
  11. MP Kouhaku, se isso acontecer, da China cortar as asinhas da Coreia do Norte, vai ser um alívio.

    Nada melhor que você, que nasceu e morou um bom tempo no RJ para relatar sobre o antes e o depois. Esperemos que melhore não só porque 2014 e 2016 estão chegando (se passarmos de 2012, aí é outra história - #2012facts) mas pelo bem e segurança da população em geral, pois pelo que me falam, fica difícil sair para ir a esquina sem levar um tiro ou ser assaltado (tá, exagerei).

    FNS Kayousai 2010: infelizmente perdi, mas consegui gravar e estarei tendo um tempo pra assistir. Geralmente os FNS Kayousai são bonitos e legais de ver e assistir. Peguei o final, mas não se espante porque o Katori Shingo não estava no final - como o FNS foi ao vivo e no mesmo dia ele faz o SmaStation!! ao vivo na TV Asahi, as onze da noite, ele teve que ir antes. Tanto que eu assisti ao programa, ele estava COM A MESMA ROUPA QUE USOU NO FNS!! Da mesma forma que ele fez no show de sabado no Tokyo Dome dia 18 de setembro - se aprontou correndo no Tokyo Dome e chegou a tempo nos estudios da Asahi em Minato...
    Detalhe: a audiência teve 24% este ano do FNS...
    Abração!

    ReplyDelete
  12. Concordo com a referência ao filme "Tropa de Elite 2".. Achei o filme muito bom, como já postei no blog... tem um roteiro bom e creio que até leve perto do que deve ser a realidade do RJ... sobre outras notícias, fico feliz por vc compartilhar um pouco dai, mesmo com a internet, nem sempre estou plugada dessa forma com o Japão...

    SAbe, sinto muitas saudades dai... não tem um dia que não penso o que poderia ou estaria fazendo naquele momento, as coisas que passei, que vivi, etc... e ver um pouquinho das coisas faz matar um pouco as saudades..

    Kisu!

    ReplyDelete
  13. Bah, e acredite, o filme nem chegou aqui por vias nada convencionais! Esperemos que a situação tenha melhorado no RJ.
    Quanto aqui, bem, as quase mesmas coisas de sempre. Mas eu acho que você fez a escolha certa - investir em si mesma e se vier, espero que seja a passeio mesmo.
    Beijao e boa semana!^^

    ReplyDelete