Sunday, March 18, 2012

Yokohama Arena


Considerado um dos maiores lugares para realização de diversos eventos - como esportes indoor, luta livre e até grandes concertos - o Yokohama Arena serve de palco para, a maioria dos artistas, o encerramento de turnês, devido a sua boa localização e referência.

Situado na cidade de Yokohama, distrito de Konan, o Yokohama Arena fica próximo das estações de Shin Yokohama, da linha Japan Railways e da linha municipal de metrô, facilitando para muita gente na hora de se locomover tanto na ida como na saída.



Inaugurado em 1 de abril de 1989, foi construído a partir dos moldes do famoso Madison Square Garden, de Nova York, a princípio para esportes, mas quando, a cantora Yumi Matsutoya, ao encerrar sua turnê "Delight Slight Light KISS"que durava 5 meses, resolveu fazer logo na inauguração do Arena .No final de 1992, o cantor e compositor Keisuke Kuwata (do Southern All Stars) resolveu fazer seus shows de final de ano no Yokohama Arena, com o grupo, permitindo assim, que o local pudesse comportar eventos musicais.

Entrada principal do Yokohama Arena.

Resultado: o local também tornou-se local de apresentação de muitos artistas, apesar do Yokohama Arena exigir um pouco mais de elaboração na montagem de palco, quem faz show lá, os ingressos acabam rápido - comporta 17 mil pessoas (sendo que teriam 11 mil assentos no stand e o restante seria na arena, onde ficam ou não emica pé). Perde para o público que iria no Nissan Stadium, Tokyo Dome ou no Kokuritsu (cuja lotação chega a passar de 50 mil pessoas em cada um).

Pra ter uma idéia do tamanho do local por dentro - cabem 17 mil pessoas (incluindo na arena)!

Mas o local recentemente serviu de abrigo para muitas pessoas que não tiveram como retornar para suas casas no dia do terremoto de Ogi-Tohoku, no dia 11 de março de 2011, e os organizadores do local providenciaram cobertores e alimento até que os trens e outros meios de transporte pudessem voltar a funcionar, mesmo precariamente. Segundo um dos administradores, "embora muitos nunca tivessem sentido um terremoto nessas proporções, as pessoas ainda mantinham a calma".

Pilares com cartazes informando próximos eventos e o mapa de como é por dentro do local.

Embora houvessem eventos diferentes, como luta livre, esportes e até desfile de moda (por exemplo, o recente Tokyo Girls Collection foi realizado no Yokohama Arena), o forte mesmo do local seriam os shows de diversos artistas - desde os menos conhecidos até os mais famosos, incluindo artistas internacionais.

Alguns artistas que já se apresentaram (e ainda continuam incluindo o Yokohama Arena em suas turnês) em shows memoráveis...

- Yumi Matsutoya: Quando o Yokohama Arena estava para ser inaugurado, ela estava em turnê nacional patrocinado pela Mitsubishi Motors e pela Kirin Beverage, o "Delight, Slight, Light KISS" e incluiu o local para inauguração do Arena e encerrar sua turnê. Yuming, como ela é conhecida, costuma fazer apresentações bem elaboradas e até exóticas, incluindo espetáculos circenses e até shows aquáticos, mas a partir disso, ela costuma fazer em lugares abertos, como no Zushi Marina (no caso dos shows "Surf and Snow").

- Southern All Stars/ Keisuke Kuwata: O grupo fez seu show de final de ano em 31 de dezembro de 1989, quase nove meses depois da inauguração. Quase todo ano eles se apresentavam no Arena, mas com o passar do tempo, especialmente nos anos 90, época em que estavam bem no auge, tiveram que alternar os shows principais no Yokohama Stadium e deixar o countdown em quatro dias no Yokohama Arena, devido ao grande número de fãs que conquistou ao passar do tempo. Kuwata, o líder e vocalista do grupo, em carreira solo, também se apresentou no Arena, incluindo seu projeto paralelo de caridade, o "Act Against Aids", que por diversas vezes apresentou-se no local. O grupo entrou em hiato em 2008, num memorável show de dois finais de semana devidamente lotadíssimos no Nissan Stadium. Apareceram recentemente em 2011 para o video promocional junto com os demais artistas da Amuse Entertrainment para o single revertido para fins de caridade às vítimas de Tohoku com "Let's Try Again".

- SMAP: Um dos primeiros shows que fizeram logo que debutaram, em 1991, foi no Yokohama Arena, na primavera do mesmo ano (embora o grupo tenha lançado o primeiro single em setembro de 1991). Voltaram a incluir o local em 1995, com a turnê "Summer Minna Atsumare Party"(que fez parte da divulgação do álbum "SMAP 007 ~ Gold Singer", praticamente foi o último registro de Katsuyuki Mori em video), mas depois passaram a fazer shows no Yokohama Stadium e no Nissan Stadium (o show "Pop Up!" foi feito em agosto de 2006, debaixo de uma chuva torrencial) e consequentemente ser um dos primeiros artistas a fazerem o "5 Dai Dome Concert", isto é, incluir os cinco maiores estádios do Japão (Sapporo Dome, Tokyo Dome, Nagoya Dome, Kyocera Dome Osaka e Fukuoka Yahoo! Japan Dome).

