Thursday, September 20, 2012

Thirty Day Song Challenge (Desafio dos Trinta Dias: Música) ~ Décimo Sétimo Dia



Dia 17 - Uma canção que se ouve muitas vezes na rádio - Varia Muito...

Na verdade eu ouço muito pouco rádio, e quando ouço, geralmente quando estamos viajando de carro e às vezes mudo de CD para rádio para variar (ou quando esquece a disqueteira em casa e aí tem que sintonizar) ou quando estou em casa, aí costumo ouvir via internet pelo radiko.jp, site que possui quase todas as rádios principais da região (como moro na região de Kanto, tive a sorte de ter a Tokyo FM, Yokohama FM, Inter FM, NACK5, Bay FM e as AM principais como Bunka Housou e AM1242).


No geral, não tem uma música que toque direto nas programações porque as emissoras variam o repertório e muito. Quando alguma personalidade apresenta seu programa, normalmente o repertório musical seria seu mesmo ou variam - numa dessas muita gente acabou descobrindo outros artistas por causa da divulgação de sua música no programa de outro. Isso acontece.

(Nota da autora: na grade de programação de emissoras de rádio, existem artistas que possuem seu próprio programa. Exemplos:

- Keisuke Kuwata (Southern All Stars) - todo sábado, das 23:00~24:00 Tokyo FM (Kuwata Keisuke no Yasashii YoAsobi - normalmente ele toca suas próprias músicas);

- Takuya Kimura (SMAP) - toda sexta-feira, das 23:00~23:30 Tokyo FM (Kimura Takuya no WHAT'S UP SMAP - mais talk show e leitura de cartas e/ou e-mails. Pelo menos uma música ele toca e é do SMAP);

- Masaharu Fukuyama - tem dois programas de rádio: todo sábado, das 23:30 as 1:00 pelo Nippon Housou AM1242 (Fukuyama Masaharu no All Night Nippon Saturday Special Damashi no Radio - talk show e às vezes varia o repetório mas já teve participações ao vivo de artistas como Kazuya Kamenashi, Tomohisa Yamashita e o trio Perfume); e todo domingo, das 16:00~17:00 na Tokyo FM (Fukuyama Masaharu no Suzuki Talkin F.M. - talk show e às vezes toca material alheio);

- flumpool - o grupo favorito das minhas amigas Gesiane, Leticia e Priscila Novelini faz parte da programação "School of Lock!" da Tokyo FM. O programa do quarteto é toda quarta-feira das 23:05~23:30 (flumpool LOCKS! - talk show e material próprio).

- Perfume - o trio de technopop de Hiroshima predileto da autora aqui, da Gabs e da tia Effa também faz parte da programação da Tokyo FM "School of LOCK!". O programa do trio é toda quinta-feira das 23:05~23:30 (Perfume LOCKS! - talk show e material próprio);

- Tomohisa Yamashita - possui programa próprio na Tokyo FM, as sextas-feiras, das 23:30~24:00 com "Yamashita Tomohisa Cross Space" (nota: depois do programa do Kimura). Talk show e varia no repertório musical (geralmente três músicas, sendo uma dele próprio).

- Masahiro Nakai (SMAP) - todo sábado das 23:00~23:30 pelo Nippon Housou AM 1242 (Nakai Masahiro no Some Girl' SMAP - mais talk show. Raramente toca música. Conhecido pela abertura da versão remixada de "Girls Just Wanna Have Fun" de Cyndi Lauper. Depois do programa do Nakai vem o do Fukuyama)

- Tsuyoshi Kusanagi e Shingo Katori (SMAP) - todo domingo das 19:00~20:00 pela Bay FM (SMAP POWER SPLASH - a dupla tem esse programa há mais de uma década. Talk show e música variada, incluindo músicas do SMAP).

- Kazunari Ninomiya (Arashi) - todo domingo das 22:00~22:30 pela Bay FM (BAY STORM - talk show, leitura de e-mails e cartas e música variada - geralmente três músicas, sendo uma do Arashi. Já teve raridades de interpretar ao vivo"Orion" de Mika Nakashima; "Friendship" que era solo de Masaki Aiba e "Rakuen", que originou a divertida "Fight Song", mas quando Nino está inspirado, coloca no ar três músicas do Arashi de uma vez só).

- Kazuya Kamenashi (KAT-TUN) - todo sábado, das 10:20~11:00 pela NACK5 (KAT-TUN KAMENASHI KAZUYA NO HANG OUT - talk show e música a maioria do grupo. Entrou no ar na grade da emissora em outubro do ano passado no lugar do programa JUN STYLE, apresentado por Jun Matsumoto (Arashi), cujo programa durou quase nove anos.)

- Masaki Aiba (Arashi) - toda sexta-feira/sábado das 24:00~24:30 pelo AM1134 Bunka Housou (Aiba Masaki Rekomen - Arashi Remixes - talk show, leitura de e-mails e cartas e uma música do Arashi. Geralmente quando tem lançamento de música nova, o programa do Aiba é o primeiro que divulga. Do quinteto, o programa do Aiba é o que está mais tempo no ar - dez anos. Do Ninomiya, seria diferença de alguns meses.)

Esses seriam alguns exemplos de radio personalities. Se acessarem nos sites oficiais das emissoras vão encontrar muitos atores, atrizes, músicos apresentando seus próprios programas. Lembrando que a maioria faz semanalmente. Existem casos em que o programa é diário mas dura de 5 a 15 minutos como o SMAP que a cada quatro semanas um membro reveza no programa diário "OHAYOU SMAP!", de segunda a sexta-feira pela Tokyo FM, das 6:25~6:30 em que informa a previsão do tempo e o que se comemora no dia; e Satoshi Ohno (Arashi), com o programa "Arashi Discovery", de segunda a sexta-feira pelo Yokohama FM das 6:45~7:00 com a frase do dia e toca um pedaço de alguma música do Arashi. Raramente deixa "vazar" música a ser lançada (não lembro se foi na época de "Wild at Heart" ou "Face Down" que Ohno tocou em primeira mão antes de anunciar data de lançamento do single).

Para aqueles que moram no Japão, mas tem emissoras que não sintonizam na rádio convencional, o site radiko.jp pode ajudar, mas as emissoras podem variar de região pra região. Dá pra acessar via iPhone e smartphone através do aplicativo próprio. Mas têm três províncias que o radiko não funciona, como Yamanashi, por exemplo.

Foto: via tumblr.

No comments:

Post a Comment