[Cine-Pipoca Review] "Kamisama no Karute"


Na cidade de Matsumoto (província de Nagano), o Hospital Honjo funciona 24 horas durante 365 dias, sem descanso, pois era um dos poucos hospitais que poderia comportar pacientes de vários lugares e com vários problemas, desde um simples corte no dedo até caso de vida ou morte.

Era a rotina dos médicos que trabalhavam na ala de emergência - quase sem descanso, correndo entre uma maca e outra e fazendo o (im)possível para atender todos, inclusive os que chegavam na extrema urgência.

Um dos médicos que foi transferido de uma hora pra outra da ala de clínico geral para emergência, Ichito Kurihara, trabalhava incansavelmente, chegando a ficar três dias sem dormir devido ao grande número de pacientes que tinha que atender na emergência e também como clínico geral.

Kurihara pensa em pedir transferência para um outro hospital, numa melhor posição, mas como o Hospital Honjo tem uma falta constante de contingente médico e tem uma certa familiaridade no tratamento de seus pacientes, reluta entre mudar para melhorar de vida ou ficar por causa do contato humano. Conta com sua esposa, a fotógrafa Haruna.

O casal Kurihara dividia um casa - bem no estilo antigo - com o artista plástico "Danshuku" e o universitário "Gakushi" (nunca souberam os nomes reais). Entre refeições e bebedeiras, conversavam sobre a vida, sobre aspirações e desejos.

Em um de seus estágios no Hospital Universitário de Shinano, no qual Kurihara e seu colega e veterano Jiro Sunayama participavam de seminários, conhece uma paciente que está com câncer em estágio final, Yukino Azumino. Kurihara obtém os relatórios médicos dela e tenta enviar uma carta de recomendação para que ela prossiga o tratamento na universidade. Ela acaba fazendo o tratamento no Hospital Honjo porque Azumino sentia que havia "calor humano" no local e que pudesse ter alguma esperança em sua recuperação.

A partir daí, Kurihara começa a repensar no trabalho e na vida. Por mais que quisesse tentar mudar de rotina, o que seria mais importante para ele - trabalhar em um lugar onde os pacientes são tratados como se fizessem parte de uma família ou num lugar frio e que os pacientes seriam meros pacientes?

***********************

O filme foi baseado no best seller de 2010 do mesmo nome, escrito por Sosuke Natsugawa. São dois volumes, mas o diretor Yoshihiro Fukagawa tomou base do primeiro livro. Com Sho Sakurai, Aoi Miyazaki, Mariko Kaga, Jun Kaname, Michiko Kichise, Akira Enomoto, Yoshinori Okada, Taizo Harada.

Curiosidades:

- O filme foi inteiramente filmado na cidade de Matsumoto, província de Nagano.
- Para compôr o personagem Ichito Kurihara, que era um médico, Sho Sakurai teve que visitar alguns hospitais para saber a rotina de um centro cirúrgico, inclusive como fazer uma endoscopia.
- Aoi Miyazaki é mais conhecida por mais fazer filmes do que doramas para a TV. Ficou mais conhecida como Nana Komatsu no filme "NANA". Mas foi bem premiada pelo seu desempenho no taiga dorama "Atsuhime" em 2008.
- Por pouco o filme não foi lançado em 27 de agosto de 2011 devido às declarações do marido de Miyazaki, o também ator Sosuke Takaoka, criticando a Fuji Television por dar mais ênfase aos doramas coreanos. Como as declarações nada tinham a ver com o filme, relevaram o fato.
- A empresa de seguros de saúde Aflac fez uma campanha especial para o filme, já que também o patrocinava - Sakurai e Miyazaki fizeram uma série de comerciais juntos. Atualmente somente Sakurai faz o comercial da empresa.
- Mariko Kaga, que faz Yukino Azumino ficou mais conhecida pelo papel de Kaede Domyoji, mãe de Tsukasa (interpretado por Jun Matsumoto) na série e filme "Hana Yori Dango". E é a terceira vez que contracena com um dos membros do grupo Arashi - apareceu no capítulo 10 no dorama "Haikei Chichiue sama", protagonizado por Kazunari Ninomiya.
- Jun Kaname começou na TV no papel do protagonista da série "Kamen Rider Agito", mas ganhou destaque nos doramas "Boku to Kanojo to Kanojo no Ikiru Michi" (2003), "Good Luck!" (2003), "Ryuusei no Kizuna" (2008), "Ryomaden" (2010). Recentemente, participou de um comercial de sua província natal - Kagawa - como "governador da província de Udon" para promover o turismo local.
- Yoshinori Okada e Sho Sakurai já trabalharam juntos na série e dois filmes de "Kisarazu Cat's Eye". Okada era o esquisito "Ucchie" Uchiyama, que acabava resolvendo todos os casos que surgiam.
- Taizo Harada é um dos membros do trio humorístico Neptune.
- A música tema "Kamisama no Karute" foi tocada pelo pianista Nobuyuki Tsujii. Detalhe: Tsujii é deficiente visual, e mesmo assim, aos 17 anos ganhou um concurso em Varsóvia.


(*) O filme sairá em DVD em 24 de fevereiro de 2012.

Comments