- Masaharu Fukuyama: Desde a metade dos anos 90, alterna suas apresentações no Yokohama Arena ou no Pacifico Yokohama (este, geralmente faz seu countdown). Sua turnê (quase) anual "WE'RE BROS", geralmente encerra no Yokohama Arena, mas já encerrou ou no Yoyogi Gymnasium ou no Saitama Super Arena. Quando faz no Yokohama Arena, normalmente seriam quatro dias de show, lotação completa, tanto no stand, arena e no "tachimi", parte que fica ao fundo onde cerca de 500 pessoas ficam em pé mesmo, tamanho o público que conseguiu.  (Nota da autora: fui no show do Yokohama Arena em 2007, na turnê "WE'RE BROS. TOUR 2007 十七年モノ", e inclusive o DVD "WE'RE BROS. TOUR 2007 LIVE DVD BOX SPECIAL 17 Nen Mono" foi o show que eu fui...)




- V6: Embora em 1995 o sexteto tenha feito alguns shows, mas era no máximo duas ou três apresentações no mesmo lugar. No ano de 1996, fizeram sua primeira turnê - "V6 Tour in Japan" - incluindo o Arena. Mas, de 2001 a 2011, praticamente não conseguiram encaixar o Yokohama Arena na escala de shows (tinham marcado em 2007, tanto que no site oficial do grupo constavam previsão de shows em Yokohama, mas devido a alguns problemas de natureza administrativa, os shows no Arena foram cancelados e remarcados para Osaka e Tokyo), mas na recente turnê "Sexy Honey Bunny" em outubro de 2011, encerraram no local, inclusive comemorando 15 anos de turnês (sendo que faziam 10 anos que não se apresentavam em Yokohama, e no show do dia 10 de outubro, Kazunari Ninomiya, do Arashi, apareceu de surpresa, assistindo o show no stand, e teria passado batido, se o Inohara não tivesse falado).

- Arashi: O primeiro concerto do quinteto, foi no Osaka Jo Hall e encerraram no Yokohama Arena (mas o video "Suppin Arashi", que seria o registro dos concertos realizados, foi gravado parte em Osaka e parte em Yokohama). O vídeo da turnê "2004 Arashi! Iza, Now Tour!" foi gravado integralmente no Yokohama Arena (fazia parte do programa que ele tinham na NTV, o "D no Arashi"), bem como "ARASHIC ARACHIC ARASICK Cool&Soul Yokohama Arena Live DIGEST 2006.08.31", que está incluso no DVD "Arashi Around Asia" (isso porque antes de eles irem pra Taipei, ja tinham feito dois shows lá). A apresentação mais memorável do quinteto no Yokohama Arena, foi durante a turnê "Summer Tour 2007 Final Time ~ Kotoba no Chikara", que, embora o video do show tenha sido gravado no Tokyo Dome, o bônus deveu-se ao bungee jump coletivo durante a performance de "Fight Song" (que nos demais locais, disputavam no jankenpo quem iria sozinho. No registro do Tokyo Dome, foi Jun Matsumoto. Tem fancams em que o líder Satoshi Ohno também acaba fazendo sozinho), com destaque pelo pavor de Sho Sakurai - que morre de medo de altura, e no vídeo dá pra ver a cara de medo e na hora em que os cinco são içados para ganharem altura, começa a gritar pedindo para parar.

Mesmo com muita segurança e constantes verificações, acidentes acontecem, tais como aconteceram de uma parte da estrutura do terceiro andar da arquibancada ter caído durante o evento da Morning Musume, o "Hello! Project", em janeiro de 2007 e um cartaz que estava suspenso no teto caiu em cima do público durante o show do Kanjani Eito, em abril de 2008.

Estação JR Shin Yokohama. Sim, dentro tem uma loja de eletroeletrônicos, papelaria e outras lojas...

Como chegar no local:

- Via Shinkansen ("trem bala"), estação JR Shin Yokohama, 10 minutos andando;

- Via trem: estação JR Shin Yokohama, linha Yokohama, 10 minutos andando;

- Via metrô: estação Shin Yokohama, pelo Metrô da Cidade de Yokohama, 5 a 10 minutos andando.


Pode chegar de carro também, mas não seria aconselhável, por causa dos estacionamentos, que saem caro (dependendo, paga-se 100 ienes a cada 15 minutos ou o dia todo por 2000 a 3000 ienes), e em época de shows, os trens e metrôs e ônibus municipais circulam até mais tarde (se bem que os concertos terminam por volta das 22~22:30 horas).

Shin Yokohama Prince Hotel ao fundo e a loja de departamentos, o Prince Pepe.

Ponto de referência: o Prince Hotel de Shin Yokohama, devido ao formato cilíndrico do prédio.

Também pode ir ao Nissan Stadium, que fica a um quilômetro do Yokohama Arena, mas aí seria assunto para uma postagem oportuna.

Site oficial: http://www.yokohama-arena.co.jp/

Fotos: do local, da própria autora, porque o resto foi via seo gugol mesmo.

1 comment:

  1. Yokohama é A CIDADE! é fantástica né. tem aquela cara grande de Tokyo e ao mesmo tempo tem uma tranquilidade bem gostosa.

    adorei esse post! preciso eliminar o encosto da pobreza da minha vida rs, e tirar uns bons dias pra passear por ai.
    bjs boa semana!

    ReplyDelete